CEO da VMware diz que estamos no fim da era dos PCs

122 Comentários

Em 2014 menos de 20% dos equipamentos ligados à Internet usarão Windows

Há cerca de um ano e meio, publicámos aqui no pplware um artigo intitulado “Fim dos Desktops (PCs) em 3 anos.. “(ler aqui). Esta visão/opinião pertencia ao director europeu de vendas online da empresa Google, que afirmou numa conferência em Dublin, que os Desktops teriam os dias contados.

Desta vez foi o CEO da VMware, Paul Maritz que afirmou durante a abertura da conferência VMworld 2011, que se realiza em Las Vegas durante esta semana, que estamos no fim da era dos PCs.

paul

Foi no dia de ontem que Paul Maritz deu a conhecer a sua visão do futuro/presente relativamente ao mundo tecnológico. Perante cerca de 19 mil visitantes, Paul Maritz referiu que os PCs não são mais o único animal que faz parte do jardim zoológico. Cada vez mais os utilizadores “carregam” outros tipos de dispositivos nas mãos como é o caso dos smartphones/tablets.

“PCs are not the only animal in the zoo anymore”. PC herd dramatically as ‘increasingly, users are holding other devices in their hands”

Maritz refere ainda que nos próximos 3 anos, menos de 20% dos equipamentos ligados à Internet usarão Windows como sistema operativo.

What we’re seeing in the cloud era is not just hundreds of millions but billions of new users and devices now coming into play. Three years ago over 95 percent of the devices connected to the Internet were personal computers. Three years from now that number will probably be less than 20 percent. More than 80 percent of the devices connected to the Internet will not be Windows-based personal computers

Para o CEO da VMware, o HTML5 será também um dos responsáveis pelo fim da era dos PCs

With that kind of scale we’re going to have to see new techniques and new approaches introduced into the world of IT. We’re going to see very important new ways of presenting and developing applications. HTML5 promises to be very, very important, because it could be a genuinely capable cross-device way of writing applications. We’re already seeing the influence of new programming frameworks… We’re seeing new ways of deploying applications as a service whether it be infrastructure as a service or platform as a service.

Durante a sua apresentação, Paul Maritz reforçou a ideia que os utilizadores deveriam migrar da virtualização para uma infraestrutura completa na nuvem, salientando que 50% das infraestruturas do mundo correm sobre tecnologias de virtualização. A nuvem é o próximo passo lógico, concluiu o CEO da VMware.

Artigos relacionados:

Qual a sua opinião relativamente às declarações do CEO da VMWare? Segundo as suas palavras, será que ele prevê um futuro negro para a Microsoft? 

Ultima hora – Ao que parece, a Microsoft já respondeu de forma indirecta a Paul Maritz , através de uma campanha publicitária, Veja  aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

122

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Então onde vou jogar? Numa consola? Não me parece.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      pois era isso k eu ia dizer …

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Se tiveres uma boa ligação à internet (leia-se muito boa) provavelmente daqui a uns anos tens serviços de processamento na cloud, em que o teu jogo está alojado num servidor algures, e a tua maquina apenas é responsável por receber o “stream” do jogo.

      1. Avatar de tp
        tp

        Concordo Daniel… E em 3 anos no mundo informatico, muda muita coisa… Não se esquecam que à 3 anos atras (quase)ninguem usava smartphones e hoje em dia quase toda a gente tem, apesar de muita gente não saber para que servem… Mas basta esses utilizadores saberem que podem aceder a portais, emails e até jogar no smartphone, para que aquela mentalidade de: eu para ir à “internet” e jogar tenho de utilizar um pc(windows), está a mudar…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Em 3 anos?

          Já há um SDK específico para jogos para o Azure, ó aqui:

          http://watgames.codeplex.com/

      2. Avatar de flic
        flic

        E há jogos 3D streaming na cloud, em flash.
        Com html5 poderá reinar a era na cloud de jogos a aplicações. Apesar disso, não vejo a acabar com os Desktop ou os portáteis.

      3. Avatar de 3nvy
        3nvy

        Não concordo, é verdade que muita gente pode aderir à cloud, mas desk/laptops extintos não me parece, e digo por minha parte tambem. Para fazer streaming de cloud têm que se ter uma ligação de internet mesmo extremamente boa, o que com os tempos que correm não sai nada barato.

        Não estou a ver uma pessoa a gastar +100€ por mes so para n ter uma torre ao lado, ja para n falar da comunidade hacker, que obviamente n vai aderir à cloud pelo facto obvio que n pode descubrir os exploids e fazer/jogar copias piratas dos jogos. Também temos os casos dos case modders, que ganham a vida com ixo.

        Também têm um caso ainda mais obvio: agora aderi à cloud, jogo na cloud, trabalho na cloud, é tudo muito giro. Derrepente vou passar ferias à minha avó, lá não há net. Jogo onde? trabalho onde? pois…

        Uma coisa é dizerem que as tablets/smartphones podem vir a ser o instrumento tecnologico mais usado, deixando os desk/laptops para tras, agora dai a dizerem k vão deixar de haver desktops e laptops por amor de deus.

        1. Avatar de finas
          finas

          Concordo plenamente, ainda estamos muito longe disso e dúvida muito que algum dia se extinga por completo, pelo menos durante os próximos tempos.

    3. Avatar de djStormy
      djStormy

      A reposta à tua pergunta começa por aqui:
      http://www.onlive.com

      (Cloud Gaming)

      1. Avatar de Scalius
        Scalius

        Ou então um produto já disponivel em Portugal:
        http://jogos.meo.pt

  2. Avatar de 3runinho

    fim dos pcs ?
    eu farei parte dos 20% com pc

    thumbs up (y)

    1. Avatar de TesTy
      TesTy

      Mesmo.

      Fim dos pc’s? ahahahaha

      A mim não me parece! Eu não acredito. Principalmente pelos jogos..

    2. Avatar de JOSÉ LEITE
      JOSÉ LEITE

      Vais ter cá uma sorte.Não vás juntando o guito($)preciso para um smartphone ou um tablet,que não é preciso..Põe-te mas é a pau,meu.Vê mas é se juntas umas dezenas de euros valentes,que senão…

    3. Avatar de zhor
      zhor

      A não ser que o próximo iphone venha revolucionar de vez a era da informatização das aplicações.

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lzsBwnv_dAg

      Quero um brinquedo destes.

  3. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Bem, não me parece que isto seja do todo verdade. Os verdadeiros gamers não largarão os PC’s com tanta facilidade. Jogar num computador é MUITO diferente de jogar numa consola, e o mercado dos jogos para computador continua em expansão, havendo cada vez mais jogos, muitos deles free-to-play…
    Sinceramente, não estou a ver os jovens por esse mundo fora a trocar um PC por, por exemplo, um tablet (ou algo do género)…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      A maior parte dos jovens joga em consolas, pelo menos os das gerações mais recentes.

      Cá por casa existia um PC Desktop (onde se jogava tudo) mas que acabou por ser encostado encostado a um canto (quando se passou a ter duas consolas – X360 e PS3) e depois oferecido a uma instituição.

      Entretanto agora existem 2 portáteis mas nos quais ninguém joga nada.

      Acredito que realmente o mercado de PC’s passe a ser bastante residual num futuro próximo.

      Just my 2 cents

  4. Avatar de OPS...!
    OPS…!

    LOL! Coitado.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Concordo com o aumento da utilização de outros dispositivos, mas não em tão larga escala. Isso, ou o ‘PC’ passa a ser diferente. De qualquer forma, não tão depressa. 2014 parece-me demasiado cedo.

