A guerra dos Browsers a nível planetário – Fevereiro/2012

37 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

No mês de Fevereiro a lenta agonia do Internet Explorer continuou, com especial destaque para aquele que ainda é um dos principais bastiões do Browser da Microsoft, os EUA. Pois é, aquele país onde há uns meses atrás o IE tinha ganho 5%, perdeu agora 7%, atingindo a marca mais baixa desde que o Stat Counter monotoniza a Internet, ficando-se pelos 41%. De notar que há pouco mais de 3 anos, em Dezembro de 2008, atingia a marca de 76%!…


Quem se aproveitou foi o suspeito do costume, o Google Chrome, que não desperdiçou a oportunidade para subir ao 2º lugar. Aliás, ele subiu na generalidade do Globo, passando a liderar em mais 7 países, um dos quais pertencente ao top 20: a Itália. Começou o ataque à Europa Ocidental e o próximo será, talvez, a Irlanda ou a Espanha… A vez de Portugal chegará lá para Junho, talvez!

O outro perdedor do mês foi o Opera, pois viu-se ultrapassado em 3 países, vendo o seu quinhão reduzir-se para metade, apenas outros 3. É de esperar que nos próximos meses perca mais duas lideranças ficando apenas reduzido ao país onde é realmente forte, a Bielorrússia.

Outro que se está a aproveitar do tombo do IE é o Firefox, que conseguiu travar a queda do mês passado, principalmente com o crescimento em África onde substituiu o IE em 4 países, minorando assim algumas perdas que teve para o Chrome noutros continentes.

Para visualizar o mapa referente a Fevereiro/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

 

Versões dos Browsers

No mês de Janeiro a Google provou do seu próprio veneno! Se no mês passado se aproveitou da divisão alheia para reinar, assumindo-se o Chrome 16 como o líder mundial, em Fevereiro foi apanhado mesmo a meio da passagem para a versão 17, apenas conseguindo liderar nos países onde tem uma vantagem nítida. Como tinha avisado no 1º mapa este gráfico é muito volátil e com certeza que no mês de Março o Chrome 17 assumirá a liderança ainda talvez com maior vantagem.

Uma versão que passado um ano após o lançamento começa a deitar a cabeça de fora é o Internet Explorer 9. Como o seu crescimento está intimamente ligado à renovação dos computadores (não funciona no Windows XP) é nos países mais ricos que chega à liderança em primeiro lugar, indo certamente conquistando o lugar ao IE8 mês após mês. É claro que isto só acontecerá nos meses em que o Chrome estiver a mudar de versão!

Para visualizar o mapa de versões referente a Fevereiro/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

Stat Counter


 

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    É bom ver o mundo mais ‘dividido’ relativamente aos browsers!
    Ganhamos todos com isso!

  2. Avatar de Jorge salvador

    Continuo a ser fiel ao Firefox apesar de utilizar o Google Chrome também.

    Abraço.

    Jorge Salvador.

  3. Avatar de Anthony
    Anthony

    Perca: nome de peixe. Perda: verbo perder. Ai srs. jornalistas, srs. revisores, srs. editores!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Na verdade perca pode ser 1ª pess. sing. pres. conj., 3ª pess. sing. imp. ou 3ª pess. sing. pres. conj. do verbo perder.
      No entanto, a 2ª conjugação desse verbo existente no artigo tinha uma unidade a menos no 4º char da palavra 😀

      Resumindo, obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de Anthony
        Anthony

        E agora um comentário dentro do tema do artigo: eu uso o RockMelt, e gosto!

