5 dicas para usar melhor o seu iPhone já hoje

39 Comentários

Por imposição do mercado, da concorrência e, acima de tudo, por imposição dos utilizadores, o iOS 10 cresceu em termos de funcionalidades. Cada vez mais, tudo o que está disponível tem várias variantes, seja a leitura do mail, ou mesmo a forma como vibra o smartphone ao receber uma chamada.

Podem parecer funcionalidades simplistas, mas a verdade é que muitas pessoas não sabem como as activar, desactivar e, acima de tudo, como as adaptar às suas próprias necessidades. Assim, vamos deixar 5 dicas que certamente irão ter desse lado um óptimo feedback.

pplware_iphone_dicas00


As notificações aborrecem? Será que podemos ter no ecrã uma forma mais ágil de usar algumas funcionalidades extra que não estão disponíveis nos ícones do ambiente de trabalho? Poderei assinar um documento directamente no ecrã do meu iPhone?

Estas e outras dicas poderão ser feitas sem grandes problemas ou trabalhos, basta seguir os passos que vamos mostrar.

 

1 – Adicione a sua assinatura digital nos documentos no iPhone

Apareceu no iOS 9 uma funcionalidade que permite criar uma assinatura digital dentro do seu email, usando as várias opções na barra de ferramentas de formatação.





anterior próxima

Assim, dentro do Mail, clique em cima da imagem ou no documento PDF para este abrir e, logo por baixo, aparecerá a barra de formatação. Depois escolher Marcação e depois Assinatura. Essa assinatura é útil quando temos um documento em imagem ou PDF e queremos colocar a nossa assinatura sem ter de o imprimir, assinar e voltar a digitalizar. Muito útil.

 

2 – Esconda as notificações das mensagens no ecrã bloqueado

Quantas vezes não temos o iPhone pousado na mesa, na secretária de trabalho ou estamos com ele na mão e chega uma mensagem que dispara logo uma pré-visualização no ecrã, mesmo quando este está bloqueado. E quantas vezes não seu conta de alguém ao seu lado “deitar o olho” ao que está escrito?

Bom, muitas vezes involuntariamente, fruto dos hábitos modernos, estas notificações dão azo que alguém espreite o que chegou e possa ver informações que a terceiros não diz respeito. O utilizador, contudo, pode salvaguardar essa parte do texto não permitindo que, no modo ecrã bloqueado, a mensagem apareça, e apenas aparecerá, se assim desejar, o remetente.






anterior próxima

Para gerir esta funcionalidade vá a Definições > Notificações > Mensagens e desactive a opção que está quase no fim dessa folha que se chama Mostrar pré-visualizações. O que acontecerá é que, a partir de agora, todas as mensagens que chegarem passam apenas a notificar o utilizador da sua chegada e não mostram qualquer parte da mensagem.

Se quisermos mesmo que a mensagem não apareça no ecrã, quando este está bloqueado, então usamos a opção mais acima em Definições > Notificações > Mensagens e desactivamos a opção Ver no ecrã bloqueado.

 

3 – Guarde para sempre as Mensagens Digital Touch

No iOS 10, a Apple trouxe uma nova forma de comunicar pelas mensagens escritas na sua app. Agora, o utilizador pode dar vida ao seu texto utilizando o modo Digital Touch para enviar desenhos, toques ou um batimento cardíaco na app Mensagens.

Estas mensagens, contudo, têm um peso maior e, quando adicionamos som, o iOS predefiniu que o Histórico de Mensagens seria mantido para sempre, no caso de estarmos a falar dos textos trocados e das animações aplicadas, mas no caso do áudio que podemos enviar e receber, este tem uma vida de 2 anos.






anterior próxima

O utilizador, contudo, poderá não estar agradado com tão pequeno período de tempo. Para isso, o iOS 10 tem forma de eternizar as mensagens. Vá a Definições > Mensagens e no grupo Histórico de Mensagens altere o tempo de armazenamento. Poderá manter para sempre, 30 dias ou 1 ano.

Se a mensagem for de áudio, então poderá ir ao grupo Mensagens de Áudio, mais abaixo, e escolher na opção “Caducam ao fim de” o tempo que quer. Tem a possibilidade de elas caducarem ao fim de 2 minutos ou nunca.