  6. Avatar de santiago
    santiago

    nao me estou a ver a jogar bad company 2 num tavblet lol

  7. Avatar de YourPaysafe

    O que eles querem é que o pessoal comece a jogar em “dumb” terminals que apenas se ligam a um servidor e depois jogas por stream..

    Desta forma resolvem definitivamente um “problema” que assombra a industria aos tempos.. a pirataria..

  8. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Pedro,

    Sou leitor mais do que assíduo, e paginas abertas mais vezes que o pplware provavelmente apenas o google. 🙂

    Queria so alertar-te para uma situação.
    “Maritz refere ainda que nos próximos 3 anos, menos de 20% dos computadores usarão o Windows como sistema operativo.”

    Na realidade refere que menos de 20% dos dispositivos ligados a internet usarão o Windows como SO.

    Apenas um reparo.

    Um abraço e continua o óptimo trabalho

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Thanks, faltou o” ligados a Internet” (acho que é quase a mesma coisa, um PC actualmente se nao tiver ligação a Internet é um tijolo eh eh eh eh)
      Obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de Jaime
        Jaime

        Tijolo ou não, pode haver quem não possa com a conta mensal de ter Internet, e não tenha vizinhos para roubar net.

      2. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Sim, se pensarmos em tudo como computadores (PC, Smartphone, carro, frigorífico com internet) tudo bem, mas os PCs não vão simplesmente desaparecer. Vão evoluir. Talvês passem todos a ser uma peça única (monitor + torre). Mas não acredito nisso. Este senhor está errado. Aliás, o título deste artigo nao conincide com o que o homem está a querer dizer.

  9. Avatar de anog
    anog

    Mas olhem que se virem bem até é verdade… à quantidade de telemóveis que se compram, não me admira que daqui a 3 anos 80% dos dispositivos que acedam à net não sejam PC’s… o que não quer dizer que daqui a 3 anos 80% dos PC’s desapareçam… Enfim, vindo de quem vem também não se esperava outra coisa.. afinal, estes ganham o dia a virtualizar tudo…

    1. Avatar de premios de borla : )

      Plenamente de acordo. Só não concordo com a percentagem… acho muita… penso que apenas 20% dos pcs irão desaparecer…

  10. Avatar de QUIM
    QUIM

    Isso queriam eles.
    O cloud computing é uma excelente ferramenta que se utiliza cada vez mais, mas há problemas de acessibilidade, segurança, privacidade, etc.
    Apesar de por norma utilizar o GDocs e a Dropbox, nunca deixo lá material que entenda sensível…

    1. Avatar de premios de borla : )

      é algo “recente”. todos temos receio claro, até eu hehehe

      mas daqui a uns anos a ideia já estará mais difundida e quem sabe se todos não a usaremos? 😉

  11. Avatar de Luis
    Luis

    gostei da resposta da Microsoft. E nunca abdicarei dum pc.

    1. Avatar de JOSÉ LEITE
      JOSÉ LEITE

      “E nunca abdicarei dum pc.”—»Não,não,vais ter cá uma sorte!!És melhor que os outros!!Vai-te preparando para poupar mas é umas valentes dezenas de euros para um smartphone ou um tablet.Daqui a uns tempos vai ser tudo assim,meu caro.

      1. Avatar de RzR
        RzR

        Bastante improvável. Trabalho, faz-se igual num tablet? Jogos? E mesmo as actividades do dia-a-dia não são a mesma coisa num ecrã de 7 ou 8″.

      2. Avatar de Hugo Pires

        Concordo com o RzR. Achas que programar seria uma tarefa simples num tablet? Achas que um designer consegue trabalhar num tablet com 7 ou 8″? Achas que um jornalista edita um artigo mais rapidamente num tablet? Não digo que os tablets ou smartphones não sejam usados, mas não como substitutos absolutos dos PCs. Eu diria que são mais complementos dos PCs. Para algumas pessoas os tablets ou os smartphones são mais suficientes para o que fazem no dia a dia, mas não é assim para para todas.

      3. Avatar de 3runinho

        so sabes repetir a mesma resposta a cada post?

        se nao gostar de tablets ou qe seja, nao tenho que juntar dinheiro, antigamente vivia-se sem electricidade, por isso nao sou obrigado a desperdiçar dinheiro so pq eles querem ganhar mais pq “inventaram a luz sem fios”, amnha sou obrigado a retirar os fios todos da electricidade.. quase

  12. Avatar de aka
    aka

    Tudo bem k existem muitos smartphones k sao autenticas consolas portateis.
    Mas e daí já ha muitos anos que já existiam gameboys, gamegears, ngages etc e em grandes quantidades.

    E se isso não acabou com a era dos PCs quando a variedade de jogos para essas consolas era bem maior que de hoje em dia, não são os tables/smartphones que vão acabar com os PCs de hoje, quem nem um gamepad fisico tem.

    Publicidade enganosa

    Gaming vai manter os pcs vivinhos da silva
    A unica coisa que vai acabar com a era dos PCs será outra era de PCs mais avançados

    1. Avatar de premios de borla : )

      Porque nessa altura essas consolas e amostras de consolas não chegavam aos calcanhares dos PC’s 😉 Agora a situação é outra 😉

      1. Avatar de TesTy
        TesTy

        E agora chegam?! Não me parece!

        O pc foi, é e irá ser sempre a melhor plataforma para se jogar!

        1. Avatar de 3nvy
          3nvy

          Concordo plenamente, o meu pc ja não aguenta com os gráficos? Compro uma grafica nova! =D

          A consola já não aguenta com os graficos? Compro uma consola nova! FUUUUUUUUUU!

          1. Avatar de Dario Ferreira
            Dario Ferreira

            Se eu quiser acompanhar a evolução dos gráficos nos jogos e ter uma gráfica de topo não andará muito longe do preço de uma consola.

  13. Avatar de Spark
    Spark

    Fim dos Pcs, não acredito em tal besteira, então as empresas que necessitam destas máquinas para trabalho, não estou a ver um arquiteto ou desenhador gráfico a processar trabalho através de um tablet ou de um portátil, ainda por cima com a necessidade de utilizar potentes gráficas, é verdade que um pc não será eterno… mas que terá uma evolução acredito que sim.

    1. Avatar de rodasp
      rodasp

      concordo plenamente contigo

    2. Avatar de Gaio
      Gaio

      Disseste tudo, para gaming e trabalho terão de existir sempre pc’s
      São indispensáveis para muitas empresas

    3. Avatar de MCooperS
      MCooperS

      Quando experimentares VM não vais querer outra coisa. Tens uma máquina física potente com 3 /4 SO em cima.

      Com o 2X.com acedes de 1 tablet as VM’s e fazes o que quiseres. Tens um complemento de um monitor de 20/30″ e não precisas de mais nada.

      Mobile é o futuro. Este sr. sabe o que diz.

      2X.com
      Esxi 5.0

  14. Avatar de rodasp
    rodasp

    Menos de 20%?? Quem vai ser líder?? o android?? Ou vai haver uma mega virose em que os Windows não podem ir à net?

    Só falta dizer que os PC’s são Antes de Cristo e que um tablet ou um smartphone é superior e que faz tanto ou mais que um pc normal.

