A Terra recebeu uma mensagem enviada a 31 milhões de quilómetros!

12 Comentários

Recebemos, nós terráqueos, uma mensagem com o vídeo de um gatinho. Pormenor: foi enviada a 31 milhões de quilómetros!

Psyche da NASA, a partir de onde foi enviada uma mensagem interplanetária

Um dos desafios tecnológicos que enfrentamos, hoje em dia, é a capacidade de comunicação interplanetária.

Como parte da investigação, nesse sentido, a NASA está a conduzir uma missão conhecida como Psyche, a partir da qual enviou uma sonda para o espaço com a ideia de chegar a um asteroide homónimo. Este asteroide é rico em metais e está localizado a poucos milhões de quilómetros da nossa Terra.

Agora, as comunicações interplanetárias deram um novo passo com a transmissão de um pequeno vídeo, enviado a uma velocidade mais rápida do que muitos serviços de Internet.

 

Recebemos uma mensagem do espaço enviada a 31 milhões de quilómetros

Quando a sonda estava a 16 milhões de quilómetros do nosso planeta, falava-se da possibilidade de enviar uma mensagem de vídeo de alta definição para a Terra. Desta forma, os investigadores poderiam verificar quanto tempo levaria até que a mensagem chegasse até nós, sabendo, assim, quanto tempo demoraríamos para receber os dados científicos da missão.

A NASA queria usar um exemplo simples e curto, pelo que enviou um vídeo de 15 segundos de um gato laranja a tentar caçar um laser vermelho.

O vídeo foi gravado na Terra, levado pela missão espacial, e transmitido a uma distância de 31 milhões de quilómetros, em apenas 101 segundos (uma velocidade de transmissão superior à de muitas conexões de banda larga que utilizamos para nos ligarmos à Internet, segundo os investigadores).

O vídeo foi codificado, através de sinais de laser próximos da frequência infravermelha, enviados da sonda para o telescópio Hale, no Monte Palomar. A transmissão foi descarregada e, depois, enviada para o Jet Propulsion Laboratory da NASA, onde foi recebida como um grande sucesso.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    foi foi…. foi enviado em .AVI e quando chegou cá o Garfield parecia um cubo de rubik

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sim e o homem nunca foi à Lua, não é verdade?

      1. Avatar de Aliens'r'us
        Aliens’r’us

        O Homem não vai a lado nenhum é tudo uma simulação.

    2. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      tão inteligentes, com acesso a tanta informação mas reconhecer uma piada requer algo mais que claramente vcs não têm. munto farquinhos que bocês som!!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Com a quantidade de maluquinhos anti-ciência que há por aí, é difícil perceber ironia e piadas.

  2. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Esse pessoal é burro então? Porque não filmaram e enviaram o vídeo do que está a 31 milhões de quilómetros??

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Nem digo nada….as vezes penso o mesmo. Conseguimos ver galaxias a milhoes de an os luz, mas nao conseguimos ver a 100% o planeta inteiro de Marte…

    2. Avatar de Aliens'r'us
      Aliens’r’us

      Nenhum ser humano está preparado para ver o rosto do verdadeiro Deus, a sua sanidade será destruida se alguma vez isso acontecer, nem tentes imaginar! https://images.nightcafe.studio/jobs/aOeFo5CV5C2d6PtEopME/aOeFo5CV5C2d6PtEopME–1–txofr.jpg?tr=w-1600,c-at_max

      1. Avatar de zezinho
        zezinho

        esse tabaco é do bom 😀

    3. Avatar de Zé

      +1. Muito mais interessante fazer live stream do que está acontecer a 31 milhões de km do que enviar dados estáticos que já sabem que é possível. Provavelmente a desculpa é que meter uma câmara ia consumir mais energia e bla bla mas teria sido um desafio mais interessante! Agora vão ter de fazer outra sonda para isso. E está um sonda inútil no espaço que só envia vídeos do mesmo gato.

      Ah espera, os aliens também estão protegidos pelo RGPD por isso não podem filmar sem consentimento.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Em vez de estarem a ver outros planetas, preocupassem com o planeta terra.
    Qualquer dia este planeta vai de bina, e la vamos nós todos. Bye Bye

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    nada de especial, vão às compras de natal e certamente vão ultrapassar os 31 milhões de kms com a mesma mensagem “já chega”