 

4 – Utilizar o AssistiveTouch no iPhone

Pode utilizar o AssistiveTouch para controlar o seu dispositivo, auxiliar a fazer gestos como juntar os dedos, passar vários dedos ou o 3D Touch e utilizar o Siri. A ideia é poder optimizar e modificar, à sua medida, este fantástico modo que muita gente desconhece totalmente.

Primeiro, e para experimentar o poder deste conjunto de opções, active o AssistiveTouch. Há várias formas de activar o AssistiveTouch:

  • Aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch e, em seguida, active o AssistiveTouch.
  • Diga ao Siri “Turn on AssistiveTouch” (Activar o AssistiveTouch).
  • Aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > Atalho de acessibilidade e active o AssistiveTouch.

Quando o Atalho de acessibilidade estiver activado, pode activar ou desactivar o AssistiveTouch em qualquer ecrã, utilizando o Triplo clique no botão principal. Prima o botão principal três vezes. Para ajustar a velocidade do Triplo clique, aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > Clique no botão principal.

Quando activar o AssistiveTouch, verá o menu do AssistiveTouch.

Pode arrastá-lo para qualquer canto do ecrã. Toque no menu para o abrir. Para fechar o menu do AssistiveTouch, basta tocar no mesmo quando estiver aberto.

Mais opções do AssistiveTouch

Utilizar o AssistiveTouch para controlar o dispositivo

Pode utilizar o AssistiveTouch para procurar e ajustar determinadas definições no seu dispositivo, como o Volume, Rodar ecrã, Bloquear ecrã e muito mais. Toque no menu AssistiveTouch e toque na definição que pretende alterar.

Para desligar o dispositivo, siga estes passos:

  1. Abra o menu AssistiveTouch e toque em Dispositivo.
  2. Mantenha o Ecrã bloqueado pressionado até que apareça a indicação “desligar”.

Também pode utilizar o AssistiveTouch para aceder ao ecrã principal. Basta abrir o menu AssistiveTouch e tocar no botão principal. Para utilizar o Siri, abra o menu AssistiveTouch e toque em Siri. Só terá acesso ao Siri em dispositivos com o iOS 5 ou posterior.

Para aceder às Notificações, abra o menu AssistiveTouch e toque em Central de notificações. Para aceder à Central de controlo, abra o menu AssistiveTouch e toque em Central de controlo. A partir daqui, poderá efectuar acções como activar ou desactivar o Bluetooth, utilizar o AirPlay e o AirDrop, tirar fotografias e muito mais.

Utilizar o 3D Touch com o AssistiveTouch

Se tiver um iPhone 6s ou iPhone 6s Plus, poderá utilizar o 3D Touch com o AssistiveTouch. O 3D Touch proporciona atalhos para acções que efectua frequentemente, como enviar Mensagens, e-mails e fotografias. Para encontrar o 3D Touch, abra o menu AssistiveTouch e toque em Personalizar.

Com o 3D Touch, um toque permite-lhe espreitar os conteúdos que estava a ver, como uma Mensagem. Um segundo toque abre a vista completa dos conteúdos.

Para seleccionar um gesto de 3D Touch:

  1. Aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch > Personalizar o menu principal > Acção 3D Touch.
  2. Seleccione a acção que pretende que seja efectuada ao utilizar o 3D Touch no ícone AssistiveTouch.



anterior próxima

Utilizar gestos

Passar ou arrastar com vários dedos:

  1. Abra o menu AssistiveTouch e toque em Dispositivo > Mais > Gestos.
  2. Seleccione o número de dedos associados com o gesto que quer fazer.
  3. Quando os círculos aparecerem, passe ou arraste na direcção necessária pelo gesto.
  4. Quando terminar, toque no botão de menu.

Juntar os dedos:

  1. Abra o menu AssistiveTouch e toque em Favoritos > Juntar os dedos.
  2. Quando os círculos aparecerem, mova-os para qualquer lugar do ecrã.
  3. Arraste os círculos para dentro ou para fora.
  4. Quando terminar, toque no botão de menu.

Pode criar o seu próprio gesto através de uma das seguintes formas:

  • Abra o menu AssistiveTouch. Toque em Favoritos e depois seleccione um posicionador vazio para um gesto   .
  • Aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch > Criar gesto. Depois, siga as instruções no ecrã.

