Cuidado, há mais de 300 modelos de switches Cisco vulneráveis

22 Comentários

As falhas de segurança, apesar de não serem normais, atingem todas as marcas e equipamentos. A mais recente visada por problemas é a Cisco, que tem 318 dos seus switches vulneráveis.

A falha veio do Vault 7, que o Wikileaks tem vindo a revelar, e permitia à CIA aceder remotamente a qualquer um dos equipamentos afetados.

Cisco

Os investigadores que descobriram esta falha fizeram-no após analisarem parte dos documentos que a Wikileaks revelou nas semanas passadas. Em particular, dedicaram-se a um conjunto de documentos onde uma falha do IOS e do IOS XE.

Para explorar a falha basta ao atacante enviar um comando específico do telnet mal formatado enquanto é estabelecida a ligação ao dispositivo afetado. O problema está na forma como o protocolo trata alguns comandos.

An attacker could exploit this vulnerability by sending malformed CMP-specific telnet options while establishing a telnet session with an affected Cisco device configured to accept telnet connections.

An exploit could allow an attacker to execute arbitrary code and obtain full control of the device or cause a reload of the affected device.

A Cisco é, por agora, a única empresa a revelar as falhas que surgiram com o Vault 7 e que afetam alguns dos seus equipamentos. A Apple e a Google já vieram a público revelar que as maioria das suas falhas estavam já resolvidas.

Cisco switch

Até ao momento, a Cisco apenas reconheceu o problema, não tendo ainda uma solução para esta falha. É agora esperada para breve uma solução. Há, no entanto, algumas pequenas medidas que podem prevenir este problema.

A mais básica de todas é o eliminar dos acessos por telnet, deixando apenas o acesso por SSH ativo. Caso não possam prescindir do telnet, então é recomendado que restrinjam o acesso apenas aos vossos equipamentos.

Não se sabe ao certo se a CIA ainda usa esta falha para conseguir aceder a equipamento espalhados pela Internet, mas o mais provável é que o faça, ainda para mais estando esta vulnerabilidade por corrigir.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    A best practice é mesmo essa…:p Tanto seja SSH ou Telnet, deve existir uma rede de gestão isolada, onde só máquinas autorizadas podem aceder…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto, essa será uma das boas práticas. Outra, é definir uma ACL

    2. Avatar de Antunes
      Antunes

      Como colocas um router que é o primeiro equipamento que se liga a internet numa gestão isolada?

      1. Avatar de Tiago Lima
        Tiago Lima

        Caro Antunes, o fato de um Router está ligado a internet não significa que o equipamento está acessível para administração na mesma. Através de ACL’s você pode definir um endereço IP ou um range na sua rede, onde só aqueles IPs poderão gerir esse equipamento.

        1. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          E ainda como forma adicional de segurança no acesso, poderia ser definido que apenas o micro conectado em uma determinada porta RJ 45 possa ter privilégios para administração.

          1. Avatar de int3
            int3

            resumindo: VLAN de gestão. fácil.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    A cisco deixa muito a desejar…equipamentos caríssimos e com falhas gravissimas as quais o fabricante nem as reconhece por vezes como tal, mas sim como uma “má configuração” do técnico…lembro-me por exemplo da falha (sim, falha), no proto snmp, para com a comunidade r/w ILMI, a qual se encontrava presente em quase todos os equipamentos cisco e a qual – segundo a cisco – era uma “feature”….o engraçado é que a mesma não aparecia nem na running-config ou startup-config, mas existia como activa….era preciso ler os caveats da cisco para saber que ela existia e negar-la nos equipamentos prepositadamente…Não é preciso ser-se muito inteligente para perceber que isto dava acesso a toda uma estrutura de rede fosse um banco, Isp, ou outro….sem comentários.

    1. Avatar de int3
      int3

      sabes pouco disto sabes.
      cisco é o melhor vendor em equipamentos de rede.
      o que escreves no comentário vale 0.
      SNMP está DESATIVO por defeito.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        int3, dedica-te ao linux, Cisco nunca foi o melhor nem nunca será, quanto muito é o melhor preço/qualidade por isso vês tão disseminado nas nossas empresas tugas, isso aliado à mentalidade das academias Cisco. Tens players bem melhores, Juniper, Alcatel-Lucent, Aruba, Polycom e Brocade. E digo-te mais, as empresas com mais networking em Portugal na sua grande maioria nem sequer têm nenhum equipamento Cisco, já estive nelas todas 😉

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Você, int3, é um verdadeiro Inginheiro (sim, com “i” maiúsculo!)…ora venha lá explicar aqui à malta, o que você julga ser o protocolo para gestão e monitorização de tráfego; “platform independent”, mais utilizado por este mundo fora, nos NOC (e não só). É que fazer uma afirmação de “aaaaa e tal…o snmp vem desligado…” dá-me a entender que você deve ser inginheiro…como muitos dos “inginheiros” automóveis que têm a mania que por aí andam.

  3. Avatar de Rui Moreira
    Rui Moreira

    “desligar” o telnet nao resolve o problema ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, desde que garantas acesso remoto por SSH, tudo bem

  4. Avatar de Nine
    Nine

    Quem usa TELNET só pode estar a pedir problemas. Do ponto de vista de segurança, já nem se deve ser utilizado, nem mesmo em redes/VLANs de gestão.

    1. Avatar de Joao MS
      Joao MS

      +1 Usar telnet é tipo usar sinais de fumo para comunicar e estar à espera que as comunicações não possam ser “escutadas”.

    2. Avatar de blimb
      blimb

      se só existir acesso via lan, qual é o problema? bruteforce a password?

      1. Avatar de Nine
        Nine

        Nem precisas de brute force, se porventura algum equipamento intermediário for comprometido, estas a dar o teu utilizador e password de bandeija.

  5. Avatar de JM
    JM

    Sobre a Cisco faz tempo que já se sabe que os seus equipamentos estão comprometidos. Há pelo menos dois anos, ou mais, que se sabe que os routers e respectivas firewalls da dita tem falhas exploradas pela CIA/NSA.

    O mais provável até é que sejam falhas intencionais. Sendo a maior empresa do ramo que fornece equipamento “backbone” para grande parte da rede é mais do que provável que haja altos quadros da Cisco com ligações à inteligência, tal como acontece em muitas empresas high tech americanas sobretudo com o intuito de as favorecer através de espionagem industrial.

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    estava com ideias de comprar um switch da Cisco, visto isto, que marcas aconselham ?

    1. Avatar de int3
      int3

      para onde?
      casa?
      managed ou unmanaged?
      tp-link para a frente se for unmanaged.
      linksys ou HP se for managed.

      em PME com dimensão razoável tenta cisco. mas são caros. só que duram para sempre.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        O Switch é para PME .
        Obrigado Pedro Pinto e int3 pela resposta.

  7. Avatar de int3
    int3

    transport input ssh
    resolve logo.
    por não falar que a versão do proto 2, e criar uma VLAN de gestão untagged.
    há tantas maneiras de isolar estes problemas…. tantas….