    E que em vez de irmos à loja comprar um computador alugamos um espaço num servidor qualquer para usar como pc pessoal…

    Vozes de burro…

  15. Avatar de J Costa
    J Costa

    Uma coisa é certa, já começou a era dos arautos da desgraça: são os economistas, as agências de rating, os comentadores profissionais de tv e agora mais este…

    Nunca se viu tanta gente a adivinhar o futuro e a opinar sobre tudo. São aves de mau agoiro!

  16. Avatar de premios de borla : )
    premios de borla : )

    Toda a gente está pensando mal…. muito mal. Vocês estão pensando no presente. É claro que ninguém vai jogar por exemplo bad company 2 como referiram num tablet… NESTES QUE EXISTEM ACTUALMENTE! Claro que não!

    Mas já pensavam na evolução dos smartphones daqui a um, dois, três anos? Já pensavam na evolução dos tablet’s no mesmo período?

    Eu vi qualquer coisa, já nem sei o que foi, penso eu que um smartphone, que tinha um acessório que dava para ligar a TV, que servia de comando para jogos, etc. E isto actualmente… imaginem daqui a três anos looool

    É claro que existem MUITAS coisas que apenas podemos fazer nos PC’s de secretária! Claro! dah! ninguém vai mexer em editores de imagem e de video num telemóvel/tablet lol mas isso é agora. Já temos porcarias que cabem na nossa mão com potencia de 1 GHz!!!! Imaginem daqui a três anos lol

    Têm que pensar no futuro, não agora 😉

    Gostei do artigo, foi o primeiro comentário sério que fiz aqui hehe

    1. Avatar de Luis Sousa

      então e diz-me uma coisa, os smartphones e tablets vão passar a ter um ecrã de 16 polegadas? Trabalhar/jogar num ecrã de tão pequeno torna-se complicado. O que as empresas querem é a evolução para a cloud, nós teremos somente um terminal de acesso e tudo será processado algures na cloud. Na minha modesta opinião, eu não gostarei de ter os meus ficheiros em local desconhecido. Mas isso sou eu…

      1. Avatar de premios de borla : )

        os smartphones já têm ligação HDMI… que mais queres? lol

        1. Avatar de Luis Sousa

          então mas assim perdia-se toda a mobilidade. Se temos que ligar a um ecrã externo!!!

  17. Avatar de Sempre2
    Sempre2

    Fim dos PCs? É mais, o número de dispositivos em 2014 que vão estar mais ligados à net (telemóveis diversos)… mas em Portugal não, porque os operadores querem ganhá-lo todo e nos EUA estão iguais :p Por isso vai continuar a ser os pcs… além de que a ligação 4G, 5G e assim vai continuar a ser a mesma treta

  18. Avatar de NunoR
    NunoR

    Não será o fim dos PC’s. Em 2014 até a minha tostadeira vai dar pa ligar a net e ela de certeza que não vai usar Windows.

    E’ a evolução natural da tecnologia.

  19. Avatar de Pedro Pinto (O original :P)
    Pedro Pinto (O original :P)

    Este tipo de visões futuristas faz-me sempre lembrar quando se dava por extintos os supermercados tendo como seus substitutos os Hipermercados… Será que se lembram que a tendência é a co-habitação, neste caso, de plataformas e sistemas?

    No meu caso concreto é PC em casa e trabalho; Portátil para trabalho fora de casa e local de trabalho; Tablet para viagens que requeiram consultas mas pouca produtividade em termos informáticos e, claro está, um Telemóvel com Android para realizar e receber chamadas e operações básicas como por exemplo a agenda.

    E não sou um Gadget man 😉

    P.S.: Por ser o meu primeiro post, aproveito para dar os parabéns ao site pplware e seus interlocutores.

    1. Avatar de Nuno Alves
      Nuno Alves

      Nem mais nem menos Pedro. Cada dispositivo tem um espaço e um propósito.

  20. Avatar de aver
    aver

    A HP era só o maior distribuidor mundial de PCs. Quando há duas semanas anunciou que ia abandonar a área dos PCs (e do seu tablet WebOS) foi isto o que disse o presidente da HP:

    “Os consumidores estão a alterar o uso do seu PC. O efeito do tablet é real e as vendas do TouchPad (da HP) não foram ao encontro das nossas expectativas. A velocidae da mudança no mercado dos dispositivos pessoais continua a aumentar assim como a intensificação da competividade, cada vez mais complexa, o efeito do tablet é real.”

    Não é que os PCs vão acabar, mas por todo o lado há sinais de que já não são o centro/ motor de crescimento da informática. São os smartphones e tablets.

    (Sobre o “cloud computing” do tipo Chrome OS tenho muitas dúvidas)

    http://techcrunch.com/2011/08/18/apple-wins-without-throwing-a-punch/

  21. Avatar de jpng81
    jpng81

    Isto deve ser a febre dos tablets e afins, pensam que as pessoas no futuro só vão usar a ponta dos dedos para trabalhar… esquecem-se que usar dedos para trabalhos minuciosos como desenho, (jogos 😉 ) e afins é uma autêntica anedota.
    Devem pensar que estes pseudo cpus “ARM” são uns maquinões todo tamanho, lá por terem agora dois cpus já serve para tudo.
    Os pcs actualmente com 8 núcleos e por aí em diante têm muito poder de processamento, infelizmente os sistemas operativos tipo “windows” são uma cagada autêntica, é que nem chegam a tirar partido dos processadores.
    Metam um i7 ao pé destes pseudo “ARM’s” com dual core a ver se é a mesma coisa 😉
    A cloud nunca irá avançar muito no futuro, a não ser que se desenvolva um sistema de segurança infalivel, e como nenhum sistema é infalivel, prefiro ser eu a guardar os meus dados.

  22. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    se repararem bem “o fim da era dos PC’s”# quer dizer que 80% dos dispositivos ligados não serão PC’s. Mas isso deve-se ao facto de “toda a gente” no futuro ter um smartphone e um tablet. O número de PC’s pode manter-se ou até aumentar, só que já não representará a maior fatia de ligação à net.

    Mas também temos de ver que um tablet(ou mesmo smartphone)+ teclado + rato + LCD, no futuro será mais do que suficiente para Internet e office, pelo que muita gente optará por esta situação. Anda-se todo o dia com o tablet e quando se chega a casa mete-se na “dock”. Com a virtualização de sistemas os utilizadores já não precisam de PC’s poderosos, apenas de um terminal “estúpido” que pode bem ser o tablet/smartphone+teclado+rato+LCD

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Acho que é o comentário que mais vai de encontro com a minha opinião, subscrevo mesmo.

      O que posso adicionar é que haverá sempre gente que queira manter os seus pc’s, seja por questão de gosto, de jeito ou simplesmente para guardar dados apenas naquele local sem sair de casa. Mas ainda muito vai mudar nas próximas décadas, algo me diz que muitos de nós vamos ter saudades destes momentos nos “velhinhos” pc’s (da mesma forma como já tenho saudades dos tempos em que não havia telemóveis e afins).

  23. Avatar de superbock
    superbock

    Na minha opinião acho que o pc poderá sofrer varias inovações, mas será sempre um pc. Acabar não digo porque como já foi dito nos comentários em cima não tou a ver profissões e varias industrias que precisam do pc tal como é…
    a verdade é uma cada vez mais a Microsoft vai ter uma diminuição quanto aos computadores ligados a Internet com windows.

  24. Avatar de Um
    Um

    20% de Windows talvez, uma vez que o mundo Apple e Android estão a acrescer bastante.

