A primeira multa de velocidade da história foi emitida por conduzir a 13 km/h

16 Comentários

Embora as multas por excesso de velocidade possam parecer modernas, exigindo os meios mais sofisticados para registar a infração e provar a violação das regras em tribunal, a sua história é bem, bem antiga. A primeira multa de trânsito da história foi emitida por uma pessoa conduzir a 13 km/h.

 


 

Walter Arnold, a primeira pessoa a ser multada por excesso de velocidade, era também um condutor extraordinário. Numa só viagem, infringiu até quatro regras diferentes, que rapidamente foram anuladas.

 

A primeira multa por excesso de velocidade da história

As multas por qualquer tipo de infração de condução têm uma longa história. Há quem sugira que a primeira punição relacionada com uma infração de trânsito foi registada no Egipto há mais de 2800 anos, depois de um condutor alcoolizado ter atropelado uma rapariga e atingido uma estátua.

No entanto, a base destes relatos é, no mínimo, duvidosa. O que é geralmente aceite, porém, é que foi registada a primeira multa por excesso de velocidade. De facto, os responsáveis pelo Guinness World Record registam-na como a primeira infração deste tipo – e datam-na: 28 de janeiro de 1896.

A multa também tem nome, apelido e local de origem. Mais concretamente, o infrator foi Walter Arnold que, no Reino Unido, e plenamente consciente do que estava em jogo, conduziu um dos primeiros automóveis construídos por Karl Benz até à (super perigosa) velocidade de 13 km/h.

Arnold acelerou pelas ruas de Paddock Wood, no condado de Kent, perante o olhar de um polícia que não hesitou em perseguir o condutor. Arnold tinha infringido quatro regras num só momento:

  • Conduzir uma carruagem sem cavalos numa via pública.
  • Conduzir uma carruagem sem cavalos sem a intervenção de três pessoas.
  • Não afixar o nome e o endereço do veículo.
  • Quadruplicar o limite máximo de velocidade.

De acordo com a multa, Arnold circulava a uma velocidade de 8 mph (cerca de 13 km/h) quando a velocidade máxima permitida era de 2 mph (cerca de 3 km/h). Nada é dito sobre os meios de cálculo desta velocidade. O que sabemos é que o resultado foi imediato. Quando foi levado a tribunal, Arnold foi condenado por todas e cada uma das acusações que lhe foram feitas.

O que Arnold tinha em mente era que o pagamento de 4,7 libras era apenas um investimento. A sua indignação provou que os limites de velocidade estavam completamente desatualizados para aqueles veículos de combustão e, por isso, pouco tempo depois, o limite de velocidade foi aumentado para uns razoáveis 14 mph (pouco mais de 22 km/h).

Mas isto não ficou por aqui. Arnold também era conhecido pelo seu manuseamento dos veículos. Obteve uma licença para vender automóveis Karl Benz ligeiramente modificados no Reino Unido, com produção local sob o nome Arnold Motor Carriage. Um automóvel com o qual conseguiu vencer a primeira Emancipation Race, que ligava Londres a Brighton (87 quilómetros de distância) e que serviu para multiplicar as vendas de automóveis.

 

Leia também…

Coimas aplicadas para excesso de velocidade! Saiba tudo…

 

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    História é mesmo assim, parece uma anedota, uma multa por excesso de velocidade quando ia a pouco mais de 13 km’s\h UUUAAAAUUU, mais incrédulo era o limite de 3 km’s\h mesmo naquela época, a malta naquele tempo, fartavam-se de fazer imensas corridas a pé…

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Vale lembrar que em 1896 também os automóveis eram muito limitados a nível de velocidades

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Vamos ser realistas, os automóveis naquela época ainda estavam a surgir e era um luxo que só mesmo os ricos podiam ter como meio de ostentação da riqueza que possuíam, pois naquele tempo um carro pouca utilidade tinha.

        Agora a questão é, tens noção de o que é 3km\h??? acho que andas mais depressa que isso, a não ser que vás as arrastar os pés, já nem falo a correr.

      2. Avatar de Abreolhos
        Abreolhos

        E foi a partir daqui para a frente que viram que era lucro fácil….

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Até eu ando ao pé-coxinho mais depressa.
    Que raio de velocidade limite ser de 3 km/h. Qual seria a utilidade de um veículo nessa altura?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      3 km/h era caça à multa. Já nessa altura existia.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Era velocidade para cavalos. A trote ja seguiam em excesso de velocidade lool

    3. Avatar de cK
      cK

      Justamente para ser apanhado a 13 km/h

  3. Avatar de Zé

    A serio que meteram os polícias a fazer matemática para calcular a velocidade a que ia? Porque certamente em 1896 não havia radares.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      No UK ainda hoje podes ser multado pelo mesmo método e sem radares, especialmente nas auto-estradas.

      Basicamente a policia calcula o tempo entre dois pontos, e verifica quanto tempo demoras a passar entre os dois.

  4. Avatar de Andre
    Andre

    Se calhar já se esqueceram que no código está previsto multa por andar devagar e a causar embaraço ao transito.
    Mas como a maior parte do tuga nem os limites de velocidade sabe ver e passa a 100/120 dentro de localidades.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      No entanto podes andar na AE a 50 kms/h que ng te vai chatear por isso, por mais acidentes e embaraços que causes!

  5. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    É preciso ver que os primeiros carros, raros, eram considerados como máquinas muito perigosas. Por isso tinham que andar mesmo devagar para não causar problemas a quem andava a pé. Daí esse limite de velocidade que corresponde a uma pessoa a andar devagar.

  6. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Ca em PT existe muitas pessoas multadas por irem a 50kmh. Portanto não me surpreende esses 13.

  7. Avatar de andre
    andre

    ainda bem que nao existiam wokes nessa altura, se nao o lobby woke tinha impedido o aumento de velocidade e hoje em dia ainda tinhamos 3 km/h como limite.

  8. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O polícia estava à sombra de uma bananeira. A caça à multa começou cedo!