2.414€ brutos: salário médio de quem tem licenciatura

93 Comentários

Acha que o seu salário é bom? Não é novidade que ter um elevado nível de escolaridade pode significar um melhor vencimento ao fim do mês. O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentou recentemente um estudo que revela isso mesmo. Conheça as principais conclusões.

2.414€ brutos: salário médio de quem tem licenciatura


Licenciatura 2.414€… com 9º ano o salário ronda os 1.126€ brutos

De acordo com o INE, o salário médio de quem tem licenciatura é de 2.414€. Para quem fez até ao 9º ano o salário ronda os 1.126€ brutos.

Segundo o INE, a ordem de grandeza destas diferenças não varia muito nos três anos [2019-2021], apesar do prémio salarial de escolaridade ter descido relativamente a 2019, quando foi de 22,3% e 118,4%, respetivamente.

A idade é também um fator que tem peso no vencimento final. Em 2021, o salário médio bruto mensal de uma pessoa entre os 35 e os 44 anos era de 1.510 euros, superior em 19,6% ao ordenado de um jovem adulto entre os 25 e os 34 anos (1.263 euros). Já um profissional na faixa etária dos 65 aos 74 anos ganhava, em média, 1.808 euros brutos. Um valor superior em 43,2% quando comparado com o vencimento dos jovens.

2.414€ brutos: salário médio de quem tem licenciatura

No que diz respeito à concentração de trabalhadores com rendimentos baixos, em 2019, o intervalo de remuneração que agregava a maior proporção de trabalhadores era o dos 750 euros a menos de 800 euros. Já em 2021, o intervalo com a maior proporção de colaboradores era o que compreendia ordenados entre os 850 euros e os 900 euros.

O INE refere ainda que se nota uma persistência na concentração em torno de remunerações muito baixas e uma pequena deslocação da mancha de valores para a direita, o que é consistente com o aumento médio das remunerações de 7,3%, entre 2019 e 2021.

Estudo do INE

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não corresponde à realidade. Sou licenciado e ganho 1350 euros líquidos por mês. Há empresas que não aumentam o pessoal há + de 15 anos

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Nao corresponde à realidade ? quanto é o bruto de um salario liquido de 1350 ? talvez 2000 achas que anda longe ?

    2. Avatar de Trap
      Trap

      lol recebo 1800 líquidos e com o 12º é injusto para ti que andaste a marrar nos livros, mas olha se calhar a área que escolheste não tem mercado.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      2000 euros de salário bruto são 1362 euros de salário liquido a 14 meses. 1589 euros a 12 meses.

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Importa saber a cidade, empresa (nacional ou multinacional) e área.
      As coisas não são tao lineares.
      É verdade que há empresas que não aumentar colaboradores durante muito tempo mas isso é culpa dos trabalhadores que se mantêm nesses trabalhos, se mais saíssem as empresas seriam obrigadas a recorrer a técnicas de retenção que passaria pelos salários ou outros benefícios, também no mercado de trabalho o segredo para se ter progressão salarial é precisamente esse, trocar de empresa quantas vezes for preciso, só que o tuga está habituado a seguir o exemplo dos pais e dos avós com os empregos para a vida e vida santas das 9 às 5, a realidade é precisamente que existem empresas a pagar muito bem, quem ganha mal é só porque se sujeita a isso. Também passei por lá, iniciei a minha carreira a ganhar o ordenado mínimo, assim que decidi trocar de empresa nunca mais me voltei a sentir explorado ou mal pago, hoje em dia qualquer empresa que não me dê aumentos de pelo menos 10% ao ano ou prémios equivalentes é empresa eu passados 1-2 anos eu faço um ultimato e que se necessário salto fora.

    5. Avatar de Fábio
      Fábio

      Não conheço muito das leis do trabalho mas acho que existe um decreto de lei que obriga as empresas a aumentarem os funcionários ao fim de um certo número de anos sem aumento.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não existe lei nenhuma dessas, existem diuturnidades que são uns miseros euros.

  2. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    ah ah ah
    Sou licenciado e vejo-me à rasca para ganhar metade disso.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sabes a diferença entre salário bruto e líquido, certo?

  3. Avatar de Vrael
    Vrael

    Maior aldrabice que vi ate hoje, não conheço ninguém com menos de 50 anos que ganhe 2400€ brutos… isso dizerem que é o salário médio de licenciatura é a maior aldrabice de sempre, metam la 1200€ brutos

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tenho 28 e ganho 2500 brutos, licenciado em tecnologias de informação.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tenho 45 anos, 12′ ano e ganho uma média de 2388 euros brutos / mês

      Sou operador industrial a trabalhar em Portugal.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      7 anos de experiência de trabalho 2800 na casa dos 30 e com licenciatura, e assim de repente vem a minha cabeça perto de uma dúzia de amigos que passam os 2 mil e isto sem contar com os meus colegas de trabalho que quase tudo ganha mais…

    4. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      48 anos, 2500€, devo ir para os 2800€ em 1,2 meses. Sou o que ganha menos dos meus amigos. Diria que em média os meus amigos andaram em média 1500 acima de mim.
      Nem eu posso usar o meu exemplo calcular o valor médio, nem tu. Em estatística tens de olhar para uma população com uma dimensão relevante para poder fazer valores médios.