 

Colocar o iPhone em Modo de recuperação para Restaurar o iOS

Por vezes os utilizadores do iOS querem experimentar as versões beta. Mais tarde, chegam à última actualização dessa versão beta, a Golden Master e dali não vão sair a não ser que restaurem a versão oficial. Este é um dos cenários para usar o modo de recuperação, mas há outros.

Outro cenário interessante para usar esta funcionalidade é repor tudo de novo, sistema operativo, drivers e depois começar a aventura do zero e, para isso, poderá necessitar de colocar o dispositivo iOS em Modo de recuperação e, em seguida, restaurá-lo com o iTunes.

Em qualquer uma das situações seguintes, poderá ter de utilizar o Modo de recuperação para restaurar o dispositivo:

  • O iTunes não reconhece o dispositivo ou indica que o mesmo está em Modo de recuperação.
  • Visualiza o logótipo Apple no ecrã durante vários minutos sem qualquer barra de progresso.
  • É apresentado o ecrã Ligar ao iTunes.

Saiba o que fazer se vir a barra de progresso no ecrã durante vários minutos.

apple_logo

 

Colocar o dispositivo em Modo de recuperação e configurá-lo novamente

1 – Certifique-se de que está a utilizar a versão mais recente do iTunes.

2 – Se o iTunes já estiver aberto, feche-o. Ligue o dispositivo ao computador e abra o iTunes. Se não tiver um computador, utilize o de um amigo ou dirija-se a uma Loja Apple Store ou a um Centro de assistência autorizado Apple para obter ajuda.

3 – Enquanto o dispositivo estiver ligado ao computador, force-o a reiniciar seguindo estes passos:

    • No iPhone 6s e anterior, iPad ou iPod touch: mantenha premidos simultaneamente o botão Suspender/Reactivar e o botão principal. Quando visualizar o logótipo Apple, não solte os botões. Continue a pressioná-loss até visualizar o ecrã Modo de recuperação.
    • No iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: mantenha pressionados simultaneamente o botão Suspender/Reactivar e o botão Diminuir volume. Quando visualizar o logótipo Apple, não solte os botões. Continue a premi-los até visualizar o ecrã Modo de recuperação.

4 – Quando lhe for apresentada a opcção para Restaurar ou Actualizar, seleccione Actualizar. O iTunes tentará reinstalar o iOS sem apagar os seus dados. Aguarde até que o iTunes descarregue o software para o dispositivo. Se a descarga demorar mais de 15 minutos e o dispositivo sair do Modo de recuperação, deixe a descarga terminar e, em seguida, repita estes passos.

5 – Depois de concluir a actualização ou o restauro, configure o dispositivo.

 

Em resumo…

Estas são dicas preciosas que irão permitir ao utilizador dominar mais o equipamento, tirar mais proveito do sistema e adaptar a si um grupo de funcionalidades inovadoras.

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruimgplay
    ruimgplay

    Outra dica… Não mexer num Android de topo. Irá sentir que afinal o iPhone não foi boa compra.

    1. Avatar de calado eras um poeta
      calado eras um poeta

      Outra dica…Não fazer comentários estúpidos porque existem pessoas suficientemente burras para acreditar neles…Vejam o caso do Trump.

      1. Avatar de Forever
        Forever

        Tu és mais um que passa na rua e ninguem se importa,além de seres um teso nunca na vida vás ter uma mulher como a dele,nem trabalho deves ter,o único burro aqui es tu

        1. Avatar de calado eras um poeta
          calado eras um poeta

          Prefiro passar despercebido do que fazer as figuras tristes dele, prefiro ser teso do que atrasado mental, xenófobo e racista, tenho trabalho suficiente para ser feliz.
          Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
          Nem todo o dinheiro do mundo paga essa estupidez.
          Por isso considero-me bem rico. O tu para defenderes esses valores deves ser bem “pobre”…

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Mais um que só a visão dele está correcta, só o que ele acredita e lê está correcto, todos os outros são racistas, atrasados, xenófobos, etc. Ainda bem que não gostamos todos do mesmo tipo de comida e o homem diz muita coisa má mas até acerta em algumas. Aqui na Polónia não se dá subsídios a ciganos, logo, não existe aqui nenhum, enfim, um País racista e xenófobo.

