A guerra dos Browsers a nível planetário – Setembro/2011

76 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

O Browser é algo que quase todos os utilizadores da Internet já ouviram falar mas poucos entendem realmente o que significa. Porém, apesar de ser um programa transparente para a maioria das pessoas, é ele que determina a rentabilidade do tempo que passamos a navegar na Internet.


Durante muitos anos a Microsoft dominou o mercado a seu belo prazer com o seu Internet Explorer, mantendo-se os outros Browsers arredados do consumidor geral.

A Google, em 2008, com todo o seu poder por trás, decidiu lançar o seu Browser, o Google Chrome, que com a sua qualidade baseada na simplicidade e rapidez, alterou o paradigma dos visualizadores da Internet, que nunca mais foi o mesmo.

A partir daí, a chamada Guerra dos Browsers seria intensa, seguida de perto por programadores e curiosos, observando-se um crescimento imparável do Chrome, principalmente à custa da queda do Browser da Microsoft que só não diminui mais depressa devido à sua existência de série em quase todos os PCs.

Para que a situação actual seja mais bem entendida será melhor referir alguns dados do passado recente:

  • No último ano, a utilização do Chrome subiu 12,2% em Portugal e 11,2% no Mundo, praticamente dobrando o número de utilizadores. Este crescimento foi à custa do Firefox que perdeu 2,7% e 5,4%, e do IE com perdas de 9,7% e 8,5%, respectivamente. Os restantes Browsers tiveram variações mínimas.
  • No passado mês de Agosto o Chrome ultrapassou o Firefox em Portugal.
  • Se há um ano o Chrome só era primeiro na pequena Albânia, no mês de Setembro já era o primeiro em 20 países e alguns muito grandes como Argentina, Paquistão e Filipinas.

Este crescimento constante leva-nos a concluir que dentro de 1 ano o Google Chrome deverá estar a discutir o primeiro lugar com o IE, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Este trabalho é feito com base nas estatísticas globais do Stat Counter que nos parece o site de estatísticas mais fiável e realmente global, depois de o seguirmos diariamente durante 3 anos sem interrupção. Se a reacção dos leitores for boa estou na disposição de, mensalmente, ir actualizando a evolução no mundo dos Browsers.

O mapa hoje apresentado não é uma imagem fixa mas uma página dinâmica em que, para além dos países apresentarem a cor do Browser de maior implantação, quando se sobrevoa com o rato apresenta um “tooltip” com o nome do país e a cota dos 3 primeiros Browsers, dando assim uma ideia da posição relativa entre eles.

Para visualizar o mapa com toda a informação clique na imagem abaixo.

Esta luta entre Browsers não se limita aos PCs pois no mercado “mobile” ela ainda é mais acesa e aí, como não há um monopólio chamado Windows, o Browser da Google, o Android, conseguiu chegar ao primeiro lugar em pouco mais de meio ano. Mas isso é outra guerra!…
 
Stat Counter
 
 

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Liquidz
    Liquidz

    Falo por mim que mudei do Firefox para o Chrome. tinha muitos problemas com a versao 6 do Firefox e mudar foi a melhor opção.

    e sem duvida que o chrome e o melhor browser da actualidade.

    1. Avatar de Almada
    2. Avatar de carlos
      carlos

      eu continuo com a versao 3.6 do firefox

    3. Avatar de vitor
      vitor

      eu mudei do FF para o G chrome, e voltei para o FF.

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Ou muito me engano ou o Chrome vai (se já não está) engolir o firefox de uma ponta a outra. O firefox cada vez esta a descer mais fundo, enquanto que o chrome esta com cada vez mais força

    1. Avatar de mooshmassacre

      Sim realmente vai tomar a ponta do Firefox, mas ele ainda precisa subir em niveis de segurança para se tornar um browser confiável, pelo menos no lugar em que trabalho Chrome ainda é proibido…

    2. Avatar de daniel
      daniel

      É mais fácil de configurar e está a ganhar os corações de quem se vê aflito com os ecrãs de compatibilidade de add-ons do firefox que aparecem a cada vez que se atualiza. Espero também que o IE perca esta vantagem absurda no nosso país. Até mete medo quando espreito no balcao do banco e vejo o “e” azul.