    Relativamente a jogos: não me lembro da última vez que tenha instalado um jogo ou jogado no PC, é certo que nunca fui um grande gamer, sobretudo por limitações de hardware (aplico esse “novo” conceito de computação suficiente desde que comecei a comprar pcs); por outro lado jogo cada vez mais no telemóvel (Ideos X5), a jogabilidade é um pouco limitada pela falta de botões, mas há jogos muito bem feitos e adaptados a essa realidade, para além disso o telemóvel está sempre à mão.

    Quanto à substituição do PC: eu não me vejo a deixar de utilizar e trabalhar diariamente num PC pois necessito de um quantidade muito grande de programas e de ambientes de teste e desenvolviemnto, mas conheço muito boa gente que trabalha com “terminais estúpidos”.
    Ora o que impede essas pessoas de utilizarem o seu telemóvel ligado por HDMI a um monitor, com teclado e rato bluethoot para estabelecerem uma ligação remota a um servidor de sessões e trabalhar normalmente??? Actualmente, penso que, NADA!!!!

    Só para terminar, a semana passada pediram-me para “formatar” um pc de uma miúda (16/17 anos), disse-lhe para fazer uma cópia de todos os ficheiros que queria guardar e deixar ficar o pc como estava, qual não é o meu espanto quando me apercebo que ela nem o office tinha instalado! Esta geração vive no browser, na cloud, nas redes sociais, ou no que lhe quizerem chamar, o pc serve apenas de interface e de armazenamento, pois o que estava no disco eram fotos, vídeos e música!

    E pronto era isto 😀

  25. Avatar de Shadow723
    Shadow723

    ONDE VOU JOGAR AGE OF EMPIRES III ENTAO? xDDD

  26. Avatar de Berserk
    Berserk

    claro que eles dizem isso para aumentar as vendas de outros produtos que não windows lol, tão tontos

  27. Avatar de Mário César
    Mário César

    Então as pessoas vão começar a trabalhar em smartphones e tablets?… não me parece.

  28. Avatar de Dave
    Dave

    é tudo uma questão de números people!!!
    os 80% são os smartphones e afins…

  29. Avatar de Jaime
    Jaime

    Isto é só marketing. O que este senhor quer é que comprem a merda dos tablets e smartphones, que não correm os jogos dos pc’s nem tem interface para serem desfrutados. Talvez daqui a mais 10 anos os pc’s sejam diferentes (muito mais pequenos e talvez feitos de cristais sei lá) mas o desktop veio para ficar.

  30. Avatar de Dnn
    Dnn

    O que ele quiz dizer com fim dos pcs é:
    – o número de tablets e smartphones vai ser tão grande que vai deixar a contagem da quantidade de pcs muito, mas muito baixa. Numa família de 5 pessoas adultas, vai ser um pc(notebook) e 5 smarts/tables.

  31. Avatar de rodasp
    rodasp

    Depois de ler alguns comentários, temos de contar que não existe só Windows, por isso não é 20% de PC’s…

    E também temos de contar, que as pessoas começaram a comprar menos desktop, porque o portátil dá para levar para todo o lado. Segundo- os tablets e smartphones é novidade, por isso o crescimento acentuado. E por fim, as pessoas não compram um computador anualmente. Eu por exemplo usei um PII e um PIV durante 6 anos +/- . Um dispositivo móvel é comprado com mais frequência.

    Esta é a minha opinião…

  32. Avatar de ManThing
    ManThing

    Este homem está tão errado que nem deve ter ponderado as coisas.
    Será que ele acha que é possível um sistema nuvem (Base ou conjunto de clusters a suportar todos os utilizadores, conferindo-lhes um PC virtual na nuvem) aguentar a quantidade de utilizadores existentes no mundo??? INSANE!!!

    Só falta meterem na lista:
    Próximo passo: -Construir uma Rede a partir da Antárctida, repleta de YottaBites de processamento de dados e muita, mas muita mesmo, capacidade de armazenamento, enfim…

    Isto tudo para dizer, estes senhores têm boas ideias, mas não passam disso, pois não é logicamente conceptível, do meu ponto de vista, esta coisa de toda a gente estar na nuvem.

    Já em relação aos Desktops como os conhecemos possam ser substituídos pelo PC Portátil, concordo plenamente, visto o Desktop ocupar bastante espaço e na actualidade não ser necessário, pois já se começa a ter portáteis com um desempenho bastante bom, a nível profissional, como a nível de Jogadores, exemplo este dos AlienWare, embora o preço praticado não esteja de acordo com os Desktop, esta evolução tem sido lenta pois o investimento tem se realizado mais nos Desktop, a meu ver.

    É apenas uma opinião, nada mais, caso alguém não concorde com a minha opinião esteja a vontade para a contestar, somos humanos e cada um com o seu ponto de vista.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se à 10 anos atrás te dissessem que irias ter um escritório móvel (smartphone) para aceder à net, jogar jogos em HD e 3D, ver emails, fazer chamadas, tirares fotos com resolução de 8Mp ou mais, fazeres video em HD, etc., que esse aparelho caberia na palma da mão, teria um processador dual core, 32Gb de memória, 1Gb de ram, com um ecrã tactil e resolução brutal e com preços relativamente acessíveis, acreditavas? Eu provavelmente não… mas digo-te o seguinte… desde que vi um porquinho a andar de bicicleta já acredito em tudo.
      Em relação ao armazenamento, ainda há dias li um artigo em que conseguem meter 50Gb num minúsculo pedaço de vidro… Será que daqui a 5 anos vamos mesmo ter que ocupar a antárctica para fazer lá o armazenamento todo??? Duvido… mas o futuro está sempre a chegar com novidades brutais 🙂

  33. Avatar de tiago
    tiago

    Esta-se a referir apenas ao uso domestico certo? Trabalhar num tablet é um atrofio.

  34. Avatar de J Costa
    J Costa

    O sr. Maritz esquece-se de uma coisa: os smartphones, tablets e outros dispositivos evoluirão e poderão ser superiores aos pc’s actuais, mas porque é que os pc’s não poderão igualmente evoluir? Tanto no hardware como no sistema operativo.

    Quando o DOS dominava quem é que previu que o Windows apareceria e se imporia?

    Porque é que, no futuro, não pode surgir um novo sistema operativo para os pc’s que faça esquecer o Windows?

    O meu 1º pc tinha um disco duro de 30MB e um processador 3086. Agora tenho um disco de 1TB (e já é pequeno) e um processador i7. Qual será o futuro?

  35. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Fim do Windows no PC não significa fim do Windows

    A Microsoft indicia (pelo menos assim interpreto) que o W8 correrá em dois ambientes diferentes. Uma interface Metro e uma interface tradicional. Na minha opinião isto significa que será a convergência do equipamento móvel e o pc (seja desktop ou laptop) num mesmo equipamento. Significará que andaremos na rua e usamos o telemóvel com a interface metro, chegamos a caso/escritorio e pousamos na dock e temos ligado ao display ou à tv. Falta aqui ainda capacidade de processamento e periféricos que permitam esse acoplamento de forma natural.
    Portanto será fim do Windows, mas apenas como o vemos.

  36. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Se ainda tenho discos de vinil, vou ter PC por muito tempo ainda.

  37. Avatar de Fontez
    Fontez

    Infelizmente, futuramente, vai tudo estar na nuvem. Infelizmente pois teremos de estar na onda/moda do mercado tecnológico. Tudo on, tudo na nuvem.

    Eu diria doutra forma: “O fim da privacidade está perto de chegar.”

