5G: NOS diz que “ganhou o leilão” e investiu 165 milhões de euros

32 Comentários

Finalmente o leilão do 5G acabou! Tal como já referimos, foram feitas 1.727 rondas, podendo o estado arrecadar um montante de 566,802 milhões de euros.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação (MIH) já veio congratular o fim do leilão do 5G e a operadora NOS diz ser a “vencedora do leilão”.

5G: NOS diz que "ganhou o leilão" e investiu 165 milhões de euros


NOS adquiriu todo o espectro possível para a exploração da nova tecnologia 5G

O MIH congratulou-se hoje com o fim do leilão do 5G, alertando que os licitantes “ficarão sujeitos ao cumprimento das obrigações estabelecidas no regulamento do leilão”, nomeadamente de cobertura. O MIH diz depois que “será agora necessário que a Anacom conclua o processo, nos termos do regulamento, o qual culminará com a atribuição dos direitos de utilização aos licitantes”.

A operadora NOS diz-se “vencedora do leilão” tendo investido mais de 165 milhões. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora NOS refere que “com um investimento global de 165.091.000 euros, a NOS adquiriu todo o espectro possível para a exploração da nova tecnologia 5G: 100MHz na faixa dos 3,6 GHz e 2x10MHz na faixa 700 MHz, adquirindo também 2x5MHz na faixa dos 2100 MHz e 2x2MHz na faixa dos 900 MHz“.

5G: NOS diz que "ganhou o leilão" e investiu 165 milhões de euros

A NOS “cumpre assim os objetivos traçados na sua estratégia para a quinta geração de redes móveis, garantindo assim as melhores condições para entregar uma rede de elevada qualidade em todo o país”, segundo é referido no comunicado.

O regulador tem agendado para esta quinta-feira, às 11:00, uma conferência de imprensa sobre o leilão 5G.

O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.

Leia também…

Acabou o leilão 5G! Durou 200 dias e foram feitas 1 727 rondas

Partilhar:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HL
    HL

    Ainda por cima a pior operadora valha-me Deus.

    1. Avatar de Clesh
      Clesh

      Não é o que vejo em fóruns e isso, eles tinham de investir e conseguiram, agora vão ter obviamente melhores velocidades que os outros em 5G, algo muito preciso para eles que tem clientes 4G nas zonas sem fibra

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Era a pior operadora em 2014. Desde então tem feito um grande trabalho de modernização e pode ser que um destes dias chegue ao nível da Vodafone.

        Já chegou o nível do MEO diria.
        E aqui vê-se bem a diferença. A NOS há muito tempo que tem o 5G no terreno. Vai ser quase só ligar as máquinas com o fim do leilão… O MEO quase não tem nada…

        O que não quer dizer que não haja zonas muito más da NOS ainda. Na praia onde vou praticamente não consigo ter rede NOS para dados. Mas não é assim em todo o lado felizmente.

        1. Avatar de Flávio Mascarenhas
          Flávio Mascarenhas

          Sou prestador de serviços para a MEO na rede móvel, e posso garantir que eles já tem o Core da rede preparado e os equipamentos terminais nas BTS também.

          1. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            O core já está preparado há algum tempo, e é a melhor transmissão entre as operadoras.

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        Estou numa zona onde garantem 4G e tenho 3G a 1mb. Fibra já admitiram que nunca vai ter nesta zona… Sim, melhor operadora ever.

    2. Avatar de Honorato
      Honorato

      Quem vai de comboio de Coimbra até Vila franca de Xira e do pinhal novo até quase a chegar ao Algarve as operadoras de telecomunicações são todas péssimas não há rede falha constantemente

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        De comboio querias o que? As redes em movimento e ainda por cima em zonas remotas claro que vais ter sinal fraco….isso em todos os paises do mundo mas como inteligencia nao abunda ai so dizes disparates

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Na verdade perderam todos, a NOS foi o que perdeu menos só isso.

  3. Avatar de Social
    Social

    Não seria de esperar diferente desfecho para uma operadora que publicita de forma enganosa a tecnologia, como este pequeno exemplo onde o 5G milagrosamente é a solução no hospital da luz em Lisboa, onde a fibra será vista como obsoleta?! (Colocando a dúvida, será que o investimento de colocar aparelhos com 5G não será prejuízo p/ um cliente com fibra que use a tecnologia “on premises” / on sight). Esperemos ao menos que traga concorrência há meo, porque em termos de infraestrutura física, i.e. fibra ainda possuí muitas lacunas (que tenta compensar com apoio a infraestrutura da Vodafone), com principal foco nos seus datacenters e “sub estações”.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ena pá, espera aí… Significa que os outros operadores não vão ter acesso às frequências necessárias para colocar o 5G?
    Fiquei confuso

  5. Avatar de Zé

    Fixe. Daqui a 5 anos podemos usar os nossos smartphones que têm 5G há anos e nessa altura já está a sair é o 6G.

  6. Avatar de HB
    HB

    O 5G na mão da NOS vai parecer que ainda estamos no 4G. A pior operadora de todas.

