330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos

89 Comentários

Ao longo deste último ano, lemos e sentimos a acção da MAPINET (Movimento Cívico Antipirataria na Internet) que detectava sites com conteúdo ilegal (e não só) e alertava os operadores de telecomunicações e a IGAC, entidade que determina o bloqueio.

Ficamos a saber agora que em menos de um ano, estas entidades foram responsáveis por barrar o conteúdo de 330 sites. Acção que contribuiu, segundo os responsáveis, para a “sensibilização dos consumidores sobre a prática de actos ilegais”.

pplware_pirataria00


Em menos de 365 dias, foram bloqueados 330 sites

A informação é veiculada pelo JN, extraída de um colóquio sobre direitos de autor e direitos conexos. Este evento decorreu esta quinta-feira em Lisboa e foram revelados dados importantes sobre as acções preconizadas pelas entidades envolvidas.

António Paulo Santos, director executivo da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), deu a conhecer que em menos de um ano 330 ‘sites’ tiveram o acesso bloqueado por partilharem na Internet conteúdos que estão protegidos por lei.

pplware_pirataria01

Estas acções de bloqueio levadas a cabo pelas operadoras estão autorizadas num Memorando de Entendimento, assinado em Julho de 2015 entre 17 entidades, e os valores atingidos fazem de Portugal um caso de estudo no espaço europeu.

Em Portugal, as entidades representadas nesse memorando são a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), a Direção-Geral do Consumidor e associações que representam editoras livreiras, discográficas, operadoras de telecomunicações, imprensa, artistas e autores.

pplware_pirataria02

 

Serão estas medidas eficazes?

A questão que se coloca visa perceber se as acções são eficazes, se os resultados são visíveis. Para responder a esta e outras questões, o jurista Victor Castro Rosa referiu no colóquio que “nenhuma destas medidas é totalmente eficaz, mas é a mais proporcional e a que tem menos custos. É um mecanismo simples e que funciona”.

No colóquio foram também ouvidos testemunhos por parte das operadoras de telecomunicações, Daniela Antão, secretária geral da APRITEL, Anastasia Chaidron, assessora jurídica para a Europa da Associação de Obras Audiovisuais dos Estados Unidos, entre outros responsáveis por áreas ligadas ao processo de bloqueio. A coesão dos discursos sublinha a eficácia das acções, o baixo custo o o sucesso conseguido.

Do colóquio saiu também a informação que o bloqueio dos referidos 330 ‘sites’ representou a retirada da Internet de cerca de 84 milhões de obras partilhados ilegalmente.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Meixedo
    João Meixedo

    Espantoso como um mesmo governo permite que entidades sem competências legais para o fazer, ordenem que operadores bloqueiem acesso a sites na internet, e assuma simultaneamente a sua incapacidade para fazer cumprir uma legitima ordem judicial para impedir a Uber de operar em Portugal (era só começar por bloquearem o acesso). Justiça versão tuga.

    1. Avatar de M
      M

      Deves ser taxista. Qual e o problema da Uber? O mesmo serviço já existia antes de chegar a Uber, mas agora e feito também através duma app. O serviço para o cliente e superior ao táxi em todos os aspectos. Andem para a frente e evoluam…

      1. Avatar de Il Capo
        Il Capo

        O problema não é a Uber como plataforma informática, o problema é que os veículos e motoristas ao serviço desta não cumprem a lei na necessidade das obrigações para transporte individual de passageiros.

      2. Avatar de joao
        joao

        então e diz me la, estas disposto a pagar para ouvir musica e ver filmes??se sim força nisso, só não me parece o mais correcto porque a partir do momento em que toda a musica (alguma dela já nem se vende online ou em cd’s dvd’s) for paga e num pais em crise como o nosso a cultura vai morrer e de que maneira..experimenta ir à fnac procurar um cd X que saiu em 1960’s e depois percebes o que estou a dizer. ou então se fores rico compras nas lojas online. Só não mistures economia com cultura, fica mal. Evolui.

      3. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        A Uber tem o que os taxistas portugueses não têm:

        – Evolução
        – Seriedade

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      O serviço que a Uber fornece não é igual ao dos taxistas. Antes de mandares amendoas para o ar, informa-te. Mentalidade versão tuga.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Se em Cuba,na Turquia,no Irão,na Arábia Saudita há imensos sites bloqueados porque é que em Portugal não pode haver?Deves pensar que somos melhores ou diferentes deles.

  2. Avatar de Me
    Me

    “Do colóquio saiu também a informação que o bloqueio dos referidos 330 ‘sites’ representou a retirada da Internet de cerca de 84 milhões de obras partilhados ilegalmente.”
    Retirada da internet?!?

