7450 telefones fixos instalados em celas das prisões

24 Comentários

Num investimento na ordem dos sete milhões de euros, o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais revelou hoje que foram instalados nas prisões portuguesas 7450 telefones fixos. Mas para que servem os telefones?

Prisão


Telefones: 10 números de interesse público são grátis

O objetivo desta medida visa permitir que os reclusos possam comunicar com as suas famílias ou advogados diretamente das celas, sem necessidade de se deslocarem para zonas comuns.

O projeto integra-se no plano de modernização do sistema prisional português, acompanhando práticas já adotadas em outros países europeus.

Segundo o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, o sistema está melhor e há “um maior tempo de utilização do telefone, que está disponível entre as 07:00 e as 22:00”, e “uma hora de acesso para os números que estão previamente autorizados”.

Orlando Carvalho refere também que “cerca de 10 números de interesse público que são grátis”. “O telefone tem ainda uma outra funcionalidade extremamente importante, que é um botão de alarme”, o que “retira do sistema a pressão das campainhas de chamada”, referiu o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    noutros países isto é pago..
    além disso havia outras prioridades

  2. Avatar de Tuga sem escrúpulos
    Tuga sem escrúpulos

    Isto é simplesmente surreal….

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Sempre podem ligar para o 706 do João Baião e ganhar 500 euros em cartão

  4. Avatar de jd
    jd

    Em breve tv e net …

  5. Avatar de RodrigoPereira
    RodrigoPereira

    Para quê os telefones em cada cela se já todos têm telemóveis?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É para o caso de acabar a bateria no telemóvel, ainda não há UPS na cela, assim usam o fixo. Não podem é ficar sem comunicações, seria uma crueldade.

  6. Avatar de Uxatuducrl
    Uxatuducrl

    Para utilizar quando o telemovel fica sem bateria

  7. Avatar de Torrão
    Torrão

    Se colocarem o pacote completo TV, Net e Voz sai mais barato.
    Já agora um SPA, também vinha a calhar.

    1. Avatar de Zé das Couves
      Zé das Couves

      E umas garrafinhas de vinho verde e umas patas…

  8. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Absurdo, só se vê dinheiro mal gasto, são presos, não deviam ter direito a mais nada além de pão e água e os livros para ler…

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Vamos supor um caso imaginário. Um homem abusa de uma criança. É preso e cumpre pena. Quando sai o pai da criança mata-o. O pai da criança não pode alegar legítima defesa e é condenado. Merece ficar a pão e água ?

      1. Avatar de Ok
        Ok

        Se matou, merece isso e pior.
        Por muito menos, estão lá outros.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Usaste um caso fictício para mostrar que usas dois pesos para duas medidas? LOLOLO parabéns…

      3. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Vamos imaginar que alguém violou a tua filha, merece ter consola televisão rádio ginásio telefone comida bebida eletricidade paga por ti e restantes contribuintes ?

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      livros para ler? eu deixava-lhes a bíblia King Charles Edition e estariam sempre em isolamento

  9. Avatar de Luís+Silva
    Luís+Silva

    Sem telefones, poucos recreios e mais enxadas.

  10. Avatar de Test User
    Test User

    Em vez de implementar o sistema do Bukele, em que trabalham e tem objetivo de reintegração social.

    Com telefones vai-se aumento fugas e aumento atividade criminosa. Quem vai monitorizar chamadas?, se não tem guardas suficientes para prevenir fugas.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    E enquanto os presos já gozam de comunicações,
    Temos sem abrigos grande parte deles nunca cometeu um crime, a passar fome, frio, e á chuva, ou sol extremo.
    Meninas a se prostituir e deficientes,

    Quantos recebem esses??
    Nada!!
    Mas se fossem asiaticos tinham 600€/mês.

    As casas de camarâ, para pessoas necessitadas, vão para os amigos, e quem precisa continua em listas de espera interminaveis, e nunca as vão receber.
    Proibe-se a contrução de novas, caso contrário termina o terrorismo imobiliario e todos os que estão a escravizar o povo, depois teem que ir trabalhar, também são a favor de não baixar as rendas claro,Obviamente..!!
    Portugal precisa começar a pensar em Eleger gente séria e competente, para cargos Publicos

    Este País está a se transformar num circo dos horrores, é so coisas bizarras.
    Casos de estrangeiros que veem a Portugal, gastar 6 milhões de euros do bolso dos Portugueses, o negócio das crianças, casa pia,etc..
    Ja começa a parecer-se com o Ameristão.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Cala-te Fernando, que a esquerdalha já vai dizer que é mentira.

  12. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Têm tudo na prisão.
    Consolas
    Comida
    Droga
    Sexo
    dinheiro
    Diárias
    Agora telefones exclusivos!

    Isto já mete nojo!

    Continuem a votar na esquerda e nos mesmos do costume. A impunidade só vai aumentar!!!

