A Nokia quer alterar o seu famoso toque Nokia Tune

32 Comentários

Existem melodias que por mais distraídos que estejamos conseguimos sempre associar à sua fonte. O toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é uma dessas. Dificilmente existe alguém que não o conheça. É uma das suas muitas imagens de marca. Este toque pouco tem evoluído ao longo dos anos, salvo pequenas alterações para que soe melhor dada a melhoria das capacidades melódicas que os equipamentos têm ganho.

Pois agora a Nokia resolveu alterar este toque, dando-lhe um som mais actual e mais adequado à sua imagem. Para isso pediu ajuda a todos os que queiram participar num concurso que vai ter lugar durante o mês de Setembro.




O Nokia Tune tem origem no tema “Grande Valsa”, do espanhol Francisco Tárrega (1852-1909) e foi usado pela primeira vez como tom de toque de um telemóvel em 1994, num Nokia 2100. Desde então, o Nokia Tune tornou-se numa das composições musicais mais vezes ouvidas no mundo, sendo o tom de toque que vem de série em milhares de equipamentos Nokia. É estimado que o Nokia Tune seja ouvido um bilião de vezes por dia.

A Nokia, associada à AudioDraft, peritos na criação de música com a colaboração das massas, está à procura de um novo toque que seja expressivo, original e criativo, mas que continue a ser a imagem da Nokia.

Os utilizadores são encorajados a misturar as versões mais recentes e mais antigas do Nokia Tune, podendo também criar as suas próprias composições e arranjos musicais. O tom de toque criado poderá ter no máximo 30 segundos de duração e a data limite de submissão do mesmo é dia 2 de Outubro de 2011.

As cinco composições mais votadas irão à final e outros cinco finalistas serão seleccionados pelo júri, que irá decidir o vencedor entre os dez finalistas. Entre os membros do júri estão nomes reconhecidos da indústria áudio, tais como Kai Bronner, um dos fundadores da Audio Branding Academy; Julian Treasure, conhecido por integrar as TED Talks e por ser autor do “Sound Business”; e ainda Mark Dewings, director de Marketing e Comunicações da SoundCloud. O Vice-Presidente do departamento de Design da Nokia, Marko Athisaari, também faz parte do júri, composto por sete elementos.

A música vencedora será incluída em alguns modelos da Nokia que integram o portfolio de 2012, o que deverá significar cerca de 100 milhões de equipamentos. Para além disto, a música estará disponível para download na Loja Ovi e fará parte do Brand Book da Nokia. O vencedor receberá um prémio monetário no valor de 10.000 dólares.
Os cinco melhores classificados terão as suas versões do Nokia Tune disponíveis na Loja Ovi e serão contemplados com um prémio de 1.000 dólares cada um.

Homepage: Nokia
Homepage: AudioDraft

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Monteiro

    Esse último parece mesmo o timbre do Marimba do iphone lolol

    1. Avatar de Vítor M.

      Marco, retira já o que disseste 😀 vais já ser “fuzilado”… hehehe são apenas coincidências… 😉

      1. Avatar de Marco Monteiro

        LOL retiro nada! :p não tenho nenhum iphone I’m an Android guy… mas que é verdade é 😛

        1. Avatar de Vítor M.

          “I’m an Android guy” :D…deixa lá, isso sai com água heheheh

          Realmente está parecido… mas é coincidência atenção. 😉

          Abraço.

          1. Avatar de José Alberto Fernandes
            José Alberto Fernandes

            Se os gajos da Apple ouvêm isto, arranjam mais um grande amigo…já não bastava a Samsung agora é a Nokia!!!

            iLove Iphone :))))

    2. Avatar de Pedro Alves
      Pedro Alves

      Uma guitarra será sempre uma guitarra, uma bateria será sempre uma bateria e etc… É normal que o timbre seja identico!

  2. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Não gostei nada dos toques que estão no top. Uns modificam demasiado o tune original. Outros são muito iguais aos anteriores. E os restantes têm sons um bocado datados (aqueles mais eletrónicos).

  3. Avatar de Mossmann
    Mossmann

    só um pequeno alerta para um minucioso “erro”:
    “O toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é um desses. Dificilmente existe alguém que não o conheça. É uma das suas muitas imagens de marca.”

    Ou seja, o toque da Nokia é considerado uma imagem de marca?
    Obviamente que percebi a intenção da frase, mas “imagem de marca”..? really?

    Cumprimentos!

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Marca

      Já aprendeste algo novo hoje suponho

  4. Avatar de Mossmann
    Mossmann

    Peço desculpa, mas novamente:
    “Existem melodias que por mais distraídos que estejamos conseguimos sempre associar à sua fonte. O toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é um desses.”

    Não será -> “o toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é uma dessas” ? – dessas referindo-se a “melodias” obviamente.

    São obviamente pequenos reparos que na minha opinião não devem passar despercebidos. Afinal de contas estou apenas a contribuir construtivamente para a boa escrita do website!

