A bateria do seu smartphone pode não ter 2 anos de garantia

67 Comentários

Alguns fabricantes apenas dão 6 meses de garantia. Saiba quais são!

Apesar de não darmos muita importância à bateria na hora de adquirir um smartphone, este é sem dúvida um componente fundamental no funcionamento do dispositivo que frequentemente tem uma má utilização por parte do utilizador.

Tendo em conta que a bateria pode ser um “ponto fraco” dos dispositivos, alguns fabricantes equiparam a bateria a um consumível para evitar que beneficie da garantia de dois anos aplicada aos aparelhos.

smartphone-battery (1)


De acordo com o estudo publicado recentemente pela Deco, alguns fabricantes tentam “manipular” o período de garantia equiparando esta a um consumível. A Deco investigou o desempenho de baterias de 15 smartphones e tablets através de ciclos de carga e descarga, para simular uma utilização de dois anos e verificar se estas mantinham a capacidade durante a garantia.

Dos 15 equipamentos testados, apenas um, o smartphone Samsung Galaxy S5, permite trocar a bateria, mas entretanto na versão que o vem substituir, o Galaxy S6, essa possibilidade já não está contemplada. Cada vez mais a bateria é parte integrante do aparelho e, se até está preparada para durar os dois anos que a lei exige, não vemos motivo para alguns fabricantes e comerciantes indicarem prazos inferiores ou condições de exceção para estes dispositivos.

smartphone-battery

A Deco confrontou as marcas e numa primeira fase, apenas a BQ, a LG e a Microsoft/Nokia responderam, dizendo conceder os dois anos. Já a Acer afirmou praticar um período de 12 meses e a Huawei e a Wiko de seis meses. A Apple, a Asus, a Samsung e a Sony não responderam a esta consulta inicial.

No entanto, as marcas que responderam que assumiam o compromisso legal dos dois anos afirmaram que a garantia não cobre, entre outros, defeitos por má utilização ou danos decorrentes de um curto-circuito. Preocupante é ainda a referência ao desgaste “normal”, também excluído.

Este estudo surgiu na sequência de denúncias deixadas por vários consumidores na página da associação na rede social Facebook.

Entretanto o Pplware contactou a Wiko que nos informou do seguinte:

“As baterias integradas dos Wiko (ou seja, todos as que só podem ser manipuladas por um técnico) têm uma garantia de dois anos. O que tem uma garantia de seis meses, são as baterias extraíveis, o que está de acordo com a lei vigente, que refere que os componentes perecíveis, como uma bateria extraível, apenas têm de ter uma garantia de 6 meses”

Via Deco

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cerbeira
    Cerbeira

    Pergunta que me ocorre:
    “Não é obrigatório 2 anos de garantia?”

    1. Avatar de João Borges
      João Borges

      No tribunal arbitral tem um pequeno guia que explica o erro que os vendedores cometem ao tentar fazer da bateria um consumível (6 meses de garantia), e que esta tem por lei 2 anos de garantia. Em caso de problemas, o guia tem um pequeno documento que pode ser preenchido e apresentado ao vendedor como meio legal, para reivindicar o direito aos 2 anos de garantia. Aconselho uma leitura a esse mesmo guia para esclarecer muitas duvidas que existem (e são manipuladas pelos vendedores), a respeito dos direitos do consumidor no que diz respeito às garantias.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        não confundir garantia estatutária, que o vendedor é obrigado por lei a garantir vs garantia do fabricante (caso não seja o vendedor)

      2. Avatar de Martins
        Martins

        Seria possível colocar um link para esse guia?

    2. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      A lei diz, produtos de desgaste rápido tem 6 meses de garantia. O resto sao 2 anos. Mas há alguns fabricantes que dao mais anos. E o caso q a Wiko falou é tudo verdade. No caso do iphone, como nao da para retirar a bateria, sao 2 anos. Como nos portateis nao que nao da pra retirar as baterias. Quando era vendedor, sempre mencionei isso. Portateis/smarhphones 2 anos de garantia e baterias 6 meses.