    1. Avatar de Pirata
      Pirata

      Pensei o mesmo. Lol retirada da Internet, quando com um simples passo temos logo acesso ao site. E outra coisa, um jurista da união europeia disse que o site de partilha não são ilegais, mas sim os sites onde tem o material hospedado. Sendo assim, porque é que não bloqueiam as clouds?

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Gostava desta noticia no 25 de Abril,no dia da suposta liberdade…seria melhor atarem as maos as pessoas pois podem roubar alguma coisa.amordaçar as pessoas para evitar que digam algo que nao deveriam,e etc…ainda falam da china.

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    “Do colóquio saiu também a informação que o bloqueio dos referidos 330 ‘sites’ representou a retirada da Internet de cerca de 84 milhões de obras partilhados ilegalmente.” HAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAH

    Até punha aqui mais uns “HAHA” mas depois é considerado spam.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      HAHAHAHAHAAHHA

      1. Avatar de alkapone
        alkapone

        Realmente!! Ao bom estilo tuga. O que acho mais fantástico é criarem um imposto (lei da cópia privada) sobre tudo o que seja dispositivos de armazenamento de dados para “salvaguardar” os direitos de autor sobre supostos armazenamentos de pirataria, depois “vetam” o acesso ás mesmas.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A isto só tenho a dizer:
    IPv4 DNS Servers: 8.8.8.8 / 8.8.4.4
    e nem me lembro que estas medidas foram implementadas…

    1. Avatar de F.R.
      F.R.

      Tens aqui os sites bloqueados (557 sites)… https://sitesbloqueados.pt/
      Alguns desses sites continuam bloqueados mesmo depois de alterar IPv4 DNS Servers: 8.8.8.8 / 8.8.4.4.

      … mas podes utilizar o browser Tor para desbloquear todos os sites.

      1. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        Alguns são bloqueados mesmo com o dns IPv4 8.8.8.8 / 8.8.4.4
        mas tentaste colocar tambem o dns IPv6?
        2001:4860:4860:0:0:0:0:8888 / 2001:4860:4860:0:0:0:0:8844
        comigo sempre funcionou assim

      2. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Dá um exemplo. Só por curiosidade…

      3. Avatar de Jorge Franco
        Jorge Franco

        existe uma coisa chamada dns cache
        http://www.wikihow.com/Flush-DNS

    2. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Tal e qual!!!! 😉

  6. Avatar de um gajo
    um gajo

    os gajos da MAPINET estão-se a lixar se os bloqueios são justos ou não; é so bloquear, bloquear, bloquear até mais não.
    isto das censuras só faz é mais mal do que pior… que eu saiba não houve nenhuma descida na “pirataria” em Portugal após as censuras…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      É a nova PIDE!

  7. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    “Apanhar o sol com uma peneira”

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Não é tapar?

  8. Avatar de JC
    JC

    Engraçado ver os operadores de telecomunicações a oferecer fibra a 400 Mbps.
    Uau…já posso ler o meu email a alta velocidade… 🙂

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Os anuncios do MEO usam o 4K como propósito
      Ao menos existe 1 à altura, hehe

    2. Avatar de um gajo
      um gajo

      e também dá para jogar o Farmville 2 no Facebook a 60FPS

    3. Avatar de pepa
  9. Avatar de Zaark
    Zaark

    “Acção que contribuiu, segundo os responsáveis, para a “sensibilização dos consumidores sobre a prática de actos ilegais”.” Nada como uma excelente anedota antes de ir dormir! Boa noite 😛

    1. Avatar de Scalare
      Scalare

      Serve para impedir o Ricardo Salgado, José Sócrates, João Rendeiro, etc, engraçado que em PT os artistas com nome menos sonantes não recebem ou recebem montantes simbólicos pelo trabalho intelectual , mas depois temos o antigo secretario de estado “pai” da lei da copia privada a escrever um livro e a POSSIVELMENTE comer do valor arrecado pela sua lei

      temos o que permitimos, Pais de ovelhas

  10. Avatar de Rui Vasconcelos
    Rui Vasconcelos

    Foi bloqueado? Estranho que o http://moovk.tv ainda não foi lol?

    Além disso muita gente continua a aceder aos sites bloqueados porque a censura não é digna de ser respeitada

  11. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    MAPINET .. não passam de frustrados, pouco inteligentes .. e enfim… muito mais, nada de bom..

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      MAPINET e afins, são só tachos e boys

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Nem mais…

  12. Avatar de Passenger
    Passenger

    Certos comentários eram escusados, só lhes facilitam o trabalho, se levarem a situação até à empresa dona do domínio, vão rir menos… por vezes, o melhor é mesmo, é ler, rir e ficar quieto.

