A perder terreno na China e na Europa, Ford vai construir fábrica de elétricos… na Indonésia

28 Comentários

Por estar em crescimento, o mercado dos carros elétricos é aguerrido, com as fabricantes a tentarem posicionar-se. Após perder terreno na China e na Europa, a Ford planeia expandir-se num mercado cheio de potencial para os carros elétricos, mas inexplorado: a Indonésia.

Ford

Atualmente, a Ford está a conduzir cortes nos postos de trabalho na Europa e a perder quota de mercado na China. Portanto, na procura de alternativas estratégicas, a fabricante parece ver potencial na Indonésia.

Embora a Ford ainda não tenha confirmado oficialmente os relatórios, a imprensa afirma que o Governo da Indonésia já manteve conversações com várias fabricantes de automóveis globais, “incluindo o Grupo Volkswagen e a Ford”.

A Ford regressou ao mercado indonésio em 2022, após uma ausência de seis anos, por via de uma parceria com o Grupo RMA, sediado em Banguecoque. A fabricante vende, agora, a Ranger e o Everest, fabricados na Tailândia, com um total de 664 entregas, até agora, este ano.

Com a Indonésia a apostar nos carros elétricos, para explorar os recursos de níquel do país e promover a criação de emprego para a sua vasta e jovem força de trabalho, a Ford parece reconhecer-lhe potencial para uma fábrica.

 

Indonésia quer que fabricantes aproveitem o potencial do país

De facto, a Indonésia tem tentado motivar as fabricantes de automóveis a investirem no país, promovendo a dimensão do seu mercado, a baixa penetração dos automóveis e a sua posição estratégica relativamente aos mercados do Sul da Ásia. Relativamente ao níquel, a Indonésia produz 20,6% do total mundial.

Num evento em Jacarta, Faisol Riza, vice-ministro da Indústria, disse aos jornalistas que “a Ford prometeu construir a sua fábrica e realizar o seu investimento na Indonésia até ao próximo ano”, segundo os meios de comunicação locais, incluindo o The Jakarta Post e o Just Auto, propriedade da Global Data.

No ano passado, a Ford juntou-se à gigante mineira global Vale e à empresa chinesa Zhejiang Huayou Cobalt Company, para investir num projeto de processamento de níquel no valor de 4,5 mil milhões de dólares, na ilha indonésia de Sulawesi, com o início das operações previsto para 2026.

Espera-se que a mina produza até 120.000 toneladas de um produto intermédio de níquel por ano para cátodos de baterias de veículos elétricos.

O nosso objetivo é que todas as fabricantes estabeleçam fábricas na Indonésia devido ao seu elevado impacto social e económico, em especial na criação de emprego.

Disse Prabowo Subianto, Presidente da Indonésia, que tomou posse em outubro.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo IT
    Ricardo IT

    A industria automovel ou muda para algo como hibridos ou voadores a motor de ioes ou ninguem quer. Gastar dinheiro num carro novo para fazer o mesmo que qualquer um com 49 anos faz não vale a pena

    1. Avatar de Realista
      Realista

      De facto, para continuar a combustão como nos últimos 49 anos não vale a pena….

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A final no que é que ficamos?
    Eu ainda não percebi afinal os VE estão a crescer as vendas ou em declínio, é que parece que nos dias pares é uma coisa e nos dias impares é outra.
    Infelizmente acho que a (moda) dos VE só chega a Europa, os países mais povoados vão continuar a utilizar os térmicos.

    1. Avatar de António
      António

      A Ford é um problema dos EUA.Trump que o salve. Na Europa ninguém lhe criou problema. O problema deles é não terem uma oferta de modelos competitiva

    2. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Ainda vendem Ford’s em Portugal?
      Contam-se pelos dedos de uma mão os Ford’s novos que se vêem na estrada, num dia…
      Será pelas políticas europeias e/ou pela descida da fiabilidade?

      1. Avatar de JL
        JL

        Vende mais a ford em Portugal que a Fiat, Audi, Skoda, BYD, SEAT, Porsche, Suzuki, entre muitas outras.

  3. Avatar de Zé

    E daqui a 15 anos será no Vietnam ou noutro qualquer país que vá ficando para trás. Daqui a 30 vão para outro. Parecem autênticas sanguessugas. Obviamente que vão levar alguma mais valia aos países para onde vão, mas tiram muito mais. O que interessa é manter o lucro.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      No Vietname quem vende mais é a marca local, a Vinfast…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Vende mais o que, cerveja?

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Andei por lá e não reparei em nenhum, mas como te digo são cidades gigantes e há milhares de carros e milhões de motas na estradas.
            Há algumas marcas Chineses que só apresenta o símbolo e como são totalmente desconhecidas para nos não sei identificar, mas ainda é muito pequeno o parque VE no Sudoeste Asiático e realmente fazia falta haver mais VE os níveis de polição são grandes.
            Atenção que os níveis de poluição não é só causados pelos carros, temos também as queimadas agrícolas que na maioria dos casos até é pior que a dos carros.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Por isso mesmo é que não podes confundir transição com mudança.

            São precisos muitos anos de vendas até a marca mais vendida seja substituída no total dos veículos e sem esquecer que a Vinfast só foi fundada em 2017.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O grande problema são exactamente as queimadas agrícolas, @Barão.

          4. Avatar de JL
            JL

            É como em Portugal, o grande problemas são as queimadas, mas dos carros a combustão, provocam grandes fogos, como alguns desde ano.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      O lucro é muito bom. Em todos esses países o nível de vida subiu e fizeram muito mais empresas.
      Por cá há uns quantos que continuam não se entender nada e a atacar tudo o que mexe.

      Enquanto a adorada Cuba que não tem lucro ainda há uns dias teve um blackout quase geral, isto numa ilha que pouco consome energia.

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Claro, eles a passar fome é muito melhor… As fábricas vão para lá e matam de vez, eles já são tão magrinhos…

      2. Avatar de JL
        JL

        Eles não têm petróleo para produzir electricidade ?

  4. Avatar de Pastor
    Pastor

    Nem com elétricos nem com mão de obra barata, neste caso, exploração humana.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Já foi o carro do povo e teve muito mérito na história da locomoção principalmente quando tinham trabalho escravo.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Alguma coisa não está a bater certo, porque a escravatura foi abolida nos EUA em 1865 e a Ford foi fundada em 1936…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Vai ver até a própria Ford admite ter recorrido a trabalho escravo na Alemanha de Hitler.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Realisticamente falando, a Ford em 1903 e em 1915 já andavam as estradas apinhadas de Ford T’s

  5. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    É engraçado quando tanta gente diz mal dos eléctricos, mas é aí que precisamente a Europa está a perder para a China, não é na combustão. Querem chuva na eira e sol no nabal ou lá como é o provérbio?!
    A Europa (e já agora o Japão) devia apostar no mercado dos híbridos HEV ou PHEV (actualmente e nos próximos anos as melhores opções) e nos EV acompanhando a China, pois as marcas que conhecemos ainda dão mais confiança do que as BYD da vida….

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A explicação é que não é uma tecnologia melhor que a actual!

    2. Avatar de JL
      JL

      Entretanto começam também a perder nos a combustão, até porque já há fabricantes europeus a recorrer aos seus componentes e motores.

  6. Avatar de OutroChegano
    OutroChegano

    acabaram com o fiesta e o focus, logo, ficaram sem mercado na europa …

  7. Avatar de Andre
    Andre

    FORD > Fabrico Ordinário de Reparação Diária. Acho que está tudo dito