      1. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        As BATERIAS não são material de desgaste rápido! Isso é uma falácia usada por alguns fabricantes para fugir às responsabilidades. Uma bateria que, USADA correctamente com ciclos de carga diários (digamos) e não dura 2 anos, TEM DEFEITO. Se não tem defeito, é uma bosta de uma bateria que não deveria ser vendida. Vendedores que teimam no “desgaste” para recusar o prazo legal de 2 anos de garantia deveriam ser simplesmente colocados de parte pelos consumidores.

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Tenho um tablet da Samsung. Tive problemas com a bateria mandei a garantia e disseram que me substituíram todo o sistema de alimentação mas penso que não passou dos 6 meses de compra. Ja agora aproveito e confirmo que a bq dá garantia da bateria a mais de 1 ano. Que o meu bq foi a garantia porque o botão de desbloquear não funcionava e quando voltou tinha indicação que a bateria tinha sido substituída.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      João Pereira desculpe a pergunta. O tablet com problema é o Galaxy Tab S 10.5 WIFI? Eu tenho um e aconteceu-me precisamente o mesmo. Já chegou da reparação e vou busca-lo amanha. O que me disseram ao telefone foi precisamente que mudaram o sistema de alimentação.
      O seu tem funcionado agora tem funcionado bem? A bateria está boa?

      Obrigado

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Que problema tinhas?

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Estava sempre a reiniciar e sempre que reiniciava tinha níveis diferentes de bateria e estava toda a noite a carregar e só aumentava 1%.
        E o seu qual era o problema?

        1. Avatar de Carla Costa
          Carla Costa

          Bom dia, tenho um tablet igual e aconteceu me exactamente o mesmo….
          Fui ontem entregar para reparação e estou a espera de resposta….
          Os vossos depois de arranjados voltaram a dar problemas????

          Obrigado

  3. Avatar de Luís Lopes
    Luís Lopes

    Boas…. tenho um Galaxy S3 4G a terminar garantia em Maio /2015.
    À cerca de um mês a bateria não aguentava nem 12 horas e tinhas descidas de carga de cerca de 20% sem explicação.
    Fui directamente à Samsung, verificaram que o problema era exclusivo da bateria e ao abrigo da garantia trocaram por uma nova em 1 hora.
    Excelente serviço de pós venda 🙂

    1. Avatar de Unsedois
      Unsedois

      A Samsung tem um óptimo serviço pós venda.
      Ao contrário da Apple. Que mais parece que tem uma assistência no vão de uma escada. E eu tenho Apple.

      A esposa tem um 4S, teve um problema de WIFI, que deixou de funcionar após a instalação de um update da Apple! e eles não assumiram, por já ter passado umas semanas da garantia. Este problema é muito comum nos 4S, por cá e pelo mundo fora devido ao update. Falou-se com a operadora, descartou-se, falou-se com a Apple na Irlanda, incluindo contactos telefónicos e mails, e nada, não assumiram. Embora admitissem o problema que éra muito comum nos 4S após o update. Valeu uma empresa que tem várias lojas por cá, e passo a publicidade que pode ser necessária a muitos, a iServices, arranjou e está a funcionar. O que a Apple queria éra vender mais um telemóvel. Apple 0 – iServices 1.

      Fiquei mesmo satisfeito com a Apple…:(

      1. Avatar de Unsedois
        Unsedois

        E um pormenor interessante, que me esquecia, a Apple por cá, dizia que o problema não tinha mesmo arranjo! pelos vistos, teve.

        1. Avatar de RaCcOn

          Nao existe centro de reparacoes oficial para iPhones e iPad em Portugal, pelo que eles ficam com o teu equipamento e dao-te outro.

          O que por um lado e bom e por outro e mau.

          O factor no meio do teu testemunho é o facto “por já ter passado umas semanas da garantia”, ja tivemos casos similares em que a Apple assumiu ainda dentro de garantia tendo passado 3 semanas da data de venda, mesmo tendo sido o equipamento enviado como fora de garantia eles assumiram.