    5. Avatar de maxim
      maxim

      tenho 29, com 12 ano e ganho 2500 brutos. a minha mulher com mestrado e pos graduação n consegue encontrar trabalho… tudo depende da área

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenho 34 anos, com 11 anos de trabalho, licenciado e ganho 2500€ brutos. E os meus colegas andam todos dentro dos mesmo valores.
      Por isso tudo depende da área de trabalho.

    7. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      45 anos, 10k brutos

    8. Avatar de Nuno
      Nuno

      Todos os médicos que não estejam ainda a fazer a especialidade, por exemplo, se em regime exclusivo

    9. Avatar de Fla
      Fla

      39 anos e ganho 3571 brutos. Mas trabalho remotamente para o estrangeiro como developer.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ganhas pouco, nem precisas de trabalhar para o estrangeiro, empresas nacionais em Lisboa e Porto pagam acima disso com mais de 10 anos de experiência, assumo que não mudes de trabalho desde 2015.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em que país? Talvez este estudo diga respeito à França ou Alemnha. Porque, caso contrário, só confirma que o INE e este (des)governo andam mesmo com a cabeça noutro planeta. Que vergonha.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não, Alemanha são salários bem superiores. As pessoas não sabem interpretar as coisas, salário médio daquele valor é causado por outros que recebem muito acima disso, o que distorce a percepção.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Exactamente isto!

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Aquilo que foram publicar, la vêm os comentários do costume a pedir por anúncios de empregos desses e a dizer que são tachos e cunhas.
    Na verdade até acho os valores bem baixos, seria interessante as estatísticas só para Lisboa e Porto já que são as cidades com maior custo de vida é por consequência com os salários mais elevados.
    Com 5000 líquidos em Lisboa tenho menor qualidade de vida do que teria com 2000 líquidos em Évora, pior casa por 3X o valor, piores restaurantes por 3X o valor, etc etc.

    1. Avatar de GM
      GM

      Melhor trânsito, melhor qualidade do ar…. É um rol de qualidades, a nossa capital. E barata, ainda por cima. Para os portugueses, porque para os estrangeiros nem se fala.

  6. Avatar de Ricardo Freitas
    Ricardo Freitas

    Eu a ler isto tenho dúvidas se estou mesmo em Portugal , a ler esta notícia parece que Portugal é o país das maravilhas . 9 ano salários acima de 1100€ em média, tomaram muito licenciados receberem isso

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Fácil estes valores, estamos a falar de ordenado bruto e não líquido, os meus pais, ambos com o 9 ano e cerca de 60 anos, um ganha 1100 o outro 1800 ambos a mais de 30 anos nos respetivos trabalhos, obviamente que existiu progressão de carreira. Eu no meu caso licenciado, assim que sai das aventuras dos estágios comecei logo nos 1000 brutos subi rápido até aos 1500 e passado algum tempo mudança de empresa e já vou nos 2800 e com progressão pela frente e não sou exceção, estou rodeado de amigos e colegas com salários idênticos e mesmo considerávelmente acima e todos eles a começar por baixo em áreas diversas da economia.
      É normal alguém com o 9 ano ter um salário médio alto, eu conheço operadores fabril que com os anos de casa e turnos levam mais ordenado para casa que os recém licenciados, trabalham é mais e piores trabalhos e estagna mais cedo a progressão.
      Não compreendo de onde vem a ideia que tudo ganha o ordenado mínimo, isso é ser irrealista o sistema fiscal não ia aguentar, e não vamos também ser ridículos e esperar que se sai da faculdade a ganhar 3 mil por mês quando alguém com o 9 anos a fazer a mesma coisa com 30 anos de experiência e muito mais capacidade para a tarefa ganha 2 mil…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O salário mínimo abrange cerca de 25% da população ativa, o que até é bastante.

  7. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Só pode ser brincadeira.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      É o que eu acho.Mas enfim… 🙂

  8. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Mas esse estudo teve em conta a quantidade de licenciados que não faz nem pouco mais ou menos o que tirou na faculdade? Aqueles que foram trabalhar Pras caixas do continente ou backofice, também aqueles que tiveram que omitir a licenciatura pra arranjar trabalho!

