“A culpa é do teletrabalho”: milionários encontram forma de fugir às suas más decisões

42 Comentários

Reconhecer que não foram tomadas as decisões corretas nos cargos de direção de uma empresa nem sempre é fácil. Este exercício exige assumir a responsabilidade e um certo grau de humildade. Estas características não são muito populares entre os milionários que agora encontraram uma forma de justificar as suas más decisões: o teletrabalho.


 

Milionários contra o teletrabalho

O teletrabalho tornou-se a desculpa perfeita para os milionários quando a sua empresa está em dificuldades. O primeiro a abrir as comportas foi Tim Gurner, um promotor imobiliário de luxo australiano que, confrontado com o declínio das vendas na sua empresa, atirou sapos ao teletrabalho e à qualificação dos trabalhadores na sequência da pandemia.

Precisamos de ver o desemprego subir para 40 ou 50% e ver a economia sofrer para lembrar às pessoas que elas trabalham para as empresas e não o contrário.

Afirmou o CEO australiano. O empresário atacou o teletrabalho, os salários e até apelou à teoria do caos em que tudo tem de mudar para ficar como estava antes da pandemia e do surgimento do teletrabalho.

Encorajado pelas declarações de Gurner, Barry Biffle, diretor executivo da Frontier Airlines, afirmou que o teletrabalho é responsável pelos problemas da sua empresa.

Ficámos preguiçosos com a COVID. A sério, ainda permitem que as pessoas trabalhem a partir de casa, todo este disparate, certo? Isso já não existe. Por isso, precisamos de trazer as pessoas de volta ao escritório.

A Frontier Airlines está a enfrentar os mesmos problemas que outras companhias aéreas depois da pandemia: uma grave quebra na procura de voos domésticos e o aumento dos preços dos combustíveis. No entanto, em vez de aceitarem que não tomaram as decisões corretas para atrair clientes, estão agora a culpar o teletrabalho.

 

Michael Bloomberg também não está satisfeito

Michael Bloomberg é a sétima pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 94,5 mil milhões de dólares. Numa entrevista, manifestou também a sua oposição ao teletrabalho.

Se acham que [o trabalho] pode ser feito em casa, não sei. Mas sei que todos os campos de golfe de que ouvi falar nos últimos três anos tiveram números recorde, ok? É engraçado, mas é trágico.

Disse o antigo presidente da câmara de Nova Iorque.

As declarações do bilionário são uma boa ilustração daquilo a que a Microsoft chamou Paranoia da Produtividade, que reflete a desconfiança dos supervisores em relação aos empregados que não estão no escritório, por receio de que não estejam a fazer o seu trabalho, apesar de os dados de produtividade indicarem que sim.

A queda da produtividade é um dos principais argumentos utilizados para acelerar o ritmo do regresso ao escritório, apesar de nenhum estudo ter sido capaz de identificar com a precisão que os dados podem fornecer se a produtividade caiu ou não. A falta de dados fiáveis é tal que até a Goldman Sachs (grupo financeiro multinacional) tentou obtê-los sem chegar a resultados conclusivos.

Na ausência de dados sólidos sobre o impacto do teletrabalho na produtividade, surgem dúvidas e suspeitas sobre os verdadeiros motivos que levam os milionários e as grandes empresas a aniquilar o teletrabalho. É então que vêm à tona os interesses imobiliários e os investimentos dos grandes bancos.

 

Leia também…

O teletrabalho está a moer o setor imobiliário… Entenda!

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Não aprendemos nada com a Pandemia sinceramente, só palas nos olhos…

  2. Avatar de Zé

    Eu pensava que a culpa de tudo eram os video-jogos violentos.

  3. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    «Precisamos de ver o desemprego subir para 40 ou 50% e ver a economia sofrer para lembrar às pessoas que elas trabalham para as empresas e não o contrário.»

    Gostava de ver esse senhor com as suas empresas e sem as pessoas.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Eu só não escrevo aqui o que esse senhor merecia porque depois o meu comentário não seria aprovado.

  4. Avatar de pois pois
    pois pois

    Mania de culpar isto e aquilo.
    A culpa é das pessoas.

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Pensava a culpa era as alterações climáticas….e do Passos!

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      ahhh, a boa e velha desculpa do Passos. Já não me lembrava dessa. Bem visto!

    2. Avatar de aaa
      aaa

      esse não. só roubava subsídios

  6. Avatar de João
    João

    São uns vagabundos inuteis. Não prestem pra nada, só sabem falar e culpar os outros por seus fracassos. Durante a pandemia (e q ainda não acabou, só para lembrar) o tele trabalho era só elogios, inclusive por estes mesmos hipócritas. Agora quando os funcionários ficam doentes, aí o tele trabalho é bom, ninguém mais fica de licença por doença, a licença virou teletrabalho. Aí pode.

  7. Avatar de Elektro
    Elektro

    Começo a ter a certeza que NENHUM destes milionários falou com os HRs das suas empresas para fazer um levantamento de problemas de desempenho e se falaram então fizeram ouvidos de mercador e perferiram inventar em público.