    1. Avatar de Justiceiro In Placável
      Justiceiro In Placável

      Esta para mim foi a melhor resposta. Diz tudo. Continuem a partilhar usando PeerToPeer. Apenas isso.

  13. Avatar de Mas que raio
    Mas que raio

    Ridículo. Cada vez é mais fácil partilhar na net. Fecham uma porta abrem-se duas!
    Temos o direito a partilhar um produto que foi pago/comprado/oferecido, quer ele seja uma cerveja, um carro, um livro, um CD ou um filme em DVD.

  14. Avatar de blasphemian
    blasphemian

    E viva aos Anonymous 😉

  15. Avatar de pintor
    pintor

    Achei a iniciativa bastante interessante visto que através da mesma descobri sites que não conhecia e acabei por conhecer .
    Só tenho a agradecer.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Exatamente. Saiu-lhes o tiro pela culátra. LOL

  16. Avatar de mapitrolha
    mapitrolha

    Eu gostava de saber é quem é que paga a estes anormais que pensam que podem controlar a Internet ! O contribuinte?!?! É que se for o contribuinte tá mal… , deveriam ser os chulos das editoras que retiram 90%os lucros aos pobres dos artistas que são quem realmente tem o verdadeiro trabalho de criar algo, e na verdade nem se importam que a sua obra seja partilhada gratuitamente.
    Está gente pensa que quem sabe mexer em magnetic links não sabe mexer em VPNs… Pobres coitados ignorantes sem o reconhecerem… Abram mas é os olhos deb! Adaptem-se à realidade em vez de andarem sempre a puxar a corda para trás no tempo seus retrógrados. São mais atrasados mentais que a Igreja no tempo da inquisição.

    Perem aí que eu vou só ali ao videoclub alugar um filme ao preço do cinema e venho já!!!

    1. Avatar de NT
      NT

      Videoclub? isso ainda existe? Nunca mais vi um 🙁

    2. Avatar de pintor
      pintor

      É que nem VPN é necessário basta 8.8.8.8 / 8.8.4.4 :).
      No mínimo é ridículo para mão chamar de incompetência ou terem a ideia que nós somos todos idiotas.

  17. Avatar de Andreia
    Andreia

    Viva a pirataria, viva o DNS e viva quem em vez de perder tempo a bloquear sites, deviam ir ver se as respestivas mulheres estão em casa a ver TV ou o canal “BBC” (big black…).

  18. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Querem é defender as suas indústrias, ao menos não se escondiam nessa designação de “Movimento Cívico”…
    É preciso ter “lata”! Devem pensar que com essa designação e com o marketing deles enganam algum otário.

  19. Avatar de JB12
    JB12

    É só usar o Thor e já está. ….

    1. Avatar de espantalho
      espantalho

      e isso é o que?

      1. Avatar de pintor
        pintor

        É um deus tens de ver os Vikings

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Explica-me uma coisa, amigo… Conheço mais ou menos, os meandros do Thor… no entanto, já tentei fazer download de ficheiros (os ficheiros de torrent, para o uTorrent), mas não consigo. Acedo aos sites, mas não passa nenhum ficheiro do thor para o pc… há algo que tenha que mudar?

      1. Avatar de johny
        johny

        Faz o update da versao do thor e ja deve dar para efectuar od downloads, ou entao instala java script atraves do thor browser e ja da

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Um escreve “Thor”, e vai tudo atrás xD

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Copia o endereço do torrent e depois cola no IE ou Firefox. Mas o melhor e alterares o D.N.S. porque o TOR é muito lento.

    3. Avatar de F.D.
      F.D.

      Usar o Thor para isto? o.O Nem sabes do que falas. Gente que menciona o Thor porque pensa que é fixe. xD Muda o DNS e ta resolvido.

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        Mas o Thor não é um deus escandinavo? Ou um herói mítico da Marvel? Não sabia que ele conseguia desbloquear sites da Internet, se calhar pede ajuda ao Tony Stark… Ahaha

      2. Avatar de Pedro Pereira
    4. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      *Tor. Resolvido 🙂

    5. Avatar de Mota
      Mota

      Thor?
      Então mas vais desbloquear sites ou vais-lhe dar com o Mjölnir ?