  38. Avatar de Andre
    Andre

    Este comentario veio do CEO da VMware depois da microsoft lançar este video: http://www.youtube.com/watch?v=hewedqvSWaI

    Microsoft usou o nome VMlimited tentando referir-se a VMware.

    Não gostaram do facto da Microsoft dizer que as ofertas deles estavam presas no passado e agora saem com estes comentarios sem logica.

  39. Avatar de maneu
    maneu

    Acho que não perceberam a parte dos 20%. É bem possível, pois a maior parte dos utilizadores são apenas simples utilizadores domésticos.

  40. Avatar de ruanmed

    Tablets e Smarthphones não estão a evoluir? E por que os PCs tem que ficar parados no tempo?
    Pra mim não há nada melhor do que o conforto de um PC.

  41. Avatar de William Sarto
    William Sarto

    Uma tela de grandes dimensões para jogar, ver filmes e tv, trabalhar e navegar na internet com sites abertos “side by side”, é o objeto de desejo de qualquer ser humano e o máximo da interação tecnológica…
    Ninguém em sã consciência preferiria interagir com uma telinha de um palmo de dimensão em detrimento de um telão widescreen.
    Os tablets e cia. são um nicho exclusivo e não se deve compará-los aos PCs.
    No futuro os computadores serão portáteis e miniaturizados ao ponto de caberem no bolso, e com uma interface wireless que interagirá com tvs, telões, projeções de tela e teclados virtuais a distãncia…
    Nesta época os tablets serão o “modismo” do passado…

  42. Avatar de Carina
    Carina

    Acho que isso não é bem assim … E não vou largar o meu PC e portátil para ter uma daquelas coisas horríveis a que chamam Tablets … Aquilo para mim só serve para jogar Angry Birds e mais nada …

    Mas vamos esperar …

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se experimentares um se calhar mudas de opinião 🙂
      No entanto, um tablet não substitui um PC

  43. Avatar de Miguel Pio

    Mais um especulador que quer puxar a brasa á sua sardinha.É de todo conveniente que o srº.Paul Maritz que é o CEO de uma empresa em que aposta na Cloud Computing não queira que eu tenha os meus dado no pc de casa mas no escritório dele.

  44. Avatar de Freud2004
    Freud2004

    LOl, este senhor deve ter um padrinho lá onde trabalha, porque afirmações tolas como esta só para quem não está ligado ao mundo da tecnologia à muitos anos como eu.

    O tablets são uma moda, como a mini-saia, tenho um IPAD2 lá em casa, é jeitoso para ir ao WC em detrimento do clássico jornal ou revista, também serve para levar para a varanda enquanto fumo um cigarro, mas a sua utilidade é pouco mais que esta.

    Smartphones, lol, bom para ver um página da net na paragem do autocarro, ou para puxar email ( desde que não venha um vídeo de 10 MB agarrado ), mas bem pouco mais que isto.

    Neste momento em casa o que ficou ligado foi mesmo o fiél PC, não foi o tablet, ou o smartphone, ou mesmo a Wii, foi o PC a sacar torrents e fica dias inteiros neste estado a sacar, converter, gerir, pois nenhum das tendências protagonizados por este senhor tem esta capacidade….

    Gostava de o ver converter um filme de divX para DVD no Iphone, ou passa as ISOs em rar sacadas da net para WII num smartphone.

    Os PCs estão para ficar muitos anos, com nosvas funcionalidade, mais “finos”, com USB 3.0, ecrãs 3D, placas gráficas mais potentes, núcleos menos gastadores energéticamente, etc.

    Já agora vaticino que daqui a 5 a 6 anos exista um declínio das tecnologias por cansaço do ser humano relativamente a estas.
    Começa a fartar tanta tecnologia, cada vez mais as pessoas procuram uma vida mais calma e mais natural, sem tantos wireless e afins.

    Eu sempre fui um “freack” da tecnologia e estou farto, saio o trabalho e começo um novo como gestor de redes em casa. È a Wii com um sistema de ficheiros próprios, o IPAD com outro e sem USBs, o smartphone com outro, é a rede wireless, a meo com a sua box com disco rigido, é as baterias dos telemóveis, dos comandos da wii, do IPAD, etc…UFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Começa a fartar esta tralha toda em casa, começa a faltar tempo para as pessoas, mais vale, ir com os amigos ao café e dar uma volta com a senhora e com a criança, do que passar as noites a tomar conta de todos os aparelhos tecnológicos que habitam os nossos lares e que já começam a chatear.

    Veremos quem tem razão o senhor ou eu…

    Um abraço Freud2004

    1. Avatar de Maraduxo
      Maraduxo

      Melhor…

      Eu gostava de ver um tablet ou um smartphone a converter 1h de vídeo FULLHD lol acho que nem numa semana estava pronto.

      Vão lançando achas para a fogueira numa de venderem uma moda para fazer negocio.

      PC é PC mais nada.

    2. Avatar de aver
      aver

      As pessoas já andam dispersas pela casa. Já pouco se falam. Um dias destes até podem estar na mesma sala, mas não se vêem uns aos outros. Estão todos com uns “óculos” destes.

      http://www.oled-info.com/sony-release-oled-hmd-two-07-1280×720-microdisplays

  45. Avatar de ElectroescadaS

    Eu sabia que a humanidade já anda nas “nuvens” há muitos anos mas este deve ter a mania que é o dono delas… 😀

  46. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    Mas que grande bebedeira que esta gente anda!!!

    Daqui a 3 anos que desapareça 20% dos PCs ainda acredito, agora desaparecer 80%, este gajo pica-se só pode.

    Que encolham os PCs, acredito que sim e que se tornem ainda mais potentes.

    Talvez se use o PC através de gestos sem o uso do rato, mas isso para mim não serve.

    Microsoft já disse uma vez que com o Windows 8 ia fazer renascer os PCs…

    1. Avatar de MV
      MV

      Ninguém disse que desapareciam 80% de PCs. Aborrece não saberem fazer contas ou apenas ficarem pelo básico:

      Hoje tens 2 maças e 2 bananas = 50% maças e 50% bananas.

      Amanhã tens 2 maças e 8 bananas = 20% maças e 80% bananas.

      Desapareceram algumas maças?

      E para os menos atentos, ficam as legendas:

      Hoje = 2010/2011
      Amanhã = Daqui a 3 anos, ou X anos

      Maças = “PC’s” (desktops, ou o que quiserem)
      Bananas = Dispositivos móveis (ou outros, que não sejam Maças)

  47. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olha outro palerma.

    O problema dele foi ter inventado um novo esquema de licenciamento completamente ridículo e agora anda a ver se disfarça.

    E é claro que ele não quer que as pessoas sequer olhem para o Windows, e muito menos o Hyper-V Server.

    É que onde é que já se viu cobrar licenças do VMWare em função da memória utilizada? A ideia da virtualização não era precisamente aproveitar melhor os recursos físicos dos servidores e gastar menos em licenciamento?

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tablets e netbooks são o equivalente a um telemóvel com ecrã maior. Não têm as mesmas características de um computador de mesa, em que se pode construir um sistema com os componentes que quiser, da marca que quiser.
    Enquanto as ligações de banda larga continuarem a ser uma anedota em questões de velocidade o cloud computing não funcionará!
    Não estou a ver as pessoas a guardar ficheiros com informações pessoais em servidores que não sabem onde ficam localizados.
    Há alguns anos atrás tentaram impingir os netbooks no mercado e não tiveram sucesso.
    O que as empresas não dizem é que querem que as pessoas utilizem o sistema cloud computing para elas poderem controlar a cópia ilegal de software, em vez de baixarem os seus preços exorbitantes!

