5G vai manter-se grátis em Portugal! Saiba até quando…

38 Comentários

Desde que terminou o leilão de atribuição de frequências do 5G às operadoras que os clientes têm podido usufruir gratuitamente do serviço. Mas todo o investimento tem de ser rentabilizado e vai chegar o dia em que o 5G será pago! Saiba até quando foi adiada a gratuitidade do serviço.

5G vai manter-se grátis em Portugal! Saiba até quando...


5G grátis até 31 de janeiro de 2024 em Portugal

De acordo com as últimas informações, a MEO, NOS e Vodafone devem oferecer 5G até 31 de janeiro de 2024. Findo esse período, os portugueses terão de pagar por esse serviço.

De relembrar também que a MEO, NOS e Vodafone, por terem adquirido pelo menos 50 MHz na faixa dos 3,6 GHz, são obrigadas a instalar estações de base macro ou outdoor small cells sempre que lhes seja solicitado pelas seguintes entidades:

  • hospitais e centros de saúde;
  • universidades, outros estabelecimentos de ensino superior e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional;
  • portos e aeroportos;
  • instituições militares;
  • entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, de parques industriais ou de áreas de localização empresarial.

5G vai manter-se grátis em Portugal! Saiba até quando...

 

A tecnologia 5G reduz a latência de rede, ou seja responde em milissegundos às tuas ações. O 5G abre caminho para jogares no telemóvel, sem atrasos e com fluidez incrível, para experimentares realidade virtual, tão real como se estivesses lá, mas também permite novas realidades como cirurgias à distância, controlo de drones em situações de emergência e muito mais.

Uma rede com esta tecnologia é capaz de entregar internet com qualidade mesmo nas zonas e situações mais congestionadas. Com a rede 5G podes ter mais equipamentos ligados em simultâneo, mantendo a mesma qualidade de resposta e experiência. A navegação vai ficar tão rápida e sem interrupções, consumindo até menos bateria ou energia, sendo mais sustentável. Além disso, abre caminho para uma maior agilidade e flexibilidade em tudo, em qualquer lugar.

Segundo refere a ANACOM, todos os concelhos já têm estações de base 5G instaladas. O número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 12%, correspondendo a 839 novas estações, num total de 7831 estações.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 5x8yp4u
    5x8yp4u

    As operadoras são nossas amigas.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Ahahahahahah,kkkkkkk

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Sempre a mesma história, acabam por nunca ter de pagar nada, foi assim com o 3G, 3,5G, 4G

    1. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      E com os carros elétricos….

  3. Avatar de Aves
    Aves

    O 5G (4G melhorado) que a operadora oferece eu pago. Qual é a operadora que está a oferecer? Não dei por nada. No próximo ano está previsto subir o preço mais do que o habitual?

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Eu tenho 5G no meu número MEO, e não pago nada a mais para o ter.

      O da NOS do trabalho é que não dá 5G, não sei se é por o cartão SIM não dar ou se não está contemplado no plano da empresa.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Nenhuma operadora distingue o preço do 4G e do 5G. Nem faz qualquer sentido. Tem-se um telemóvel 4G. Compra-se um compatível com 5G. A operadora trata logo de por o símbolo do 5G no ecrã (que não é 5G, é 4 G melhorado) – e ia aumentar o preço da mensalidade? Disparate.
        Poderá é haver para usos profissionais, com infraestrutura própria e aí pode haver uma diferenciação de preços.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas se ao nível empresarial não houver uma adesão que pague os milhões investidos nas frequências… quem achas que vai pagar?

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Os que já pagam e que todos os anos veem o preço subir. E que estão à espera de operadoras low cost.

          2. Avatar de Vítor M.

            Isso sempre pagaram mais ano a pós ano, ainda nem havia 5G. O 5G vai pesar mais na fatura, eles só ainda não sabem como o fazer, visto que se não “derem cabo” do 4G, quem precisa do 5G? Claro, se for no âmbito empresarial, pode até haver interesse, mas e como vão fazer para tirar a fibra ou até a rede Starlink da equação? Onde vão ganhar dinheiro com o 5G? Vai ser interessante, mas todos temos de ter consciência que alguém vai pagar os milhões que as operadoras investiram.

            As operadoras low cost… que referiste e muito bem adicionado à conversa, vai ser outra face da moeda 😉 mas… essas vão ter de contratar frequências. Ou não vão ter a mesma oferta no 5G

          3. Avatar de Danos Colaterais
            Danos Colaterais

            O 5G já está a ser pago há muito tempo, tal como os milhões em direitos televisivos no futebol.

  4. Avatar de Food Gym Todo
    Food Gym Todo

    mas isto ainda é uma questão?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Sim, a qualquer momento podem decidir começar a cobrar e ninguém pode dizer que não sabia, porque sempre apresentam como uma oferta muito limitada no tempo, mas vão adiando porque provavelmente a esmagadora maioria das pessoas ou não têm smartphone compatível, ou o cartão SIM não é compatível, ou não têm rede 5G onde estão, ou não tem dados no plano tarifário, ou desligam o 5G para não gastar tanto a bateria (porque anda constantemente a trocar entre 5G e outras tecnologias 4G, 3G, 2G)… no fundo não deverá existir tanta gente como isso a beneficiar do 5G, pessoalmente não conheço ninguém que tenha 5G a funcionar.