    É impressionante que não existe nenhuma evidência até á data que sustente que o teletrabalho é prejudicial a uma empresa, quanto temos evidências constantes do contrário e redução da carga horária para apenas 4 dias em vez de 5 dias por semana.

    Quanto ao Bloomberg ter falado aquilo do Golf… Pois realmente ele pareçe saber muito sobre Golf, pergunto-me se sabe também o que as empresas dele fazem.

    1. Avatar de João
      João

      Até ate onde eu sei, somente milionários jogam golfe. Golfe é esporte de rico. Com certeza enquanto os funcionários estsbavsm trabalhando na pandemia, seja presencial ou em teletrabalho, eles estavam jogando golfe.

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Bilionários são a escumalha da humanidade. Mas o mais ridículo é haver idiotas que não são ricos e ainda assim defendem-nos cegamente.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Já sabemos que gostavas que a humanidade fosse toda miserável…
      Olha que a seguir a essas doses de inveja começam a vir os problemas cardíacos!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        A humanidade já é toda miserável, incluindo tu. É preciso ser mesmo alucinado achar que não existe uma desigualdade brutal.

        https ://sicnoticias.pt/economia/2023-01-16-Parcela-1-mais-rica-do-mundo-acumula-quase-o-dobro-da-riqueza-de-todo-o-resto-do-mundo-2a62345e

        «63% de toda a nova riqueza criada desde 2020, no valor de 42 biliões de dólares (39 biliões de euros), beneficiou apenas 1% da população mundial. O montante representa quase o dobro do dinheiro ganho pela restante população mundial (99%).»

    2. Avatar de DV
      DV

      Os bilionários são grandes artistas donos dos media que propagandeiam que são os salvadores da Humanidade e que o trickle down economics funciona para o zé povinho, mas no fundo somos gado para eles.

    3. Avatar de João
      João

      Esses acham que um dia vão ficar bilionários também. Pobres coitados iludidos. Mal sabem que estão fadados a ficar onde estão e não são bem vindos ao clube onde só se chega com herança, ajuda dos amigos do estado lobby. Só perceberão a realidade quando estiverem no leito de morte. Até os seus últimos dias, vao nutrir falsas esperanças

    4. Avatar de Fusion
      Fusion

      Correção, as pessoas são a escumalha da humanidade.

      Queria ver se não fossem os bilionarios a meter dinheiro se havia o que tens hoje em dia a tua volta, seja tecnologia, como saude e afins…

      Eu querer ter muito dinheiro não faz de mim má pessoa, assim como alguem pobre não faz dele boa pessoa.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        As pessoas são tão escumalha, tão escumalha, que para o capitalista que se preza não existem pessoas. Existe gado humano.

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        O dinheiro não vale nada se ninguém lhe der valor. “O que tenho hoje em dia à minha volta” não é por causa de “bilionários a meter dinheiro” quais salvadores da pátria. É mesmo por causa de TRABALHADORES que TRABALHAM.

    5. Avatar de Ifm
      Ifm

      As pessoas esquecem se que para haver ricos há pobres, não existe ricos sem haver pobres.

      Como não existe tal coisa como tu teres a vida que tens e os bens que tens se não houvesse alguém do outro lado do mundo a trabalhar por tuta e meia 12h por dia.

      A bitola de todos ficarem miseráveis é possível alargar para todo o mundo, mas a bitola de todos ricos noa existe, porque alguém tem de trabalhar.

      Como mesmo no país mais rico do mundo, tem de haver o gajo do lixo, o limpa esgotos, o que vai lavar escadas, o que limpa o cu aos velhos etc….

      E até podem ganhar 15mil € mensais, mas lá são os pobres da sociedade, e os miseráveis.

      Tal como tu com o teu ordenado miserável em Portugal, podes ir para países onde eles recebem 3€ ao dia e lá és o rei da cocada, e és o rico que tem 900€ para gastar lá num mês.

      Nem os ricos com milhões na conta em Portugal, são ricos, tem casas fixes carros top, está bem mas olham para ao lado e existe os bilionários com iates de luxo com 100m, aviões particulares, etc etc

      É tudo uma perspectiva e não podemos culpar os ricos, eles são ricos por algum motivo….
      Temos é de culpar os corruptos os mafiosos os que desviam dinheiro indevido etc…

      Mas cá. Portugal são esses que ganham maiorias absolutas, os defensores dos pobres e coitadinhos.
      São esse que vai a população aplaudir para a porta da prisão..

      Se o Ronaldo ganha milhões e não é nem corrupto, nem desvia dinheiro e o dinheiro que ganha é limpo é porque alguém o pagou, e é porque alguém compra as camisolas dele e vão pagar para ver o jogo, nada contra.

