A guerra dos Browsers a nível planetário – Abril/2012

12 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

O Chrome também é domingueiro em Portugal!

Após ter sido no mês passado o Browser preferido nos Domingos a nível global, o Browser da Google foi também o preferido pelos portugueses no dia de descanso destronando o Internet Explorer a nível interno. Tudo leva a crer que este primeiro passo será imitado pelos outros dias da semana.

No entanto ele já é o preferido todos os dias num país aqui bem perto!…


Pois é, o Chrome já é o preferido dos “nuestros hermanos”, dando continuidade a uma onda a nível planetário que nos diz mais nos países com que temos mais afinidades, nomeadamente o Brasil e a Espanha.

Quem não esteve mal este mês foi o Firefox, pois se não conseguiu inverter a tendência de queda a nível percentual, em termos de lideranças aguentou-se, principalmente devido a conquistas em África, não se deixando ultrapassar pelo Chrome apesar da forte subida deste.

É curiosa a tendência que se pode observar no gráfico publicado, onde os 3 Browsers confluem para o mesmo ponto parecendo que se vão juntar no próximo mês.

Para visualizar o mapa referente a Abril/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

 

Versões dos Browsers – O eclipse do Internet Explorer 8

O lento crescimento do IE9 acabou por dar frutos mais de um ano depois, ultrapassando o seu irmão mais velho. Pelo “andar da carruagem” não deve levar muitos meses para que o domínio do IE8 se limite à China, que continua isolada do resto do mundo pela ditadura comunista. É incrível como um Browser totalmente obsoleto como o IE6 ainda pode ter 23 % de utilizadores!…

Quem começa a tirar frutos da recente política de actualizações automáticas é o Firefox, conseguindo a versão 11 um bom resultado, notando-se uma mais rápida mudança de versões nos seus utilizadores.

Para visualizar o mapa de versões referente a Abril/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

Stat Counter


 

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruben Fernandes
    Ruben Fernandes

    Aqui podem ver o uso global da net (sem ser por países):
    http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_web_browsers
    O Chrome está prestes a destronar o IE!… Estou ansioso pelo momento! 😀

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      No canto superior direito do mapa tem um globo. Se sobrevoares com o rato apresenta a percentagem dos 3 primeiros browsers a nível global.

    2. Avatar de Paraoh

      Sim, porque quando isso acontecer ganhas um prémio…. lol que fanboy….

  2. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    “tudo leva a querer” -> crer*

    recentemente também me converti ao uso do chrome, deixando assim o firefox, browser predilecto há já bastantes anos.

  3. Avatar de António Silva
    António Silva

    O Chrome não está a transformar-se no Big Brother? Algumas opiniões dizem que esse browse recolhe demasiadas informações sobre a navegação dos utilizadores. Gostaria de saber as vossas opiniões.
    73

    1. Avatar de Alexandre

      O Chrome é open-source. Como tal, podes ver que informações tuas é que ele está a recolher.

  4. Avatar de guicale
    guicale

    Estou a ver que o Firefox tem vindo a perder terreno para o Chrome à força toda, mas, apesar disso, eu vou continuar fiel a este bom e velhinho browser open-source.
    O Software Livre reinará!

  5. Avatar de Edu
    Edu

    Isso, continuem a dar para a Google a informação completa da vossa navegação. Sempre que se instala o Chrome numa máquina ele atribui a ela um ID único e tudo o que é feito com aquele browser é colectado. Quem sempre usou IE eu até percebo que o primeiro browser que decide experimentar seja o Chrome, por ter banners em toda a web, mas quem já era utilizador do Firefox vai trocar pelo Chrome, sabendo das suas agressivas invasões de privacidade??? Por mim até pode crashar de pouco a pouco e travar-me o PC nunca abandonarei o Firefox enquanto existir e antes de reclamarem e simplesmente dar mais domínio de mercado à Google, bem que podiam despender um pouco do vosso tempo e contribuir para o melhorar. http://www.mozilla.org/en-US/contribute/. Além disso existem alternativas baseadas no open-source Chromium, como o Comodo Dragon (mais seguro e privado que Chrome) e o SMWare Iron (um Chromium cuja preocupação é evitar o Google). Já agora, o motor de busca baseado no Google mas que preserva a privacidade: https://startpage.com/

  6. Avatar de CJO

    Já experimentei os principais browsers e sempre prefiro o Opera. Já são muitos aninhos, já não me consigo desfazer dele 😛

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      O Opera está sempre atrás dos outros no que refere à tecnologia de construção dos sites.
      Compara como fica no Opera e no Chrome ou Safari ou Firefox o script que utiliza as mais modernas técnicas de CSS3: O CSS animation.
      http://tympanus.net/Tutorials/CSS3RotatingWords/index5.html
      Como era de esperar no IE9 também não funciona.

  7. Avatar de Jorge Sousa
    Jorge Sousa

    À laia de remate vou divulgar o Browser utilizado pelos 894 visitantes que clicaram nos Mapas de Abril:
    Chrome-562
    Firefox-221
    Internet Explorer-42
    Opera-32
    Safari-32
    outros-5
    Curiosidades:
    Várias pessoas utilizam browsers absolutamente desactualizados:
    Chrome6, Firefox3.5, IE7 e Epiphany, o browser de um sistema operativo alternativo, o Gnome.

  8. Avatar de MG
    MG

    Considero saudável e absolutamente necessário coexistirem múltiplos browsers predominantes no mercado.

    Preocupa-me seriamente que alguns utilizadores vivam com o sonho de ver um único browser a dominar o Mundo, seja ele de que empresa for.

    Mal de nós se tal monopólio alguma vez se (voltar a) verificar…