A escola pública com melhor média de exames proibiu os telemóveis em janeiro

39 Comentários

O debate relativamente ao impacto dos smartphones, especialmente das redes sociais, na saúde mental dos jovens está fervorosamente aceso. De facto, os especialistas e encarregados de educação têm explorado a consequências das tecnologias no comportamento e aproveitamento escolar dos mais novos. Curiosamente, em Portugal, a escola pública com melhor média de exames proibiu os telemóveis, em janeiro.

Alunos na sala de aula a participarem (sem telemóveis)

Os smartphones, bem como as redes sociais, são tópicos de debate constante, pelo impacto que terão na saúde mental, no comportamento e no aproveitamento escolar dos jovens, conforme vários estudos vão reforçando.

Em novembro do ano passado, aliás, a Austrália avançou com a decisão de proibir as redes sociais para menores de 16 anos.

Antes disso, em Portugal, o Governo já havia recomendado a proibição do uso de telemóveis nas escolas para 1.º e 2.º ciclos.

Entretanto, algumas escolas adotaram novas regras para a utilização de smartphones, nomeadamente a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva.

Curiosamente, o estabelecimento de ensino público com melhor média nos exames nacionais, em 2024, implementou a proibição do uso de telemóveis em todo o recinto escolar, em janeiro.

 

Telemóveis já eram alvo de restrições antes

Segundo o diretor da escola, António Almeida Figueiredo, o uso dos telemóveis já era proibido na sala de aula, a menos que solicitado por um professor para efeitos de trabalho letivo.

Desde janeiro, a proibição aplica-se, também, aos momentos de pausa.

Nos últimos anos íamos sentindo que os alunos se alheavam muito nos intervalos, sempre agarrados aos telemóveis, e que não havia interação. Passávamos nos corredores e havia silêncio, porque, embora cheios de alunos, eles estavam todos ao telemóvel.

Recordou o diretor da escola do concelho de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, conforme citado pela imprensa nacional.

Apesar da inicial contestação entre os jovens, os alunos adaptaram-se com facilidade às novas regras, após “um ou dois dias de ‘desmame’”.

Aliás, para que a abordagem fosse profícua, a escola aumentou a sua oferta de alternativas lúdicas, colocando à disposição dos estudantes jogos didáticos e de tabuleiro, baralhos de cartas e duas mesas de ping-pong.

Crianças no recreio

Além dos alunos, Elisabete Barnabé, presidente da Associação de Pais da Escola Ferreira da Silva, recorda que alguns encarregados de educação se opuseram, também, à mudança.

No entanto, a maioria aceitou bem o que, na generalidade, consideraram “uma medida corajosa”.

Ainda que a proibição não se traduza em notas académicas, nos intervalos o objetivo já se concretizou: “Há muito barulho, muita ação – os alunos ganharam vida”, afirmou o diretor.

Apesar de o feedback relativamente às regras sobre o uso de smartphones ser positivo e estas poderem ter, de alguma forma, contribuído para o sucesso escolar dos alunos, não terão sido o fator decisivo.

Na verdade, a proximidade entre alunos, professores e psicólogos foi, por sua vez, apontada como decisiva para a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva ter sido o estabelecimento público com melhor média nos exames de 2024, com uma média de 13,85 valores nos 125 exames.

 

Leia também:

Proibir os telemóveis nas escolas não melhora as notas nem a saúde mental, conclui um estudo

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EntireCity
    EntireCity

    Essa escola também vai ser presenteada com professores brasileiros?

    1. Avatar de FernandoHY25
      FernandoHY25

      E qual é o problema? Alguma coisa contra os brasileiros?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        alguma não, mas algumas

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          LOLOL Ninguém diria. Costumas ser tão sensato AHahahh

    2. Avatar de Eccos
      Eccos

      Qual o motivo da xenofobia?
      Concordo, que estando em Portugal, o portugues que deve ser ensinado é o vosso, mas não existe qualquer indicativo que professores brasileiros sejam menos qualificados. E vamos ser sinceros, os educadores portugueses não querem trabalhar nas escolas publicas. Acha que a solução é mandar os alunos para casa?
      Cresce! Aprenda a diferenciar suas opiniões das necessidades do pais, Portugal iria a falencia sem os imigrantes.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        No se trata de qualificações e sim da própria língua. Também a cultura…..

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        Para as outras disciplinas, não sei bem o que achar.
        Mas para leccionar a língua Portuguesa, não tenho dúvidas e discordo completamente em ter professores Brasileiros.

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        O fito da importação dos tais professores brasileiros é repovoar o exército industrial de reserva e partir a espinha aos sindicatos de professores. Os governos sabem muito bem que não têm professores e que, ou se chegam à frente, e depois falta gravete para pagar ajudas de estado aos negócios dos capitalistas, a começar pelos do armamento, ou deixam imenso pessoal sem aulas, e é uma bronca. Vai daí que arranjam uns brasileiros a preço de saldo, sempre serve para fazer de conta que dão aulas e iludir o pessoal.

