Escândalo: Mitsubishi manipulou testes a mais de 600 mil carros

35 Comentários

As ondas de impacto do escândalo da manipulação dos testes de emissão de gases nos automóveis ainda se fazem sentir. Agora é a vez da fabricante nipónica Mitsubishi admitir que manipulou os testes de emissões de poluentes em cerca de 625 mil veículos no Japão.

Este escândalo está igualmente a atingir a Nissan já que alguns modelos foram construídos pela Mitsubishi Motors.

Emissões Mitsubishi 00


A Mitsubishi Motors admitiu, nesta quarta-feira, que manipulou os testes de emissões de poluentes para que os valores tivessem um “olhar mais favorável”. Em consequência disso, as suas acções caíram mais de 15%, perdendo cerca de 1,2 mil milhões de dólares.

Tetsuro Aikawa, presidente da sexta maior fabricante automóvel do mundo, curvou-se em desculpas numa conferência de imprensa em Tóquio, onde foi revelado o maior escândalo da Mitsubishi Motors desde um defeito que afectou a empresa, há mais de uma década atrás.

Pedimos as nossas mais sinceras desculpas a todos os nossos clientes e às outras partes afectadas.

Referiu o presidente do grupo nesta quarta-feira, no Ministério dos Transportes japonês.

 

A Mitsubishi arrasta outras marcas japonesas

Estes valores afectaram igualmente a Nissan, isto porque a empresa nipónica também fabrica para outras marcas. Em causa estão quatro mini-veículos com cilindrada inferior a 660 cm3, que foram fabricadas para a Nissan (modelos muito populares no Japão, como o Dayz e Dayz Roox no total rondam as 480 mil unidades.

O nosso cliente (a Nissan) encontrou discrepâncias entre os valores fornecidos e aqueles encontrados e pediu-nos para revermos os nossos valores.

Declarou a Mitsubishi num comunicado.

Emissões Mitsubishi 01

A Mitsubishi Motors é o primeiro fabricante de automóveis japonês a ser envolvido nos testes de economia de combustível com má conduta. Escândalo que foi despoletado pela alemã Volkswagen e, desde então, vários fabricantes já foram descobertos.

A sul-coreana Hyundai Motor e a sua filial Kia Motors concordaram pagar 350 milhões de dólares, em 2014, em multas ao governo dos EUA por terem exagerado na classificação de economia de combustível dos seus veículos. Além disso resolveram igualmente problemas com os clientes, quando estes vieram reclamar.

A manipulação de emissões, até ao momento, só diz respeito a veículos vendidos no Japão, mas a investigação será alargada aos mercados estrangeiros.

 

Business Standard

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mendes
    Mendes

    Escândalo é as contas aldrabadas pelos constantes governos de Portugal e ninguém ir preso, apesar de claro e evidentes sinais de corrupção e enriquecimento ilícito….
    Mas vamos agora falar de alterar o nome do CC, porque isso é uma coisa demasiado grave para a sociedade…..

      1. Avatar de Francisco Neto
        Francisco Neto

        +1001

          1. Avatar de darkvoid
            darkvoid

            +1003

      2. Avatar de David
        David

        Oh Mendes! francamente! nao te sentiste ofendido? então? 😛

        Ir ao bolso do Tuga isso não tem nada de sexista, alias eles vão ao bolso seja de H ou M logo estão a cumprir com os requisitos mínimos que é tratar por igual ambos os sexos…mas o CC não! e não pode ser! há que mudar! logo, terão os H e M pagarem para a futura nova alteração que irá acontecer quando tiverem de renovar os novos cartões…que dizem eles ser grátis…lol

        Mas a ver bem…BE é uma Mulher que representa o Partido correcto? Peço desculpas mas não a quero a mandar no país…pois, começam a querer implementar esta coisa de não haver descriminação entre sexos antes de PAGAREM o que devem e nunca mais chegamos ao fim do problema…Mas tb é certo…Nunca lá iremos chegar, logo, mais gasto menos gasto…vai dar ao mesmo! Tuga sempre teso e anda a class política a brincar com o tostão do tuga…Mas viva a classe política…A INVENTAR DESDE 1974!

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Agree, é que nem votando vamos lá (ainda não encontrei o político honesto..)
      (atenção, eu voto sempre e encorajo a votar)

      1. Avatar de jdoe
        jdoe

        Nem nunca hás-de encontrar……

      2. Avatar de Catarino
        Catarino

        Politico honesto é como os ET’s, muitos dizem que eles existem mas ainda ninguém viu nenhum 😀

    2. Avatar de int3
      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Para quê? Gostava de saber?
        Se antes, só manipulavam e roubavam umas famílias Portuguesas, agora somos roubados, manipulados, uns fantoches na mão de estrangeiros que nos sugam tudo.
        É UE, FMI, BCE, bancos e sociedades estrangeiros.
        Está tudo podre. Ainda agora, mas um escandalozito com os Panamá Papers, que é apenas uma sociedade de advogados. Quantas sociedades deste tipo existem?
        A nível mundial, estoiraram uns foguetes e pronto, os cães ladraram e a caravana passou.

        1. Avatar de int3
          int3

          Eu acho que deves ter um problema.
          Se não votas não reclames do governo que tens. Foi o prato que escolheste ter. Agora come sem reclamar.

          1. Avatar de lol
            lol

            E quem votou já pode reclamar?

    3. Avatar de lmx
      lmx

      +1004

      Quando tens um presidente da Republica, formado em economia, que com pensões milionárias e salários a condizer diz que tem dificuldade em viver..e um primeiro Ministro que deve a Segurança Social e diz que não sabia que tinha que pagar…palavras para quê!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Olha que o nosso novo Presidente da Republica não é em nada diferente ao Cavaco no que toca à sua ideologia. A única diferença entre os dois é só mesmo a opinião pública.

