A Adobe começou finalmente a matar o Flash

20 Comentários

Há muito tempo que se fala da necessidade de abandonar o Flash e de se adoptarem as novas tecnologias desenvolvidas para a criação de animações na Web.

Mesmo com esta ideia, o Flash tem teimado em morrer, muito por culpa da Adobe. Mas um primeiro passo rumo ao fim do Flash pode ter sido dado e veio directamente da Adobe.

adobe_1

Todos conhecem e reconhecem os problemas que o Flash traz para os utilizadores. Para além dos consumos excessivos de recursos e da carga que coloca nos browsers, é também uma fonte de problemas de segurança que recorrentemente têm de ser resolvido.

Com a chegada do HTML 5 e de outras tecnologias o Flash acabou por se tornar obsoleto mas, e por culpa da sua elevada utilização, insistia em manter-se activo e bem vivo.

Um passo dado agora pela Adobe vai acabar com esta posição e abrir a porta a que surjam alternativas mais simples e menos pesadas de serem usadas. A ferramenta Flash Professional vai ser renomeada e passar a chamar-se Adobe Animate CC.

Esta pode parecer uma simples mudança, mas a verdade é que o novo Adobe Animate CC vai abrir as portas a novas tecnologias que vão deixar o Flash de lado.

adobe_2

Esta mudança acontecerá já em Janeiro de 2016, altura em que a Adobe lançará o Adobe Animate CC para todos. A maior diferença está nos formatos de exportação que vão passar a ser suportados.

Finalmente surge o HTML5, o WebGL, formatos SVG, os vídeos 4K e claro, a presença do Flash é garantida. Mas a certeza da Adobe é que está a dar aos utilizadores desta plataforma a possibilidade de evoluírem na tecnologia e usarem os novos padrões da indústria.

O Adobe Animate CC manterá toda a sua imagem bem como os menus e as opções, mas passará a dar ênfase e atenção especial a estas novidades, encaminhando os utilizadores para a sua utilização e não para o Flash.

O Animate CC chegará para todos os assinantes do Creative Cloud até meados de Janeiro de 2016, bastando aos utilizadores esperar pela actualização.

Esta mudança não representa para já o fim do Flash, mas é o primeiro passo da Adobe nesse sentido. Ainda existem muitos conteúdos nesse formato, mas lenta e gradualmente a transição está a ser feita e será com recurso a ferramentas como o Animate CC que isso será possível.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Existem muitas aplicações em flash, e até mesmo jogos 3D em flash, não só animaçõezitas de sites web. Penso que vai ser muito complicado acabar com o flash.

    1. Avatar de LG
      LG

      Nem por isso. Procura um site moderno (tipo desde 2013) constuído principalmente em Flash…

      1. Avatar de XXT
        XXT

        A maioria dos sites não são tão modernos… De qualquer forma: http://www.ebizmba.com/articles/best-flash-sites

      2. Avatar de lo
        lo

        Por agora, ver streams no Twitch só funciona se tiveres o Flash instalado.

        1. Avatar de Joel
          Joel

          Em OSX, pelo menos, podes ver streams do twitch sem flash instalado. Nesses casos o stream é feito com a tecnologia HLS.

      3. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Gosto muito de jogar http://www.tankionline.com e é todo baseado em flash. Muito funcional! É este, e muitos outros jogos 3D online baseados em flash. Há outra tecnologia, unity 3D, do tipo flash, que também é muito bom para jogos.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu já desinstalei, há meses, o Flash de todas as minhas máquinas. Se encontro sites que ainda usam e dependem do Flash, deixo de visitar esses sites… tão simples quanto isso…

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    RIP… Amen!

  3. Avatar de shark
    shark

    finalmente vão acabar com essa porcaria 🙂

  4. Avatar de Miguel Sampaio
    Miguel Sampaio

    Concordo com o uso de tecnologias mais eficientes como novos padrões HTML5, SVG…
    Mas entendo porque falam mal do Flash… uma vez que quando ele surgiu na altura Macromedia a “Internet” nunca mais foi a mesma, pra min é o mesmo que cuspir no prato que já se comeu.

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Ninguém consome VHS’s quando pode ter BluRay’s.. Está ultrapassado o Flash, para além de consumir mts recursos está sempre a crashar…

      1. Avatar de Maxim
        Maxim

        não sei do que falas

  5. Avatar de N'uno
    N’uno

    Parar no tempo é morrer em termos tecnológicos. Este movimento da Adobe faz todo o sentido e permite que os flash-dependentes se possam adaptar às novas realidades. Pena é que tenha tardado tanto a acontecer!…

    Já agora, bem mais preocupante que os sites e aplicações antigas suportados em Flash, é a dependência dos sites das Finanças e outros que tal, da Administração Pública, de outro monstro cheio de buracos, as applets Java.

  6. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Não percebi..
    Se o Adobe Animate não é baseado em Flash (ActionScript) então em que tecnologia built-in já integrada no browser se baseia?

  7. Avatar de Debian
    Debian

    Só para realçar que o Flash não vai deixar de existir apenas vai mudar de nome.

    1. Avatar de Pedro Simões

      O flash não vai mudar de nome, o que muda é a ferramenta.

      O que se espera é que com estas novas possibilidades de gravar noutros formatos a adopção seja massiva e que lentamente o flash desapareça.

  8. Avatar de Zè

    O Habbo Hotel não é programado em flash?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Claro que não, o flash é apenas o cliente.

      O jogo em si, está no Server e DCRs.

  9. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Eu ja alterei tudo que programei em FLASH para o canvas HTML5, convertendo o código de ActionScript3 para Javascript com a livraria createJS. Mas ainda há muita coisa que o flash tem que o createJS não. O suporte de textos no canvas é péssimo.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      “livraria”