      Eu sou contra é o gajo que vende produtos roubados na feira que alguém ficou com o prejuízo e esse alguém vão sim ficar mais pobre decorrente de um crime.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Quando os 5% de cima acumulam mais riqueza e rendimento que os 50% de baixo, os ganhos de uns são sempre perdas de outros. A soma das perdas de uns com os ganhos de outros dá zero. E não é possível resolver o problema da miséria de uns sem mexer na opulência de outros. A cassete do “crescimento económico” é um embuste perfeito.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          achar que mexer na opulencia iria resolver alguma coisa na “miseria” dos outros é não perceber nada de economia, provalvemente enviavas muitos mais para a “miseria”.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Essa é precisamente a cassete dos 5% de cima. E interessa-lhes que os 50%, ou mesmo 90% de baixo continuem a acreditar.

  9. Avatar de SergioA
    SergioA

    Qual que, ninguem quer trabalhar.
    So querem boa vida sem fazer nada.

    (Especulando o que o tradicional chefe vem pregar)

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      “Ninguém quer trabalhar” é normalmente uma frase dita por alguém que pouco ou nada trabalha e está à espera que os outros trabalharem para obter fortunas que esses outros nunca terão nas suas vidas. Só que isso não dura para sempre.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E ainda dizem os capitalistas que não têm cassetes, cassetes são as dos outros.

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          As cassetes dos capitalistas já são bem conhecidas:
          – “Ninguém quer trabalhar” (para eles)
          – “Os colaboradores custam muito à empresa” (porque usar a palavra correta, “trabalhadores”, causa-lhes urticária)

  10. Avatar de Someone
    Someone

    Culpa? Eles tem milhões à pala de quem? Quem lhes paga/gera os lucros?

    Querem meter-nos no escritório, para poder justificar custos de rendas, etc…
    Já para não falar da micro-gestão de pessoas…

    1. Avatar de DV
      DV

      A arte de ser patrão passa por convencer os trabalhadores que o patrão é que lhes paga.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        E depois intitulam-se de “criadores de emprego” e ainda falam do que os trabalhadores “custam à empresa”. Se os trabalhadores fossem um custo, ninguém os empregava.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      São os patrões e as chefias intermédias que sentem a necessidade de microgerir os seus trabalhadores (e não colaboradores, como a novilíngua neoliberal inventou) porque fora do trabalho não conseguem encontrar ninguém que seja amigo deles de livre vontade. Só conseguem socializar através da coerção.

  11. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Eles querem é mais dinheiro, controlo e poder, que estão interrelacionados!
    E, consequentemente, mais escravatura moderna para servir as elites!

  12. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Confundir CEO’s com milionários, também quero ser CEO. Mas agora a sério, nem sei porque surgem agora estas polémicas, porque a revolução IA generativa está aí e quem tem 500 empregados de escritório vai precisar apenas de 50.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Já estão com essa lengalenga das máquinas substituírem os trabalhadores há décadas e até agora nada. O desemprego está baixo e até se vê o patronato a queixar-se de que “ninguém quer trabalhar” (faltou dizer “para eles”).

      1. Avatar de Ao sul
        Ao sul

        O contrário também é verdade multiplicar por 10 volume de negócios com os mesmos 500.
        Os que dizem ninguém quer trabalhar, na verdade querem dizer ninguém quer ser explorado.

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Isso só prova que “esses milionarios” são os mais incapacitados de todos. Não tem o menor conhecimento sobre o seu negócio e culpam uma forma de trabalho que aumentou mais que 50% a produtividade na maioria das empresas.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Há uma correlação cientificamente estudada entre ser bilionário e ser sociopata. O Musk não é o único maluquinho.

  14. Avatar de Grunho
    Grunho

    A culpa nunca é dos capitalistas. E têm razão: afinal de contas, eles não produzem absolutamente nada. A função deles não é produzir. É por os outros a produzir para eles.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Certo. É verdade que o bilionário não produz nada e a função deles é os outros produzirem para eles, mas não é razão para tudo! Isso não lhes dá o direito de dizerem o que lhes apetecem só porque não estão a ter o lucro que desejavam. Não há dinheiro nenhum que compre o respeito e quando se fala de alguma coisa há que saber/investigar primeiro para ter a certeza do que se está a falar. É muito fácil apontar o dedo aos outros, mas é mais difícil ainda um milionário ser humilde o suficiente e aceitar que errou ou falhou… lá porque é rico não é sinal que tem razão em tudo e desatar a apontar o dedo aos outros chamando indiretamente de incompetentes quando o próprio milionário revela total incompetência para mandar bitaites!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Bem, de certa forma a culpa pela falta de respeito dos capitalistas também não é deles. Ou não é toda deles. É das pessoas que gostam de pôr-se a jeito, debaixo do tacão da bota deles, em vez de dar-se ao respeito. “Ah, mas nós precisamos de ganhar a vida e o capitalista não nos deixa outra hipótese”. Meus amigos, é possível enganar todas as pessoas algum tempo, algumas pessoas todo o tempo, mas não todas as pessoas todo o tempo. E é quase isso o que os capitalistas estão a conseguir.

  15. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    A velha máxima que a culpa é sempre do trabalhador, mesmo que esteja a vista até de um cego as decisões ridículas que que manda toma, a única diferença é que antes era culpa do trabalhador nas instalações da empresa agora é em casa também.