      1. Avatar de Ajisma

        Eu não sei em que país, Daniel, estás mas, assumindo que estás em Portugal, relato que existem sites públicos que apenas rodam a 100% no IE.

        Não entendo esta razão pois o Chrome é, sem dúvida, um browser bastante seguro e fiável.

        A Google paga a quem encontrar vulnerabilidades em seu browser. Será que a Microsoft faz o mesmo com o IE? Nunca vi.

  3. Avatar de mooshmassacre

    Não consigo acreditar nestes gráficos ):

    1. Avatar de Oli
      Oli

      És tu e eu…

      1. Avatar de Samuel

        O gráfico não funciona no Opera 11.50!

        1. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Pois é.
          De facto o Opera tem dessas coisas.
          Conheço outras coisas que também não funcionam no Opera.
          O remédio é ver nos outros browsers, pois funciona em todos os que testei:-Chrome,Firefox e IE9.

        2. Avatar de bigkax
          bigkax

          No 12 já funciona.

        3. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Confirmado.
          Descarreguei a versão 12 pré-Alpha e funciona.
          Obrigado pela dica.

    2. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Visita o Stat Counter e podes confirmar tudo.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    e expressão correta é bel-prazer

  5. Avatar de C
    C

    O luxemburgo deixou de ser País? 😉

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Ninguém é perfeito.

    2. Avatar de Cromos do Cosmos

      Foi comido por um país sem governo.

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Guerras de numeros, quem tem mais. Cada um usa aquilo que mais interessa. O resto sao tretas. Uma pessoa deve lixar-se para o que vem nos numeros e usar conforme precisa. Nao ha-de ser por causa de estatisticas que vou usar uma coisa que nao gosto.

    1. Avatar de maximilian
      maximilian

      É isso mesmo! Ainda não vi nenhuma vantagem em relação ao Chrome. Prefiro o Firefox! Se houver vantagens expliquem-me sff

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Subscrevo o que disseram o @Ryan e o @maximilian!

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Verdade, se o site utilizasse o sistema Discuss era +1 da minha parte. É bom existir variedade e cada um usa conforme dá mais jeito. Eu uso o Opera, porque para mim é mais intuitivo, e não vou mudar porque existirem mais ou menos utilizadores.

  7. Avatar de GTmG
    GTmG

    Não me parece que o Firefox vai-se deixar engolir. De preferência eu muito opto pelo Firefox por várias razões.

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      …Pois é… Quem sabe o que são o Adblock+ e o NoScript não quer outra coisa que não Firefox tão depressa! Acredito que o facto de o FF não ter tido versão Windows 64 bits até há bem pouco tempo e o facto de, por outro lado, o Google Chrome de 32 bits rodar melhor em máquinas mais velhas tudo aliado à força do Google tenha feito mudar muitos utilizadores… Eu, estou neste momento a experimentar o Chrome num bem velhinho portátil com Windows XP… Mas desde já me vai parecendo que o Adblock+ e o ScriptNo deste browser não têm o poder dos originais do FF! Ou estarei errado?
      Boa noite!

  8. Avatar de Almada
    Almada

    têm a certeza que o mapa está actualizado, n acredito que os americano utilizem esse browser “todos os dias”

  9. Avatar de Daikoni

    Também fui um dos que trocou o Firefox pelo Chrome. Se bem que com alguma pena, acho que ambos estão muito bons. Mas o Chrome (na minha opinião) corre-me mais fluidamente, e tem melhor suporte HTML5/CSS3, e estou a gostar da sua simplicidade.

  10. Avatar de david santiago
    david santiago

    quem ganhou o mp4?

