A Internet desenvolve a Inteligência?

43 Comentários

A Internet não só promove o lazer, o contacto social e a acessibilidade à informação de uma forma rápida e simples.

Três em cada quatro, dos 895 internautas entrevistados online, acreditam que a Internet promoverá a Inteligência das pessoas, ao longo dos próximos 10 anos, bem como desenvolverá a leitura e a escrita dos mesmos.

inteligencia 2

Este estudo do Imagining the Internet Center (Universidade de Elon) contou, entre outros, com a opinião de cientistas, empresários, consultores, escritores e engenheiros de tecnologia. Da amostra de 895 investigados, 371 seriam “especialistas” na área.

Esta pesquisa foi impulsionada por uma reportagem da revista Atlantic Monthly (Agosto/08), intitulada “O Google está a deixar-nos Burros?”, pelo repórter de tecnologia Nicholas Carr. A reportagem teria como principal destaque, o uso da Internet como meio de termos respostas, sem antes pensarmos por nós mesmos, sem antes reflectirmos, deixando que, mal tenhamos uma dúvida, o Google nos elucide.

Outro estudo pertinente nesta área foi o realizado pelo Neurocientista Gary Small (director do Centro de Pesquisa em Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia). A pesquisa contou com voluntários dos 55 aos 76 anos, os quais foram submetidos a testes com Ressonância Magnética Funcional, ao mesmo tempo que navegavam na Internet.

2595468793_5b981b6b0d

Small refere como principal conclusão que “a exposição à Internet fortalece alguns circuitos neuronais. Assim fazemos mais com o cérebro, gastando menos energia. É como a orientação de um Personal Trainer. Aprendemos a levantar mais peso, com menos esforço.” Small refere ainda que a Internet pode ser uma fonte de exercícios para a mente, mas tem que ser usada com moderação. O seu uso excessivo tem consequências nocivas.

As áreas em actividade durante a exposição à Internet são as que abrangem a tomada de decisão e o raciocínio complexo (que nos diferencia dos animais). O uso da Web fortalece os circuitos neuronais.

Todos os sujeitos da amostra, mesmo os que não tinham familiaridade com a Internet, após 5 dias de treino mostraram maior actividade mental.

cerebro areas

Para Gary Small, num futuro não muito distante, os sujeitos terão a capacidade de monitorizar e estimular a actividade de células cerebrais individuais. Também será possível verificar e corrigir o nosso circuito neuronal com base em controlos remotos, equiparados aos das TVs. A nossa cabeça terá mínimos implantes que nos possibilitarão ligar ao computador e, desta forma, ele saberá o que queremos fazer sem auxílio de rato e teclado.

fonte Fontes: “A Internet transforma o seu Cérebro”“Internet te deixará mais Inteligente, dizem especialistas”

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral

    Falta saber que tipo de inteligência lol

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Isso dependerá dos interesses, capacidades e competências de cada um 🙂

      1. Avatar de MobileAppS

        Exactamente… 😀 😀 😀

  2. Avatar de Allware

    Sem dúvida alguma que desenvolve, mas para quem o quiser. Claro que os casos em que desenvolve são menores do que os que os casos em que não desenvolve.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Sem dúvida que a Internet desenvolve a Inteligência, capacidade de superar determinados problemas, saber novas formas de fazer, etc etc.
    Sem duvida um excelente artigo Marisa!

  4. Avatar de prom

    No meu caso então está tudo explicado. xD

  5. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Sem dúvida desenvolve, a boa e a má! Lógico que depende do indivíduo e da orientação. Até basicamente… minha pequena, na ânsia de entender o que estava escrito nos “Barbies”, praticamente iniciou o fundamental já lendo bem. Oriento também alguns idosos e percebo a ativação das áreas cerebrais que já estavam em desuso. A quantidade de informações exige o pensar mais e o desenvolvimento.

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      E quando me olho no espelho, já me vejo mais sábio: http://img691.imageshack.us/img691/8172/eunoespelho.jpg

        1. Avatar de Wilson Silva
          Wilson Silva

          Só por curiosidade,és irmã do Pedro? É que são os dois Pinto e tal… 😀

          1. Avatar de avlis rotiv
            avlis rotiv

            Então… És meu irmão?
            É que somos os dois Silva e tal… 😀

            eheh

            cupz,
            Vítor Silva 😀

          2. Avatar de Marisa Pinto

            @Wilson Silva
            Sim 🙂

        2. Avatar de Iv@n
          Iv@n

          Uma simpatia!!rsrsrs

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Não tem nada a ver… Fomos feito assim, por muitos anos é normal “mudar-mos de rumo”, que neste caso na aprendizagem…
        Não é por este tema que nos vamos “tornar Surrogates”… 😆

        É só uma fonte fácil, rápida e quase presente em todas as casa de aprendizagem…

        Entre ler um livro “normal” e um livro na Internet… Já reparas-te nos pontos positivos do livro “normal” quando comparado ao mesmo lido numa máquina?