          Agora, algumas semanas, pode ser 2 semanas ou 6 semanas. 🙂

          No teu testemunho, so acho injusto o facto de achares que a assistencia de uma marca (e isto vale para qualquer uma), e de vao de escada pelo facto de te terem negado garantia apos a mesma ter terminado legalmente.

          By the way, se o problema que estas a falar com o Wifi e relacionado com software a resolucao e simples, bastando meter o telefone em modo DFU, restaurar o sistema operativo como se um novo telefone se trata-se e apos isso restaurar o backup.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            O meu testemunho:

            – O iPod é que não tem reparação – trocam por outro. Trocaram-me um e já tinham passado os dois anos (tinham passado mais alguns meses.

            – O iPhone e o iPad têm reparação.

            – Quanto ao problema do 4S e do Wi-Fi – conheço uma pessoa com o mesmo problema – até já lhe enviei um mail transcrevendo o texto acima.

            Tem sido uma tourada com o operador. Dentro da garantia aceitaram fazer a reparação e repararam, mas a reparação não ficou boa. Entretanto passou o prazo de garantia – e agora pedem €150 para reparar – e sem garantia de que o problema fique resolvido, ou seja, pode ter-se que gastar €150 para nada.

          2. Avatar de Morbidos
            Morbidos

            Olha existe algum tutorial para fazer isso ? Podias indicar link ?
            Tenho uma pessoa amiga com um 4s com esse problema desde que efectuou o update nunca mais conseguiu ligar o wifi. Como não percebe nada de tecnologia foi deixando andar e usava o 3g.

          3. Avatar de RaCcOn

            https://www.youtube.com/watch?v=aobho9U5D08

            Mete o telefone em modo DFU, depois liga o mesmo ao PC com iTunes.

            Ao ligar o telefone o iTunes vai dizer que encontrou um telefone em modo de recovery.

            E so dizer para tratar o telefone como um telefone novo.

            E voila, ja deve de ter o Wifi a funcionar.

            Depois e so restaurar o backup se quiser.

          4. Avatar de Unsedois
            Unsedois

            Boas, foi feito e sem sucesso essa operação.
            No meu ponto de vista, cliente, é o que tenho a apontar. O erro ou o problema segundo a Apple disse, é de hardware, e que depois do dito update, esse problema veio ao cimo e deu no que deu. Como cliente, fiquei extremamente chateado. Outro problema, é que a Apple garantiu que é um problema de hardware, e não podem reparar! Mesmo se causado pelo software, que foi o update? Enfim. A Apple, no meio disto tudo, também mentiu, ao dizer ao cliente que o problema não tinha reparo, só comprando outro telemóvel!! E eu através da empresa de reparação atrás mencionada, reparei o aparelho e continua a funcionar impecavelmente após um mês da reparação. Se eu fosse na conversa deles, teria mandado o telemovel fora e adquirido outro, não Apple, porque sinceramente, erá a condição que a esposa colocava. Lá tinha que alinhar num Android. E compreendo porque. Foi falta de boa vontade da Apple solucionar o problema, mesmo que tivesse que pagar pela reparação. Mas continuo a dizer, a Apple dizia que não tinha arranjo. Tenho provas escritas do sucedido.

          5. Avatar de Unsedois
            Unsedois

            Mesmo que após a garantia a Apple não assumisse o dano, é a parte que ainda menos terei que relevar, eu proprio pagaria o arranjo que estaria disposto a isso. O que acontece e o cerne da questão é que a Apple disse que não tinha arranjo! e teve! E mais não preciso dizer 😉

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        História mal contada.
        Desculpa lá …

      3. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Eu tive um problema estúpido com a Vodafone. Há 2 anos deixei cair o iphone e partiu o vidro. Eles queriam 500 e tal euros, porque diziam que a Apple não substituia e a única opção era um novo.
        Na altura fui a uma empresa que trabalhava oficiosamente para a Apple e substituiram-me o vidro, mas tive de assinar um documento de como perdia a garantia. Completamente estupido.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Fosses ao sitio certo que voltavas a ter o ecrã e garantia de novo. Não tens que ir á Vodafone …

          Abc

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            O telemovel é propriedade da Vodafone. Eles é que teriam de reencaminhar. Na altura eu não sabia do serviço e mesmo hoje não sei onde me dirigir, se me voltasse a acontecer.

