A marca Google é a mais valiosa do mundo

46 Comentários

A Google que ficou conhecida pelo seu inovador motor de busca, evoluiu ao longo dos últimos anos tornando-se provavelmente no maior fornecedor de serviços web da actualidade. Uma empresa jovem e palco de grande inovação, contém características únicas que foram ponderadas e levaram a que a sua marca fosse escolhida como a número um do mundo.

imagem_googlegold01

Este estudo que elege a Google no primeiro lugar do ranking de marcas mais valiosas com um valor de 100 biliões de dólares, foi conduzido pela Millward Brown, uma subsidiária da WPP empresa esta especializada em comunicação e Marketing. Apesar da popularidade da Microsoft ter vindo a ser afectada pelas baixas expectativas do Windows Vista e consequentes perdas de receitas, a marca da empresa de Redmond surge confortavelmente em segundo lugar com um valor de 76,2 biliões de dólares.

O pódio de marcas mais valiosas é completado com uma marca que atravessou gerações e que não poderia deixar de referir. Outrora a marca mais valiosa do mundo (agora vale 67,625 Biliões de dólares), não conseguiu manter o primeiro lugar, sucumbindo à ascensão das novas tecnologias e grandes corporações a estas associadas. Todos nós, sejamos avós, pais ou netos não ficamos indiferentes à bebida que revolucionou o mundo a Coca-Cola.

imagem_googlegold02

No top 10 destacam-se ainda outras grandes empresas ligadas ao ramo de tecnologias de informação como a IBM em 4º lugar com um valor de 66,622 biliões de dólares (quase pegada à Coca-Cola), a Apple com 63 Biliões de dólares em 6º lugar e a marca Vodafone em 9º lugar com um valor de 53 biliões de dólares. A lista dos top 100 pode ser vista de seguida.

imagem_googlegold03

Numa altura de grave crise económica um facto é inegável: independentemente dos resultados apresentados por estas empresas, serão certamente as mesmas que numa economia frágil, irão mais facilmente sobreviver à crise. Não posso perder a oportunidade de deixar aqui a minha pitada de sal para abrir o debate aos nossos leitores.

A Google é uma empresa que aposta fortemente em software livre. Lembro apenas como exemplo da minha afirmação que internamente a Google usa nos seus parques extensos clusters com Linux.

São estas máquinas que suportam o seu poderoso motor de busca e permitem-me, a mim e a si, fazermos as nossas pesquisas. Refiro isto, porque de uma forma incrédula muitas pessoas sempre se perguntaram como é que é possível alguém viver do software livre. Bem, a Google parece ter a fórmula de ouro.

Nota:
Neste artigo é usado a escala curta de nomenclatura de números grandes.

Fonte: TechCrunch

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    acho que me coube o 1º post desta vez

    muito interessante, fiquei surpreendido com algumas marcas quer pela positiva quer pela negativa…

    Bom feriado a todos e força PPLWARE

  2. Avatar de Miguel Jeri

    100 biliões = 100 mil milhões? Cuidado com as traduções 😉 1 bilião p/ os americanos corresponde a mil milhões por cá

    Bom feriado!
    Abraço

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Eu falei em dólares, não em euros. Se tens dúvidas consulta a fonte. 🙂

      Leiam melhor o artigo.

      1. Avatar de Miguel Jeri

        Acho que não percebeste. Um bilião de dólares para os americanos corresponde a mil milhões de dólares para os europeus. Isto porque o sistema que usamos é diferente, e não tem nada a ver com ser dólares ou não!

        O que quero dizer é que, ao passo que para os americanos mil milhões (1.000.000.000) é igual a um bilião, nós reservamos o termo um bilião para um milhão de milhões (1.000.000.000.000). Para este último número, os americanos já usam o termo “trilião”.

        Falando de batatas: um europeu que diga que tem mil milhões de batatas tem, no sistema norte-americano, um bilião de batatas. E por isso é que digo que há que ter cuidado com as traduções quando se falam de biliões ou triliões… não é tanto quanto parece. Embora continue a ser muito!

        1. Avatar de Rui Oliveira

          Este teu comentário não acrescenta nada À discussão (e acho que até é um pormenor “mesquinho”, sem ofensa claro, num tema destes que em nada muda o sentido da notícia).

          Este site tem tantos utilizadores barasileiros como portugueses e se eu optei por uma escala que é usada no Brasil e EUA, é óbvio que não optei pela portuguesa e não estive para fazer qualquer tipo de conversão, porque chega a uma altura que o valor é tão grande que realmente não interessa. E fiz isso para não complicar o artigo para as pessoas o lerem, senão tinha que meter em cada valor uma escala quer para Portugal quer para o brasil.