          2. Avatar de censo
            censo

            Pois…mas não deves ser o Einstein, por isso não faças tuas palavras de outros.

          3. Avatar de calado eras um poeta
            calado eras um poeta

            @joao magalhaes
            não foi o que li mais sim o vídeos que se vê, e quando se diz o que ele diz é porque se é uma pessoa racista, atrasada, xenófoba
            E se não consegues perceber isso…

            @censo não sou o Einstein mas tenho a capacidade de perceber o que ele disse, se não consegues ver a diferença não posso fazer nada por ti.

        2. Avatar de MLopes
          MLopes

          @Forever, vou explicar-te algumas coisas, se conseguires perceber a sua importância. passar na rua ninguém sem ninguém se importar será a melhor coisa do mundo se significar que és uma pessoa entre iguais. nem mais nem menos, nem melhor nem pior.
          por outro lado pode significar o pior que se imagina se, por exemplo fores um pessoa na rua a precisar de ajuda e ninguém se importar. contudo isto nda de mal diz de ti, diz muito sobre as outras pessoas que não ajudaram. diz que são egoistas, muitas vezes xenófobas, preconceituosas e mais um chorrilho de adjetivos todos significando o quanto de mau essas pessoas (que não se importam) são. quem fará a sua apologia será tau mau ou pior do que elas.
          “ter uma mulher como a dele” mostra, de facto e bem lá no fundinho, o modo como vês as outras pessoas (as mulheres neste caso). primeiro que as vês como objetos que se possuem (o que aliado à expressão “seres um teso” ainda piora as coisas. dá a sensação que legitimas a “compra” da mulher), segundo que interpretas as mulheres como mostras do “suposto sucesso” de um homem ou que atribuis valor ao homem pelo “tipo de mulher” que o acompanha. ambas dizem muito mais sobre ti e sobre a tua personalidade do que sobre a personalidade dos visados com o teu comentário.
          da xenofobia subjacente ou até latente no teu comentário, dependendo de quem lê, nem falo porque levar-nos-ía muito, muito longe e não seria nada abonatória para ti. por hoje já chega de “bater”.
          é este o mundo quem que vivemos meus senhores

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Engraçado como a mim aconteceu me o contrário, a passar de um oneplusone que pelos vistos tive o azar do micro morrer de um dia para o outro 🙂 mas hey no final do dia são as preferências de cada um

    3. Avatar de P.M.
      P.M.

      Nem mais, agora é ver os iFans todos furiosos a espumar de raiva! Ahahahah

    4. Avatar de Álvaro Pimenta
      Álvaro Pimenta

      Esqueça. Tive 3 anos um LG G2 e agora com o IPhone 6S que adquiri vi que afinal a música é outra.

      Não se deixem enganar pelo barato. Se calhar um caro oferecia-me uma experiência melhor (o G5), mas este 6S por 380 euros (novo) está a ser um investimento muito melhor.

      Acreditem, comprar telemóveis baratos com android é ter a pior experiência possível nesta área.

      1. Avatar de P.M.
        P.M.

        Claro, mais um tótó enganado! Até porque experimenta lá meter uma musica no teu iPhone sem o iTunes…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          :S nunca ouviste falar de outros serviços de música no iOS?

        2. Avatar de João
          João

          Desde 2008 que coloco musicas no iphone sem itunes, mas pronto tu é que percebes disto e os outros são tótós.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          @P.M então de acordo com a tua lógica, o Álvaro, pq decidiu experimentar um iPhone e está a gostar da experiencia é um tótó enganado, pq está a experimentar um telemóvel que só dá para colocar músicas nele através do itunes, assumindo que tu entendeste que entendeste que quando ele disse “afinal a música é outra.” usou como expressão ahah

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Poupem o dinheiro. O Android faz o mesmo e é mais barato

    1. Avatar de Álvaro Pimenta
      Álvaro Pimenta

      Que grande mentira. Não enganes as pessoas. É errado isso. Android barato é do pior. Nunca comprem por ser barato porque depois sai caro.