  49. Avatar de Pedro
    Pedro

    já por diversas vezes ouvi falar deste assunto e sinceramente não creio que seja totalmente verdade. Pessoalmente possuo desktop e laptop e estando por casa acho muito mais cómodo. já para não falar nas facilidades de upgrade em relação aos portátéis, posso mudar gráfica, processador, motherboard, colocar placas tv etc em vez de ter de comprar um pc novo

  50. Avatar de Pedro
    Pedro

    e eu que trabalho bastante com programas 3d, renderizações etc não sei o que seria de mim sem desktop’s :s

  51. Avatar de Hi World!
    Hi World!

    PC’s, na definição que estamos a usar, tornar-se-ão nichos de mercado..

    Quanto muito, poderão tornar-se servidores caseiros, dos quais usar-se-ão dispositivos como smartphones e tablets para reproduzir conteúdos em ecrãs maiores.. Apenas haverá uma maior portabilidade de recursos para serem diferentes tipos de usos, conforme as situações..

    É claro que haverá sempre alguém que precise de um desktop, mas, para um utilizador comum, cada vez menos se justifica ter um notebook/desktop.

    1. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      *para serem utilizados em diferentes tipos de usos

  52. Avatar de Pedro C.
    Pedro C.

    Já por diversas vezes este assunto tem vindo a publico, será que estes senhores não têm noção das barbaridades que dizem?! Será que é assim tão difícil entender que os tablets e smartphones etc, têm realmente tido uma grande saída nos últimos tempos, mas não para fazer aquilo que se faz num Desktop!
    As pessoas compram esse tipo de aparelho, para andar a “brincar”, ver emails, ir ao msn, navegar, ver uns filmes, musica e pouco mais. Em termos profissionais serve para “desenrascar” na falta de melhor!
    Não passam de algo complementar, é impensavel uma grande empresa pensar em abrir mão dos seus computadores, pois a performance que estes têm, nao é sequer comparavel à dos restantes dispositivos.
    Imaginem uma empresa de animação a animar única e exclusivamente em tablets… havia de ser bonito…

    Já para não falar de outro factor muito importante, e aqui sim, talvez eu perceba estas noticias. É que se um PC se avaria, troca-se uma ou outra peça, se este ficar velho, trocam-se 2 ou 3 peças…. enquanto que num tablet, se ele avaria, o mais provável é ser mais barato comprar um novo, e se ele ficar velho, a única solução é comprar um novo! Isto sim, era a galinha de ovos de ouro para as empresas de tablets e smartphones!

    Quanto à famosa nuvem, que esta tão na moda, epah, chamem-me antiquado, mas eu prefiro ter os meus ficheiros aqui, pertinho de mim. Não gosto de estar dependente de terceiros para aceder às minhas coisas! Ora se a net falha, la se vai a nuvem, ora se acontece alguma coisa à empresa e aos servidores que gerem a nuvem, la se vai a nuvem… ora se há um ataque hacker, la se vai a nuvem….

    huuummmm… não obrigado!

    1. Avatar de Pedro C.
      Pedro C.

      Ah, ia-me esquecendo, há ainda o factor do calor, um desktop seja em ambiente caseiro ou profissional, dura em norma, mais tempo que qualquer dispositivo móvel. Não tem baterias para viciar… não é tão afectado pelo calor etc… a meu ver, não é assim tão óbvio que haja uma migração em grande escala, para esses dispositivos, nos próximos anos!!!

  53. Avatar de Rossini
    Rossini

    Ë possível que passe a ver mais pessoas a utilizar outros dispositivos para realizar tarefas similares as dos PCs, mas eu duvido muito que seja da mesma maneira, eu não to a ver um tablet ou smartphones a rodar o mw3 ou a renderizar 3D ou videos muito menos a servirem de servidores ou media center, mesmo que aja serviços por Internet, que será da nossa privacidade?

  54. Avatar de fabio macedo
    fabio macedo

    já ouviram falar no uity 3D? tem um “web player” e pode jogar-se na internet com muito bons graficos.

    Eu mesmo ja desenvolvi alguns games em unity. e Recomendo. Muito bom mesmo.

    Fica aqui um link com alguns jogos. Dá pa ver o potencial.

    http://www.kongregate.com/unity-games

  55. Avatar de Benfiquista
    Benfiquista

    A ideia é mesmo essa Pedro. Com a cloud, será fim da pirataria, pois todo o software estará disponível na cloud. Assim quem não pagar para entrar, não vai ao baile.

  56. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Sou o único que não concorda com NADA do que ele disse? O que ele quer sei eu….

  57. Avatar de Vítor M.

    Os PC’s estão de facto a desaparecer. A tendência está a verificar-se ano após ano.

    Grande parte do consumo doméstico está fortemente ligado à área lúdica, onde um qualquer tablet pode perfeitamente desempenhar essas funções com maior mobilidade e maior facilidade de utilização.

    Muitas pessoas, a maioria, apenas tem um computador para receber mail, pesquisar na Internet, escrever num processador de texto, utilizar uma folha de cálculo, vêm um filme, ouvem música, jogam jogos sociais, conversam online, alimentam as redes sociais, fazem apresentações, editam pequenos filmes das férias, do aniversário das crianças.

    Isso tudo pode ser feito com um tablet, para quê comprar um PC ou mesmo um netbook?

    Neste segmento vai uma grande fatia dos utilizadores, nos próximos dois anos, abandonar os PC’s, portáteis e afins e dedicarem o seu interesse num tablet.

    O preço e a qualidade dos tablets estão cada vez mais atractivos e o novo conceito de tablet/consola de jogos, com jogos em HD com possibilidade de interagirem com a TV, aumentando assim o espaço lúdico aumenta severamente o desejo de saltar para este novo segmento.

    Ao nível comercial, muitas empresas estarão à espera que os tablets com o novo Windows 8 apareçam para ter compatibilidade com as centenas de aplicações de gestão.

    Depois os comerciais na rua e mesmo dentro de portas, podem perfeitamente dispensar os netbooks e estarem agora mais confortáveis com os tablets.

    Ao nível industrial, OK aqui será um segmento mais difícil de substituir se bem que os serviços, ao transitarem para a cloud, poderão facilmente serem geridos por interfaces locais, nos tablets e processados centralmente, dispensando assim mais uma fatia de equipamentos de alto consumo energético e desapropriados face às necessidades.

    A virtualização e as sesões remotas estão a mudar também o espectro técnico, agora com um simples tablet e com Internet, um gestor de uma qualquer parque informático poderá ter acesso às suas máquinas remotamente não exigindo que tenha um computador para o fazer.

    É outra fatia que se está a perder, no segmento PC/portáteis.

    Nas escolas, nos recém chegados Magalhães, com a banalização dos tablets, para quê distribuir Magalhães (ou sucessores) se podem transportar um tablet?

    Ver aqui

    Mais um fatia que será retirada so segmento PC/portáteis.

    Restam as máquinas de alto desempenho e máquinas pessoais de trabalhos estratégicos e dirigidos, o que na realidade representam um pequena porção do mercado global.

    Dizer que vão acabar/desaparecer é ser um pouco radical, mas que vão abrandar… isso é real.

    A área gaming de alto desempenho, também será das últimas a cair, se bem que as consolas têm aumentando as exigências técnicas, com os sensores de movimentos e outras tecnologias que não estão disponíveis nos PC’s….