        Eu pura e simplesmente não gosto de ler, nos jornais só leio os títulos quando eles são bem grandes 😀 Mas no computador, na Internet sou capaz de ler um Blog inteiro, sobre um mesmo tema, e ainda procurar por mais…
        Não só pela facilidade, mas lembrando do preço, o prazer de o fazer, o ser menos chato, porque a um clique voltamos à leitura, e muitas outras coisas que não me lembro agora…

        Já a um ano atrás, surgia a noticia “A Web 2.0 vai acabar com os jornais de papel?”, na minha opinião, mas tarde ou mais cedo, sim!
        E a tua?

        1. Avatar de Iv@n
          Iv@n

          O Jornal até pode mas o livro eu duvido. Tem até algo mesmo de surrogate nisso de ler um livro de papel. Minha pequena que citei, assistiu a todos os filmes tipo Crepúsculo, mas não abriu mão de nenhum livro da série. Se transportava para eles e não admitia interrupção, é de gosto mesmo, que não é meu nem seu mas de muitos, e deve ter sua magia. Um jornal para acompanhar um bom café não é má idéia, mas horas num livro não é de meu prazer. Tempo nos é importante e nada como “uma fonte fácil, rápida” para aprendizagem ou leitura do que for.

  6. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Muito bom artigo, Marisa, como era de esperar.

    Continuação de um bom trabalho,

    Tiago Silva 😉

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Partilho a mesma opinião… 😉

  7. Avatar de gmb
    gmb

    Tudo depende do tipo de leitura. Se passar os próximos 10 anos a ler BD em brasileiro duvido que contribua para um melhoramento notável na capacidade linguística (tudo depende do nível inicial claro 🙂

    Acho que as pessoas tendem a ser preguiçosas, e a web, como qualquer meio de comunicação tem muitas nuances.

    Eu devo dizer que não leio um livro há algum tempo e estou bastante habituado ao facilitismo da web. Farto-me de ler resumos, consumo muitos conteúdos multimédia (o equivalente aos desenhos nos livros) e agradeço aos deuses pelo email. É óbvio que escrevo textos completos, mas existe uma geração inteira apoiada nas abreviaturas e que não deverá desenvolver assim tanto a escrita.

    Uma analogia, o Fax com o twitter, mesmo que os fax’s fossem ao preço da chuva será que teriam tanto sucesso como o twitter ?

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Tem piada, comigo passa-se o contrário: quanto mais velho fico e mais uso a Internet, mais leio 🙂 .

      É importante referir que quando era mais novo não lia NADA, a não ser os manuais escolares.

      A Internet possibilita-me encontrar referências de livros interessantes, de cariz pessoal e profissional, que acabo por comprar. De outra forma não teria conhecimento dos livros, não os conhecia e não os comprava 🙂 .

      É importante também referir que só leio livros técnicos e científicos… nada de romances e afins.
      O “Caim” de José Saramago foi uma excepção, que comprei somente depois de ter ouvido e lido tanta publicidade gratuita por parte dos “movimentos religiosos”. Mas pelas poucas linhas que já li vou gostar de o ler todo 🙂 .

  8. Avatar de André
    André

    Realmente, com o passar dos anos tenho sentido a minha inteligência a aumentar.

    Deve ser dos anos todos a aturar o pessoal no IRC.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      eheh… E não aprendes? Claro que aprendes…
      Até uma coisa básica como falar com desconhecidos, que é o caso do ultimo post da Marisa (antes deste), aprendes muito…

      Eu gosto de saber os “diferentes tipos de pessoas”, como é que ela pensa quando se refere a algo, o porquê da opinião e coisas dessas…
      E o IRC é um bom exemplo disso, neste caso, muitas vezes, aprender novas “piadinhas” que é o meu caso… 😀

  9. Avatar de Navyseal

    “895 internautas entrevistados online” é uma amostra quase irrelevante dos milhões de utilizadores da internet.

    A internet pode ou não promover a inteligência, tudo depende das fontes que cada um use e para que fins, o que não falta é desinformação em todas as áreas. Torna-se por vezes confuso saber se a informação é verdadeira, falsa ou ainda com alterações subtis para favorecer grupos.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Amigo, na minha opinião, hoje, está tudo na Internet…
      Aprende-se a lidar com problemas, na Internet; Aprende-se a “arranjar amizades” na Internet; Aprende-se psicologia …
      E por aí…

      O quê que não aprendes na Internet? Está bem, por vezes não sabemos o quanto a fonte é fedigna, mas, nós humanos somos a mesma coisa, nem sempre “temos a certeza de tal…”, e muitas pessoas que conheço, quando essa incerteza aparece, voltamos sempre a um “Vamos pesquisar”… Na Internet… 😆

      Pelo menos é assim que penso… Há quem concorde, há quem não…

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Há, e esqueci-me de referir a facilidade com que fazes isso tudo… 😉

      2. Avatar de Navyseal

        Também posso dizer que arranjas problemas na net, também podes perder amizades ou relacionamentos na net…
        O factor humano é que é decisivo e tudo varia muito consoante os objectivos que se tem.

