A guerra dos Browsers a nível planetário – Outubro/2011

43 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

O Browser é algo que quase todos os utilizadores da Internet já ouviram falar mas poucos entendem realmente o que significa. Porém, apesar de ser um programa transparente para a maioria das pessoas, é ele que determina a rentabilidade do tempo que passamos a navegar na Internet.

Um mês após a primeira edição do mapa, apresentamos a versão de Outubro com o que aconteceu na preferência dos browsers a nível global desde então.


No artigo anterior alguns leitores insurgiram-se contra o facto de eu, alegadamente, ter menosprezado a importância do Firefox. Quero aqui deixar claro que acho o Firefox um óptimo browser e tenho consciência da importância que teve na divulgação da Internet. Só que, ao contrário do Google Chrome, ele não conseguiu incomodar o omnipresente Internet Explorer. Acredito que o Google Chrome sozinho não tivesse conseguido abalar as estruturas da Microsoft, mas foi sem dúvida a mais-valia que revolucionou a Internet a partir de 2008. Podem crer que em 2008 seria muito desinteressante perder tanto tempo a dar manutenção a um mapa destes.

Como Web Designer lido bem com todos os browsers, desde que estejam actualizados. A minha luta é contra os browsers desactualizados, principalmente os Internet Explorer antigos, que não são compatíveis com as novas técnicas de HTML5 e CSS3.

Mas vamos ao que interessa:

  • Nos últimos 30 dias o Internet Explorer continuou a sua lenta queda a nível mundial, baixando na generalidade dos países e perdendo a maioria em 7 deles e 1 semi-continente.
  • O Google Chrome foi o que mais ganhou, liderando em mais 3 países: Índia, El Salvador e Granada. Passou a ser o mais utilizado na América do Sul, principalmente pela subida brutal no Brasil onde reduziu a diferença para o IE de 12% para 3%. De realçar também a conquista da Índia que é o 3º país com mais tráfego de Internet.
  • O Firefox também esteve bem, conquistando ao IE 5 países: Yemen, Benim, Coreia do Norte, Nova Caledónia e Guiana Francesa. São apenas países de pequena deimensão, no então é um facto. Perdeu ainda a liderança da Índia e El Salvador.
  • Para finalizar o Opera recuperou a primazia no distante Kyrgyzstão localizado na sua única área de influência, os países da antiga União Soviética.

Para visualizar o mapa referente a Outubro/2011 com toda a informação clique na imagem abaixo.


 

 

Quando a informação for mais “volumosa” faremos uma reorganização dos links para melhor consulta dos diversos mapas e eventualmente alguns gráficos de modo a haver uma melhor percepção dos números.

 
Stat Counter
 
 

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tff
    tff

    Acho que já está na altura de Portugal mudar de cor IE já não e browser decente a muito, apesar do azul ser uma cor porreira.

    1. Avatar de wolfytuga

      Concordo, principalmente quando usam versões muito antigas! Pode ser com a tal medida do Governo, a de colocar Linux nos PC’s antigos, venha a alterar essa realidade 🙂

      1. Avatar de wolfytuga

        Por falar em azul, eu pensava que a cor associada ao IE era roxo, só quando cliquei na imagem é que vi que afinal era azul…
        Mais alguém tem este problema no FF? Desde a versão 5 que está com alguns problemas a apresentar os tons azuis, aparecendo alguns em tons de roxo. O azul com código #0000FF e mais claro é apresentado correctamente, mas mais escuro é o que dá problema!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Estou na versão 7 e vejo azul, como em outro browser qualquer 😛

          1. Avatar de wolfytuga

            Eu estou no Ubuntu, e só me acontece aqui, se usar Windows o problema não aparece, tanto que no teste Acid3 (antes da versão 7) não chegava aos 100/100, ficava a 90 e tal! Mas ainda agora estive a testar e dá 100/100, mas o problema ainda persiste, embora já não seja para grande parte dos tons azuis…

        2. Avatar de wolfytuga

          Vejam o exemplo presente nesta imagem:

          photos1.iorbix.com/00/00/00/00/00/18/34/24/cuQyeDG8OCG-34O24Q-33-b.jpg

          Da esquerda para a direita: Opera, Firefox e Google Chrome
          Se repararem o FF é o único a apresentar tons roxos/lilás onde os outros mostram tons de azul.

