60 Hora da Terra – Um pequeno gesto conta!

20 Comentários

A iniciativa 60 Hora da Terra, organizada pela WWF, teve inicio no ano de 2007 em Sidney na Austrália e nesse ano conseguiu que mais de 2.2 milhões de pessoas e cerca de 2 mil empresas desligassem as suas luzes durante uma hora. A ideia era alertar e marcar uma posição contra os problemas das alterações climáticas. Nos anos que se seguiram esta iniciativa alargou-se a muitos outros países e o número de participantes aumentou de forma exponencial. No ano passado foram mais de 128 países e regiões a participar neste evento, tendo inclusive sido desligadas as luzes de muitos monumentos e ícones de vários países, com o intuito de dar um peso ainda maior à acção.

Esta iniciativa pretende alertar todas as pessoas para os problemas que estão relacionados com as alterações climáticas e a forma como essas alterações vão afectar a vida de todos nós. Durante essa hora realizam-se muitos eventos culturais e promove-se a contemplação do nosso planeta, sem a poluição que a luz provoca. O evento de 2011 terá lugar às 20:30 e deverá durar até às 21:30.

Este evento deverá ser o ponto de partida para uma consciencialização de todas as pessoas para os problemas que cada vez mais afectam o nosso planeta e, invariavelmente, a todos nós, que nele vivemos.

Lembra que devemos começar a ter uma utilização mais consciente dos recursos que temos ainda disponíveis e que cada vez mais gastamos de forma desenfreada. São as pequenas acções que devemos tomar no nosso dia-a-dia que devemos cultivar. Daí conseguiremos partir para medidas mais globais e com impacto ainda maior. E como a união faz a força, devemos juntar os nossos esforços aos de todos e assim conseguirmos alterar a forma e o caminho para onde caminhamos.

Este ano, e porque a Internet sempre teve uma abrangência a nível do planeta, a WWF apostou de forma muito forte nestas tecnologias. O 60 Hora da Terra está presenta nas redes sociais e acessível das mais diversas formas. Podemos acompanhar o evento pelo Facebook, Twitter e muitos outros serviços. Verifiquem no site da iniciativa os canais onde podem aceder.

Existem ainda aplicações para os diferentes dispositivos móveis, que para além de nos lembrarem do início e fim da hora, permitem ainda que coloquemos na Internet tudo o que formos fazendo durante esses 60 minutos.

A hora do evento é às 20:30 de hoje, hora local de cada país. Participem de forma mais ou menos activa e podem divulgar esta acção pela vossa comunidade.

Lembrem-se no entanto que amanhã e nos dias seguintes esta iniciativa dever ser continuada. Gastem de forma consciente os recursos que o planeta nos dá. Fica lançado o mote, depende apenas de nós!

Homepage: 60 Hora da Terra

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Moreira
    Bruno Moreira

    Boa iniciativa, vou dar o meu contributo por este belo planeta.

    ja agr queria alertar para a seguinte frase .
    Lembrem-se no entanto “que que” amanhã e nos dias seguintes esta iniciativa “dever ser” continuada. 🙂

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Sim até pk o interruptor tem 2 opções. ON e OFF mas infelizmente a mts só ensinaram a posição do ON

      😆

  2. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Mais uma iniciativa que serve apenas para continuar a incutir nas pessoas o medo e a responsabilidade que não é nossa, o consumidor.
    Que se produza energia sem ser a partir de combustiveis fosseis…
    Eu pago bem caro para poder acender a luz!
    Mas como se sabe, até o aquecimento global, a existir, é um negócio… E como poucos sabem, e muitos não querem saber ou que se saiba, não é só por causa do ser humano que ele estará a acontecer, pois ninguém quer falar sobre a posição da terra em relação ao sol e a precessão dos equinócios! A ignorância é também uma arma… E já para não falar em aquecedores ionosféricos…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      A produção de energias de fontes alternativas só existe porque é muito subsidiada pelos estados, precisamente na tua factura de energia! Assim a eólica, a solar são mais mitos que outra coisa. O consumidor paga! Sabias qeu os produtores de energia fotovoltaica vendem mais caro do que a que compram? Bom negócio não fossem os custos elevados nos painéis e sua baixa rentabilidade. Depois as barragens (e há gravuras que não sabem nadar). A seguir temos as nucleares .. que ninguém quer à porta de casa e nem gosta de tremores de terra. Assim não protestes tanto contra as centrais de carvão e de derivados do petróleo. São elas que te deixam trabalhar no computador! ´Já agora carros eléctricos não poluem no escape mas consomem energia produzida… pois claro!
      O resto é conversa e a única coisa possível é reduzir o consumo e ser mais eficiente energeticamente (geotermia, isolamentos, qualidade de construção, economia, etc)

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Lamento informa-lo mas existem novos painéis solares com uma rentabilidade muito superior aos clássicos, a questão não é se existe ou não a tecnologia para substituir o petróleo e o carvão e afins, pq ela existe, o que acontece é que os senhores que podem investir não querem tornar essa tecnologia acessível a todos nem banal, pq se a tornassem o preço para produzir energia com o vento, agua, sol…era mt mais baixo!

      2. Avatar de Lápis Azul
        Lápis Azul

        Ninguém me deixa trabalhar no computador! É fruto do meu trabalho e sai-me bastante caro, logo, não é favor de ninguém!

    2. Avatar de Android2.2
      Android2.2

      Queres explicar essa da posição da Terra em relação ao Sol? Em relação aos aquecedores ionosféricos deves estar a falar do projecto HAARP, certo?