  11. Avatar de Rui Ban
    Rui Ban

    uso os dois (firefox e chrome) acho que para umas coisas prefiro um para outros o outro… simples! no mac uso o safari pk os outros não têm aquela animação gira do back 😉

    1. Avatar de Quadrado
      Quadrado

      Eu também uso os dois, prefiro um para umas coisas e o outro para outras. Sou um fã da google a 100%, mas sou utilizador do FireFox a muito tempo, custei a render-me ao chrome, mas la descobri vantagens…. Hoje em dia uso os dois, e acho que esta guerra é normal no mercado, mas também estou confiante que haverá sempre mercado para pelo menos dois browser… E se um dia deixar de haver vai acontecer o que aconteceu durante muito tempo com o IE, o mercado só tinha uma escolha, logo quem produzia essa escolha nem se dava ao trabalho de melhorar, e se hoje em dia temos produtos de qualidade é porque a guerra está aberta e todos querem fazer melhor por isso há que tentar manter o interesse dos que produzem a produzir sempre melhor… 😉

  12. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Não é correcto dizer que até 2008 o IE dominou a seu belo prazer, que os outros browsers estavam arredados e que a partir dessa data, com o poderio da Google, as coisas se alteraram. Em 2008 o Firefox já detinha uma fatia muito importante do tráfego, principalmente na Europa onde o Firefox até era o browser mais utilizado nalguns países. É também necessário explicar que o chrome foi criado com base no próprio Firefox. E isto sem qualquer desprimor pelo chrome que actualmente é, para mim, o melhor browser da actualidade, no entanto, é necessário sublinhar o grande papel que o Firefox teve em todo este desenvolvimento.

  13. Avatar de ACampos
    ACampos

    Eu tambem uso os dois.
    No trabalho preciso do FireBug para “depurar” páginas. Logo firefox, em casa mais descontraidamente uso o Chrome porque gosto da sua leveza e simplicidade…

  14. Avatar de Pedro Rodrigues

    uso o chrome e usava o firefox, sem duvida muito mais prático com a questão de sincronização da conta gmail com o meu android etc etc. falhas de segurança? felizmente ainda não.

  15. Avatar de Roberto Assis
    Roberto Assis

    Uso o google chorme sem duvida o mais rápido e mais pratico.

  16. Avatar de oa
    oa

    é normal o IE9 ser o mais utilzado, e o mais simples de todos e o nome ajuda muito.
    no mac estou atulizar o chrome, simplesmente por ter motor de busca na barra e ter tradutor automatico, mas no windows o ie9 e sem duvida o melhor e mais seguro, a microsoft tem mudado muito a sua maneira de fazer as coisas, e sempre a pensar na segurança, apesar de tambem ter um gestor de memoria muito bom e eficaz.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Não é normal nem verdade!
      A versão dos browsers mais utilizada é o IE8.
      Aliás o IE9 não é nem nunca será o mais utilizado, visto não rodar do XP, que ainda é o SO mais usado no Mundo, a dados de Setembro 2011 segundo o Stat Counter.

  17. Avatar de Cris Teixeira
    Cris Teixeira

    Correcção do texto na imagem: The World is an*

  18. Avatar de alcagoita.com
    alcagoita.com

    Eu utilizo o Firefox mas admito que muita gente o tenha deixado os crash e bloqueios são demais, mas a única que me prende são add que por enquanto o chrome é fraquito.

    1. Avatar de Cris Teixeira
      Cris Teixeira

      A firefox não tem culpa de teres um desktop outdated de 10 anos.

      1. Avatar de maximilian
        maximilian

        Pois… Crasha onde? Quando?

  19. Avatar de Alucard

    Para mim, a concorrência a sério ao Internet Explorer começou em 2004 com o Firefox, não com o Chrome. É inegável a importância que a Mozilla teve e ainda tem no panorama dos browsers.
    O Chrome é bom, mas com toda a franqueza continuo a preferir o Firefox.

  20. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Actualmente utilizo o Firefox porque necessito de trabalhar com o firebug (a melhor ferramenta para o efeito), mas reconheço que as últimas versões do FF têm trazido alguns problemas.

  21. Avatar de Mike
    Mike

    Pelo mapa dá para perceber que o Chrome e o FF tem mais espressão nos países do terceiro mundo (Com execpção dos Nazis). Países desenvolvidos usam IE. 🙂

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      E porque será?

  22. Avatar de Axys
    Axys

    O Internet Explorer 9 não é ruim, se comparado às versões anteriores ele é maravilhoso. Atualmente uso Firefox pois eu não consigo viver sem alguns add-ons, gosto do Chrome também, mas não chego a ser um fã. E é errado dizer que foi o Chrome que acabou com o reinado do IE, porque bem antes do Chrome existir, o Firefox já estava fazendo um belo trabalho.