        1. Avatar de José Leite
          José Leite

          Caro Anthony:também gosto muito do RockMelt e uso-o bastante.No entanto achei estranho uma coisa e vou dizê-lo.É que ainda hoje,e,no espaço de quatro dias,o Rockmelt actualizou por duas vezes,o que me deixou intrigado.Eles normalmente fazem um upgrade do browser pra aí de dois em dois meses,mas fazer duas actualizações no espaço de 4 dias é curioso.Neste momento o RockMelt vai na versão 0.16.91.331 Mais uma vez congratulo-o,por ser das pouquíssimas pessoas que usam browsers verdadeiramente alternativos,assim como eu o faço.Eis os meus browsers(mas dos bons-Alienforce,Avant Ultimate,BlackHawk,CoolNovo,CometBird,Comodo Dragon,Dark Fire Social Browser,Epic,FlashPeak SlimBrowser,Lunascape,Maxthon 3,Mokafoox,Nichrome,SeaMonkey,Sleipnir 3,SRWare Iron,Sundial,TheWorld Chrome e Wyzo).Isto sem falar no novo Hypersonic Web Browser(eu próprio troquei e-mails com o desenvolvedor,Michael Hardy,que me garantiu que,visto que o Firefox ia actualizar para a versão 11,esta próxima Terça-feira,dia 13,ele ia aproveitar e actualizava também o Hypersonic com o motor Gecko 11,e corrigia alguns bugs.Sabem uma coisa??Hoje,a Google deu 60.000 dólares a um hacker russo que corrigiu um bug no próprio browser(Chrome),que ainda hoje actualizou.Olhem,eu disse somente ao sr. Michael Hardy,por e-mail,em inglês:o senhor tem que corrigir o problema da homepage do Google que não apresenta a imagem no background que a gente escolhe.Ele agradeceu-me muito e disse que ia resolver isso.Até fiquei orgulhoso.Eu,um tipo que é um autêntico leigo nesta matéria e dizer isto a um desenvolvedor e dono deste browser!!).Por outro lado,também tenho os “grandes” no meu ambiente de trabalho:Google Chrome,Google Chrome Canary,Firefox,Firefox(Aurora,Nightly e Ux),Safari e WebKit Nightly,Opera e Opera Next e,claro,o Internet Explorer.E,outra coisa,tenho todos os browsers actualizadíssimos,o que é bom.Além disso,convém sempre saber se há também updates do Flash da Adobe para qualquer navegador e também updates da versão Java instalada.Para acabar,e para vocês também saberem,já que agora digo tudo,também tenho instalados o:Browzar Private Browser,o Chromium(para saber em que versão já vai),o Mantra Portable(olhem,estilo Metro tem a interface deste.É que é uma bomba este browser!!),o Maxthon 2,o Orca Browser,o Sleipnir 2 e o Songbird.Estes são mais para “brincar”.Passem bem.Um abraço para todos.Já agora,e para terminar,não fiquem chateados com aquilo que disse no meu comentário àcerca do novo iPad,noutro artigo,aqui no PPLWARE.Sabem,são palavras de um teso a sair para fora.É como disse lá um senhor:um iPad é para quem pode.Nem mais!!

          1. Avatar de tb

            Eu diria caro José,

            queres é browsers ^^

    2. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Para os pretensos especialistas na língua portuguesa vamos conjugar o verbo perder no presente do conjuntivo:
      que eu perca
      que tu percas
      que ele/ela perca
      que nós percamos
      que vós percais
      que eles/elas percam
      Se os comentários, ainda por cima errados, se resumissem à matéria em questão certamente perderiamos todos menos tempo.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Jorge, na verdade havia um erro/gralha (que corrigi) na frase “… minorando assim algumas percas que teve …”.

        Nada de grave, o Anthony deu algum preciosismo, propositado certamente (no bom sentido), e com a correcção desses lapsos a qualidade do texto só sai a ganhar 🙂

  4. Avatar de fiendmost
    fiendmost

    O FF perdeu bastante espaço hein… infelizmente… a qualidade dele foi, por muito tempo, imbatível, e ainda faço questão de usá-lo (apesar de ter os 3 instalados no PC : Chrome, FF e Opera)

  5. Avatar de Emannxx

    O Google Chrome continua a tornar-se cada vez mais pesado, a cada nova versão que sai.

    Para mim, o PaleMoon continua a ser o melhor browser atualmente disponível 🙂

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Emanuel,você tem toda a razão.Eu comungo do mesmo.Ou me engano muito ou o PaleMoon é o melhor browser de sempre.Nem devia dizer isto mas pronto.É que daqui a pouco vem já dizer que é uma cópia do Firefox,que é construido na arquitectura do Firefox,etc,etc…Olhe,melhor para nós.Sem PaleMoon para mim não há net,”entenda-se”,claro.Até é bom que este browser passe despercebido,ó se não é.Quantos menos souberem que ele existe,melhor.

      1. Avatar de exemplo
        exemplo

        Mas pq ? Ja tinha ouvido falar dele mas o que tem de especial ?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          É o único que tem uma versão x64

          1. Avatar de Valente
            Valente

            O Mozilla Nightly também é de 64 bits. É o que uso com o W7 64 bits.

  6. Avatar de Freitas

    Daqui o Opera não foge.

    1. Avatar de motaman
      motaman

      idem “”

      1. Avatar de diogo
        1. Avatar de diogo
          diogo

          esqueci-me das aspas xD

  7. Avatar de tmen13
    tmen13

    A minha utilização dos browsers:
    IE9: testar compatibilidade em desenvolvimento web; WP7 (que remédio!)

    Chrome: uso diário, browser por defeito

    Firefox: uso diário, hacks ( 😛 )

    Opera: Symbian S60

    Safari: com cola e 1 cubo de gelo

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Nem mais.