      4. Avatar de Mega
        Mega

        Caso não saibam, caso um Iphone tenha algum problema no 1 ano de garantia e automáticamente substituido por outro (Pode ser novo ou recondicionado). Já tive há 2 anos 1 problema com um iphone (já todo riscado) e em 5 dias deram-me 1 novo, nem para reparação foi. Por isso continuo satisfeitissimo com a marca.

  4. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Pois, mas a Microsoft já com os carregadores é só 6 meses…

    1. Avatar de Paulo Oliveira
      Paulo Oliveira

      Pois,mas erradamente, a garantia é de 2 anos seja bateria seja teclado seja carregador seja que parte do telemóvel for….são leis europeias, que são bastante explicitas sem qualquer risco de induzir em erro

      1. Avatar de Helena Marinho
        Helena Marinho

        Desculpe intrometer-me, mas, há poucas horas, reclamei de um tablet Acer Icone one7, comprado em Dez/2014, com 80 horas de funcionamento, em que a bateria só carrega metade, e o funcionário da Acer que me atende, respondeu que estava fora da garantia que era apenas um ano, coisa que eu desconhecia….. quando mo ofereceram, foi-me dito que eram 2 anos de garantia, como o Paulo Oliveira referiu….. fiqui sem saber o que fazer…..

    2. Avatar de Mjc
      Mjc

      Isso é o que eles dizem

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A bateria que integra um smartphone ou uma máquina fotográfica ou equipamento semelhante tem uma garantia de dois anos. As marcas (e por vezes o pessoal das lojas) é que aldrabam e dizem que é um consumível – se fosse um consumível nem garantia tinha, excepto a de ser entregue em bom estado.

    Agora, não podem é esperar que ao fim de um ano ou ao fim de dois a bateria esteja como nova, porque não está. Nem a podem trocar ao abrigo da garantia por já não estar como nova.

    Só me aconteceu uma vez com a bateria de uma máquina fotográfica que já não carregava … fui ao representante da marca e trocaram-ma por uma que de certeza já não era nova. As lojas/marcas vencem pelo cansaço, já não tive paciência para lá voltar outra vez – e se entregasse a máquina fotográfica na loja (não se entrega só a bateria) demorava um mês.

  6. Avatar de Nokall
    Nokall

    Carregadores, auriculares, baterias de telemovel. Acho muito bem que seja so 6 meses. As pessoas nem se preocupam em desligar o carregador da tomada. Quanto mais saberem tratar de uma bateria.

  7. Avatar de Daniel de Melo
    Daniel de Melo

    A Toshiba faz o mesmo com os seus computadores portáteis: 6 meses de garantia para a bateria.

  8. Avatar de NT
    NT

    É sempre complicado as garantias das baterias (eu que trabalho com isso todo o santo dia…)
    Mas realmente, como é considerado um consumível por muitos fabricantes só goza de 6 meses (mínimo) de garantia. Mas com tantos tablets, telemóveis, portáteis etc que não é ‘permitido’ substituir facilmente a bateria as marcas têm dado os dois anos de garantia. Sei de alguns casos que o cliente não possui o carregador original ou tem os cabos danificados e aí dou razão ás marcas de não dar garantia por má utilização.

  9. Avatar de Openmindex
    Openmindex

    Não brinquemos, quando compro um produto, e neste caso um telemóvel, compro num todo, não a peça.

