A nova página de abertura do Firefox

13 Comentários

As 3 versões de desenvolvimento do Firefox que a Mozilla tem disponíveis permitem que os utilizadores mais aventureiros tenham acesso antecipado às novas funcionalidades que vão ser disponibilizadas para este browser. Permitem ainda que sejam testadas e verificadas em ambiente real essas mesmas novidades, o que facilita muito o amadurecimento destas e a correcção de bugs.

Uma das novidades agora apresentadas e que fará com certeza a sua aparição em breve no canal mais estável é a nova página de abertura do browser. Concentra em si um conjunto de funções interessantes e melhora a primeira utilização do Firefox.



Esta nova página é a que os utilizadores têm definida sempre que instalam o browser pela primeira vês e era até agora apenas uma simples caixa de pesquisa no motor de pesquisa da Google.

Se bastantes utilizadores se apressam a alterar para as suas páginas favoritas, muitos não a alteram, mantendo o browser como está. Ciente deste facto, a Mozilla resolveu concentrar nessa página algumas funcionalidades para facilitar o acesso a certas zonas do Firefox.

De notar que esta nova página está apenas disponível para os utilizadores da última versão Aurora do Firefox ou versões mais recentes da Nightly. Com o amadurecimento será posteriormente introduzida na versão Beta e finalmente na versão estável.

Ao acederem ao endereço about:home são então recebidos nossa nova página onde podem encontrar a habitual caixa de pesquisa da Google, podendo iniciar imediatamente a navegação pela pesquisa dos que pretendem encontrar na Internet.

Imediatamente abaixo encontram agora seis novos atalhos onde podem de forma rápida, aceder a algumas funções do Firefox. Aí estão presentes o acesso aos favoritos, ao histórico de navegação, às definições gerais, aos add-ons, à janela de downloads e às definições de sincronização. Todos estes elementos são abertos em novas janelas, com excepção do acesso aos ad-ons.

Por fim e ao lado destes acessos rápidos, podem encontrar uma das funções mais apetecidas pelos utilizadores do Firefox, e de outros browsers também. Falamos do restauro da sessão anterior e dos separadores aí abertos.

As novidades começam a aparecer lentamente nas novas versões do Firefox e suportadas por todos os testes que têm vindo a ser feitos nestas novas versões que surgiram, fruto do ciclos rápidos de desenvolvimento. Ainda não surgem com a cadência que seria desejada pelos utilizadores, mas é já um principio muito bom.

Se querem testar esta nova página do Firefox aconselhamos a instalação da versão Aurora ou até da Nightly. Devem ter no entanto presente que estas versões são de testes e não está garantida a estabilidade que a versão final ou até a beta nos proporcionam. Se são já utilizadores destas versões só têm mesmo que actualizar para a versão mais recente e colocarem na barra de endereço about:home.

Homepage: Aurora

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    Quando é que o Firefox no Mac adopta a funcionalidade de ecrã inteiro? É que até o Skype já a tem…

    1. Avatar de =o=
      =o=

      para que é que isso serve? lol

  2. Avatar de felippe
    felippe

    o firefox esta conseguindo se superar a cada dia e esta sendo muito bom com o flash que eu acho que esse aplicativo tem muitos problemas com quase todos os navegadores e o problema de abrir varias abas ao mesmo tempo nao esta sendo um problema com o firefox… muito bom recomendado

  3. Avatar de Maxim

    estas últimas versões estão muito boas. recomendo aos que usam o chrome experimentar.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Eu já tive estas versões há meses atrás no Arch Linux e não me fizeram trocar o Chrome.

      1. Avatar de Emannxx

        Há meses atrás!

        Até agora muita coisa mudou!

  4. Avatar de Telmo Neves
    Telmo Neves

    Venha ela 😀 Fica um pouco monótono a página com apenas a pesquisa do google 🙂

  5. Avatar de pedro
    pedro

    epá…firefox…sinceramente acho que já era. As extensões e tal mas hoje em dia.

  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Fica engraçado…! 😀

  7. Avatar de Armando
    Armando

    Fixe, fixe, é o Chrome com os seus ataques epilépticos e refreshes sucessivos para ler uma simples página de notícias do Público ou do Expresso…

  8. Avatar de José Leite
    José Leite

    A quem de interesse deixo a seguinte notícia:a versão 11.0 para versões de 32 e 64 bits do Pale Moon já se encontra para fazer download ou para fazer o próprio upgrade no navegador.Saiu era 1 da manhã deste Sábado,dia 24 de Março,em Portugal.Daqui deixo um abraço ao Emanuel(“Emannxx”),que,como eu,partilha a ideia de ser o melhor navegador/browser que existe.Isto apesar de eu ter pra aí mais de vinte browsers no meu ambiente de trabalho.Mas sei ver as diferenças,compreendem??Deixo aqui o link:http://www.palemoon.org/

  9. Avatar de José Leite
    José Leite

    Caramba,uma hora para vocês colocarem o comentário que fiz sobre o Pale Moon e vocês nem o colocaram aqui.Fiz o meu comentário há precisamente 1 hora !! Eram sensivelmente 1 hora e 47 minutos.Concordo que não comentei sobre este artigo em questão(“A nova página de abertura do Firefox”),mas caramba…Vocês não me devem mesmo gramar.É revoltante,pá.

    1. Avatar de João Moreira
      João Moreira

      Se calhar a essa hora estavam a fazer outra coisa qualquer não? Também tem direito!