7º edição do concurso Robô Bombeiro – IPGuarda

16 Comentários

A sétima edição do “Robô Bombeiro”, concurso nacional de robótica do Instituto Politécnico da Guarda, terá lugar, nesta cidade, no próximo dia 18 de Julho.

Este concurso decorrerá no Pavilhão Municipal de S. Miguel, na Guarda, a partir das 15 horas; no período da manhã, realizar-se-á, pelas 9h30, o registo das equipas e duas horas depois as verificações técnicas.

PosterRB2009

O desenvolvimento de pequenos equipamentos apetrechados para explorar um modelo de casa – composto de corredores e quartos – detectar um incêndio, que é simulado por uma vela, e extingui-lo no menor espaço de tempo é um dos objectivos desta competição em que vão participar 30 equipas.

De acordo com Carlos Carreto, um dos responsáveis por esta iniciativa, o concurso pretende promover a robótica e destacá-la como ferramenta pedagógica ao nível do ensino; de referir que estão inscritas vinte escolas do ensino secundário e profissional.

Este docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), pertencente à Unidade Técnico Científica de Engenharia e Tecnologia considera que os “robôs são divertidos e cativantes, ideais para estimular o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia”.

Mais informações: http://robobombeiro.ipg.pt/

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xptonix.wblogin.com

    os robos correm windows? vi aí o logotipo da microsoft (lol)

    1. Avatar de NT
      NT

      Será… então o ppl está tramado…

      Tipo ligas o robô e ele dá um aviso que são necessários privilégios de administrador para se ligar, tens que carregar no ok, Seguinte, Seguinte, Instalar, OK, Confirmar, Seguinte… e lá vai ele casa fora.
      Depois quando chega perto da chama, lá aparece o aviso que está a executar uma operação de alto risco, depois outro aviso que aquela chama não está “assinada pela Microsoft” se quer mesmo apagar, de seguida pede para enviar um relatório de erro, depois “sopra” e pergunta se a chama ficou correctamente apagada. O utilizador diz que não, então o robo passa para o modo de compatibilidade, dá mais uns avisos e finalmente começa a verter água para cima da vela e……

      BLUE SCREEN 0x00000 (0xNaoDÁ 0xNADA)…

      lol uma paródia ao windows.

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        lol 🙂

        Isso se não for:

        “Não foi possível concluir a tarefa.
        Acção executada com sucesso.”

        …Ou lá como é!

      2. Avatar de gravity00
        gravity00

        E aposto que se for linux aparece erro por falta de drivers.

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          E pronto, já acabaram as piadas! eheheh 😛

        2. Avatar de NT
          NT

          Drivers?

          Qual é o driver que não existe para linux?
          Se não existir sempre podes fazer 1 😛

  2. Avatar de David Soares

    É um bom concurso, só é pena não haverem mais equipas de outras escolas a participarem.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Pessoal, deixem-se la de conversas da treta de Windows ou Linux.
    O objectivo aqui é a divulgação de eventos fantásticos como este em Portugal e partilha de experiências.
    O robo bombeiro é um bom exemplo de projectos de investigação, abertos a toda a comunidade, com o objectivo de se desenvolverem robos que num futuro próximo nos possam dar uma ajuda.
    Parabens professor Carlos Carreto para excelente iniciativa !!!!!

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Concordo. Portugal não é visto lá fora como um país gerador de tecnologia, mas a nível da robótica estamos sempre entre os primeiro em várias competições. Penso que a longo prazo poderá ser uma área que poderá levar o nosso país e ter um maior espaço no panorama tecnológico.

  4. Avatar de SCT
    SCT

    Oi! Fui estudante do IPG com muito orgulho e carinho! Fiquei feliz por ver q ainda existe alguem q faz algo pela instituição!!!! Muitas são as dificuldades e problemas mas de facto a vertente humana é excelente! Estão de parabéns

    1. Avatar de darkblonde
      darkblonde

      dificuldades problemas? na estg?? nao vejo la nenhum de relevante. 😛

      1. Avatar de SCT
        SCT

        Como disse fui aluno do IPG e os problemas do politecnico são notorios nao a nivel de condiçoes mas sim ao nivel das ambiçoes pessoais de determinados individuos q colocam os seus interesses a frente dos verdadeiros interesses da instituição que merece o respeito de todos… Alunos, ex-alunos, Docentes e principalmente chefias. Se conhece a realidade da situção sabe do q falo. Abraço!

        1. Avatar de darkblonde
          darkblonde

          Nisso concordo ctg…

  5. Avatar de Hugo Cabral
    Hugo Cabral

    Been there, done that!

    Acho este concurso fantástico mas tenho pena que a nível de robótica nao se faça algo mais proveitoso para a sociedade civil ou mesmo empresarial. Claro que é uma cadeira de 1 ano apenas e nesse ano pouco se pode fazer mas mesmo assim acho que se podia tentar algo novo e arrojado.

    Sem deixar de falar de tudo o que de bom se faz no IPG, a UM tem ideias engraçadas a nível da robótica 😉

    Boa sorte aos participantes. Vão precisar 😉

  6. Avatar de mokoto

    Já tive o privilegio de participar neste concurso espectacular, só de pensar que que e a minha equipa ficamos em segundo, foi uma maravilha

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Lá estarei mais uma vez. Apareçam!!!