6G já mexe em Portugal! Financiamento de 6,3 milhões de euros

23 Comentários

É verdade, ainda muitos não têm acesso a redes 5G e já se trabalha no 6G! Tal cenário é um processo natural da tecnologia, que neste caso se trabalha a 10 anos! Investigadores portugueses estão a liderar um projeto de tecnologias para 6G.


Projeto TERRAMETA: tecnologias inovadoras para o 6G

O projeto está a ser desenvolvido por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Tem um financiamento de 6,3 milhões de euros e visa o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a sexta geração de comunicações móveis.

Este projeto, batizado de TERRAMETA, vai investigar tecnologias inovadoras para o 6G e apoiar o processo de transição digital do ecossistema empresarial português, através da demonstração de “superfícies inteligentes reconfiguráveis (RIS) THz [terahertz]”.

Segundo o comunicado do INESC TEC…

Com o avanço da transição digital fica, cada vez mais, a descoberto, a incapacidade de garantir que as tecnologias sem fios atuais respondem aos requisitos de data rate e latência adequados às necessidades das empresas e instituições

Este projeto  junta 12 parceiros europeus e prevê a realização de testes em cenários de telecomunicações.

O investigador do INESC TEC Luís Pessoa refere que se “pretende demonstrar a viabilidade de redes sem fios de alto débito apoiadas por superfícies inteligentes reconfiguráveis, explorando frequências entre os 100 GHz e 300 GHz, o que está completamente alinhado com as tendências identificadas para o 6G”.

Segundo Luís Pessoa, espera-se que  “as superfícies inteligentes reconfiguráveis venham, num futuro próximo, a revolucionar as comunicações sem fios, uma vez que o canal de comunicações passará a ser também controlável”. “Imagine-se que no futuro todas as superfícies que nos rodeiam no dia a dia, desde chão a paredes e tetos, passam a ser inteligentes, com capacidade de computação, sensorização e apoiando as comunicações”, acrescenta.

“A rede TERRAMETA THz irá permitir, de forma inovadora, contornar o problema dos obstáculos que impedem a obtenção da linha de vista necessária para permitir a ligação sem fios a THz entre dois pontos”, adianta o investigador.

O projeto TERRAMETA arrancou em 2023 e terá uma duração de três anos.

 

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Até podíamos ter o 7G não passamos da cauda da Europa com os governantes da treta e o zé povinho que mais parece um rebanho.

  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Espero que não demore muito que esta tecnologia fique pronta…o “5G” já não tem “pedalada” suficiente para fazer pesquisas na net à velocidade que o “pessoal” precisa! E estou ansioso de fazer da parede da sala um “ecran” em condições…até já a pintei com a tinta “adequada”!

  3. Avatar de JP
    JP

    Somos o país com intenções de “1° mundo” !

  4. Avatar de Indignado
    Indignado

    Cada vez mais cómicos, antes era o 5G que ia revolucionar o mundo e não se vê literalmente nada, agora é o 6G que vai estar em “todas as superfícies que nos rodeiam”, até parece que vão reconstruir o planeta de raiz.

  5. Avatar de Bengalinha
    Bengalinha

    Vivo na margem sul na cidade do Montijo e ainda ontem tive curiosidade de ver se ja existia 5g e esta igual há um ano atrás. 4g e já não é mau e já pensam no 6g. Por vezes penso que vivo numa cidade do submundo pois não haver 5g numa cidade paralela á Capital é surreal.

    1. Avatar de Manuel C.
      Manuel C.

      Eu apanho 5G em Montijo sem problemas. Tens que ter um telemóvel que suporta 5G e um tarifário que tenha acesso ao 5G.

      1. Avatar de Bengalinha
        Bengalinha

        Tenho um iphone 13 pro que suporta e esta activo e onde moro não o apanha 5g. Já apanhei fora do Montijo mas na zona onde moro ao pé de do Izidoro não apanha. Se apanhar deve ser so no coreto.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O 6G ?? Já ?? 😐

  7. Avatar de Rui
    Rui

    “que neste caso se trabalha a 10 anos!”. Há 10 anos. Há de haver escreve-se com H. Cada vez mais, as reinvidações dos professores ganham força e percebe-se o porquê!

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      “reivindicações”

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Os professores até podem ter alguma razão (não toda a razão) nas suas reivindicações…mas não esqueça que os “escrevinhadores” que encontramos por todo o lado (grande parte na comunicação social) foram “ensinados” por esses mesmos professores. Enquanto a Língua Portuguesa não for uma disciplina OBRIGATÓRIA e com um “peso” SIGNIFICATIVO nos exames e provas de avaliações os professores de hoje e de amanhã (pela sua própria aprendizagem) apenas preparam pouco mais que analfabetos em termos ortográficos…

    3. Avatar de Inselft
      Inselft

      ExaCtamente!

  8. Avatar de Zé

    Eu tenho acesso ao 5G mas não tenho qualquer intenção de usar já que tem um custo adicional. O 4G funciona muito bem.
    Se o 6G vier no mesmo estilo é mesmo só para empresas NO CENTRO DAS MAIORES CIDADES e mais nada. Lá para 2030 o 5G deve chegar ao interior do país, olhem o 6G.

    1. Avatar de joão marques
      joão marques

      Em 2030 deve haver 3G no interior do pais por este andamento.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Até ao dia de hoje o custo adicional para utilizar a tecnologia 5G é o custo do “aparelho” compatível…as operadoras ainda não “cobram” pela sua utilização! Pelo menos aos particulares…

      1. Avatar de Inselft
        Inselft

        Já não se lembram, mas quando o 4g começou também era pago…

  9. Avatar de joão marques
    joão marques

    6G ? Podem começar a falar em meter 3G no interior do pais ?

    1. Avatar de operadores de treta
      operadores de treta

      no interior? se eu tiver redes 3G em áreas do litoral cujo débito seja estável nos 2MB já me dou por feliz! basta chegar ao verão e estarmos numa zona em que as antenas não aguentam a procura sazonal e não há 3g ou 4g ou 5g ou 6g ou 20000G que o valha. projectam as redes para aguentar cargas mínimas e depois dizem sempre que é excesso de utilizadores quando um speedtest dá valores de alguns kb. E temos uma ANACOM da treta, politizada e vendida, que cada reclamação que um consumidor faça nunca actua e nunca tem competências, que nunca nada resolve nem fiscaliza.

  10. Avatar de Oh
    Oh

    6G?!

    Nem conseguem garantir cobertura nacional de 4G quanto mais 6G..

  11. Avatar de mats
    mats

    Deixem o musk criar um telemóvel, via starlink, lá vai as Vodafones meos e apples a vida… Satélite e o futuro…8G ..os outros tem de distribuir cabo fios antenas etc e isso custa guito. Antena + box = 50/150 mbs anywere…

    1. Avatar de Zé

      Se é para trollar ao menos tenta ter piada.

  12. Avatar de secalharya
    secalharya

    Ainda tanta gente anda em 3G…

  13. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Impressionante como se confunde o desenvolvimento de uma tecnologia com a sua implementação politica. Então temos investigadores Portugueses a liderar ( se bem percebi) um projeto no desenvolvimento do 6G, e estão todos a mandar vir? Será que têm noção da importância disto? Nós não queremos mais e melhores empregos? O caminho para isto é só um, inovação e capacidade de execução/entrega.

    Já agora, é obvio que já se está a investigar no 6G, o 5G já está inventado, está na fase de implementação no terreno. Estas tecnologias começam sempre a ser investigadas 5 a 10 anos antes da sua colocação no mercado.