      1. Avatar de 007
        007

        primeiro o nome do browser é tor e segundo se lerem bem as regras de funcionamento do tor vao verificar que PTP nao é indicado para utilizar num browser como o tor….
        ler………………… e ler…………….. e continuar a ler…………

  20. Avatar de Virgulino
    Virgulino

    representou a retirada da Internet de cerca de 84 milhões de obras partilhados ilegalmente?????
    EHEHEHEAHAHAHAHAHOHOHOHOHOHOHOHOHOO Sim o pai natal existe…

    1. Avatar de NT
      NT

      Um gajo (velho e gordo)que anda por centros comerciais, a chamar por criancinhas para as sentar no colo e dizer hohoho e no final dar um ‘presente’… Já ouvi chamar pai natal… mas…
      Já agora como é que eles fazem essas contas? eles que metam os links para o conteúdo bloqueado… ver se conseguem meter 84 milhões de links… Se calhar estão a falar daquelas obras… Tipo quando o pessoal vai ‘obrar’

  21. Avatar de David
    David

    Só querem fazer dinheiro, facilitar o povo nada

  22. Avatar de Manuel
    Manuel

    Este movimento civico… Gostava de fazer uma auditoria aos computadores deles. Provavelmente teriamos uma surpresa

    1. Avatar de NT
      NT

      Não ias encontrar nada!!!! porque o windows foi instalado com um cd original(sim o mesmo para todos)… LOOOOOL

  23. Avatar de Truth
    Truth

    Stremio…
    MAPIwhat?

  24. Avatar de pixel
    pixel

    Devem se ter esquecido de mim por que não notei nada. Continuo a sacar tudo o que quero, filmes, séries, documentários etc.etc. nas quantidades que quero e no tamanho que quero sem recorrer a qualquer expediente de DNS thors e afins etc.

    1. Avatar de Aquele
      Aquele

      És o meu herói.

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Thor… For the Love of Odin 😛

  25. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Pena é não publicarem a listagem exaustiva desses 330 sites… Sempre ficava a conhecer mais alguns para juntar aos que já tenho…

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Pena não leres os comentários antes do postar.. Está uns Posts acima 🙂

  26. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Onde está essa lista dos sites bloqueados? Alguém sabe? Quero fazer um update aos sites que uso.

  27. Avatar de Mike
    Mike

    Quantos sites de pornografia foram bloquedos?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Os gajos da MAPINET andam de mãos ocupadas no que a esse departamento diz respeito.

  28. Avatar de João Silva
    João Silva

    Eu já usava o Open DNS antes de começarem com essas tretas.
    Para mim não teve efeito nenhum.

  29. Avatar de Branets
    Branets

    queres ver que bloquearam o site das finanças !!!! está off

    1. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      Levaram no pelo aqui e já desbloquearam….

  30. Avatar de artista
    artista

    neste coloquio os caros intervinientes usaram algo que se chama lingua portuguesa.Deviam ser taxados por isso tambem.Nao foram eles que inventaram,nem sao de sua propriedade.Logo deviam arrotar euros.Obrigadinho!!

  31. Avatar de Lucas.x64 Brasil
    Lucas.x64 Brasil

    consegui acender a alguns sites, então creio que mudando a VPN ou o DNS seja possível acessar

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Acender a alguns sites? Cadê o interruptor? 😛

  32. Avatar de Lucas.x64 Brasil
    Lucas.x64 Brasil

    tentei acender a alguns sites e funcionou, então creio que mudando VPN ou DNS irá funcionar, já bloquearam alguns sites bons aqui no Brasil também

  33. Avatar de Sérgio Garcia
    Sérgio Garcia

    Era interessante fazer um inquérito simples com a seguinte questão.. Deixou de aceder a conteúdo on-line ilegal depois destas medidas? Não gosto de falar sem conhecimento de causa, mas do que vejo ao meu redor diria que o não atingia os 90% facilmente.

    Enfim, tal como em outros casos o que interessa é mostrar serviço, seja ele bom ou mau.

  34. Avatar de SeriusBlack
    SeriusBlack

    POR AMOR DE DEUS. PAREM DE ACONSELHAR O USO DOS DNS DA GOOGLE.
    Os DNS da Google guardam logs da vossa actividade, usem antes os dns’s da Swiss Privacy foundation ou outro qualquer desse género. Isto é se dão valor à privacidade.

    1. Avatar de Azeiteiro
      Azeiteiro

      Para pessoal que usa google search para tudo a diferença é 0

  35. Avatar de Iluminati!
    Iluminati!

    Pirataria 0 – Justiça 330! 😉

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      LOL!!!!!!!!! Só mesmo tu para acreditares nisso…

  36. Avatar de Juvenal Santos
    Juvenal Santos

    quantos abriram depois disso…? lol

  37. Avatar de Tiago Soares Pinto
    Tiago Soares Pinto

    Descobri uma forma de desbloquear sites bloqueados em Portugal pelas operadoras de telecomunicações em smartphones e tablets: tens de ativar a poupança de dados nas definições do Google Chrome, este truque também funciona no Opera Mini. Esta aplicação também desbloqueia os sites: Fire.onion