    Por isso, é uma caminho natural, o desaparecimento gradual dos PC’s na vida das pessoas.

    Dantes para onde ia, levava o portátil, agora com o tablet tenho o controlo das minhas máquinas em casa, do meu serviço de mail, da gestão do site, posso escrever e tratar dados e ainda estar ligado à equipa, tudo sem grande esforço e só com um tablet.

    Além disso tenho toda a componente multimédia. Já dispenso o portátil nalgumas das tarefas do quotidiano.

    1. Avatar de Pedro C.
      Pedro C.

      Boa tarde Vitor M.

      Tenho uma pequena duvida quanto a isso tudo, qual o método de estudo usado para determinar que a compra de computadores de secretaria está em queda?
      Pergunto isto apenas porque passa-me sempre pela cabeça se eles fazem esses estudos baseados apenas na informação de computadores comprados nas lojas.
      É que caso assim for, se é verdade que cada vez mais se compram tablets, também é verdade que cada vez mais as pessoas compram os seus computadores “desktop”, por peças e por vezes em mais que uma loja.

      Por exemplo este ano, conheço pelo menos uma dezena de pessoas que adquiriram os seus desktops desta maneira. Logo eu pergunto-me, até que ponto é possível controlar o numero de desktops existentes se cada vez há mais pessoas a dispensar os computadores “feitos”?!

      E já agora um aparte, acabaste de dizer, que embora agora não precises de andar com o portátil sempre contigo, usas o tablet para controlar as maquinas em casa… hummm, o que quer dizer que o tablet não serve para fazer esse trabalho que essas maquinas fazem?=)

      Cumprimentos,

      1. Avatar de Vítor M.

        Olá Pedro C.

        Começando pelo fim: se leres o meu comentário, há uma parte onde refiro que existem serviços que não são ainda substituídos pelos tablets, pois eu em casa tenho pelo menos uma máquina que o trabalho dela não pode ainda ser substituído por nenhum tablet, por isso uso o iPad, quando estou “fora de casa” para monitorizar essa máquina em particular, além de outra que gere a vídeo-vigilância que também a tenho monitorizada.

        Quando à informação que sustenta a minha afirmação que o mercado dos PC’s está a arrefecer chega-me de dois lados.

        O primeiro são os vários conhecidos, amigos e colegas que têm lojas de informática. Estes dizem com clareza que as pessoas deixaram há dois anos de comprar computadores (desktops) e passaram a apostar mais em portáteis, depois veio a vaga dos e-escolas e até os netbooks sofreram um abrandamento substancial.

        Actualmente compram-se menos porque há menos dinheiro e porque a moda dos tablets está também a desviar compradores de faixas etárias mais maduras para essas soluções, dentro de uma classe que ainda gasta algum dinheiro em equipamentos.

        Depois, no primeiro trimestre, apareceram os indicadores de mercado, onde se poderia ver que o ano de 2010 já foi um ano de arrefecimento claro e que 2011 seguiria a mesma tendência.

        http://www.techradar.com/news/computing/tough-times-for-pcs-as-sales-drop-943151

        Segundo dados da Gartner nos principais países consumidores, os tablets estão no topo das causas dessa mesma queda de procura:

        http://www.techradar.com/news/computing/tablet-purchases-to-blame-for-slowing-uk-pc-sales-992996

        Esse artigo, recente, é um exemplo de como as coisas estão a evoluir. No meu comentário também refiro que o termo “acabar” é exagerado e explico quais os sectores que segurarão o grosso volume de compras.

        Existem dados concretos com números exactos que podem explicar esta minha conclusão, mas no dia a dia, os fornecedores desses equipamentos têm visto esse mercado enfraquecer, podemos mesmo ver o caso da HP que está a passar um momento mau, outros fabricantes e assemblers estão igualmente enfraquecidos.

        Provavelmente, será esse indicador que leva alguns analistas de mercado e alguns responsáveis das grandes empresas do sector tecnológico, como é o caso de Paul Maritz, a fazer as afirmações que proferiram.

        1. Avatar de Pedro C.
          Pedro C.

          Sim, eu percebi os factos que referiste, e não estava a por em causa a tua opinião ou o que escreveste!

          Talvez não me tenha feito entender da melhor maneira! Eu estava a perguntar se essas empresas que fazem os estudos de mercado, se baseiam apenas em vendas de computadores feitos, ou se contavam também com peças vendidas, torres etc! E pelo que vejo, em ambas as noticias eles apenas referem Computadores e Portáteis, e o que gostaria de saber, é se achavas que eles estavam a descurar o mercado a “retalho” em que as pessoas compram a sua máquina por peças!
          É que caso assim seja, o estudo perde um pouco o seu valor. Pode ter havido um decréscimo de vendas de computadores, mas quem garante que não houve um aumento de vendas de boards, towers, etc?
          Percebes o que quero dizer?!

          Quanto à segunda parte do meu comentário, estava apenas no gozo, percebeu-se claramente no teu comentário que há coisas para as quais um desktop é indispensável!

          Cumprimentos,

          1. Avatar de Vítor M.

            Okapa.

            Cumprimentos.

  58. Avatar de the_doop_man
    the_doop_man

    e so profetas da desgraça lol, o mercado dos tables ja esta a encolher (segundo dados da Acer) os smartphones com docks poderao subtituir as necessidades de processamento de texto para uma parte do mercado mas grande parte do mercado dos desk neste momento e das pessoas que precisam de uma maquina mais potente e para tarefas que um portatil ou table nao chegam, por isso em minha opiniao o mercado de portateis vai cair como ja esta a acontecer mas nao acho k isso se va notar tanto no mercado dos Desk

  59. Avatar de pfbatista
    pfbatista

    Sinceramente…

    Acredito que haja quem adopte esse sistema…

    Mas NÃO ACREDITO nos números em 3 anos… Acredito que uma pequena percentagem, em 3 anos, exclua o PC… talvez uns 20%

    Acredito ainda mais que os Tablets são uma moda e que não passará disso.

    Falando numa grande fatia, e o posto de trabalho? Há quem acredite na substituição por um terminal?! A diferença de valor não é significativamente grande para compensar a substituição e adopção redical de novos métodos.

    Este tipo de notícias e comunicados fazem-me lembrar aquelas agências de Rating… são feitos para que todos os “ratinhos” vão atrás, neste âmbito terá algum impacto, mas não o mencionado.

    1. Avatar de aver
      aver

      Estão a juntar os tablets, como o iPad, nos PCs. Juntam alhos com bugalhos.

  60. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Será sempre preciso um bom pc, para quem trabalha em áreas com programas que exigem mais e quem joga. (desejava sim era o fim das consolas.)