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Deve estar a falar do eixo da terra que se alterou, alterando assim o movimento de precessão da terra mas nada preocupante

        1. Avatar de Lápis Azul
          Lápis Azul

          “Deve estar a falar do eixo da terra que se alterou” Deve?
          É tão simples mas a pressa de responder e negar só porque não se concorda, falam mais alto do que simplesmente ir a um motor de busca e digitar “precessão dos equinócios”… Experimenta e verás.

      2. Avatar de Lápis Azul
        Lápis Azul

        Sim é isso mesmo. Mas o HAARP não é o único… Há mais.
        Que se saiba, existem dois nos EUA (Alasca e arecibo), outros dois na Russia (Sura, outro não sei!) e ainda um outro na escandinavia (EISCAT).

        http://www.bibliotecapleyades.net/haarp/esp_HAARP_27.htm

        http://en.wikipedia.org/wiki/EISCAT

    3. Avatar de Kuman
      Kuman

      E por dar pedaços de papel com algo escrito e pinturas bonitas dá o direito de usar e abusar da electricidade?
      “Eu pago logo faço o que eu quiser”
      É mesmo esse tipo de pensamento egocêntrico e materialista que este planeta precisa.

      E em relação aos aquecedores ionosfericos, é só uma questão de os regular para uma temperatura mais baixa 🙂

    4. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Tens razao a destruiçao causada pelo homem e a exploração excessiva dos recursos em nada afecta o ciclo normal da terra.
      O movimento de pressão da terra juntamente com a mudanca dos polos (como ja ficou provado q acontece) tem as suas influencias no clima, mas tambem esta provado que os CFC’s que na estratosfera bombardeados com UV libertam cloro que reage com o ozono e forma oxigenio QUE NAO PROTEGE, aprendes isso no básico, falas de precessoes e aquecedores ionosfericos mas deves ter faltado umas aulinhas.

    5. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Não podia estar mais de acordo contigo. Os senhores do “petroil”(e não só) aniquilam toda alternativa que possa aparecer e depois a culpa da poluição mundial é do consumidor por não ter cortado a electricidade durante 1h…

      Em relação ao artigo, parece que os únicos que podem fazer qualquer coisa pelo planeta são os consumidores, e se acontecer alguma coisa é culpa exclusiva destes.

      E já agora, a minha parte já eu faço todos os dias, tento ter apenas as luzes que preciso acesas, com a água idem, etc.

  3. Avatar de André Perdigão
    André Perdigão

    «And there’s no one to bail us out.» – Só temos um planeta. Devemos continuar a estragá-lo?

  4. Avatar de bigkax
    bigkax

    Já repararam que a EDP e semelhantes incutem os utilizadores a poupar mais energias do que estas instituições, “ninguém” diz apagam apaga a luz por causa da poluição, mas olha a conta da luz é aos montes….

    Podia-mos estar a produzir energia com água, mas isso não era conveniente para uma mão de pessoas com muito dinheiro, poder e influencia.
    Neste momento é possível produzir combustível com algas, a preços semelhantes aos da gasolina e com a industrialização dos processos de fabrico os preços diminuíam.

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Grande verdade, consegues produzir energia de muitas maneiras, mas n interessa a muitos investir e evoluir os metodos de obtencao…interesse pessoal é maior

  5. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    Espero que sejam muitos os apoiantes desta causa 😀

  6. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Isto um dia por ano faz-me lembrar o natal.
    Só se lembram que os outros existem quando esta na hora de receber o presente.
    Deviam de se lembrar era o ano todo de economizar.
    Grandes instituições que aderiram para se mostrarem ao mundo é apenas para “inglês” ver pois durante o ano todo são milhares de milhares de KW’s de energia desperdiçada.
    Infelizmente como somos todos memes lá vamos em cantigas dos outros para mostrar que somos como eles :facepalm:

  7. Avatar de swegen
    swegen

    esta iniciativa é estúpida, descabida, inútil e terrorista! algum de vocês que escreveu sabe quais são as consequências de uma quebra de carga repentina e inesperada no Sistema Eléctrico de Energia (SEE)? vocês sabem qual é o impacto desta redução de consumo durante uma hora quando comparada com o vosso consumo anual?
    passo a explicar:
    -num sSEE hà 4 grandezas fundamentais e relacionadas aos pares:
    potência activa- frequência ; potência reactiva- tensão
    esqueçamos o último par que neste caso é pouco importante.
    -num SEE a produção de energia tem que ser exactamente igual ao consumo em cada instante, salvo pequenas flutuações que se reflectem como flutuações de frequência.
    -quando a carga desce repentinamente devido a uma destas iniciativas estúpidas e se afasta do diagrama de cargas previsto, a frequência do sistema sobe para níveis demasiados elevados, onde, por razões de segurança, as grandes máquinas do sistemas começam a desligarem-se. esta saída de serviço das grandes máquinas pode, em último caso, ser tipo uma bola de neve, que só pára quando tudo estiver desligado, incluindo sistemas eléctricos de países vizinhos como espanha, frança etc….
    -pergunta matreira: sabem quantos dias demora a por um sistema desta complexidade a funcionar em pleno estando este desligado?
    com sorte:3,4 dias, sem sorte: uma semaninha.
    vocês têm noção do que era portugal ou a europa uma semana às escuras?

    desculpem o meu tom agressivo, não é por mal, as pessoas regra geral não sabem isto (eu sei porque é a minha área :D), mas por ouvir falar disto incansavelmente nos últimos dias, muitas das vezes por pessoas que deviam ter a responsabilidade de se informarem antes de falarem, irrita me 😛 .
    espero que tenham aprendido alguma coisa. qualquer dúvida, perguntem

    1. Avatar de Lápis Azul
      Lápis Azul

      Tens muita razão mas como o que escreves não “dá” na TV, as pessoas ou ignoram ou simplesmente não querem saber… É mais giro brincar à caridadezinha e fingir que nos preocupamos…