97% dos e-mails recebidos em Portugal são spam

26 Comentários

De acordo com a AnubisNetworks, a percentagem de spam que circulou em Portugal durante o mês de Agosto correspondeu a 97,33 % de todos os mails que chegaram às caixas postais nacionais.


Os Estados Unidos são o país de onde é proveniente a maior percentagem de correio não solicitado.

Em seguida, a Turquia e a Rússia, são os maiores emissores de spam para Portugal.

Por seu lado, Portugal está entre os países que regista menor percentagem de envio de e-mail não solicitado, tendo registado apenas a emissão de 2,57 % de spam durante o mês de Julho.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, os vírus são responsáveis por apenas 0,2 % do número de total de mensagens trocadas em Julho enquanto que, em Agosto, o estudo não registou qualquer percentagem de vírus no total do tráfego nacional de correio electrónico.Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Artur
    Luís Artur

    E graças ao Gmail eu nem o vejo 😀

  2. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    OFF-TOPIC

    Boa tarde. Desculpem o off topic mas gostaria de saber se ha forma de alterar o programa de reprodução de musica/video que as teclas multimedia dos teclados controlam (teclas “fn” de um portatil por exemplo). Em vez de controlar o play/pause e mudar de musica no wmp queria fazer isso, com as mesmas teclas d atalho, no iTunes e no winamp.

    Obrigado desde já e continuação do óptimo trabalho!

  3. Avatar de Ricardo Afonso

    Não me admira nada 😛
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  4. Avatar de João Rocha
    João Rocha

    É para alertar que a partir do dia 1 de Julho o pplware vai passar a ser pago. Ainda estas a tempo de redimir se reenviares esta mensagem no mínimo a 18 contactos. Não é uma brincadeira (podes verificar em http://www.pplware.com) quando o enviares a 18 pessoas, receberas um email e o teu bonequinho ficara azul.
    Por favor: copia e cola a mensagem

    😉

  5. Avatar de jrpfernando

    Gmail o que é isso?
    É perfeitamente natural esta notícia. Não me espanta nada. Em primeiro lugar “ninguém” sabe reencaminhar um email; chego a receber mails com quilómetros de endereços electrónicos e se eu fosse uma pessoa mal intencionada podia fazer muita coisa com essa informação, por isso, aprendam a reencaminhar email’s! Em segundo lugar há muita gente (principalmente em páginas de registos) que deixa a check-box da divulgação do email a parceiros em branco, logo… pimba mais lixo.
    Tenho imenso spam mas só no Gmail pois é a conta que utilizo em situações que considero duvidosas, além disso o Gmail serve-me como “filtro” para o spam pois todas os outros emails são reencaminhados para a conta do Hotmail.

  6. Avatar de jrpfernando

    Gmail será tão seguro como dizem? Eu ainda não esquecia a polémica.

  7. Avatar de Toni Almeida

    Só este mês recebi 589 spam’s, e email’s “importantes” (excluindo sites onde estou registado, foruns etc..) foram 9, o que faz um total de 98.47% de spam LOOL
    De facto o que me vale é o Gmail, fica la tudo escondido sem incomodar 😉

  8. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    @João Rocha

    Já estás a lançar um Hoax ???

    Já basta o spam…

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    É incrível como é que ainda há pessoas que acreditam que reencaminhar emails, dá n centimos à criancinha queimada, ou a ericsson a oferecer telemóveis…

  10. Avatar de Vítor M.

    @João Rocha o Pplware já é pago, todos os meses eu faço a transferência para a ciberconceito do pagamento do nosso servidor… e não é pouco…

    Por isso, estás a confundir a malta 😉

    Mas na conta do Pplware no Gmail… dassss aquilo por dia cai aos milhares de mensagens spam.. e se lá no meio vai algum mail importante?

    Tenho de ver um a um quase mas.. e tempo? Paciência? Pois, o spam, mesmo com filtros, é um inferno na minha vida.

  11. Avatar de MegaLord
    MegaLord

    De facto a estatística não deve fugir muito à realidade.

    Só hoje de manhã recebi 135 emails pelo que apenas 3 eram úteis, ou seja 97.77% de SPAM… bate certo.

    Quanto à questão do Gmail ser super seguro… é falço. Eu NUNCA uso a minha conta gmail para site duvidosos, e mesmo assim recebo de vez em quando uns emails publicitários de sites em que nunca estive.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Eu recebo 5 ou 6 spams por dia no Gmail e 3 uteis em média e registo-me em muita coisa. A checbox de “Permite que divulguemos o seu mail nunca fica selecionada” e olhem que dá resultado.