  3. Avatar de Forever
    Forever

    Já vejo funcionalidades destas ah anos noutro sistema, só vêem para aqui mostrar o quanto atrasados estão

    1. Avatar de and ever
      and ever

      Parece que tu é que estás a comentar sem conhecimento de causa.
      Quem te disse a ti que estas funcionalidades são recentes?
      Algumas delas são de 2008, vê lá o que tu percebes disto.

    2. Avatar de Luís Almeida
    3. Avatar de Marco
      Marco

      Tu vês noutro sistema, e outros vêem a tua falta de conhecimento.

  4. Avatar de marttins
    marttins

    Coincidência ou não, são os androids fans é que comentam as notícias do iphone, não conseguem “não” abrir uma notícia que dia iphone, a maçãzinha seduz qualquer android! Ahahahah
    Que dor de barriga, quando há smartphones para todos os gostos, não há necessidade, as escolhas são muitas, porquê os comentários depreciativos!?
    Afinal parece que nem leram o porquê do título, se são dicas para o iphone, para quê compará-las com o android, e porque vieram vê-las!? Também há notícias sobre androids!
    São “dicas” como o título indica, mas também diz que é para iphone!!!
    Obrigado “pplware” pelas dicas!

  5. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Só mesmo quem gosta de encher os bolsos à apple é que ainda acha que eles conseguem inovar. Quem dá 700€ e mais por um telemóvel a meu ver é parvo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu diria que é um pouco relativo, nem toda gente compra os telemóveis a pronto, há quem tenha contratos com operadoras. A meu ver um telemóvel que custe 700€ dura pelo menos 5 anos.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        quem comprar um apple a 700€ é parvo? e quem compra um samsung ou Lg por 700€ já não é parvo?

      2. Avatar de censo
        censo

        Ao fim de dois anos já o marketing agressivo te criou outra necessidade a que não resistir e lá vais tu atrás da borregada toda estourar com mais 700€ (mais, sempre mais, é claro)!

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Imagina o que as pessoas que dao 700Euros e mais por um telefone pensam acerca de ti…

      Quer entao dizer que quem dá 100k por um Ferrari é parvo?
      Isto porque em teoria, faz o mesmo que qualquer Fiat de 10k.

  6. Avatar de António Alves
    António Alves

    acho que foram dicas banais, pois qualquer utilizador de iphone possivelmente já saberá destas dicas

    1. Avatar de Álvaro Pimenta
      Álvaro Pimenta

      Para ti provavelmente, para mim duas delas são ouro.

  7. Avatar de ASoares
    ASoares

    Boas,
    como consigo aceder ao ponto 1? (assinatura)

    1. Avatar de Vítor M.

      Quando recebemos um mail, e tem uma imagem ou PDF que queremos assinar, clicamos em cima, abrimos essa imagem ou PDF e, como está na imagem, no fundo temos a barra de ferramentas.

  8. Avatar de AssistiveTouch
    AssistiveTouch

    4 – AssistiveTouch (eu chamo-lhe o botão fantasma)

    Definam um dos botões do AssistiveTouch (pode ser o Favoritos) para Bloqueio de Ecrã – vão ver que passam a precisar muito pouco dos botões físicos. E podem acrescentar mais

    Alguém me mostrou que tinha, experimentei, e tornou-se indispensável. Lá atrapalha uma vez ou outra quando se quer tocar no ecrã no sítio onde está o gajo, mas é fácil de deslocar para outro lado (tenho-o em cima, ao centro, entre os símbolos de duas apps ).

  9. Avatar de Vasco Ranita
    Vasco Ranita

    Não percebi como se processa a 1ª dica.

    1. Avatar de 1a Dica
      1a Dica

      Envia um PDF para o teu mail.
      Abre o PDF com a app Mail (nativa do iOS)
      Carrega no PDF deve aparecer em baixo uma “mala de ferramentas”, carregando nela tens a barra com a assinatura

      1. Avatar de Vasco Ranita
        Vasco Ranita

        Obrigado

  10. Avatar de Vasco Ranita
    Vasco Ranita

    Em relação à dica 4, primindo no botão principal 3 vezes não permite ativar\desativar o AssistiveTouch (possivelmente porque ativei dessa forma a abertura da lupa). Será que se pode personalizar de outra forma o ligar\desligar do AssistiveTouch?