    3. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      comentário mais estúpido.

      Vamos abolir os professores de inglês? procure ajuda

  2. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Fizeram muito bem em proibir o uso de telemóveis nessa escola. Todas as escolas o deveriam fazer.

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Não fazem porque não querem ou porque não podem porque muitos paizinhos ficam ofendidinhos porque o querido filho ao filha tem de estar permanentemente contatável. Digo isso por que o estatuto do aluno já o prevê desde 2012 …e é dado a todos os pais todos os anos… MAs como isto é um país de brincar em que as leis só são boas para os outros cumprirem porque quando a coisa bate à porta de cada um…aí já não querem. E ninguém se pode impor que é logo acusado de ser facho.

      1. Avatar de 2 dedos de testa
        2 dedos de testa

        Ainda há esperança neste povo, comentário mais que correto!

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Para surpresa de ninguém

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Nas melhores privadas já há anos que não existe smartphones…

  5. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Todos os anos a mesma história quando todos já sabem que nas “melhores” escolas o ensino compra-se …

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      realmente “há cada gajo”…
      se conhecesses a realidade de muitos alunos que andam em escolas privadas…
      há sacrifícios que muitos pais fazem, porque nem todos são ricos, pois preferem uma estabilidade no ensino que não existe no setor público
      de quantas greves de profs ouviram falar no ensino privado?
      e só isso faz uma diferença…

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Se conhecesses o que eu conheço…mas mais não te posso dizer…

    2. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Os alunos fazem todos os mesmos exames nacionais, nas mesmas condições.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Sim, sim, pois, pois. É isso mesmo que te querem fazer crer.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Oi?

  6. Avatar de Fernando P
    Fernando P

    Sim, mas estas estatísticas dizem respeito ao ano passado, quando ainda era permitido a utilização dos telemóveis.
    No próximo ano, sem telemóveis, vão ultrapassar o fim da escala.

  7. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    o ideal seria um ranking baseado em métricas onde estivessem hard skills e soft skills, isso sim!

  8. Avatar de Tuga
    Tuga

    Além de pagar o mercedes ao meu patrão tambem ando a pagar as inscrições dos filhos do patrão no ensino privado, não me reste suficiente dinheiro para educar os meus filhos, enfim capitalismo a comer o futuro da maioria das crianças.

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Há sectores da sociedade que nunca poderiam estar na posse do capitalismo desenfreado: a educação, a saúde, a segurança e a justiça. O pior é que se não estão na posse do capitalismo estão na posse da corrupção e da falta de ética…

      1. Avatar de X
        X

        Eu vejo o capitalismo como corrupção a todos os niveis, até o planeta está corrupto neste momento.

  9. Avatar de Ulme
    Ulme

    Só para avisar que o que faz uma escola ser melhor ou pior no ranking, não são os telemóveis, os professores ou a dinâmica dA escola.
    São os ALUNOS e o tipo de pais.
    Se os pais valorizarem a educação e incutirem hábitos de estudo árduos aos filhos a magia acontece.

    Já tive anos que a minha escola subiu devido ás notas na minha disciplina e outros que a nota desceu devido á minha disciplina. O prof era o mesmo …eu

    1. Avatar de X
      X

      Ora tens sorte ou tens azar, no fundo nem os professores nem o ministério da educação sabe como ensinar os miudos! A escola deve adaptar o modo de ensinar conforme as necessidades dos alunos e não despachar os miudos em 1 ano, se é para ensinar que leve o tempo que levar, se é para filtrar os privilegiados então continuem assim que vamos longe… estão a criar revoltados e teremos a violência que merecemos na sociedade.

      1. Avatar de Ulme
        Ulme

        Qual a tua profissão?

        1. Avatar de X
          1. Avatar de Ulme
            Ulme

            Isso todos somos

        2. Avatar de X
          X

          Ulme com respeito, tens que admitir que ninguem sabe o que anda a fazer no ensino, os putos não reclamam ninguem se importa e ninguem se mexe, só depois de admitir isto podem começar a tentar resolver os problemas, até lá continua como sempre foi.