  8. Avatar de Pedro Araujo
    Pedro Araujo

    Actualmente considero o Chrome como o mais rápido,apelativo,e sóbrio Browser. Experimentei o Maxthon e fiquei supreendido pela positiva,rápido e com boa nota no HTML5 test e Acid3,uma boa alternativa.

  9. Avatar de Gilbert Machado
    Gilbert Machado

    Chrome! Não há hipótese! O equilíbrio entre Simplicidade e funcionalidade!

  10. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    uso o chrome, mas volta e meia tenho mesmo que usar o safari pois há coisas que o chrome ainda não suporta. se quiser autenticar-me no site das finanças com o cartão do cidadão, o chrome, manda-me dar uma volta e la tenho que ir ao safari.
    isto em ambiente MAC OSX, em windows uso sempre chrome, excepto quando tenho mesmo que usar IE, pois há serviços que no chrome, ta quieto, mas é o que uso por definição e em mac está bem fluido, nota-se que vai buscar bastantes ideias ao safari, em windows não noto tanto isso

  11. Avatar de Halmsadt
    Halmsadt

    Nao voltarei a ser infiel… FF e Opera….

  12. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Bem, tirando as minhas conclusões parece que o FF ainda continua a dar cartas. Os outros ainda estão a aprender. Tirando a velhinha experiencia do Opera…

    Somente a minha opinião…

  13. Avatar de Yamato
    Yamato

    Uso o Comodo Dragon

  14. Avatar de Sílvio Horta

    Using Opera since 2006…

  15. Avatar de Callavero
    Callavero

    Nada como o Opera 😉

  16. Avatar de E
    E

    Iron ,opera ,fox …

  17. Avatar de Nelson David
    Nelson David

    FireFox e Opera atualizados.

    Não entendo como tanta gente diz que usa o Opera e ele tem sempre valores baixos nestas medições.

  18. Avatar de Felippe
    Felippe

    testem o cometbird que é baseado no firefox e com ele voce nao tera problemas de abrir 20 abas e o navegador nao vai travar e ficar mais lento… testem

  19. Avatar de Valente
    Valente

    Já que estamos a falar em browsers eu quero falar no de 64 bits para Windows 7 64 bits.
    Este último Firefox versão 10 não me estava a funcionar muito bem. Então lembrei-me que tenho um notebook que não aceita o normal Firefox de 32 bits e procurando no Mozilla, já há bastante tempo, encontrei um de 64 bits que já foi aceite. Na altura chamava-se Meanville agora é Mozilla Nightly. Então neste pc de uso diário em tinha problemas com o Firefox, resolvi instalar o Nightly 64 bits. Tenho agora os dois para comparar… eh que grande diferença. O Nightly na versão 13.01 trabalha muito bem com uma fluidêz impecável, uma maravilha.

    Aconselho que o utilizem em Windows 7 64 bits. Se não o encontrarem no site (eu agora também não consigo encontrar) tenho-o aqui e posso enviá-lo por e.mail via Pplware.

    Pensem nisto.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Experimenta a versão x64 do Palemoon. Muito melhor que o IE.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        O IE não me interessa, gostava dum comparativo com o Nightly da Mozilla.

  20. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    O universitário russo Sergey Glazunov levou 60 mil dólares para casa após hackear um PC usando o Google Chrome 17 . Durante competição de segurança da empresa Mountain View, ele encontrou uma brecha do sistema de segurança do navegador do Google para driblar o sandbox, recurso que protege o computador do usuário, para mostrar que o Chrome não é 100% seguro. Mas, antes de você se preocupar com a segurança da sua navegação, o Google já tratou de reparar a falha em menos de 24 horas após a competição e as actualizações já estão sendo disponibilizadas.

    Em 2011, a equipa do Google ofereceu 20 mil dólares para quem conseguisse burlar o sistema de segurança do seu navegador. Isso aconteceu durante o Pwn20wn, evento anual que reúne hackers para encontrar falhas nos sistemas das empresas e, até então, ninguém tinha conseguido desbancar seu browser, enquanto o Internet Explorer e o Safari sucumbiram rapidamente às invasões.

    O Google oferece dinheiro para hackers violarem seus sistema de segurança em competições, para fazer novas descobertas sobre seu próprio produto e corrigir falhas como as apontadas pelo universitário Glazunov.

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Excelente esta sua partilha de informação.É que não sabia a totalidade do assunto.Sabia o que esse rapaz tinha feito e ganho esses 60.000 dólares mas não sabia o restante.Um abraço,sr.José Ferreira.