  23. Avatar de dezignerdrugs

    no mac uso safari e chrome ( 70% e 30% respect.) e no win chrome 100%, mas se juntasse as melhores coisas dos 2 para mim seria o browser perfeito

  24. Avatar de José Leite
    José Leite

    Eis os browsers/navegadores que utilizo muito regularmente quando acedo à internet,a par dos óbvios IE9,Opera,Firefox,Google Chrome e Safari.Deixo-vos aqui os links de download.
    Pale Moon: http://www.palemoon.org/
    Sundial: http://www.sundialbrowser.com/en/
    Avant: http://www.avantbrowser.com/
    CometBird: http://www.cometbird.com/
    Maxthon: http://www.maxthon.com/
    Rockmelt: http://www.rockmelt.com/

    A par destes 6 browsers, também tenho instalados:
    ChromePlus–» http://www.chromeplus.org/download.html
    Comodo Dragon–» http://www.comodo.com/home/browsers-toolbars/browser.php
    FlashPeak SlimBrowser–» http://www.slimbrowser.net/en/
    Hypersonic Browser 5–» http://theinternetbrowser.com/index.html
    Lunascape 6–» http://www.lunascape.tv/
    SeaMonkey–» http://www.seamonkey-project.org/
    SRWare Iron–» http://www.srware.net/en/software_srware_iron_download.php

    São todos muito aceitáveis,especialmente os primeiros seis mencionados,e o SRWare Iron,que é,de longe,muito mais rápido que o google!!Não estou a brincar.Experimentem um a um estes browsers e se gostarem porque não ficar com eles??Um abraço para todo o pessoal.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Achas que vale a pena testar os sites que faço nesses browsers todos?
      Qual será a cota de mercado de cada um deles?

      1. Avatar de dezignerdrugs

        vou experimentar o iron, pareceu-me interessante, obrigado

  25. Avatar de José Leite
    José Leite

    ChromePlus–»http://www.chromeplus.org/download.html Comodo Dragon–»http://www.comodo.com/home/browsers-toolbars/browser.php FlashPeak SlimBrowser–»http://www.slimbrowser.net/en/ Hypersonic Browser 5–»http://theinternetbrowser.com/index.html Lunascape 6–»http://www.lunascape.tv/ SeaMonkey–»http://www.seamonkey-project.org/ SRWare Iron–»http://www.srware.net/en/software_srware_iron_download.php Peço desculpa,mas não sairam bem e em ordem os links para estes 7 browsers.

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Muito obrigado,já vi.Assim sim.Um abraço.

  26. Avatar de m4x
    m4x

    lol, a unica razão porque o IE está em muitos desses paises é porque vem de default no windows e quem nao entende de pc’s nao muda obviamente.

  27. Avatar de Um iternauta
    Um iternauta

    Gosto muito do chrome, mas o IE 9 é mais seguro do que ele.
    Já li um artigo algures que diizia que o IE 9 bloqueava 99,8% das ameaças e o Chrome ficava por uns 10 ou 20 (já não sei bem).
    Uso mais o IE 9, mas concordo que o Chrome é mais rápido.

    1. Avatar de ASantos
      ASantos

      sim tens toda a razão!! Mas continuo a ter as minhas dúvidas se o Chrome será mais rapido do que o IE.. A maior parte do pessoal não sabe configurar o IE daí dizer que ele é lento.. Há cerca de meio ano havia testes a comprovarem que o IE era mais rapido em tudo, mas neste momento não sei como está em relação aos outros.. Mas de uma coisa tenho a certesa e é por isso mesmo que as empresas continuam a utilizar o IE: O IE é o browser mais seguro de todos e disso tenho a certesa absoluta!!