  9. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Deve ser o mesmo tipo de estudo que diz que as mulheres ganham menos que os homens, sem verem que nao pode ser assim tão Linear

  10. Avatar de Miguel Mendes
    Miguel Mendes

    Conheço quem tenha o mestrado e ganhe o mínimo.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Perda de tempo, andar a estudar tanto para ganhar tão pouco…

    2. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Quem, com esses estudos ainda chega a ficar no nosso país a receber pouco, é masoquista.
      Mas cada caso é um caso.

  11. Avatar de paulo
    paulo

    estudo vindo dos governos!

      1. Avatar de Faísca
        Faísca

        Continua certo o Paulo

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, basta lerem literatura dedicada para verem que está errado.

  12. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    Isto é gozar com quem trabalha….só pode ……………era como aquele ordenado bruto do Miguel Sousa Tavares para os jovens em inicio de carreira………2.700€ brutos ……gozões…….

    1. Avatar de Jovem
      Jovem

      Era 2000€ e não é assim tão surreal, pelo menos na área das tecnologias e noutras. Agora se as pessoas não conhecem a realidade é outra coisa.

      Aliás a grande polémica que isso gerou só demonstra a idiotice que se vive neste país à beira mar plantado.

      Ele usou um valor não muito alto para explicar que a partir de 2000€ os descontos são absurdos, e são de facto, a partir desse valor descontas mais 30% do ordenado todos os meses. Na verdade a partir desse valor é sempre a subir e bem.

  13. Avatar de Yesir
    Yesir

    Não se esqueçam que isto é uma média. Média essa influenciada por meia dúzia de gestores ou ceo’s que ganham dezenas de milhares. Há malta com cargos muito específicos a ganhar 20k, 30k…é claro que isso sobe logo a média.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exatamente, é preciso saber interpretar os valores, há salários muito elevados que acabam por distorcer e aumentar muito a média. Obviamente que há muito boa gente a receber muito menos do que isso.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Estamos a falar de uma “dezena” de indivíduos. Não tem muita expressão em termos estatísticos

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Mas que dezena ? no Quadro chega quase aos 2%, sabes quanto são 2% de 4.6M de trabalhadores que estao no estudo ? Eu ajudo, no estudo tens cerca de 90000 pessoas com ordenados de 10000 ou superior. Atenção também ao pormenor que não são 10000, são 10000 ou superior, portanto tens la meninos com certeza nos 20k… 30k… 100k… o que seja.

  14. Avatar de dasse
    dasse

    Olha, descobri hoje que Coimbra não fica em Portugal.

    1. Avatar de fo
      fo

      Não é Leiria?

  15. Avatar de Simões
    Simões

    Cada vez acredito dos dados do INE. Estes valores são ridículos e não batem certo com o Prodata… Aqui alguém que não sabe trabalhar com o Excel, só pode….

  16. Avatar de Trap
    Trap

    12º ano e trago 1800 limpos, afinal não está mau lol

    1. Avatar de maxim
      maxim

      assim ta otimo! deixa-me adivinhar.. consultor informático? xD

      1. Avatar de Trap
        Trap

        Óbvio xD assim se vê que estudos não querem dizer nada…

  17. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Valores baseados na média mas se for na mediana os valores vão por aí abaixo:
    – 10 salários: 750 750 750 750 750 900 1100 1750 2900 4500 €
    Média: 1490€
    Mediana: 825€

  18. Avatar de lina
    lina

    atencao que a maior parte destes licenciados sao o mestrado atual (5 anos no ES)
    sao pre bolonha e ja com muitos anos de trabalho
    e é salario bruto

    e sim atualmente ninguem devia de ganha menos que 3000 brutos para ter uma vida normal

    ja agora as “medias” sao um indicador muito enganador

  19. Avatar de João
    João

    A média engana. Mediana dá uma informação mais importante acerca dos valores de metade da população.

  20. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Li o relatório. De facto a média é 2412€. Mas a moda (parametro estatistico) é de 850-900€. Está no Quadro I do relatório. Ou seja, segundo os dados, a maior parte das pessoas ganha muito pouco, mas a média é 2414€. Só mostra que há muita gente com vencimentos altissimos e que desvirtua a realidade. Como o jornalismo que temos é de qualidade alta, nem analisam os dados. Simplesmente copiam e colam a média. Ridiculo.

    1. Avatar de rui
      rui

      Uma explicação decente.
      Zé Fonseca A devia ver ( e claro que vai dar o seu palpite)
      🙂

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        claro, o meu palpite é concordar, chamam-se dados, o que tu tinhas feito era dizer que a noticia era falsa porque ganhavas abaixo da média..
        olha, eu ganho 4 vezes acima da média, deveria também considerar a noticia falsa?