  61. Avatar de Brasilpurtugalegal
    Brasilpurtugalegal

    São as dorgas manolo, as dorgas…

  62. Avatar de Pisca
    Pisca

    Sem ter lido os comentários anteriores, logo mais faço isso, uma opinião.
    Sobre os desktops o que poderá estar a suceder há algum tempo, é que os mesmos vão sendo sucessivamente “refeitos”, com novos componentes, o que eu uso ainda há dias foi totalmente reconstruido, desde a motherboard até à caixa, com um novo disco e tudo o que estava no anterior foi transferido, evitei assim a compra de um novo e o custo do mesmo
    Tendo eu uma pequena empresa que funciona em casa, há 2 coisas para mim fundamentais, facturação e contabilidade, para além dos acessos a contas bancárias
    Por isso mesmo o uso do desktop, com rato e teclado com fios, para não haver erros, um dia a configurar uma conta bancária com rato sem fios aquilo deu erro sei lá quantas vezes, coisas das pilhas
    Depois, claro os Galaxy S e Tab 7″, é o conjunto dos aparelhometros para “brincar”
    Provavelmente serão muitos os que terão as mesmas coisas
    Daí a dizer-se que que vão acabar por ninguém os usar ? Parece-me excessivo
    Sobre jogos quando me dá na bolha o FLith Simulator (para partir aviões) e esse duvido que corra num tab ou mesmo num notebook

  63. Avatar de aver
    aver

    Maritz disse:

    “Há 3 anos (2008) cerca de 95% dos equipamentos ligados à Internet eram PCs. daqui a 3 anos (2014) provavelmente serão menos de 20%”. Os restantes 80% de equipamentos ligados à internet serão smartphones e tablets.

    Dado que as vendas de computadores estagnaram e a dos smartphones e tablets segue um ritmo acelerado não vejo em que é que é que a afirmação é disparatada. Em 2008, havia 10 equipamentos dos quais 9 (90%) eram PCs; em 2014 haverá 45 equipamentos ligados á internet dos quais 9 (20%) são PCs e 36 (80%) são smartphones e tablets.

    O homem disse em algum lado que os smartphones e tablets substituem os PCs ? Onde os tablets substituem com vantagem os PCs é na navegação na internet. Para isso é mil vezes preferível o iPad a um PC (descontando torrents, etc).

    Disse mais umas coisas sobre HTML5 que permite criar webb apps, multiplataformas, que também concordo.

  64. Avatar de Ricardo Cardoso
    Ricardo Cardoso

    É com “deixas” destas que a moda pega!Reparem: Há cerca de ano e meio, o director da google falou do mesmo que este Sr. fala agora. Por acaso, ambos são interessados para que o mundo avance para a cloud. É de facto um serviço muito apetecível! A cloud já existe há muito, e sinceramente, nunca me inspirou confiança. Vejamos: deixa de haver a necessidade de vasculhar os computadores dos utilizadores; a informação passa a estar centralizada em servidores e quando querem( quem pode) é só correr as aplicações necessárias para obterem o que quiserem. E depois? essas informações são catalogadas e vendidas a empresas a instituições, etc. Garantidamente com a cloud iremos dar de mão beijada as nossas vidas! Se para quem pensa que o facebook expôs demais, com os nossos ficheiros na cloud, então a exposição será total! Eu uso desktop e laptop para trabalhar; uso smartphone com algumas aplicações e uso o tablet pela facilidade de ter a net em qualquer ponto da casa e por o equipamento ser muito pratico de transportar. Mas ninguém me tira o laptop nos próximos anos e para a cloud vou quando deixar de haver alternativas( quando deixar de haver cartões de memória, pen´s, etc).
    Em relação ao windows tenho dificuldade em perceber qual o problema( dos utilizadores, dos concorrentes sei qual é). Não sendo possivelmente o melhor( os sistemas operativos da apple sempre foram muito bons) é dos melhores e a microsoft é muito menos complicada que a apple. Depois temos o office que é a melhor ferramenta de trabalho que existe no mercado. Por mim, estou desejoso que a nokia lance no mercado os equipamentos com o sistema operativo da microsoft. Possivelmente será melhor alternativa que o android( uso no tablet e já falhou mais vezes em meses que o windows nestes anos todos que o uso!).
    Em suma:
    A cloud existe e até é funcional para algumas coisas.
    Se os utlizadores não forem na cantiga dos gurus deste mundo os desktops e laptops irão existir por muitos anos.
    O windows está cá e recomenda-se.

    1. Avatar de aver
      aver

      Acho que quando se fala em cloud há, pelo menos dois significados.

      – Uma genérica – diz-se cloud, como quem diz internet ou web
      – Uma que tem alguma relação como o Chrome OS – um computador pessoal com um sistema operativo que pouco passa de um browser para aceder a serviços web (cloud), aplicações na cloud e armazenamento na cloud.

      Acontece que também há webb (cloud) app, especialmente em HTML5 para iOS e Android o que também baralha se se estará a fala disso ou do Chrome OS.

      Todas as citações do post vão no primeiro sentido e da tua frase “uso o tablet pela facilidade de ter a net em qualquer ponto da casa e por o equipamento ser muito pratico de transportar”. É isso que vai dar 80% de acessos a internet aos smartphones e tablets e 20% aos PCs.

      P.S. Acho que o Chrome OS se finou.

  65. Avatar de Pisca
    Pisca

    Formas de usar as tecnologias.

    Em tempos andava sucessivamente entre o sul de Angola e Luanda, com o portátil atrás, eram preciso para diversos documentos dai a falta.

    Quando apareceram as pen’s fui dos primeiros a comprar, passou a ser o meu instrumento de trabalho, bastava ter os documentos em word, as folhas em excell, e o carimbo, tinha tudo, depois em Luanda havia sempre alguém que me deixava usar um pc e “tá a andar”, maravilha das tecnologias.

    Uma coisa são os brinquedos, outra o trabalho a sério

  66. Avatar de Manta
    Manta

    Mais um querendo 15 minutos de fama falando bobagens…. ok conseguiu, agora volta pra caverna de onde saiu !

  67. Avatar de Bruno Guedes
    Bruno Guedes

    Não me parece que ao dizer que dentro de 3 anos apenas menos de 20% dos equipamentos ligados à Internet serão PCs, que se esteja a dizer que a era dos PCs está a terminar…

    O que me parece é que estão a dizer que mais de 80% dos equipamentos ligados à Internet serão smarthphones, tablets e afins, o que é bem provável, mas o número de PCs pode-se manter constante ou até crescer.

    No fundo o que eu acho que ele quis dizer é que vai haver um boom nos próximos anos de utilizadores a usarem outro tipo de equipamentos para se ligar à Internet e não que os PCs vão “desaparecer”.

  68. Avatar de eu
    eu

    ainda nem os portateis conseguiram superar o desktops em desempenho/preço , mais dificilmente os tablets conseguirão.

    e aos tablets em termos de jogos, faltará sempre o teclado fisico e o rato para os jogos mais exigentes a nivel de precisão.

  69. Avatar de buddha
    buddha

    Ja ouvi esta a 10 anos atrás onde deram 4 anos no maximo para os PCs.
    5 anos depois ouvi a mesma piada… e agora 5 anos depois mais uma vez esta piadinha….
    já é velhinha… rsrsrs

  70. Avatar de VIRUXE

    Esse senhor não tem mesmo noção do que diz.

  71. Avatar de Joao
    Joao

    Se grande parte da tecnologia evoluiu tanto ao longo dos anos deve-se aos computadores. E preciso computadores para quase tudo no mundo. E preciso computadores para planear, estudar,projectar e construir tudo… A nivel industrial Ninguém vai usar smartphones ou tablets para por exemplo desenhar e desenvolver pecas de automoveis, ou controlar uma fabrica de montagem de automoveis inteira totalmente robotizada… Logo nunca vão deixar de existir… Num pc consegue-se fazer tudo com maior facilidade e eficiencia. Mais facilmente se adapta um computador a qualquer situação especifica do que um tablet. Ate a nivel de reparações e upgrades de hardware eles sao melhores.. Agora claro nao se pode dizer que nao haja certas situações que ate nao se possa mais facilmente usar um tablet, mas regra geral, computador sera sempre um computador.