          1. Avatar de Miguel Ribeiro

            No I.E. dá amarelo 🙂
            Brincadeira.
            Estou no Ubuntu. FF7 e Chrome, não tenho problemas desse género.

      2. Avatar de chat

        concordo plenamente, para qualquer webmaster que se de ao trabalho de ver as estatísticas do seu site, vai perceber que cerca de 50% dos visitantes usam o IE8. Pode ser que com essa medida este cenário mude um pouco

    2. Avatar de Emannxx

      Com a versão 9, o IE deu um grande salto, e já não é o bicho de sete cabeças que era. No entanto, a sua performance ainda não se equipara à dos seus concorrentes 🙂

      1. Avatar de Bruno Silva

        Deixa-os falar, nem sabem o que dizem! Eu uso IE9 nos meus PCs e Windows Phones ( HTC Titan, LG E900, HTC Trophy 7) e Safari nos meus Macs (iMac 27, MacBook Pro e iBook G4) iPad e iPhone. Só no meu Galaxy Tab (Android) uso o Chrome!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Chrome no Android? Hmm, I don’t think so…

          1. Avatar de Bruno Silva
    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Correcção: o IE *É* um browser decente. Não foi durante muitos anos, mas agora amadureceu e está ao nível dos demais. É como a historia do windows ser só erros e não sei quê… é preciso crescer gente! e nao ficarmos apanhados no passado..

  2. Avatar de rexet
    rexet

    Peço desculpa, mas vou corrigir o que escreveste, contudo não quero de modo algum ferir os teus sentimentos. O que querias dizer era:
    Acho que já está na altura de Portugal mudar de cor. O IE já não é um browser decente há muito, apesar do azul ser uma cor porreira.

    O IE não se deve aguentar muito mais tempo entre nós..

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O IE ainda é muito usado devido à instalação do Windows. Na minha opinião e muito de encontro com o que lido diariamente acho que muitos utilizadores, senão a grande parte deles, utilizam o IE porque já faz parte da instalação do SO e também porque não sabem instalar outro browser, embora que pense que o IE9 está dos browser’s mais estáveis da Microsoft já concebeu.

    Cumprimentos.

  4. Avatar de wolfytuga

    SF – Safari e MX – Maxthon só são usados nos oceanos/mares? lol

    1. Avatar de Vitor Santos
      Vitor Santos

      O Maxthon está no ranking da China.. Safari ainda não encontrei.. :X

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        pois também reparei, fiquei foi admirado pela positiva, o nosso pais irmão Timor Leste a “curtir” no firefox como se não houvesse amanhã 😉

        cmps

      2. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Podes encontrar o Safari na Suíça.

  5. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    O IE9 para quem navega na internet sem precisar de addons é dos mais rápidos senão o mais rápido.

    Não o uso por essa mesma questão, a falta de addons que se encontra para o ff ou gc.

    Já o opera peca também nesse sentido, na falta de addons

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      E é por isso que uso os 2.

      Quanto quero navegar sem addons, o que diga-se, é uns 90% do tempo, uso o IE 9.

      Quando quero navegar com addons, obviamente uso o Firefox.

      Quando estou na Ericeira, com a rede móvel da Vodafone, uso o Opera com o modo turbo ligado 🙂

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    “O Browser é algo que quase todos os utilizadores da Internet já ouviram falar mas poucos entendem realmente o que significa. Porém, apesar de ser um programa transparente para a maioria das pessoas(…)”

    Este excerto não faz muito sentido; ora se poucos entendem o que realmente é um browser, como é que por outro lado pode ser transparente para a maioria? Há aqui uma grande contradiçao.

    cumps

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Não há contradição nenhuma. Transparente neste caso significa que nem é notado pelo utilizador. É algo que ele toma como adquirido sem saber, muitas vezes, que browser utiliza. Não será o caso da maioria daqueles que visita esta página…

    2. Avatar de Jorge Revés
      Jorge Revés

      Transparente porque a grande maioria nem repara nele.
      Penso que seja nesse sentido.