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      A expressão/título é de certa forma enganador/a, o que se quer dizer é que adquiriu mais lotes que os restantes, pois investiu uma quantia superior na aquisição dos mesmos… Os lotes foram distribuídos entre a Meo (Altice Portugal), NOS, Vodafone, Nowo, Dense Air e Dixarobil. Outra coisa é não confundir a qualidade do serviço com a tecnologia implementada (e qualidade de serviço não é só tecnologia), com aquilo que se pode fazer com a largura de banda adquirida.

      1. Avatar de Vítor M.

        Basicamente se o leilão era para comprar o maior número de lotes disponível, a NOS diz que ganhou esta corrida/leilão. Mas vamos ter 5G em todas as operadoras sim.

      2. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        @João Carvalho Certíssimo!
        Vodafone ficou por cima, focou e focará sempre a qualidade e largura de banda.

        1. Avatar de João Carvalho
          João Carvalho

          Também penso que sim… apesar de me ter expressado confusamente, queria dizer que não basta ter comprado a maior largura de banda para se ser melhor… a qualidade mede-se a partir de uma série de variáveis… (transversalidade porque Portugal não é somente litoral, preço, tecnologia, suporte técnico rápido, fornecer o serviço contratado (latência, velocidade, sem quebras), etc… , e sem estar a querer puxar a brasa à minha sardinha, a Vodafone tem cumprido até tem bastante bem… inclusivamente e apesar de raras, as quebras de serviço reportadas foram sempre creditadas nas faturas…

  7. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Bom dia a todos, congratulo-me com o facto da vencedora ser uma operadora portuguesa, ao contrário que qualquer uma das outras a concurso. A NOS tem a maior e melhor infraestrutura instalada em Portugal, nem toda maximizada a sua capacidade da melhor forma, mas com o aproveitamento da rede IP Telecom instalada, que já é a que serve a maior parte das comunicação no nosso país. Garantidamente ficaremos bem servidos.
    Lembro alguns dos menos atentos, que mesmo em Lisboa, existem zonas apenas servidas pela NOS em rede fibra ou mesmo coaxial, para outros operadores só satélite. zonas em Marvila, Chelas e Alvalade, não todo o bairro, mas grandes partes, e onde apenas durante o confinamento a MEO começou a instalar rede.

    1. Avatar de Não digo
      Não digo

      Dizer que tem a melhor infraestrutura é de rir. Tinha NOS e caia me a chamadas sempre em locais específicos de mudança de célula, algo que com a MEO e Vodafone nunca me aconteceu.
      Depois, a NOS usa material fora de suporte e em EOL pra evitar gastar €, foi uma das razões para terem tido a falhas gerais.

      1. Avatar de Clesh
        Clesh

        Em que ano? É que desde que tenho desde desde 2015 que a mudar de antena nunca a chamada foi abaixo e agora com o VoLTE ou mesmo o VoWifi não me falha mesmo

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Todos falamos que as nossas operadoras são más e tal… experimentem ir para o estrangeiro e vão ver o que é falta de cobertura em algumas zonas de certas cidades!! E sim.. é cá na Europa …

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Percebo o seu comentário e por própria experiência concordo mas temos de olhar para o problema interno não o externo.

  9. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Reforçando os comentários de TugAzeiteiro e darksantacruz, em Portugal falamos de barriga cheia, vão ver os preços de pacotes de internet e coberturas por esse mundo fora! os EUA são o pior exemplo, para não falar do Brasil… E vindo para a europa inúmeros são os casos, temos das melhores redes, cobertura e preços do mundo!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tivemos no passado, hoje em dia isso já não se verifica, muito menos quando a comparação é a Europa. EUA e Brasil não são exemplo em nada, muito menos em telecomunicações.

    2. Avatar de Luis Baker
      Luis Baker

      Veja na frança 5G ilimitado por 15,99 euros se fores clientes da box 😉 free.fr

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Com a crise que ai vem, o 5g quando estiver implementado ninguém o quer.

  11. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    As 3 operadoras compraram frequências ou rede suficientes para terem boa rede em Portugal seja 4G e 5G .
    A NOS investido mais talvez porque tinha menos,digo eu.
    Quem tinha mais frequência ou rede em Portugal no 4G até agora era Vodafone.

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Certíssimo!

  12. Avatar de eu
    eu

    Agora com 85% da população vacinada com chips 5G tem de ligar a rede para sermos controlados. Gastaram dinheiro nas vacinas (chips) e agora não faziam o resto. Seremos todos robots controlados pelos senhores do universo. Medo, é o fim do mundo.

    Eu vou mas é para a ilha. :)))

  13. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Não consigo perceber quem comprou o quê e por quanto…podiam fazer uma Tabela com todos os operadores, preço que licitaram com as respectivas frequencias para 700 MHz FDD, 700 MHz SDL, 1400 MHz SDL, 2600 MHz TDD e 3.5 – 3.8 GHz TDD… e assim sabiamos qual operadora tera a melhor rede em casa situação especifica. Abraço

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Desde quando a melhor rede é baseada nas freq que a operadora comprou ? Então e os equipamentos usados ? Então e as equipas de engenharia ?

  14. Avatar de informado
    informado

    A NOS tem de baixar os preços !