A guerra Apple vs Google já chegou também ao Google Maps

58 Comentários

A eterna guerra entre a Apple e a Google tem-se alargado aos mais diferentes e variados sectores. Por norma as empresas mantêm-se afastadas de todas as questões, lançando pequenas mudanças nas políticas e nos serviços que dificultam a vida ao adversário e aos seus utilizadores.

Não é normal acontecer algo com um impacto como o que foi hoje descoberto, mas a verdade é que existe no Google Maps algo que mostra uma posição muito forte da Google, e em concreto o Android, em relação à Apple.

apple_android_1

A descoberta de uma “declaração de guerra” do Android à Apple foi descoberta no Google Maps, por um utilizador do Hackers News e mostra uma figura do famoso robot da Google a aliviar-se sobre uma maçã, que só pode ser da Apple.

A figura em causa está localizada algures no Paquistão, numa zona remota e que dificilmente iria ser encontrada. Para a poderem ver os utilizadores apenas o podem fazer através da vista do mapa, não sendo a mesma visível através da vista de satélite.

Esta particularidade mostra que não foi apenas um acaso da natureza e que a imagem foi adicionada sobre o que a Google recolheu nos mapas.

apple_android_2

Já existem várias teorias para a razão deste surgimento “anormal”, mas a que está a tomar maior consenso é a de que foi uma adição posterior, submetida via o Map Maker da Google.

Este serviço, que se destina a melhorar e complementar a informação disponibilizada pelos mapas da Google pode ser usada por qualquer utilizador, sendo depois avaliada e autorizada por alguém do serviço. Aparentemente alguém a aprovou erradamente ou sem sequer a ter realmente avaliado.

Esta ideia foi apresentada via Twitter, tendo sido inclusive apresentadas imagens que o comprovam.

Seja qual for a razão pela qual esta imagem surgiu, a mesma deveria ser removida e será com certeza isso que a Google irá fazer muito em breve.

Até lá qualquer um pode apreciar a “obra de arte” que foi criada e lançada ao mundo. Provavelmente não vai apimentar a guerra destas duas marcas, mas mostra a posição de alguém!

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ja tive android e gostava, depois cresci, evolui e comprei iphone. Ha quem nc evolua

    1. Avatar de LP
      LP

      Todos acabamos por entrar na terceira idade (com alguma sorte), perdendo faculdades que tornam mais difícil a interacção com a tecnologia, necessitando por isso de algo simples e eficaz…

        1. Avatar de Mrsz
          Mrsz

          Enquanto a Google está a “winnar” com os fanboys energumeros do Android, que até já pediu desculpa e pediu para publicar num jornal…

          A Apple hoje entregou milhões de relógios, e segundo o consenso de vários analistas, já catapultou o Apple Watch para plataforma número 1 de relógios.

          Não só em vendas, como em apps, com aproximadamente 3 mil apps para relógio aprovadas.

          O Apple Pay derrubou o Google Wallet ou lá como é que se chama… Numa semana…

          Enquanto no Android andam as guerrilhas, o HomeKit prepara-se para entrar com dispositivos em massa no mercado.

          A Apple é a empresa do ramo com melhores cuidados ambientais, já produz mais energia solar do que gasta, já comprou uma floresta do tamanho do Luxemburgo para postar árvores, para ser aí também sustentável.

          Isto, e mais muita coisa, a Google? Sempre atrás, cheio de bugs (recentemente foi descoberto um bug no Wi-Fi que permite correr código no telemóvel, poucos noticiaram, precisa de um update, mas nem 1% tem o 5.1 sequer…) já para não falar dos problemas dos fabricantes individuais.

          Apple está a preparar já para dominar a próxima década, a Google ainda anda com comportamentos de criancinha atrás dos homens de barba rija (Apple e Microsoft). Ja vai ser processada pela UE, mas os fanboys defendem, não adianta… Adquiriu a Nest, das melhores empresas na Home Automation, para a destruir completamente (aquele vídeo do funcionário da Nest)…

          Mas os fanboys fazem desenhos no serviço de mapas, expõe a vulnerabilidades que é qualquer um põe lá o que quiser, podia por uma estrada em sentido contrário, podia apagar uma estrada, ou apagar um ponto de referência…. e passa ILESO!