    3. Avatar de Hugo Cura

      João e Jorge, precisamente.
      O utilizador comum vê o browser como algo que permite aceder à internet. Não se preocupam se é ou não necessário actualizar (pois não sabem que é possível). Portanto, a sua existência é transparente pois o que interessa é que dê para a internet.

    4. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Obrigado a tantos advogados de defesa, pois já nem preciso de rebater o Guilherme. Está tudo dito.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        My bad! Interpretei mal;)

        cumps!

  7. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    O IE passou de mocinho a vilão. Pode-se dizer que, atualmente, esse navegador é responsável pela lenta evolução da internet. Sua aposentadoria seria a decisão mais acertada por parte da Microsoft.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Eu era capaz de me atrever a aconselhar a Microsoft a comprar o Opera e descontinuar o IE.
      Como tem poucos utilizadores, nem deve ser muito caro e os programadores ficariam muito mais contentes.

  8. Avatar de alcagoita.com
    alcagoita.com

    Continuo fiel ao Firefox…mais nenhum tem extras bastante uteis como para sakar vieos que estamos a ver.

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Dizes tu. Ainda por cima escreves sacar com “k”. Acentuação também não é o teu forte.

  9. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Em Portugal, se calhar por falta de brio ou por outra razão qualquer, as certidões permanentes on-line das empresas, e outros sites governamentais perdem parte das funcionalidades se não se usar IE…

  10. Avatar de R. Campachi

    Gostei, mas nem tanto. Deveria ser usado os dados do vosso website (pplware.sapo.pt) para montar o mapa mundial e não de outra empresa.

    Quem gostaria de ver as estatísticas de utilização de quem navega pelo pplware.sapo.pt??

    Eu quero!! (y)

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Deves estar a brincar!
      Um mapa mundial com as estatísticas de um site?
      A maioria dos países ficariam em branco.
      O mapa actual é feito com base em 15 milhões de visitantes em 3 milhões de sites diferentes.
      Dizem cada absurdo.

      1. Avatar de R. Campachi
        R. Campachi

        Eu tenho um blog infinitamente menor que o pplw e até visitas da Croácia eu recebo. Acho que não lembras que a internet é mundial.
        Dizem cada absurdo.
        😉

  11. Avatar de serva
    serva

    Eu também gostava que fosse divulgado um estudo dos Browsers que os nossos visitantes usam , diria que íamos ter certamente muitas surpresas , e se possivel alargar aos SOs usados seria de facto interessante , pelo que o nosso Pplware representa daria certamente para contrastar como Azul que apareçe sobre o nosso quintal a beira mar plantado .

    Aceitem esse desafio .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de Daniel Amorim

    Não é fácil tirar o IE da liderança, pois muitas de empresas apenas funcionam nele. Pior! Muitas apenas funcionam bem no IE6. Se repararem é nos países mais desenvolvidos que o IE é mais usado, pois foi nesses países que o Booom da Internet chegou primeiro e com ele o inevitável IE.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Pois é, mas existe um caso curioso:-a Indonésia, onde apesar de ser um país bastante atrasado o Firefox é largamente maioritário há vários anos e o IE é praticamente residual.
      Como explicar isto?

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      🙂
      não tem nada a ver com serem desenvolvidos ou não!!Por essa logica de ideias, então os mais desenvolvidos usariam Firefox, ou opera,etc, tudo menos IE?!
      Mas esta situação também não acontece, mas acontece algo…os Países mais relutantes na Política dos UEA 🙂 usam Firefox ou Opera, mas depoias occorre uma excepção do tipi nullpointer excepcion 🙂 que é a china…também usa o IE é tem um regime misto, ou seja entre a o capitalismo e o comunismo, de resto bate mais ou menos certo?!!

