A humanidade deve ser multiplanetária? Musk diz que é um dever moral torná-la

19 Comentários

Altamente envolvido na indústria automóvel, energética e espacial, Elon Musk não esconde que ambiciona colonizar planetas, procurando ir além da Terra. Num vídeo com mais de 15 anos, o empresário explica por que motivos acredita numa humanidade multiplanetária e partilha-o, hoje, reforçando esse “dever moral”.

Humanidade multiplanetária

Num vídeo de 2008, repescado agora no X, Elon Musk partilha que é “um grande crente na extensão da vida além da Terra”. De facto, os planos que lhe conhecemos, em nome das suas empresas, indicam que o caminho far-se-á, também, noutros planetas – ainda que sejam, hoje, inabitáveis.

Fazer da humanidade uma entidade multiplanetária é uma das coisas mais importantes que podemos fazer.

Disse Elon Musk, há 16 anos, acrescentando que isso seria, “pelo menos”, tão importante quanto a vida passar dos oceanos para a terra, um dos marcos da humanidade escrito numa história de milhares de milhões de anos.

Na sua perspetiva, estender a vida para múltiplos planetas “encaixaria na escala de importância da própria evolução da vida”.

Elon Musk

Para Elon Musk, há 16 anos, seria razoável direcionar uma parte do nosso economic product – menos do que em cuidados de saúde, mas mais do que em batons – para a extensão da vida para outro planeta, para “tornar a vida melhor”.

Numa publicação feita ontem, Elon Musk reforça a motivação partilhada em 2008: “Se não conseguirmos espalhar a consciência para além da Terra, arriscamo-nos a um silêncio eterno no universo”.

O empresário revela que aspira ver os seus tetranetos, nascidos em Marte, carregarem a “tocha da consciência humana, iluminando o planeta vermelho com a luz do conhecimento, do amor e da sabedoria”.

Na opinião de Elon Musk,”ao tornarmo-nos uma espécie multiplanetária, asseguramos a perpetuação da nossa consciência coletiva, enriquecendo o cosmos com a beleza e a diversidade da existência humana”.

 

Leia também:

Quantas pessoas serão necessárias para colonizar Marte?

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Someone
    Someone

    Claro que é…o dinheiro que ele tem não lhe é suficiente na terra…tem que ter património multiplanetário…
    a ganância deste homem, não tem limites…

  2. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Infelizmente neste aspecto de a humanidade dever “ocupar” outros planetas tenho que concordar com ele. O nosso planeta não consegue aguentar com muito mais humanos portanto para a humanidade continuar a existir deve-se pensar-se em construir cidades na Lua e em Marte no imediato. Pode-se considerar a construção de cidades fora de orbita como o primeiro passo para a “ocupação” de outros planetas.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      o nosso planeta não conseguir aguentar com muitos mais humanos é um mito!
      isso só seria verdade se os modelos de económicos e de desenvolvimento e exploração de recursos que hoje usamos fossem os únicos possíveis mas não são, nem sequer de perto.
      a questão é que os modelos atuais são, para já, os únicos que servem os interesses de acumulação de riqueza e poder por uma percentagem muito pequena da população que não tem intenção alguma de permitir que tal status quo se altere

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Esse status quo pode acabar já amanhã sem qualquer aviso tal como toda a população dos EUA. Horas depois será o resto do mundo. É um mito? Ainda não viste as evidências? Os tornados cada vez mais fortes, ondas de calor cuja temperatura ronda entre os 48º e 50º, tempestades mais fortes, secas que duram anos, terramotos na escala de 9.X cada vez mais frequentes, Sumatra 9.1 em 2004 e Japão em 2011, portanto se não vez isto como avisos que indicam excesso de humanos talvez quando acontecer um cataclismo percebas mas será tarde demais.
        O que virá mais cedo? Era Glacial, a erupção de Yellow Stone ou um virus com mortalidade de 90% e transmissibilidade de 100%? Acho que será Yellow Stone.

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Ondas de calor entre os 48ª e 50ª onde e que viste isso ?

          1. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Vai a Beja em pleno verão onde chega bem perto dos 48ºC e vai ao Norte de Africa onde já chegou bem perto dos 50ºC (não é normal esta temperatura) mas isto não é nada comparado com os 52ºC de Deli, atingidos em maio deste ano.

  3. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    A humanidade ainda é uma ameaça para qualquer planeta.
    Somos ainda uma civilização muito pouco civilizada.
    Ainda nos matamos uns aos outros por questões banais como pedaços de terra, religiões, etnias, etc, etc, etc
    Ainda nos matamos uns aos outros por não aceitarmos que o outro seja diferente de nós.

    Eu tenho um sonho, que um dia a humanidade possa fazer parte de uma comunidade interplanetária.
    Talvez tenhamos que esperar milénios para que esse sonho se torne realidade.

    1. Avatar de Técnico Meo
    2. Avatar de Anung
      Anung

      Esse sonho nunca, mas nunca se vao concretizar.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Discordo dos 2 primeiros comentários!

    Devemos tentar explorar outros planetas, por diversos motivos.
    Um deles é o facto da vida humana na terra pode ter um grande revés! Se os anormais dos russos virem-se encurralados na Ucrãnia, que tentam a custo roubar terra aos Ucranianos, pode haver um ataque nuclear em larga escala, depois dos russos lançarem um único ataque à Ucrãnia!!!!!

    Outro aspecto prende-se com a curiosidade, aventura, entre outros.

    Tenho dúvidas é de que como vai acontecer. Quem é o dono de Marte? E da Lua? Como vai acontecer?

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Não interessa quem são os donos pois eles só são donos na Terra e o registo não passa para fora das fronteiras planetárias.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O problema é que estamos a encher a rota de fuga cheia de lixo, já quase que demos cabo do planeta “casa” estamos a encher o espaço que nos rodeia com lixo qualquer dia estamos irremediavelmente presos aqui no berlinde

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Sim, desde que mais de metade da população mundial se estabeleça noutros planetas ou Luas.

  7. Avatar de X
    X

    O futuro será uma mistura entre mad max e elysium na lua e talvez outros planetas, agora adivinhem que parte vão viver os vossos filhos e netos etc não há grande mistério em relação a isso.

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Obviamente que é um imperativo moral.

    Um planeta está sempre em risco de ser atingido por asteroíde ou algo que nem sequer conheçemos.

    O aumento de poder de um pessoa ou grupo com a evolução tecnológica também aumenta o risco de alguém se querer suicidar levando todos.

    Temos de ter capacidade de construir os nossos próprios planetas.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Esqueceste da Tera bomba americana e que os EUA têm sobre monitorização.

  9. Avatar de TdSR
    TdSR

    O Musk anda a fumar demais.
    Os seres vivos e plantas demoraram centenas de milhões de anos a adaptarem se à Terra.
    Não estraguem o planeta que estamos bem.

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Musk vê muitos filmes de ficção cientifica.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      O Musk tem uma credibilidade questionável, isso é certo mas isso não acontece com o cientista Stephen William Hawking que defendeu que a humanidade deve sair deste planeta. Mas todos sabemos que isso é super difícil.