    1. Avatar de Nemtudoépolitica
      Nemtudoépolitica

      Se é assim tão bom e vocês abdicam de tal serviço…então estão a ser extremamente burros…ou então apenas hipócritas 🙂
      Sabes bem que as afirmações que fazes não são a regra, de todo… mas o que dizer de malta do chega que adultera factos e contextos para normalizar discursos asquerosos…

  13. Avatar de G74
    G74

    Vergonhoso…

    Eu entendo que a prisão deve ter como objetivo a reinserção social, mas não através de mordomias que tornam a reclusão num hotel de luxo. A Constituição da República Portuguesa, no seu artigo 9.º, estabelece como tarefa fundamental do Estado “promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo”. Eu pergunto: este investimento serve o bem-estar do povo português ou serve o bem-estar dos criminosos? Eu defendo uma abordagem mais eficaz e economicamente mais responsável. Em vez de instalar telefones nas celas, eu propunha um sistema de trabalho comunitário obrigatório. Os reclusos deveriam ser integrados nos quartéis dos bombeiros voluntários, receber formação específica e participar ativamente no combate aos incêndios florestais. Esta medida cumpriria simultaneamente a função reinserção da prisão e proporcionaria um benefício concreto à sociedade. Eu acredito que a verdadeira justiça social passa por fazer com que quem errou contribua para reparar os danos causados à comunidade. Do ponto de vista dos direitos fundamentais, eu sustento que o artigo 13.º da Constituição, que consagra o princípio da igualdade, está a ser violado quando se oferece aos criminosos comodidades que muitos cidadãos cumpridores da lei não têm. Eu vejo aqui uma discriminação positiva inadmissível, enquanto milhares de idosos são penalizados com taxas cada vez mais pesadas, por não limparem os seus terrenos, os reclusos ganham telefones gratuitos para dez números. Esta é uma perversão dos valores constitucionais que eu não posso aceitar. Eu considero que a verdadeira reinserção social passa pelo trabalho digno e pela contribuição para a comunidade. Os reclusos deveriam ser colocados em juntas de freguesia, sob supervisão, para participar na limpeza de matas e na prevenção de incêndios. Esta medida teria um impacto positivo duplo, desenvolvia competências profissionais nos reclusos e proporcionaria um serviço essencial às comunidades rurais. Eu defendo que é através do trabalho e da contribuição social que se reconstrói a dignidade humana, não através de facilidades que tornam a prisão mais confortável que a vida de muitos portugueses honestos. A nossa sociedade perdeu a noção de prioridades. Na realidade estamos perante uma forma de violência simbólica exercida sobre os cidadãos cumpridores, que veem os seus impostos aplicados em benefício de quem violou as regras sociais. Eu entendo que esta política contribui para a erosão da coesão social e para o sentimento de injustiça que alimenta a desconfiança nas instituições. Eu proponho uma reforma radical do sistema prisional baseada nos princípios da justiça restaurativa. Em vez de telefones, eu quero formação profissional intensiva. Em vez de comodidades, eu quero trabalho comunitário obrigatório. Em vez de facilidades, eu quero responsabilização. Esta é a verdadeira via para a reinserção social, fazer com que os reclusos compreendam, através do trabalho e da contribuição para a comunidade, o valor da cidadania que violaram. Do ponto de vista constitucional, eu defendo que o artigo 1.º da Constituição, que afirma que “Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana”, deve ser interpretado de forma a proteger primeiro a dignidade das vítimas e dos cidadãos cumpridores. Eu recuso uma interpretação que coloque a comodidade dos criminosos acima das necessidades básicas dos cidadãos honestos. E termino, a punição do crime serve para reafirmar os valores sociais. Quando oferecemos comodidades aos criminosos enquanto penalizamos os cidadãos honestos, estamos a inverter completamente esta função. Eu defendo que a prisão deve ser um local de reflexão, trabalho e contribuição social, não um centro de comodidades financiado pelos impostos de quem cumpre as regras. Esta é a verdadeira justiça social, fazer com que quem errou trabalhe para reparar os danos causados à sociedade.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Por tanto podem andar em liberdade nos bombeiros voluntários, ou a limpar mato, mas terem telefone fixo com até 10 números pré autorizados é chocante.

      Como é que vão controlar os ditos presos nos bombeiros voluntários ou na limpeza do mato? Não dão conta deles nas prisões com tão pouco pessoal, onde vão arranjar pessoal para os controlar eficazmente fora das prisões?

      Sou favorável à reeducação e reintegração, mas tem de ser uma solução direccionada a cada pessoa individual, não pode ser chapa 5 para todos, do contrário não vai mudar comportamentos errados, mas apenas achar mão de obra escrava conveniente.

  14. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    eu até dizia umas verdades mas depois eu sou o mau da fita e ainda me mandam prender. mas como dizem muitos criticos ponham lá tv por cabo aos rapazes que eles merecem