    Outra coisa que dá resultado é não enviar anedotas/piadas/imagens para todos os contactos, que reenviam, que reenviam e que reenviam novamente até alguem apanhar isso…. Ninguem sabe tirar cabeçalhos….

  13. Avatar de Bruno Bernardino

    Por acaso muito spam passa-me ao lado, confesso que os filtros do Gmail são muito melhores que os do SpamAssassin e ThunderBird (aqui ainda passa um ou dois por semana, no gmail é um ou dois por mês).

    De vez em quando lá dou uma espreitadela na pasta “Spam”, mas é muito raro encontrar lá um mail “importante”…

    Recebo uma média de 100 emails por dia sendo que 40 é spam (em todas as contas), cerca de 40 são “informativos” (actualizações, notícias, etc.) e cerca de 5-10 “engraçados”, o resto é “importante” 🙂

  14. Avatar de TIago...
    TIago…

    Para quem usa Hotmail (que não dispõe de um filtro tão eficiente quanto o Gmail) basta activar o reencaminhamento dos mails recebidos no Hotmail para o Gmail, pois até esses o Gmail vai apanhar na sua rede.
    Cumps.

  15. Avatar de Alk
    Alk

    Por acaso os turcos andam sempre a chatear-me…

  16. Avatar de António
    António

    @TIago…

    O Hotmail dá para reencaminhar? como?

  17. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Pessoal recomendo instalarem o Windows Live Mail.
    É um excelente software de mail.

    Tenho lá 3 contas de email configuradas (msn, gmail, e mail próprio de empresa) e filtra o spam todo.

    Dá para adicionar listas negra e brancas e reporta o correio não solicitado à Microsoft.

    Cumprimentos,

  18. Avatar de Alarka

    @António: Se não der, dizes ao Gmail para ir lá buscar! 😉 Eu faço isso com o mail da escola.

  19. Avatar de Redin

    Que me perdoem os mais cépticos, mas a solução para todos os males do spam é extremamente fácil de concretizar. Bastaria o bom-senso e vontade politica e a seguir cumprir com alguns requisitos nos clientes de email que eu tenho em mente. Mas para os poder discutir, só mesmo com a presença de um bom programador e de um bom advogado.
    Obrigado.

  20. Avatar de J.P. Fernandes
    J.P. Fernandes

    Não existe para ai um site onde se possa denunciar o Spam?

  21. Avatar de jrpfernando

    @ J.P. Fernandes

    O Windows Live Mail permite bloquear o endereço e ao mesmo tempo reportar como sendo spam. Se existe algum site não sei, mas a existir o que é que poderia fazer??? Só serviria mesmo como “denunciante” no meu ponto de vista.

  22. Avatar de Xavier B. Orkall
    Xavier B. Orkall

    @ Nuno Amaral.

    O Windows Live Mail, para mim é uma peneira. É “só” o pior cliente de email que eu conheço… Recomendo o uso do Synovel Spicebird – que é baseado no Thunderbird (que por sua vez também é excelente)

    O Spam existe, principalmente, porque o pessoal é estúpido o suficiente para reencaminhar emails com 1km de endereços. E não vale a pena explicar, ninguém quer saber o mínimo dos mínimos.

  23. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Devo ser único… o único spam que recebo é o do cretino que não teve a decência de cancelar as listas de correio, antes de fechar a conta da netcabo… mesmo assim, é pouco.

  24. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Já agora, um aviso: quem tem filtro de spam no webmail da netcabo, não recebe pelo pop o que for considerado spam por este, mesmo que não seja – se houver implicações legais, etc., é bronca da grossa garantida…

  25. Avatar de legnakrad
    legnakrad

    boas,

    spam ?

    Inbox.com – Challenge/Response Spam Protection

    e até se esquecem de q tal existe (a menos q tal como eu recebam uma chmd todas as semanas a perguntar se querem aderir ao meo … :\)

    s/ +

    l

  26. Avatar de Redin

    Continuo sem perceber esta gente.
    Todos usam um qualquer programa de combate ao spam (bom, eu também uso, mas não tenho alternativa no modo utilizador). O ataque não deve ser feito no cliente mas sim no remetente.
    Será arrogância da minha parte dizer que eu sei como consegui-lo?