  2. Avatar de FaKir
    FaKir

    Saí da VW, para a Mitsubishi e o problema persegue-me. Solução, vou mudar para um Tesla.

    1. Avatar de rui
      rui

      Então vais fazer como muitos: vão dar um balúrdio por um carro completamente “overpriced” (tipo os produtos Apple) com uma data de funções que apenas vão usar uma vez só para satisfazer a curiosidade.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Oh jovem,
        Qual é produto que está na moda e que não esteja “overpriced”… Diria nenhum…. 😉

      2. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        Se ele pode pagar, se tem dinheiro para isso, what’s the problem?

      3. Avatar de RF
        RF

        O preço do Tesla S é o preço do Mercedes S…. e são carros do mesmo segmento! O Testa 3 é o preço de uma Mercedes C.. e lá está, são do mesmo segmento! Overpriced?! Ok….. já agora um motor eléctrico faz milhões de Km’s.. as baterias é que não!

        1. Avatar de Frederico Barroqueiro
          Frederico Barroqueiro

          Testa S e Mercedes S do mesmo segmento? Lol

          1. Avatar de s
            s

            são os dois s, logo são do mesmo segmento, kkkk

        2. Avatar de andre
          andre

          São carros do mesmo segmento? NUNCA na vida. O tesla S é do segmento da BMW 5 ou audi A6

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Vais mesmo ?
      Vou gostar de ver aqui postadas as fotos do teu novo carro contigo ao lado.
      Espero que escolhas verde…defeito meu claro.

    3. Avatar de David
      David

      Questiono…Qual a marca que não está envolvida? alias, todas as marcas de carros, sendo que eram o ganha pão (Lucro em impostos) da maioria dos estados, durante anos fizeram o que queriam pq imaginem se fecham portas, ou se outra situação, a quantidade de gente que entra no desemprego, etc etc etc…daí serem poderosos e os estados não terem meios de sustentação para uma crise de tamanha dimensão…Já foram acusadas várias marcas e que é que aconteceu? Investigações e mais não sei o que, estados a pedirem indemnizações pq foram prejudicados mas o povo que foi aquele que pagou pelo veiculo lhe vai acontecer? vai a tribunal pedir o que? para entrar com uma acção tem de ter dinheiro para isso…para pagar a advogados e etc etc…acham que vai dar alguma coisa? veremos…a verdade é que se um cafe, um restaurante, um mecânico fizer uma asneira a entidade competente pede multas astronómicas e com azar ainda tem de fechar portas…alguma marca fechou? como se diz…eles têm a faca e o queijo na mão…

  3. Avatar de NN
    NN

    Bem, partindo do principio que a Mitsubishi usa motores VAG nao seria de esperar outra coisa. Tenho um Toyota, e estou aguardar uma noticias destas…. que não aconteça. Sendo a Toyota para mim, nestes últimos 8 anos, a única marca de carro que menos me chatices deu.

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    São rosas Senhor são rosas…..
    isto em tempos idos, agora e digo eu que sou ninguém, mas que estou por dentro do ramo …..
    São todos Senhor são todos…
    Sem provas mas com a nítida sensação que somente assim “aldrabando” se conseguem atingir objectivos que são depois propalados pela maquina publicitaria para vender mais.
    Digamos e fazendo uma analogia com o desporto, que estão “Dopados”.
    O fundamentalismo das leis leva a isso mesmo, e não me refiro a somente este ramo, pois a custa de tanto legislar sem olhar a casos práticos leva a que sejamos quase obrigados a transgredir.
    Eu sei e concordo que algo tem de ser feito pelo bem estar comum do planeta, mas impor algo sem mudar comportamentos dos utilizadores não está com nada, tantas normas e regras que são logo ALDRABADAS NO STAND para poder vender mais, e em muitos casos a pedido do comprador.

    1. Avatar de David
      David

      Completamente de acordo!

  5. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Eu tenho um Mitsubishi. Deverei ficar preocupado? Como posso saber se o meu modelo foi afectado por isso?

    Bem, se é no Japão não estou minimamente preocupado mas se por acaso alguns modelos Nacionais dependendo dos modelos forem afectados gostava de saber.

  6. Avatar de jdoe
    jdoe

    É melhor perguntarem qual a marca que não aldrabou os testes……

  7. Avatar de lmx
    lmx

    A partir do momento que ha uma marca que aldraba nos consumos e a justiça não faz nada, as outras são OBRIGADAS a aldrabar também…

    É o mercado a funcionar…
    A primeira que o fez deve levar uma multa para so se levantar daqui a 500 anos!!!
    As outras multas normais…assim serve de aviso…

    Mas isto é uma utupia, porque quem tem puder é que mexe os cordeis…mais do mesmo..

  8. Avatar de sakura
    sakura

    Mal muito mal… so tem que resolover o problema. e depois responder a justiça.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      oi?! qual justiça?

  9. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    Vivemos num mundo de negocios mentirosos e não se olha a meios para atingir fins, a justiça tem de ser severa para os infratores.

  10. Avatar de David
    David

    Dizem as más linguas que os clientes destas fraudes estão a aproveitar-se para tirar beneficio… acho piada as pessoas que dizem isso, o que estas marcas andaram a fazer não foi só enganar clientes. Foi também enganar países, mercado e mostrar o seu verdadeiro interesse pelo meio ambiente.

    O que me choca mais são os donos destes veiculos não fazerem nada. Pedir que as pessoas se revoltem por causa do meio ambiente é pedir demais. Pelo menos que se revoltem porque foram enganadas… um dia quando respirarmos todos por botijas de oxigénio então falaremos dos danos ao meio ambiente…