          1. Avatar de FM
            FM

            +1! Comentário assinado por mim ((:

          2. Avatar de LP
            LP

            Não queiras comparar o leque de serviços/produtos da Apple com a Google! Falas de dois ou três… e os outros todos? A Apple domina a próxima década em smartphones (ou não, tendo em conta que o Android é dominante) e nalgumas bugigangas (ou gadgets se preferires); quanto à Google, para além de projectos de carros autónomos, e outras coisas mais: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Google_products
            se achas que só a Apple se interessa pelo ambiente:
            http://www.google.com/green/
            Não fales do que não fazes ideia…

          3. Avatar de LP
            LP

            http://en.wikipedia.org/wiki/Google_X
            É que nem vale a pena tentar sugerir que “a Google? Sempre atrás”.
            Quanto à coisa em si, no Google maps achas mau que alguém possa lá colocar um desenho, mas nos da Apple não precisas de por nada, que ela própria criou mapas cheios de erros, para quem não tem a memória curta.

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            +200

            @LP, ficaste sem palavras, a Google tem muitos serviços web: pesquisa, mail, vídeos e mapas são os únicos com sucesso, mas poucos ou nenhuns fazem lucro, e nenhum é único. Enquanto isso, outros fazem lucro ao menos, como o Netflix VS YouTube.

            A Apple é a 2ª em número de Smartphones vendidos, mas a primeiro está longe de ser a Google. No entanto, a Apple é a 1ª em faturação de smartphones, é, de longe, a 1ª em lucros de smartphones, é a que vende mais apps, logo a mais atraente para os programadores, é a que tem mais telemóveis compatíveis com as novas tecnologias, já foi com Bluetooth 4.0, agora passará a ser com outras coisas, como HomeKit, HealthKit e CloudKit, que apostam na centralização dos recursos, para um grande eco-sistema, em que digo ao meu relógio “põe o forno a aquecer a 200 graus”, e chego a casa, e posso meter já a pizza no forno. Já para não falar de serviços em crescimento, como stream de músicas pago.

            Quanto à parte “green”, olha, chama-me quando a Google for independente energicamente, até lá, é só fogo de vista…

            E quanto ao Google X, onde é que estão os resultados? Onde é que está o foco? Achas que a Apple não está a preparar nada? A diferença é que uma apresenta muitos projectos, concretiza poucos… (nem um detetor de incêndio conseguem fazer!!!) outra apresenta poucos, concretiza alguns, 99% com sucesso…

          5. Avatar de Francisco
            Francisco

            Mrsz:
            Podias ter toda a razão do mundo, mas perdeste-a logo no início com a tua óbvia falta de respeito e educação!
            A culpa é do Peopleware que não devia permitir insultos este tipo de situações!

            Ah, é já agora, é “energúmenos” e não “energumeros”…

          6. Avatar de Francisco
            Francisco

            (Peopleware: Sff desconsiderem os meus outros 2 posts idênticos a este. Obrigado)

            Mrsz:
            Podias ter toda a razão do mundo, mas perdeste-a logo no início com a tua óbvia falta de respeito e educação!
            A culpa é do Peopleware que não devia permitir insultos por parte dos users!

            Ah, e já agora, é “energúmenos” e não “energumeros”…

          7. Avatar de LP
            LP

            Paulo:
            Lucros, lucros, lucros… é isso que realmente importa? A quem sem ser aos accionistas? Aos clientes que contribuiram para esses lucros (i.e., mais dinheiro lhes saiu do bolso), ou para o futuro de alguma coisa que não a empresa enquanto máquina de dinheiro?
            Deve ser um dos inocentes que acredita que a meia dúzia de árvores que a Apple publicitou vai salvar o planeta… nem para metade do papel que consomem em embalagens chega… A Apple é “independente energicamente”? Lol!!!

          8. Avatar de FG
            FG

            Só a ponta do icebergue.