        A pesquisa pode ser rápida, mas também há temas mais batidos que outros. Se for algo mais especifico nem sempre é encontrada informação suficiente e terás que voltar aos velhinhos livros onde esses salvaguardam ainda muita coisa por disponibilizar na web.

  10. Avatar de Rui Lamas
    Rui Lamas

    Eu concordo com a opinião de que será um bocado relativo, uma vez que não somos todos iguais…

  11. Avatar de Luis_AAlexandre
    Luis_AAlexandre

    Só de ler esta notícia já fiquei mais esperto! 😀

    Bom trabalho, continuem 😉

    Cumps

  12. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Excelente artigo Marisa, no entanto não acho que seja tão “líquido” que a internet desenvolva a inteligência.

    Há muitos tipos de utilizadores. Acredito que utilizadores como aqueles que visitam este e outros sites de informação temática ou até informação mais generalista possam enquadrar-se neste âmbito. No entanto um utilizador que a única coisa que conhece na internet é o facebook, hi5, ver ppt´s e videos do mail, ler a bola ou o jogo, não se pode dizer, de forma tão linear, que a utilização da internet possa desenvolver a sua inteligência.

    Basta olhar para mim e ver a minha utilização da internet há 10 anos atrás e ver o tipo de utilização que eu faço hoje para perceber como as situações não são sequer comparáveis.

    Não se pode também esquecer que a evolução da própria internet e o advento da banda larga permitiu ao internauta uma evolução dos seus hábitos na rede das redes, com as vantagens que daí advieram.

  13. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Mais do mesmo…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Leonardo
      A mim parece-me que é um tema muito pouco falado 🙂

      1. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        Aqui principalmente! 😀

    2. Avatar de Ana Narciso

      Mesmo do quê? Agradecíamos que especificasses. 🙂

      1. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        O “Mesmo” que eu falo é sobre a questão da relação de Internet e o ser humano. Por favor não me levem a mal, mas todos nós sabemos que a Internet pode ser boa e pode ser má, só depende apenas do uso que lhe damos.
        Um Abraço!

        1. Avatar de Marisa Pinto

          @Leonardo
          Realmente todos sabemos, ou deveríamos saber, que a Internet pode ser boa e má.
          O que não sabemos, e muitos estão desinformados, é em que sentido podem ir, onde actuam, e que população atingem esses benefícios e esses malefícios.
          É sempre bom estarmos informados, torna-nos mais inteligentes.
          E Inteligência é o título deste artigo, eheh
          Outro Abraço!

          1. Avatar de Leonardo
            Leonardo

            Obrigado pela informação! quem sabe com isso não usamos melhor o nosso tempo que hoje em dia apesar dessas facilidades todos precisaríamos (ou quase todos) de um dia com 30 horas.

            “o que você escreve dá sempre o que pensar”
            Aquele abraço!

  14. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Bom pode-se dizer que sim, depende é das fontes. Mas sim acredito que seja possível desenvolver a inteligência a partir da Internet.

    Óptimo artigo como sempre Marisa, parabéns!
    Cumprimentos

  15. Avatar de MySeLf
    MySeLf

    Artigo interessante!

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Porreiro, a cura para as “lôraburras” virá com os implantes neurológicos!

    1. Avatar de Ana Narciso

      As “lôraburras” é um mito urbano, lol. Não percebo a fixação de tanta gente com as louras… bem, mas já foi bem pior!

      Bem, mas sim. Acredito que no futuro até os nossos olhos até já vêm com visão 3D. Sempre se poupam uns trocos nos óculos. Ahah.

  17. Avatar de Ana Narciso

    Bom artigo, Marisa.

    Quanto à pergunta do artigo, creio que a Internet nos deixa mais inteligentes, mas de uma forma algo diferente. Se a inteligência se medir pela capacidade de encontrar rapidamente uma terminada informação através do raciocínio lógico, então sem dúvida que contribui. Agora se falarmos em chegar às suas próprias conclusões, penso que o caso fica mais complicado…

  18. Avatar de filipeii
    filipeii

    a internet serve muitas vezes de professor…

    com a celebre frase “vai ao google”

  19. Avatar de Sharp Random

    Falando em Google, o brasileiro, finalmente, aprendeu a demonstrar sua inteligência.
    Digite “mentiroso” na pesquisa e clique no botão “Estou com Sorte”

    😉

  20. Avatar de natacha
    natacha

    está interessante o artigo. boas ferias marrise