    Como tal, a bateria está incluida na garantia total do aparelho. Se existe problemas com a bateria e provavelmente nos telemóveis que não dá para subestituir? como fazemos? Se comprasse a bateria a parte não teria os dois anos de garantia? tinha.
    Isto é uma “música” que fabricantes querem nos incutir.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Xiaomi com 1 ano e meio e a bateria começou a nao durar 2 dias mas sim 1 dia, enviei um email para a casa em Espanha que mo vendeu passado 3 dias vieram levantar e passado 1 semana estava em casa um smartphone com bateria nova 😉

    Xiaomi assistencia 5***** e não tive que pagar transportes sequer.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      A BQ também tinha grande assistência, a WIKO também,etc. Daqui a uns meses vais ver o tempo e os problemas que vais ter ou outros clientes quando tiverem avarias.

    2. Avatar de Paulo Horacio
      Paulo Horacio

      Nem mais Miguel, isso é que é falar.. e andam aqui os meninos a comer maçãs! o que tem um Iphone a mais que um xiaomi? NADA, só é mais caro! fiquem lá com o caroço da maça entalado!

  11. Avatar de JJ
    JJ

    Julgo que esta historia esta mal contada, como muitas que por vezes são contadas pela DECO.

    Vamos lá pensar, quanto tempo demorou os testes da DECO? Se eles fizeram um tipo de simulação de algumas semanas, para simular o ciclo de carregamento/descarregamento de 2 anos de utilização da bateria, logo a bateria não teve uma utilização normal.

    Os fabricantes não são parvos, eles sabem muito bem que essas baterias testadas, foram mal utilizadas e por isso não estarão ao abrigo da garantia.

    Qualquer das formas, alguns fabricantes confirmaram que só davam garantia de 1 ano ou 6 meses a bateria.

    Mesmo assim, pergunto: Que motivos leva uma bateria avariar? É que a garantia cobre é avarias de fabrico…

    Se uma bateria é levado ao extremo e dura menos meses/anos do que o previsto, isso já não pode ser culpa do fabricante. As baterias tem um numero de ciclos previsto. Se esses ciclos são cumpridos em 6 meses ou 4 anos, tudo depende do tipo de utilização.

    Isto é a mesma coisa que os carros, muitas marcas dão garantia em 5 ou anos ou x de Km. Se a pessoa viaja muito e ao fim de 1 ano já ultrapassou esses numero de Km, não importa estar dentro dos 5 anos, a garantia já não cobra eventuais situações.

    Por isso, acho este tipo de estudo um pouco questionável.
    Alem disso pergunto, como é que uma bateria tem problemas de fabrico 1 ano e meio (por ex.) depois de o equipamento ter sido comprado? É que as garantias não cobram o excesso de uso, mas sim defeitos de fabrico.

    E bem sabemos, que muitas vezes as marcas arranja ou substituem peças/equipamentos ao abrigo da garantia, que lá no fundo os donos desses equipamentos sabem que o problema foi fruto de má utilização…

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      DECO , entidade nada FIÁVEL ou transparente.
      A partir do momento, que se lhes deres o equipamento para eles fazerem teste, ganhas logo pontos extra na analise.Se pedires a devolução levas uma nota ridícula.

      Baterias é um consumível portanto, não tem que ter 2 anos.

  12. Avatar de cmiguel
    cmiguel

    Trabalho para a LG no reino unido e apenas uma garantia de 6 meses é oferecida em baterias removíveis e acessórios

  13. Avatar de SSilva
    SSilva

    Trabalho no ramo, e posso dizer que a maior parte das marcas só dão 6 meses ou 12 meses de garantia às baterias. Mas devido inumeras reclamações no passado, hoje há metódos que contornam isso. Para o cliente que comprou um telemóvel esses 6 meses ou 12 meses são indiferentes, irá ter sempre 2 anos de garantia se comprar por exemplo em lojas MEO, NOS e Vodafone. Porque por exemplo, imaginemos que têm um Huawei (como já mencionado no artigo – 6 meses) com a bateria com anomalias relacionadas com a autonomia e já tenham o telemóvel há 15 meses por exemplo, será trocada em garantia pela operadora, e a operadora é que paga a bateria sem o cliente saber à marca, por já terem ultrapassado esse período de 6 ou 12 meses.