            @LP não vi ninguém a comparar lucros, mas a verdade é que o YouTube, só tem sucesso porque está feito de uma maneira que nem chega ao zero, só dá prejuízo. É assim que a Google vive… à custa da super-inflação do seu valor, que nos sobe, nem desce há uns bons anos…

            A Apple não comprou meia dúzia de árvores, comprou 33 mil hectares de floresta sustentável. Tem painéis solares para a energia que consome em todo o US, incluindo as lojas.

            Não podes comparar os lucros de uma é de outra, não só em valor, mas como tipo de empresa.

            Se ter lucros interessa, a não ser para a empresa? Claro que sim, mas não estamos a falar de empresas?

            Ter lucros, não significa que seja mais caro, simplesmente conseguem fabricar os produtos que têm a uma cadência que os conseguem vender…

            As outras marcas, não têm lucros, não é porque sejam mais baratas, porque a quantidade (90%) compensa isso… Simplesmente fazem 10 telemóveis, vendem 5. Logo precisam de 50% de lucro para ficar a zero, não conseguem, têm prejuízo. Especialmente porque são todos iguais.

      1. Avatar de Android é o maior
        Android é o maior

        Concordo ctg

      2. Avatar de VC
        VC

        Subscrevo por completo LP 🙂

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Simples e castrador. Não se pode fazer nada, não há liberdade para nada. Ter um iPhone é quase como viver em Cuba.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Pelo menos dá para fazer jailbreak sem perder a garantia…

          E as coisas funcionam, como Home Automation, Siri, HealthKit, etc…

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Há modelos que não tem Jailbreak, e é sempre um processo de risco. Há smartphones com Android que até com outro sistema operativo de dão garantia. E as coisas funcionam, como Home Automation, qualquer uma das assistentes pessoais que bem vos apeteçam, tudo isto e ainda vos sobra dinheiro para comprar um iPhone…

          2. Avatar de Mrsz
            Mrsz

            Todos os modelos têm jailbreak, depende da versão do OS.

            Mas como jailbreak e root dependem de encontrar vulnerabilidades no sistema, a versão mais recente pode não ter.

            No Android, perdes garantia. Tem um Contador Binário que os fabricantes te cortam a garantia se quiseres atualizar e eles não, ou colocar root, especialmente por causa da Google, porque com root/jailbreak podes tirar a publicidade.

          3. Avatar de LP
            LP

            Já reparei um Samsung com root ao abrigo da garantia. A Apple não te garante a garantia de um iphone com jailbreak.

          4. Avatar de FG
            FG

            Esse samsung tinha KNOX?

            Aposto que não…

            Sim, a Apple teoricamente não te compõe o iPhone ao abrigo da garantia, com jailbreak, mas é só fazer DFU reset quando o entregas, e vai o OS, os teus dados, e o jailbreak de vela.

        2. Avatar de luis
          luis

          Não dá é para fumar charutos cubanos kkkkk xD

      4. Avatar de Mota
        Mota

        LP +5

        win!!!

      5. Avatar de Ivan Lopes
        Ivan Lopes

        Também acho que foi um WIN

    2. Avatar de André Fernandes
      André Fernandes

      “evolui” como uma questão de opção e gosto se tratasse de uma evolução e crescimento natural. Se calhar Darwin estava errado :).

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Deixa estar que vais chegar ao ZTE S202 lolo

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Então um utilizador pode ir ao Google Maps e fazer isso, e ninguém nota?

    Assim se vê a qualidade do Google Maps… e ainda dizem do Apple Maps que tinha problemas nos primeiros dias…

    1. Avatar de LP
      LP

      Tens medo de ir ao Paquistão e à conta deste “erro” acabar urinado?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ahah, que piadinha…

      2. Avatar de Rafael Ribeiro
        Rafael Ribeiro

        Haha, andam todos ressabiados os apple fanboys

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Sim, claro!

    2. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Olha vê bem outra vez, com calma, e vais ver que está com bastante qualidade. É um trabalho muito cuidado!