      Por tanto a oferta será porque o 5G ainda está muito restrito na quantidade de pessoas que realmente o utiliza mesmo na prática no dia a dia de forma constante.

  5. Avatar de Geraldo
    Geraldo

    O 5G já está sendo pago pelos portugueses. As nossas operadoras não dão nada a ninguem. Basta ver as mensalidades elevadas que a maioria dos portugueses paga pelas telecomicações. Aqueleles clientes que deixam o contrato andar e nunca renegoceiam (ou negoceiam mal), o que é a grande maioria. Esses estão a pagar o 5G e o 6G e os Ferraris dos Administradores. Enfim, quem cala consente!

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Sim, isso e os seguros, convém andar sempre a tentar renegociar.

      Se não for favorável muda se, mas por norma eles preferem manter o cliente, e dar melhores condições que o cliente mudar.

    2. Avatar de JMC
      JMC

      Isso não é bem assim….. porque em troca de um rebuçado ficas fidelizado por mais 2 anos… ou mais.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Muitos deles pagam mensalidades caras porque querem. Ganham mal e ainda espatifam o pouco dinheiro em porcarias. Dá-me vontade de rir quando vejo pessoas que pagam 80€ de mensalidade TV+Net+Voz+Telemóvel como se fosse uma pechincha.

  6. Avatar de r41m31
    r41m31

    A “gratuitidade” vai-se manter como moeda de troca para contratos novos e renovações, serão o “benefício” de aderir … até que passe a ser norma para uma das operadoras e vão todas atrás, tal e qual o 4G…

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não há almoços grátis. Algo está em troca. Dinheiro ou poder de controlar. Quando a esmola é grande espero que o “pobre” desconfie.

  8. Avatar de Pedro J
    Pedro J

    Isto é a chamada notícia do “Espanta Espantalhos”…
    Com o preço que se paga pelos pacotes de serviços quem é que não paga o 5G ou 4G?
    Devem pensar que os leitores são todos burros…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, todos não. Eventualmente só os que acham que um dia esta tecnologia não irá pesar mais do que o que pesa agora nas mensalidades 😉 e que até agora as operadoras, porque não conseguirem eventualmente cativar serviços empresariais para o 5G, não irão diferenciar os planos. E que para já, os milhões que tiveram de pagar no leilão das frequências, ainda estão em “banho-maria”, mas quem vai pagar isso tudo… sabem quem é, certo? Portanto, espanta-se, mas não te deslumbres 😉 fica atento, apenas isso.

      1. Avatar de 5Gula
        5Gula

        Poderá fazer sentido, normalmente quem está no fim da cadeia alimentar é que se lixa . Mas agora surge outra questão, não existe qualquer obrigatoriedade em eu usar o 5G certo? Se eu usar sempre 4G ou tiver um telemóvel que não suporta 5G. Como é que é feita essa distinção? Não se faz e é diluído o custo por todos? Mais provável…

        1. Avatar de Vítor M.

          Boa questão. Mas então como irão as operadoras rentabilizar o 5G? Vamos pagar todos, mas com este “controlo de preços” forçado pelo próprio mercado, as operadoras vão ficar com a batata quente nas mãos? Concordo contigo, isso será diluído e em vez de termos preços e ofertas mais em conta, vamos ter é mais esta “dívida”. Mas…

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Como rentabilizam atualmente e sempre rentabilizaram. Qualquer empresa faz investimento de forma a melhorar os seus serviços, não? Os lucros servem para quê mesmo então?
            Cair nessa conversa de que as operadoras nos vão oferecer o 5G por mais uns tempos é simplesmente atirarem-nos areia para os olhos para ficarem bem na fotografia.
            Até porque ao não investirem em novos serviços, os antigos acabam por se tornar menos sustentáveis. Caso do 3g, por exemplo, que já tem um fim anunciado em todas as operadoras. Lembro-me de ter visto há pouco tempo, inclusive que as operadoras pagavam e bem para ainda ter o 3g ativo. É um ciclo, como em tudo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Depende. Os milhões deste investimento provavelmente ainda está por rentabilizar.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            @Vitor M. Como é que aconteceu com o 4G? Andaram meses a fazer a “cantiga” da oferta, até que de um momento para o outro acabaram com isso e o 4G passou a ser a regra. Com o 5G será o mesmo. Aliás, que de 5G só tem o simbolo, porque é sempre necessária a ancoragem no 4G para ter o 5G.

          4. Avatar de Vítor M.

            Mas a diferença do 3G para o 4G foi abissal. O mesmo não acontece com o 5G, mesmo em termos de necessidades, percebes? A verdade é que hoje uma rede boa 4G é tão rápida quanto a necessidade dos mais poderosos conteúdos dos smartphones (sobretudo). E ainda não podem desligar o 4G.