  14. Avatar de cwally
    cwally

    Tenho o meu Huawei há 4 anos e ainda dura 5 dias!

  15. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Baterias sao considerados bens de desgaste. Daí terem por vezes um menor tempo de garantia.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Treta. A garantia de smartphones, máquinas fotográficas e equipamentos semelhantes é de 2 (dois) anos – tal como o equipamento.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        A garantia de – baterias de – smartphones, máquinas fotográficas e equipamentos semelhantes é de 2 (dois) anos – tal como o equipamento.

        1. Avatar de RaCcOn

          Desculpa mas o que ele diz e verdade…

          Uma bateria mesmo que em bom estado pode durar semanas apenas por ma utilizacao…

          Digo eu…logo se, a bateria se pode desgastar mais devido ao uso que lhe damos, quer tambem dizer que e um consumivel ou bem de desgaste.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Ou pode avariar.

            Se a bateria avariar (não confundir com quebra de capacidade, normal com o passar do tempo) – em que ficamos?

            Mas isto não são questões em que se liga o “palpitómetro” – agora dou eu um palpite e a seguir dás tu, depois outro, somam-se os palpites e o que tiver mais ganha.

            Mas convém que quem quer dar palpites diga “acho que”, “parece-me que”.

            Eu faço uma afirmação (não é nenhum palpite) que a garantia das baterias dos telemóveis, das máquinas fotográficas, dos portáteis e outros produtos electrónicos é de dois anos – igual ao do equipamento de que faz parte.

  16. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Bom dia,
    Já tive uma situação relativa a problemas de baterias onde a indicação que me deram foi a de “a bateria só tem 6 meses de garantia e já tinha passado”. Neste caso a única acção que tive que fazer foi pesquisar no google por “garantia uniao europeia”.
    Após apresentar o resultado à grande superfície indicando que iria fazer queixa caso não fosse atribuida a garantia e após uns telefonemas efectuados pelo funcionário a bateria foi reparada em garantia.
    Resumindo, pela lei Europeia, os produtos novos vendidos dentro da união são obrigados a ter 2 anos de garantia (mesmo os de sites que dizem só ter um ano), quem vende tem que garantir isso.
    No caso das baterias, as mesmas podem apresentar quebra de capacidade nesses 2 anos, isso não é avaria da bateria mas sim redução normal da capacidade das celulas da mesma. No entanto se a bateria se “avariar” isto é por exemplo, chegar a 40% e morrer, os 2 anos têm que ser garantidos para a reparação em garantia.
    Espero ter ajudado, qualquer duvida é só pesquisarem.

  17. Avatar de fneves
    fneves

    Sou a favor dos anos claramente, nem discuto isso, ate porque para mim a bateria faz parte do produto total ponto. Agora infelizmente as baterias são consideradas como consumíveis porque realmente são mesmo, acabam-se por gastat com o tempo. Pode ser que a produção de carros electricos aumentem a investigação nesta area e depois a consigam a aplicar a baterias mais pequenas.

  18. Avatar de FM
    FM

    Discussão complicada. Mas, na monha opinião, não tem que haver divida. 2 anos de garantia, a lei assim o diz. E não venham com desculpa que é um consumivel, não estamos a falar duma pilha alcalina… é uma bateria que foui desenhapara para ser descarregada e carragada muitas vezes, não para durar uma vida toda, mas para um periodo minimo, pelo menos 2 anos. Não vamnos querer que passado 2 anos mantenha a mesma performance de quando era nova, mas mantenha grande parte da capacidade. Afinal trata-se de um componente essencial, de outra forma o equipamento não trabalha.