    1. Avatar de antónio josé silva
      antónio josé silva

      Não, não é. A fórmula usada está correcta:
      “Existem melodias que por mais distraídos que estejamos conseguimos sempre associar à sua fonte. O toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é um desses.” “um desses” refere-se à palavra toque do início dessa frase. Do ponto de vista de concordância gramatical de género está correctíssimo.

      1. Avatar de Mossmann
        Mossmann

        Então, posso dizer isto:

        Existem melodias que por mais distraídos que estejamos conseguimos sempre associar à sua fonte. O toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é um desses toques.

        axo que o significado da frase é que o toque da nokia é uma das melodias que conseguimoes sempre associar á sua fonte.

        Agora dizer : O toque da nókia é um desses (toques)… axo que está incorrecto.. porque o escritor refere-se claramente á importancia da melodia (género feminino)

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Se tivesses mais atenção ao que escreves em vez de estar a emendar coisas tão pequenas e sem importância…

          “nókia”, “axo”, “á”, “importancia”…

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      desses referindo-se ao toque

      1. Avatar de Syrus
        Syrus

        Mossmann tem razão, já que o texto considera o toque da nokia como uma melodia, logo “o toque que a Nokia tem definido em todos os seus equipamentos é uma dessas (melodias que por mais distraídos que estejamos conseguimos sempre associar à sua fonte)”

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      A gramática não é uma ciência exata e se fores perguntar a um “esperto científico” (eheheh!) provavelmente a resposta é que ambas estão corretas.

      Como está escrito há a concordância com o sujeito (“o toque”); como propões seria uma forma de zeugma, a concordância é com uma expressão mencionada anteriormente (“a melodia”).

      Digo eu…

  5. Avatar de MLima
    MLima

    o meu ex toque do numero do trabalho…

    as alergias que criei a esse toque 😀

  6. Avatar de Paulo Bastos

    Acho que a Nokia vai ter de mudar mesmo muita coisa, ontem já era tarde.

  7. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Graças a Deus que o toque vai ser alterado 🙂

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não entendeste. A melodia vai continuar a ser a mesma.

  8. Avatar de iPlagiator
    iPlagiator

    nunca tinha ouvido o de 2011, mas gosto! por mim ficava esse

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Spaniard Francisco Tárrega”

    Eheheh!

    Tradução com o Google?

    Francisco de Asís Tárrega y Eixea nasceu em 1852 em Villareal e morreu em 1909 em Barcelona, foi um importante compositor e guitarrista espanhol, famoso, antes da Nokia ter surripiado parte da Gran Vals, pelas suas obras Recuerdos de la Alhambra e Capricho Árabe.

    Spaniard = Espanhol! 😛

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Esta Nokia , esta cada vez pior , não têm mais nada com que se entreter , afinal quem é que tem este toque definido , será certamente quem não sabe alterar o toque , já viram numa sala cheia de gente num intervalo de um evento o people todo a ligar os telemóveis ao mesmo tempo, tudo Nokias , de repente começam alguns a tocar outros a irem aos bolsos a ver se era os deles que estavam a tocar , caricato não , claro que esta situação até podia ser verdade na altura que 2 em cada 3 telemóveis eram da marca Nokia .

    As vezes também faz bem brincar até porque acho o tema muito propicio

    Fiquem bem

    Serva

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Sabes que há uns anos atrás ter um nokia tinha um certo estatuto, eram os melhores telemóveis agora quem tem um nokia já não dá estatuto nenhum e é em geral para pessoas que não mexem muito. Querem que faça chamadas e a bateria dure muito tempo já as mensagens só são usadas quando o neto fica sem saldo no telemóvel dele 😛

  11. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    off-topic(ou não) A nokia sempre na vanguarda agora vai lançar o seu nokia dual sim! Fantástico, grande novidade! A ZTC e a Samsung nunca se tinham lembrado disso! Agora o nokia do avôzinho já vai poder ter dual sim e melhor uma nova melodia da nokia em breve. A nokia anda mesmo a brincar com o mercado.

    1. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      Erm… Sabes que já existem telemóveis dual-sim certo? Precisamente de marcas como as que indicaste..

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        Óbvio, tava mesmo a ironizar porque a nokia não lança nada de novo nem de inovador já desde…desde…se não me falha a memória……….pois, foi há tanto tempo que me falha mesmo a memória da ultima novidade decente da nokia. Provavelmente a última coisa “de jeito” que fizeram foi integraram as lentes Carl Zeiss que como o nome indica não é deles apenas foram integrados nos seus equipamentos.

        1. Avatar de Ghost Rider
          Ghost Rider

          a última coisa de jeito foi o N900. Mas tem bastante bugs…

      2. Avatar de Mossmann
        Mossmann

        Erm… Sabes que já existe ironia certo? Precisamente utilizada no comentário que criticaste..

  12. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    A Nokia que fale com o Hanz Zimmer lol

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Isso sim seria um toque de telemovel epico.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Yep, pois era 🙂

        Esse ou com Two Steps From Hell