  9. Avatar de João Pereira Rosa
    João Pereira Rosa

    O grande problema do 5G , foi que as companhias telecomunicações, e fornecedores mentiram sistematicamente sobre as capacidade do 5G. Este vídeo sobre o 5G que se tornou viral é falso https://www.theverge.com/2023/8/28/23846049/banana-surgery-5g-video-viral

    Sem falar do extraordinário vídeo de anuncio comercial da Vodafone que passou na televisão vezes sem conta onde a maestrina Joana Carneiro , dirigia uma orquestra remotamente , ouvi dizer que a Vodafone o retirou, quando naturalmente, clientes perguntaram quando podiam ter o serviço.

    Todas viram que MEO a NOS fizeram operações remotas comandaram carros etc, o problema é que o 5G só consegue realizar este tipo comunicação , cirurgia remota comando de carro etc ,em ambiente de laboratório,. Não sendo possível passar a ambiente de produção, leva a que as empresas de telecomunicações, não possam comercializar este tipo de serviço. Levando inclusive a desacreditar o 5G, pois o serviço é publicitado, mas nunca é comercializado. Quem vai pagar ,não sei , a Ericsson já começou a despedir . A desilusão com o 5G é geral como podem ver pelo link https://techxplore.com/news/2023-02-5g-disappointed-pretty.html. Uma das poucas pessoa que foi honesta sobre o 5G foi um antigo CTO da Vodafone https://telecoms.com/486130/we-need-to-stop-talking-5g-bs-vodafone-cto/

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “consumindo até menos bateria ou energia”
    Algo não bate certo. Toda a malta comenta que o telemóveis ligados ao 5G consomem mais depressa a bateria do que se estiverem ligados ao 4G.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Terá haver com o facto de os smartphones passarem a vida a trocar entre tecnologias (5G com 4G/ 3G/ 2G) porque como sempre não existe cobertura suficiente para garantir sempre o 5G com qualidade e então os smartphones passam a vida a fazer trocas e isso implica gastar mais energia.

      Pelo menos foi a teoria que ouvi ou li algures que fez mais sentido até agora.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        @Joao Ptt, experimentei ligar a aplicação Netmonster com o telemovel em 5G e aquilo que se vê é como chamam ali atrás um “4G melhorado” . Isto porque atualmente para o 5G funcionar, é preciso que haja ancoragem no 4G.
        Quando vier o 5G standalone, talvez aí as coisas mudem.
        Pessoalmente e falo por mim, não noto diferenças entre 5G e 4G para o uso diário.
        Apenas uma vez em cidade cheguei aos 800 mbps, mas a velocidade foi proporcional ao aquecimento do telemovel e á quantidade de bateria que se foi embora.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Apenas uma vez em cidade cheguei aos 800 mbps, mas a velocidade foi proporcional ao aquecimento do telemovel e á quantidade de bateria que se foi embora.”
          @Mario
          Isso só acontece qd está a tirar o “speedtest”. Aqui no meu terraço que nem sequer é alto e tem arvores à frente e muito cimento atrás, batem os tais 800 e picos e nunca dei por gastos excessivos em bateria ou dados.
          https://www.speedtest.net/my-result/a/9352130269
          Agora sim, um gajo vai depois vai a confirmar os gastos da app e verifica que o speedtest é um super-comilão de recursos, tanto de dados como de bateria. Por isso fiz um mais por curiosidade a ver o que dava e chegou, nunca mais! Eheh
          Continuo a achar que o 5G não chega aos calcanhares da fibra, nomeadamente no que concerne ao PING. Por mim passava bem com o 4G que anda nos 100 e tais a 200 e picos!
          Se começarem com cenas de que “agora é a pagar” vai abaixo logo a seguir!

  11. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    5G é overrated.

    1. Avatar de Fernando Santana
      Fernando Santana

      Completamente, e não entendo dizerem que vai acabar a gratuitidade se eu não tenho porque a meo pede um valor extra pelo 5G. Como é óbvio, não tenho nem quero, não temos de ser os clientes a pagar pela infraestrutura, pagamos pelo serviço, invistam na infraestrutura. Assim nem as empresas investem, o 5G é mais um flop.

  12. Avatar de powerverde
    powerverde

    ‘O 5G abre caminho para jogares no telemóvel, sem atrasos e com fluidez incrível, para experimentares realidade virtual”
    E o plafond mensal de tráfego? Será que o consumidor privado compra tarifários ilimitados ou escolhe os mais baratos que a operadora tem, consequentemente com tráfego de 5 ou 10 GB, no máximo?
    Isto lembra-me uma antiga chefe de “product research” que dizia que não era preciso oferecer muitos gigas de tráfego porque bastava comprar um Blackberry…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Fluidez com ping 17? Como é isso?
      Não sou jogador, por isso pergunto.