      1. Avatar de SJS
        SJS

        O IE é o mais seguro e o mais rápido se for configurado… por amor de Deus!
        Decerto que vocês não devem saber configurar os browsers non-IE. Ou devem ter medo. Ou é areia demais para a cabeça de muita gente.
        Existe o Acid Browser test. Ide ver em que lugar está o IE: http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-7-web-browser,3037-17.html
        Até este site para qual vocês escrevem diz: https://pplware.sitedev.pt/informacao/teste-a-11-browsers-qual-e-o-melhor-navegador/
        “O Chrome e Firefox passaram todos os testes de Browser efectuados o IE falhou em grande parte deles”
        E se quiserem segurança (para avivar a ignorancia) existe um video no youtube da google que pediu a um grupo de hackers para quebrar a segurança de todos os browsers, em que o IE (o vencedor) é o mais rápido a hackear 😀

  28. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Engraçado que nos países de leste usam apenas alternativas.

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    O melhor deles todos ainda é o Opera. Mas enfim, ganha o que tem mais fama.

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo contigo, mas é o menos afamado.

      1. Avatar de ChicoVitor
        ChicoVitor

        Só é pena algumas incompatibilidades… Mas de resto, leve, bonito e mt pratico. Que mais se pode pedir? E deixem se de tretas, cada um usa o que mais gosta. Eu gosto do Opera! Ponto.

        1. Avatar de Vítor M.

          E escolhes bem, estás a usar o browser que serve de inspiração a todos os outros… não tenhas dúvidas disso.

    2. Avatar de corvo
      corvo

      boas miguel… em android ainda não arranjei nenhum melhor… abre me mesmo de td… em ambiente windows sou fiel e serei ao FF =) mas cada um tem as suas opiniões… já trabalho com o firefox à uns 6anos e não csg mudar… já tentei a migração para o chrome mas não me habituei aquele ambiente limpo e simples =) gosto de coisas que dêem alguma luta =) se é k me estou a faxer entender =) opera em windows tbm é mto bom..

  30. Avatar de Ana
    Ana

    Uso o Avant Browser e nunca me deu problemas.

    Simples, rápido, fiável, eficaz e muito completo

    http://www.avantbrowser.com/awards.aspx

    http://www.avantbrowser.com/default.aspx?uil=pt-pt

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Para mim é um dos melhores apesar de não o usar actualmente.

      Tenho 4 navegadores instalados tanto aqui no emprego como em casa:

      IE
      Firefox
      Chrome
      Rockmelt

  31. Avatar de emanuelx
    emanuelx

    firefox é firefox não o troco por nada.

  32. Avatar de Alex
    Alex

    Pra mim o pior do ie foi o lançamento do ie9 que não funciona direito o html5 e css3, todos os sites que eu já fiz tive que fazer modificações para adaptar para o novo navegador da M$, particularmente uso o chromeplus um derivado do google chrome com mais funcionalidades e sem as frescuras do firefox, resumindo, simples, rápido e fácil de usar.
    PS: Sou brasileiro e a maioria dos sites de bancos aqui do Brasil não funcionam corretamente com outros browsers que não seja o ie com java instalado, e os servidores usam o sistema solaris da sun, será que rola um $$$ por fora junto a M$?

    1. Avatar de ASantos
      ASantos

      loool sabes do que estas a falar??? o IE9 foi o melhor browser lançado ate agora pelo microsoft e o melhor a trabalhar em html5

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Não digas disparates.
        Faz no teu computador o seguinte teste:
        html5test.com, e vês que não tens razão.
        O IE9 é o pior de todos.

  33. Avatar de sérgio
    sérgio

    firefox até ao fim.. e recomendo a todos o firefox! o chrome ganha popularidade porque em muitos programas que se instala vem la a opção para instalar o chrome e conhecendo algumas pessoas que “arranjo” os seus pcs, nunca retiram a opção de instalar o chrome!

    depois vão lá ver e voilá,passam a usar o chrome porque o preferem ao Internet Explorer… Firefox??? o que é isso dizem eles….

  34. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Já agora se for possível expliquem-me lá qual é a diferença do Avant Browser para o Orca Browser? Acho curioso o site do Avant Browser referenciar outro produto. Será que este Orca é uma evolução do Avant?

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Basta abrir o site para se ver. O Avant é baseado em IE8/9, o Orca é baseado no Firefox. Boa noite!

      1. Avatar de ElectroescadaS

        Obrigado pela resposta óbvia…

  35. Avatar de kendimen

    Fico admirado que o Opera seja o mais utilizado em alguns países!! E continua a ter a minha preferência 🙂