      cmps

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        tirando um aqui e um ali… :S

        cmps

  13. Avatar de José Leite
    José Leite

    Excelente artigo,sr.Jorge Sousa.O pormenor do mapa é espectacular.O Hugo Cura que criou o artigo também está de parabéns.Só quero dizer uma ou duas coisas,se me permitirem:em primeiro lugar,a relevante e empolgante galopada do Google Chrome.Mais um tempo(não conseguirei precisar),e há-de ser o browser nº1 em todo o mundo.De seguida,a estabilização e também crescimento do Firefox,que com o Gecko(fabuloso!!),vai dar um grande passo em frente.Consequentemente,a queda do Internet Explorer,que eu acho revoltante!!E perguntam vocês porquê?Porque este Internet Explorer 9 é muito,mas muito bom.Seguro,fiável,óptima velocidade,tudo,tudo!!Só que me parece que muita gente no mundo utiliza a versão 8(ou 7)do mesmo,deve ser por isso..É que não encontro outra razão!!Por fim,a queda do Opera.Vou ser sincero:nunca gostei do Opera.Acho-o fraco,não sei,não consigo descrever,não tenho empatia por ele,acho que o tenho no computador só por lá estar.E,vendo que só conquista terreno nas ex-repúblicas socialistas soviéticas penso que está tudo dito.Mas também o Google Chrome aproxima-se por aí.O Opera que vá preparando o caixão pois já era.Quanto ao Safari é tão residual a sua utilização(globalmente falando),que nem vale a pena firmar alguma crítica.Mas até o acho bom,mesmo em ambiente Windows,é engraçado.Relativamente ao Maxthon,atenção!!Temos uma super-potência(a China),que já começa a garantir grandes passos e a fornecer-nos bons e óptimos browsers como o Maxthon e até o The World Chrome(variação do Google Chrome,na versão 4.2.0.102).Por último,queria só referir umas alternativas a estes 6 browsers citados neste artigo–»são eles:Avant Browser,CometBird,Pale Moon,RockMelt e o Sundial(todos estes browsers são bons,acreditem).O Avant Browser(em versão ultimate,atenção!!),já suporta os motores de renderização quer do Internet Explorer(Trident),quer do Firefox(Gecko).Tá uma bomba!!O CometBird,o Pale Moon e o Sundial são cópias do Firefox,mas em alguns casos até suplantam o Firefox(então o Pale Moon,olé!!).Por último,o RockMelt–»pois,meus amigos,digo-vos uma coisa:está lindo,de pasmar,com integração directa com o Twitter e o Facebook,com uma constante e estupenda velocidade,nunca me crashou,versátil,etc,etc..Além disso,por ser “o” browser social por excelência(é o futuro)vai conquistar largos adeptos em todo o mundo,vocês vão ver,nesta era de globalidade,tentem entender o que eu quero dizer com isto,ok?Um abraço a todos.P.S.-gostava que comentassem este meu comentário,seja para o bem como para o mal.Críticas são críticas,quem não sabe lidar com elas,que se amanhe.Positivas são boas,negativas aprende-se a lidar com elas e assim crescemos como pessoas.Venham elas:)

    1. Avatar de Paulo G.
      Paulo G.

      O IE9 pode ser bom mas só funciona em Windows e WebGl nem sabe o que é isso, nem outras pequenas coisas de HTML5 que tem de evoluir e respeitar as normas de W3C. Eu sou um dos 1% que uso Linux por isso nem posso testá-lo…

  14. Avatar de Jorge Sousa
    Jorge Sousa

    Olá José, obrigado.
    Quando falamos de browsers temos que distinguir 2 grupos de utilizadores da Internet.
    Um pequeno formado por programadores e curiosos, onde se devem inserir os leitores deste tipo de artigos, para os quais os Browsers não apresentam segredos e facilmente sabem escolher o que mais lhe convém.
    Um segundo grande grupo, aqueles para os quais o browser é um programa transparente, e que pouca ou nenhuma consciência terão do browser que utilizam.
    Este 2º grupo deve ser aquele com o qual nos devemos preocupar e aconselhar no browser que devem utilizar, que deve ser simples, rápido e que se actualize automaticamente, como é caso do Chrome.
    Esta última característica parece-me importantíssima para o enorme grupo de utilizadores da Internet para quem fazer um download é uma dor de cabeça, pois todos sabemos o grande problema que é as pessoas utilizarem browsers desactualizados.
    Quanto e essa panóplia de browsers praticamente desconhecidos são passatempo para curiosos e não para o grande público. Que garantias pode um desses browsers dar que amanhã não será descontinuado? Não te esqueças da dificuldade que é dar suporte a um programa gratuito tão complicado como é um browser sem o apoio de uma grande empresa por trás. Por outro lado a maioria destes browsers são cópias desactualizadas do Chrome e Firefox.