          Pela tua lógiica, além da dita conversão do mil milhão para o caso português tinha de converter os valores como faço habitualmente para euros.

          Se esse valor é impeditivo para ti de perceber o artigo temos pena.

          EDIT:
          Para que não haja mais dúvidas coloquei uma nota que usei a escala curta de numenclatura de numeros grandes no final do artigo.

          1. Avatar de DemasiadoTarde
            DemasiadoTarde

            Ele disse isso porque viu o programa “Cuidado com a língua” da RTP. Eles falaram disso e tudo o que ele disse está correcto.

          2. Avatar de Miguel Jeri

            Visito o blog há uma mais de dois anos e é a primeira vez que vejo uma reacção tão negativa a uma gralha que corrigi com toda a educação.

            Pode ser que o meu comentário não tire o essencial ao artigo, mas foi uma chamada de atenção p/ um erro que nós, portugueses, temos tendência a ter há muitos anos. Só ficavas a ganhar com esta informação. No entanto ages com arrogância a classificas o comentário de “mesquinho” quando não o fiz com arrogância nem atitude de “bota-abaixo”.

            Se leres o meu comentário com atenção (em vez de mandares só os outros fazê-lo) vês que pela minha lógica não tens nada de converter para euros porque aqui um dólar aqui é igual a um dólar na américa, são tudo dólares americanos. O mesmo não se passa com termos que são usados diferentemente nos 2 países, sendo o sistema usado cá em Portugal aquele que te referi.

            Acho que a nota no final do artigo ainda vem acrescentar mais confusão e, agora sim, começa a parecer mesquinho. Seria mais fácil usar simplesmente a nomenclatura usada cá e ponto final. Mas o tema começa a ficar longo para a importância que tem, que não é assim tanta, e não quero ferir mais susceptibilidades!

            Fica bem

      2. Avatar de Traga2whiskys
        Traga2whiskys

        Sejam Dólares ou Euros, não interessa, sempre que num artigo norte-americano aponta um bilião, ao traduzirmos para português temos obrigatoriamente que transferir para os valores Portugueses, ie, converter para um mil milhão.

        Tem a ver com a língua e não com a moeda em causa.

        1. Avatar de Rui Oliveira

          É a tua opinião, não minha reafirmo que este site tem igual numero de leitores de brasileiros que portugueses. Por essa razão não vou fazer qualquer conversão.

          1. Avatar de AmdM
            AmdM

            Não se trata de opiniões, sõa regras e devem ser levadas em conta.
            Ignorá-las não faz sentido, principalmente porque ao fazê-lo, poderá levar a falsas induções!

          2. Avatar de Rui Oliveira

            Eu incluí uma menção à escala usada. Não vou andar a converter valores para escalas que para portugal são verdadeiros e brasil não.

            Quem quiser que faça a conversão.

          3. Avatar de Fernando Motta

            Aqui no Brasil temos 1.000.000.000 = 1 bilhão de unidades
            Se aí em Portugal vocês chamam de “bilião” quando têm um milhão de milhões, certamente 1 “bilião” é mil vezes 1 bilhão daqui…
            Acho que o valor (mesmo quando o foco da notícia é a posição relativa das empresas no ranking) faz diferença; afinal, se dissessem que a Google vale 100 dólares, algo estaria errado…

    2. Avatar de FILIPE cHAVES
      FILIPE cHAVES

      Nao ligues Miguel.
      O PPLWARE nao a duvidas que é um bom site mas quando se trata de os corrigir, pedir parcerias ou dar opnioes estao sempre na defensiva, arrogantes e prepotentes.
      tenho reparado isso ao longo dos tempos quando alguem os corrigi ou pede algum favor estao sempre a responder mal.
      Quem tem duvidas que passe a ler mais os comentarios.

  3. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Estou surpreendido por não ver aí a Sony, mas a Google realmente teve um boom estrondoso nos últimos anos. E até estou feliz por estar em primeiro, porque é uma empresa que por enquanto ainda não teve muitas atitudes monopolistas (ao contrário da que vem em 2º e que estava anteriormente em 1º).

    1. Avatar de Morbus

      Então se nem a Nintendo aparece…

      —–
      http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

      1. Avatar de Morbus

        Ups, afinal está 😛

        —–

  4. Avatar de João José

    Esta notícia já é conhecida.

  5. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    É impressionante a Nintendo, sendo uma empresa só de jogos, nomeadamente os produtos para a Wii, assim como ela mesma, e o mm se aplica à DS. E portanto, o que me espanta é como uma empresa destas consegue estar em 32º lugar e a Sony nem aparecer na lista?

    1. Avatar de BigLord

      IT PRINTS MONEY!!!!!!