      2. Avatar de Zé

        No 10º, se não estou em erro, um dos professores de informática disse-nos que quase metade da matéria não fazia sentido nenhum dar. Estava completamente ultrapassada. Mas estava no currículo e tinha de ser. Mas disponibilizou-se a dar aulas extra, com temas mais atuais, fora do nosso horário. E foi aí que aprendemos alguma coisa útil, porque aprender (por exemplo) Unix, sem haver Unix na escola e o único material que havia eram fotocópias de um manual com 15 anos… tem que se lhe diga. Esse professor sim, foi um herói que se chegou à frente para ajudar os alunos.
        A verdade é que a escola não evoluiu nos últimos 30 anos. Podem ter mais equipamentos e coisas mais modernas, mas os métodos e as pessoas ficaram paradas no tempo. De vez em quando lá aparece um maluco (que normalmente até é mal visto pelos colegas) e que leva os alunos para a frente.
        Um exemplo: porque raio é que ainda se usa aquela flauta rafeira nas aulas de educação musical e ensinar o au clair de la lune? É suposto os putos terem motivação para aprender a tocar um instrumento que soa mal e que não tem qualquer visibilidade? Um amigo meu dá aulas no privado e conseguiu mudar de flauta para ukelele. Pelo menos os putos podem tocar alguma coisa minimamente reconhecível. Podem ir à net tirar ideias de músicas. E o mais triste é que a o currículo fala em “instrumento”. Não diz qual. Está é tão enraizado que é a flauta m**dosa que ninguém questiona. Está tudo de tal maneira acomodado que é simplesmente triste. Continuamos a obrigar os putos a ler livros horríveis. Há tanto livro fantástico. Eu lia quando era puto. Parei de ler por causa de coisas como a síbila ou frei luís de sousa… ou os maias. Por putos a ler isso??? Escolha coisas mais modernas. Livros de terror, sci-fi, aventura. Coisas entusiasmantes. Tive de acabar o 12º para ter vontade de ler outra vez.

        1. Avatar de X
          X

          Temos que por os miudosa ler POE e Baudelaire a ver se ficam profundos e deprimidos! assim fazem menos danos lol

    2. Avatar de Zé

      Os professores fazem uma diferença brutal. Eu passei de 18 para 10 para 19, só porque no 11º tive uma autêntica abetarda de professora que nem gostava de dar aulas (palavras da própria). Apresentei uma queixa por causa de certas atitude dela e a santa chegou a ser suspensa por 15 dias, mas na verdade não valeu de nada. Continuou a dar aulas no público e a espalhar a falta de ensinamentos aos putos. Como continuou o outro professor que já tinha não sei quantos processos por agredir alunos e 500mil queixas de ser péssimo. Quando os professores são bons e interessados, existe possibilidade de alguma coisa de bom sair. Não é por os pais incentivarem ou os putos estudarem que se fartam que recupera aquilo que não lhes ensinam na sala de aula.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É muito fácil: os governos que querem ter professores em quantidade e qualidade PAGAM-NOS. Não tem nada que saber.

  10. Avatar de Zé

    É suposto tirar alguma ilação daqui? Os exames foram em 2024 e os telemóveis banidos em 2025. Causa o consequência não, simplesmente esta escola já trabalhava bem. Como aliás há muitas escolas a trabalhar bem. No tempo do covid várias escolas públicas tinham aulas online, apoio aos alunos, professores a percorrer o concelho a distribuir trabalhos, entre outras medidas. O meu puto teve 6 meses em que recebeu 2 emails da diretora de turma e nenhum com alguma substância. Aulas? Escola na TV e era uma sorte. Há escolas que trabalham bem, outras que são uma desgraça. Infelizmente muitas vezes o problema é o mesmo. Mediocridade dos professores e diretores de escola. O estado não pode despedir ninguém, mesmo que sejam um autênticos cepos. E se por algum milagre começam a apertar os calos a alguém, passam a vida de baixa ou de atestado. Para alguma coisa as escolas privadas funcionam melhor. Porque há incentivo para trabalhar bem (nem que seja não ser despedido). Os professores do privado ganham menos. As escolas fazem melhor com menos dinheiro (sim, uma escola privada gasta menos com o aluno que uma escola pública). Além disso, os professores só têm 1 mês de férias no privado, trabalham durante os outros 11. No público, é 1 mês de férias e mais 2 à boa vida.
    Não tenho opinião cimentada quando ao uso do telemóvel nas escolas. Não acho que seja nem bom, nem mau. Depende do uso que lhe dão e da forma como a escola lida com a questão. Além disso, não é por baniram o telemóvel na escola que os putos vão ter melhores notas. Isso vem muito mais do uso que é dado ao telemóvel e do “interesse” escolar que há em casa. Mas também do trabalho dos professores na sala e fora dela.

    1. Avatar de Ulme
      Ulme

      Só falas clichês… Até dá pena.
      O que vale é que todos percebem de educação porque tem lá os filhos ou andaram lá enquanto eram putos.
      Já agora diz lá tb qual a tua profissão para eu colocar aqui uns clichês á lá boss

  11. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Fazem muito bem!

    Já há 25 anos atrás havia muita malta a distrair-se com telemóveis na sala de aula. Imagino agora, com smartphones que são mini-computadores e net rápida!