    3. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      qualidade ou nao , continua a ser o sistema de mapas mais usado, e mais abrangente

  3. Avatar de Almeida
    Almeida

    Agora começa a guerra aqui na secção de comentários…

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Popcorn Time

    2. Avatar de int3
      int3

      Podiam parar xD

    3. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      tal como acontece na religião, politica, clubes de futebol e afins
      a opinião de um individuo tem sempre de ser “impingida” aos outros 😀

      Se eu gosto, tu também tens de gostar 😀

  4. Avatar de André Alves
    André Alves

    Na floresta ao lado direito desse símbolo está (se fizerem zoom nela) escrito a branco: “google policy craps is” e um smile grande triste

  5. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Uma coisa é certa! as pessoas já não conseguem sobreviver sem tecnologia umas com android e outras com ios outras com windows phone o importante disto tudo não é a guerra o importante e utilizarem a tecnologia e o conheçimento para criar assim uma pequena aldeia onde nos ajudemos uns aos outros…. Tenho dito!

  6. Avatar de Barão Vermelho
    Barão Vermelho

    Lindo há com cada uma.
    Há gente com muito tempo disponível para encontrar isto

  7. Avatar de mzzr
    mzzr

    google sempre na frente e todos aziados

  8. Avatar de PHRF
    PHRF

    Hahahaha. Ninguém os pode culpar por não serem imaginativos 😉

  9. Avatar de Alfredo Silva
    Alfredo Silva

    Eu já adicionei imagens no Google.
    É simples.
    Aproveito a ocasião para tentar vender o meu citroen saxo 1.1 de 98.
    Obrigado.

  10. Avatar de Abílio Matos
    Abílio Matos

    Já foi removido.

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    se fosse a apple a fazer ja achavam piada… haha. top

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sempre fui utilizador de Android e nunca tive iPhone mas isto não se faz, visto que 50% dos meus colegas na faculdade têm iPhone… lol.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Isto demonstra a idade / idade mental dos fãs do Android.

    1. Avatar de LP
      LP

      Isto hoje é só idosos por estes lados… abriram as portas do lar!

  14. Avatar de manuel
    manuel

    Uma figura para constatar o obvio.

    Death to appel death to mocosoft!

    Long live linux!

    1. Avatar de Mrsz
      Mrsz

      Está a correr mesmo bem, não está?

      Nos últimos 2 anos, a Microsoft tem crescido um pouco, a Apple quase que duplicou (mesmo sendo o gigante que já era)… E a Google? Está igual!

      Continua com a mesma onda de há 2 anos sem mudar nada, mais publicidade, mais prejuízo…

      1. Avatar de LP
        LP

        E o que é que isso contribui para a nossa felicidade a não ser que tu sejas accionista?

  15. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    É só mais uma demonstração da “falta” de “controle” da Google das suas plataformas.
    http://www.theverge.com/2015/4/24/8490711/google-android-apple-robot-apologize

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Do post: “mas a verdade é que existe no Google Maps algo que mostra uma posição muito forte da Google, e em concreto o Android, em relação à Apple”.

      Estavam fartinhos de saber – mesmo antes de a Google ter apresentado desculpas pelo sucedido, de que não tem responsabilidade efetiva – que não era possível ter sido a Google a fazer o boneco.

      Mas “prontes”, há que animar a malta e aumentar a discussão 😉

  16. Avatar de André Alves
    André Alves

    Não procurem mais, já tiraram

  17. Avatar de Fred
    Fred

    Sou utilizador de android (pessoal) e de ios (do trabalho) e prefiro o sistema android, penso que é apenas uma questão de gosto de do tipo de utilização.

  18. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    ➽ Estou muito triste com comentários de pessoas que vê uma empresa web aquela que tem mais serviços que dão lucro. Eu penso exatamente o oposto.

    ➽ Para mim a melhor empresa web é aquela que consegue colocar serviços gratuitos no mercado continuando a sustentar-se. A Google consegue fazê-lo melhor do que ninguém, por isso…

    ➽ Agora, também digo que a Google não é uma empresa de tecnologia perfeita porém, mesmo com as suas imperfeições, continua a ser a melhor a nível mundial.