      Não, lol a sério, é simples: a Nintendo tem lucro com cada consola que vende, enquanto a Sony tem é prejuízo. Uma Wii custa menos que 250 euros a fazer, uma PS3 custa ainda mais que 600 euros… que já nem é o preço actual.

      A Sony baseia-se na venda de software para fazer mais dinheiro. A Nintendo joga pelo seguro.

      Mas hey, a Microsoft também está lá 😛 logo em segundo lugar, hehe

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Sim, mas a Sony n é só PS3 e PSP…

        A Sony possui a patente da media next-gen – blu-ray – tem ainda as TVs, tem leitores, tem radios, etc…

        E portanto, com td isto, como é que uma empresa, que tão bem conhecida que é, nem num top 100 aparece? lol

  6. Avatar de Márcio
    Márcio

    off-topic:
    o meu Comodo Internet Security já se actualizou para a versão RC2! Cada vez mais adoro este AV…

  7. Avatar de Penguin Community

    muito bom, muito bom..

    se fosse só em portugal o magalhães estava na lista LOL

    o magalhães agora também é usado como propaganda partidária.. 🙂 usam os meios do governo para este projecto e depois dizem ao pessoal:
    “se querem + coisas destas votem no PS”.

    enfim…
    _
    http://penguincommunity.blogspot.com/

  8. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Quando for grande quero ir trabalhar para a Google.

    1. Avatar de Gota
      Gota

      Eu também 🙂

  9. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Estes estudos são relativos.
    Se o alvo das perguntas for a partir dos 50 anos de idade acredito que não seja a Google a marca mais valiosa.
    Atenção, eu gosto bastante da Google (embora me pareça que abusam da publicidade) mas estes estudos valem tanto como os supostos estudos da OCDE que o Sócrates dizia existirem e que aplaudiam algumas das medidas deste governo.
    Valem o que valem.
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  10. Avatar de Zialus

    A IBM impressionou-me :O

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Não sei porquê caro amigo. Muito antes da Microsoft existir a IBM Já era a maior empresa tecnológica do mundo.

      Porque é que chamam à IBM the “big blue”? Já pensaste nisso 😉 ?

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        A idade, neste ambito, nao interessa, e o Google é a prova disso. O que realmente espanta a qq um é que, uma empresa destas, que mal se houve falar pelo publico em geral, consegue tanto dinheiro?

        Eu sei que eles fazem investigação e que há contractos com outras empresas, mas fora isto, o que é que há mais?
        Ou isto é o suficiente para eles tarem naquela posição do top?

        Basicamente, a questao resume-se: Como é que eles têm tanto dinheiro? lol

  11. Avatar de aver
    aver

    Os motores de busca especializados que se suportam no Google Search nunca mais acabam. Acaba de me chegar este pelo Stumble Upon.
    Chama-se The Manuals e diz que encontra 5.770.000 manuais free.
    http://the-manuals.com/

  12. Avatar de Berseker
    Berseker

    não é suposto ser 100 mil milhões em vez de 100 biliões?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa

    A sony não esta no top =O? não esperava isso.

    1. Avatar de BigLord

      Vê uns comentários mais acima 😉

      1. Avatar de Berseker
        Berseker

        não tinha reparado

  13. Avatar de N_Lite

    Excelente artigo! Bem, a Google, de facto, é uma empresa que tem vindo a evoluir e a proporcionar grandes desenvolvimentos na Web.

    http://www.nyzux.net

  14. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Às vezes temo pelo crescimento de algumas empresas. Se tornam monstros, manipuladoras e nos fazem sentir como ovelhas seguindo o pastor. Não ao monopolio !…. mas eles são competentes !

    http://www.delaorden9.com
    Apple-iPhone4..wow!

  15. Avatar de MB
    MB

    Red Bull alééé

  16. Avatar de aver
    aver

    A “marca mais valiosa” ? Não conheço a metodologia usada para lá chegar, não digo nada.
    Agora, quem perceba minimamente de números (nos engenheiros, …os que já administram, não os que ainda fazem), percebem, os da Forbes. Talvez não o “rank” que é um índice composto (como é esse da “marca mais valiosa”) mas os indicadores “vendas”, “lucros”, “activos” e “valor de mercado”. Se ordenarem por “industry” vão encontrar as empresas de “software & services” a partir da página 17. Dados de 8/04/2009.

    http://www.forbes.com/lists/2009/18/global-09_The-Global-2000_Rank.html

  17. Avatar de Rui Oliveira

    Eu já coloquei no artigo a menção à escala que foi usada.

    Para mim acabaram os comentários nesta parte, se eu vir que alguns leitores continuarem a insistir no mesmo assunto E nao quiserem evoluir para uma discussão mais construtiva fecho os comentários.