    1. Avatar de fneves
      fneves

      Sim mas e as pilhas recarregáveis? Não têm 2 anos de garantia … É complicado…

  19. Avatar de mythic
    mythic

    na wortem com o carregador de um lcd fui la reclamar apos 1 ano e 1 mes, disseram que os carregadores so teem 1 anos de garantia, eu reclamei que no acto de compra disseram-me 2 anos total, ou reparam ou apresento queixa , eles “gentilmente” aceitaram analiza-lo , e deram-me 1 semana depois 1 novo com garantia a “titulo exepcional” agora em termos de garantias quem presta acistencia da asus é a ename e é uma merxx autentica a minha tv lcd foi 4x seguidas para reparar demorou 61 dias no total era so desculpas e por 2x disseram que tinham substituido por um lcd novo…pois e os parafusos eram pretos e com marcas de chaves e o codigo de serie era o mesmo da compra….

  20. Avatar de JJ
    JJ

    Existe aqui dois pontos que tem de ser notados:
    1. A garantia só cobra avarias do equipamento
    2. A DECO o que fez foi descarregar/carregar a bateria em tempos recordes e depois solicitar a troca.

    A questão é que a garantia, se o equipamento avariar, neste caso bateria, se avaria a marca troca.

    Agora um elevado numero de carregamentos/descarregamentos, vai encontrar o tempo útil da bateria, que normalmente é medido em ciclos.

    Logo que o utilizador atingir esse numero de ciclos em 2 ou 3 meses, a marca se calhar até troca, dai falar-se na garantia da bateria de 6 meses. Mas se esses ciclos terminarem em 1 ano e meio, será um pouco lógico a marca não trocar, visto que não se tratou de uma avaria, mas sim um desgaste de utilização.

    Nenhuma marca disse que as baterias tinha de durar 2 anos de carregamentos/descarregamentos, no máximo dizem o numero de ciclos que as baterias aguentam. Que o utilizador pode atingir em 6 meses como em 4 anos, tudo dependerá do tipo de utilização.

    Agora, o estudo que a DECO fez, não prova nada! Porque não se tratou de uma avaria das baterias, mas sim um desgaste de utilização. São coisas diferentes.

    Resumindo, uma marca não tem de fazer trocas quando o problema apresentado, digamos assim, é fruto do desgaste normal ou excessivo do produto aka bateria. Agora se for uma avaria, então a marca já tem de trocar dentro desses 2 anos.

    Mas o problema apresentado pela DECO não se trata de uma avaria, mas sim do desgaste da bateria, que são coisas bem diferentes!

    1. Avatar de joao fonseca
      joao fonseca

      2. A DECO o que fez foi descarregar/carregar a bateria em tempos recordes e depois solicitar a troca.

      Amigo JJ, sabe, de fonte segura, que foi isso que a deco fez?

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Bastou-me ler o artigo para tirar essa conclusão:
        “A Deco investigou o desempenho de baterias de 15 smartphones e tablets através de ciclos de carga e descarga, para simular uma utilização de dois anos e verificar se estas mantinham a capacidade durante a garantia.”

        Eles simularam ciclos de carga e descarga equivalente a dois anos. Não sei como é que fizeram essa simulação, mas de certeza que não estiveram dois anos a utilizar essas baterias.

        Assim chega-se a conclusão que eles fizeram esses testes em algumas semanas, o que quer dizer que essas baterias foram levadas a exaustão, e não tivera uma utilização dita normal.

        Eles queriam o que? Que as marcas trocassem baterias que tinha completado o seu ciclo de vida, por ma utilização, apesar de estarem dentro da garantia?

        Não venham-me dizer que é normal uma bateria fazer ciclos de carga/descarga equivalente a dois anos, em apenas uns dias ou semanas…

        1. Avatar de joao
          joao

          Elucide-me, jj, em que parte do artigo é que é dito que os aparelhos foram eenviados para a garantia?

  21. Avatar de Alex
    Alex

    O meu asus memopad me176cx de novembro 2014 já se nota que dura menos tempo a bateria :s

  22. Avatar de Andre
    Andre

    Estes testes da Deco, são mesmo de fiar, são são! 😛

    Sendo ao não amovível, a Bateria tem dois anos de garantia, devido a uma lacuna na lei, uma bateria não pode ser equiparada a um consumível, e pelo qual, apesar de as lojas disserem que apenas tem 6 meses ou a 1 ano conforme o que o fabricante diz.

