27% dos utilizadores utilizam o smartphone na casa-de-banho

25 Comentários

O smartphone já é, sem dúvida, um acessório indispensável para o utilizador comum. Deixou de ser um mero telefone para passar a ser também agenda, bloco de notas, agregador de redes sociais, câmara fotográfica e álbum de fotografias, etc.

Basicamente passamos o tempo todo com este equipamento e, segundo um recente estudo da Kaspersky Lab, 42% dos utilizadores não largam o smartphone quando vão para a cama e 27% utiliza-o mesmo na casa-de-banho.

wc smartphone


Segundo o Relatório sobre Riscos de Segurança dos Consumidores de 2015, elaborado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, muitos utilizadores têm ainda alguma dificuldade em desligar-se, fisicamente, do seu smartphone, não tendo até muito cuidado quanto às informações que lá colocam.

Segundo os resultados deste estudo:
  • 88% dos utilizadores guardam informações importantes e confidenciais nos seus smartphones como:
    • passwords
    • mensagens
    • fotografias
    • contactos
    • ficheiros
    • etc.
  • 1/4 dos utilizadores guarda informação nos smartphones que não gostaria que fosse vista por outras pessoas
  • Os utilizadores têm dificuldade em separar-se do seu smartphone:
    • 42% utiliza-o na cama
    • 41% utiliza-o no trabalho
    • 37% utiliza-o no carro
    • 37% utiliza-o nos trabsportes públicos
    • 27% utiliza-o na casa-de-banho

Assim que o utilizador sai da sua casa, os riscos contra o seu equipamento são acrescidos pois podem ocorrer mais facilmente danos físicos, perda ou roubo e ainda ficam sujeitos a ciberataques com intuito de roubar dados.

Os smartphones que se ligam a redes Wi-Fi públicas têm ainda um risco maior e ficam mais vulneráveis de terem os dados/passwords roubados.

Quanto a este tema, o estudo mostrou que:
  • 53% dos utilizadores aproveita as medidas de segurança que vêm com o smartphone, tais como a função de localização do dispositivo ou o bloqueio remoto
  • 25% dos utilizadores cujo dispositivo se perdeu ou foi roubado descobriram que a sua informação pessoal ou secreta acabou por ser roubada

Segundo Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia:

O vínculo de confiança entre os utilizadores e seus dispositivos pode levar a que se esqueçam da segurança. É difícil imaginar que algo que trazemos connosco o tempo todo e a que recorremos frequentemente possa tornar-se numa ameaça. Mas a verdade é que isso pode acontecer, e acontece mesmo. Um amigo digital pode tornar-se num inimigo digital. A incapacidade de avaliar os possíveis riscos e de proteger os dispositivos e os dados que estes contêm pode significar a perda de informação confidencial, dinheiro e inclusive a própria identidade. A câmara do dispositivo que utilizamos para capturar o mundo pode ser pirateada e utilizada para explorar a nossa vida. A segurança não é nem pode ser vista como um extra opcional

Este foi um estudo realizado online pela B2B International em Junho de 2015. Durante a realização do estudo, foram entrevistadas 12.355 pessoas a partir dos 16 anos de um total de 26 países.

E o leitor? Também utiliza o smartphone na casa-de-banho? 

Mais informações | Newsroom Kaspersky

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nardo
    Nardo

    Só 27%?!
    É melhor que ler sempre os mesmos rótulos dos produtos de higiene… 😀

    1. Avatar de Magnifico Jorge
      Magnifico Jorge

      80% usa ipad no wc

    2. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Ipad sempre, o resto dá prisão de ventre

      1. Avatar de Nardo
        Nardo

        Isso depende do que fizeres com “o resto” lá na casa de banho… A mim nunca me deu, sou bastante regular mesmo sem iPad. 😀

    3. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      73% é que não admitiram, não conheço ninguém que não use 😀

      1. Avatar de Nardo
        Nardo

        Também acredito nisso! 🙂

  2. Avatar de Victor
    Victor

    Estou a ler isto no WC…

      1. Avatar de ervilhoid
    1. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      Sou muito mais feliz agora que partilhaste isso connosco

  3. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Está a acontecer agora…

  4. Avatar de Edexote
    Edexote

    Eu sou um deles 😀 Se não tiver o que levar para ler na altura, vai mesmo o telemóvel!

  5. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Acho que a percentagem é maior!

  6. Avatar de Pedro rodrigues
    Pedro rodrigues

    Ipad sempre, o resto até dá prisão de ventre!

    1. Avatar de Alias
      Alias

      Pode-se ir um pouco mais longe e interpretar como o oposto da prisão de ventre – cuidado… Será que os ifans também só vão a um iWC?

  7. Avatar de Daniel Morais
    Daniel Morais

    ahahaha uso todos os dias no wc, companheiro indispensável

  8. Avatar de Porfirio
    Porfirio

    Daí haver tantos post’s e comentários de merd@ no Facebook e etc…

  9. Avatar de jdoe
    jdoe

    Deve ser por causa disso que algumas pessoas saem do wc com ideias de m****

  10. Avatar de O Cagão
    O Cagão

    Pois ….tive um Nokia 5230 que caiu sanita abaixo , agora estou a rir, mas na altura não me ri muito

  11. Avatar de NT
    NT

    Por isso é que nos casos de telemóvel ‘molhado’ grande percentagem é mesmo telemóveis que caem na sanita.

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Acredito perfeitamente. Claro que há 73% das pessoas que quer saber como ter cabelos mais sedosos, ou como se proteger melhor das cáries.

  13. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Sinceramente,levar o telemóvel/smartphone para a casa de banho ?? Para quê ?? Que ideia disparatada e ridícula !! Não servem os rolos de papel higiénico para o que “é” preciso ?? Por amor de Deus.

  14. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    E depois esbravejam por causa da infecção no smart…