    1. Avatar de aver
      aver

      Rui Oliveira

      Tenho um colega meu, casado, que uma vez chegou-se à cozinha e nunca mais de lá saiu (leia-se, lá em casa é ele que cozinha).
      Eu nunca cozinho nada. Mas uma coisa é certa – tenho a humildade de agradecer aquilo que põem à frente, elogio sempre ou, pelo menos, não ponho defeito.
      Isto para te dizer que todos estamos em dívida contigo por teres tido o trabalho de escrever o post. Mas se é certo que quem não tem trabalho se deve conter quanto a criticar o trabalho dos outros (o teu post), acho que ninguém se excedeu na questão do bilião. Não é o primeiro nem há-de ser o último post/comentários em que a questão aparece.
      Não há nenhuma dúvida que “bilion” (EUA) e “bilhão” (no Brasil) são “mil milhões” em Portugal e em vários países europeus. É uma convenção estúpida ? Pode ser, mas sem essas convenções não nos entendemos.
      Cumps.

      1. Avatar de Rui Oliveira

        Aver

        Apresentas como eu e a equipa do pplware já vemos há muito tempo em ti, uma versão racional desta questão e de muitas.

        Eu admiti que o post poderia levar a um erro e editei-o colocando uma nota para esclarecer a situação. Inclusive expliquei aquilo que nós moderadores no site termos que ter cuidado, não descriminar leitores brasileiros em prol dos portugueses (estamos de acordo não?), por isso optei por deixar os valores num seu estado original.

        Os excessos que me refiro não os vês, são aqueles leitores que deixaram comentários a criticar o post violentamente, por causa desse pormenor, e ficaram em moderação. Esses posts não vão ser aprovados.

    2. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      uuuuuuuiiiiii, que é isso Rui ? radicalzinho você né ?
      pega leve e leve na esportiva, my friend !

      Valeu 😉

  18. Avatar de Rui Oliveira

    Comentários reabertos.

    Fechei os comentários para alguns arrefecerem os ânimos e porque tive que me ausentar algum tempo fora do computador e não poder moderar convenientemente este tópico, dado que hoje estamos com falta de pessoal aqui no Pplware. Sim fui eu que fiquei de castigo em casa hoje 😉 (embora não seja nenhum castigo claro 😀 )

    Podemos recomeçar a discussão ontopic. Já fazia questão de abrir os mesmos, sim porque não quero que me acusem de não ouvir a opinião dos nossos prezados leitores. Não irei fechar mais este tópico.

    De qualquer forma quero fazer notar, que embora não tenha parecido, eu levei de uma forma construtiva os Comentário do Miguel Jeri, e outros utilizadores os quais agradeço a sua opinião.

    Da próxima tentarei no tópico original meter a notação que usei, que foi o meu erro principal. A minha intenção era apenas re-centrar no tópico principal do artigo.

    Esperava mesmo ver dos nossos utilizadores, mais opiniões sobre o assunto da Google e do estudo das 100 marcas mais valiosas.

    Será que a Google tem mesmo a marca mais valiosa? será que não?

    Será que a Microsoft com o Windows 7 terá uma palavra a dizer?

  19. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Decisão inteligente Rui…continue o bom trabalho ! e vamos debater !

  20. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    A do “Bilião” também já me tocou num dos
    anteriores posts.

    Trabalho muito com as medidas do outro lado do Atlântico
    assim como vejo documentários dos Discovery.

    Quando ouço Americanos ou Brasileiros a falar em:
    Bilião associo imediatamente a 1.000.000.000 unidades
    Trilião = 1.000.000.000.000 unidades deles.

    Porquê? Resposta simples:

    Se o artigo ou documentário foi lá produzido,
    evidentemente que é na escala deles que deve ser interpretado.
    Não me vou sequer incomodar com tretas de mil milhões.

    Se artigo ou documentário fosse aqui produzido:

    Exemplo:
    ETAR consegue filtrar Um Bilião de metros cúbicos mensalmente.

    Que remédio tinham eles em associar o número 1.000.000.000.000.
    Era na nossa escala e da nossa produção.

    Fiquem bem.

  21. Avatar de Vítor M.

    Estou a fazer um forcing para alguém depositar na minha conta um bilião de euros…. raios, precisava mesmo de dizer á minha gestora de conta que tenho um bilião para gastar!!!

    Se ela me dissesse que na verdade tinha mil milhões, ficava de igual forma satisfeitos 😛

    Não acho que um bilião esteja errado e nem é por uma questão de “brasileirismos” ou portuguesismos, acho que está convencionado e incutido na cultura portuguesa.

    Bom post Rui 😉

    Mas continuo a achar que há muita falta de tolerância…

  22. Avatar de FILIPE CHAVES
    FILIPE CHAVES

    e o pplware??