    Eu como responsável de garantias, sei o que as marcas dizem e pensam.

    Claro que nem sempre vou andar as turras com eles, devido as relações comerciais.

    Agora, em Portugal, uma bateria tem dois anos meus amigos de garantia, seja num telemóvel ou portátil ou leitor Mp3!

    Nada mais a dizer! e baterias, é uma sorte a durabilidade

    Apenas o que posso dizer que é real.
    Carregar quando a bateria chega aos 30-35% e desligar da corrente quando esta entre os 80-85%

    Aumenta o desempenho e durabilidade da Potencia da mesma.

    Ab e bom fim de semana a todos!

  23. Avatar de Sérgio Rodrigues
    Sérgio Rodrigues

    As baterias para além do número de ciclos são afectadas pelas temperaturas a que estão sujeitas.
    Com os smartphones existentes e aplicações que levam os mesmos ao limite é normal que as baterias aqueçam imenso, o que irá prejudicar muito a sua durabilidade. Não até que ponto é que este tipo de utilização poderá ser considerado mau uso.

    Tudo isto para dizer que a única coisa que faz algum sentido é a bateria durar (ter garantia) o mesmo tempo que o resto do equipamento…

  24. Avatar de maria
    maria

    A Lei diz algo muito simples !
    Bens moveis > 2 anos de garantia
    Bens imóveis > 5 anos de garantia

    Ambos para bens novos e para o cliente comum (não profissionais)

    A DEFESA DO CONSUMIDOR disse-me que a bateria é um consumível que faz parte do computador portanto tem 2 anos de garantia! O objectivo de muitas empresas é de vender garantias o que tira direitos ao cliente. Disse-me mesmo que se a bateria se desgasta rapidamente o produtor que ponha baterias que durem mais, não é problema do cliente que tem direito á CONFORMIDADE do bem com o contrato.

    1. Avatar de maria
      maria

      Erro:
      em vez de CONSUMÍVEL deve lê-se : COMPONENTE

  25. Avatar de leonardo mendes
    leonardo mendes

    tenho uma pergunta. eu comprei um telemovel que é o meo A 80 da loja da meo. sabem me dizer se a garantia cobra o vicio da minha bateria que deve ter começado logo do inicio de compra mas so comecei a dar conta a alguns meses?

  26. Avatar de leonardo mendes
    leonardo mendes

    tenho uma pergunta. eu comprei um telemovel que é o meo A 80 da loja da meo. sabem me dizer se a garantia cobra o vicio da minha bateria que deve ter começado logo do inicio de compra mas so comecei a dar conta a alguns meses?

  27. Avatar de Paulo José
    Paulo José

    e se a bateria arrebentar ao fim de 2 anos e dois meses?
    que faziam………..

  28. Avatar de Paulo Mestre
    Paulo Mestre

    Olá.

    Tenho um P10 lite comprado em 26-09-2017, à uns dias para cá a bateria não dura meio dia, se voltar a ligar o telemóvel depois deste se desligar, aparece ainda cerca de 20 e tal % de carga. Mas depressa se desliga novamente.
    No site da huawei a política de garantia, diz que a garantia é de 24 meses, e de 6 meses para carregador e baterias amovíveis.
    Com esta informação no site, deduzo que a garantia do P10 lite (não amovível) tem os mesmos 24 meses de garantia. Alguém pode confirmar isto?

    Desde já obrigado a todos.

    1. Avatar de Mjc
      Mjc

      Isso é o que eles dizem a política das empresas é a política das empresas e a LEI é a LEI!

      1. Avatar de Paulo Mestre
        Paulo Mestre

        Olá,

        Fui a uma loja de assistência oficial, a bateria foi trocada por uma nova.
        Obrigado