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Moços?

    Calculem 14 salários por ano e depois dividam por 12!!!! É esse o salário bruto referido pelo INE. Os portugueses “esquecem-se” que recebem 14 salários em 12 meses (subsídio de Natal e Férias)!

    Dah!

    Um salário bruto de 2500€ “ditos mensais”, na realidade são 2 916€ por mês, pelo acerto dos 2 salários extra!!!!

  22. Avatar de Paulo
    Paulo

    Esses salários altos grande parte deles são das tecnologias/informática. De resto, os vencimentos são bem mais baixos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vão sempre a tempo de mudar, há falta de pessoal, aqui com 25 anos de experiência 10k brutos

  23. Avatar de Duarte
    Duarte

    Não se deixem iludir com os comentários, aqui os comentadores ganham todos muito bem.
    Eu não tenho salário, mas quero que todos ganhem muito bem.
    Vendo casas e garanto muito poucos, mesmo muito poucos licenciados com menos 35 anos de idade ganham mais de 2000 euros brutos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vendes casas em Lisboa? Maioria das pessoas a comprar casas neste mercado nem recorre a crédito.
      Devias largar a Remax ou Era, Remax prestige, kw, jll, vê quanto ganha quem pede créditos lá.

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Mais outro que pensa que portugal vai desde o Campo Grande ao Cais do Sodré.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          pois, em outras zonas do país os salários são mediocres, deves saber isso muito bem, afinal de contas vendes casas…

  24. Avatar de Du
    Du

    Isso deve ser ordenado na china… Cá nem chega a metade. Essa gente deve precisar de ir ao oftamologista

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Kkkk…. 🙂

  25. Avatar de Ivone Fernandes
    Ivone Fernandes

    Isso não é verdade

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    Licenciado e com mestrado e ganho 790€ brutos. No Mercadona ia ganhar mais, possivelmente já conseguia entrar nessa estatística.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ou no IKEA, o salário mínimo no IKEA são 1000€ brutos.

  27. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “2.414€ brutos: salário médio de quem tem licenciatura” Basta-me ir pelo título do artigo.Agora eu pergunto,quais licenciaturas e em que país ?? Não deve ser em Portugal,com toda a certeza. 🙂

  28. Avatar de Car9os
    Car9os

    Parece-me um valor alto, mas não digo que seja falso.
    No entanto o grande (enorme) problema reside nos IMPOSTOS, extremamente elevados. Os valores líquidos que levas para casa são miseráveis…

    Considero mesmo que os impostos estão a valores imorais, ao nível do ESBULHO e … não param de aumentar! Uma vergonha, dado o nível de incompetencia (para não dizer de crime) como são geridos.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ah pois, com 2500€ brutos nem 1800€ levas para casa. O resto fica para o Estado.

      1. Avatar de Jovem
        Jovem

        Para levares 2000€ líquidos para casa, tens de ganhar 3500€ brutos, é absurdo. Lá desaparecem 1500€.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        1800? é mais 1605€

  29. Avatar de Bruno
    Bruno

    Se virem o estudo tem um valor bastante alto nos 10k ou mais, apesar de ser muito mais baixo que toda a gente que ganha o ordenado minimo, no calculo da media isto tem muita influencia.

    Exemplo, media de 10 pessoas que ganhem 750€ e 1 pessoa que ganhe 10000€, é (750×10)+10000 / 11 = 1591€

    É o calculo semelhante que vao buscar ao artigo e que tem muito pouca relevancia.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Grande coisa demoli que tu deste. Se tivesses 9 Portugueses a ganhar 750 e um a ganhar 10000€ seria espetacular.

      Se tiveres 1 milhão a ganhar 750€ e 10000 a ganhar 10000 o valor médio seria apenas 850€

      Se tivesses 10000 pessoas a ganhar 10000€ acho que seria muito bom.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Onde é que queres chegar ? Meramente disse que a média ser 2400 sim esta correto mas tem pouca relevancia. Até porque os 10000 no quadro sao >= 10000, tens la muitos que ganham 50000 outros 100000 etc, o que desvirtua tudo. Ou tu achas mesmo que em Portugal só tens 10000 pessoas a ganhar 10000€ ?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          só nas empresas de tech tens bem mais que 10.000 pessoas a ganhar mais de 10k.
          se fores para as big4 encontras outro tanto.

  30. Avatar de eu
    eu

    Diz “salário médio”.
    Para ser salário médio, têm de pegar no vosso salário bruto, multiplicar por 14 e dividir por 12 (isto para que não recebe em duodécimos).
    Para alguns verão que o valor que recebem (tal como eu) anda perto dessa média, outros poderão ganhar mais e outros muito menos e dentro destes alguns porque é uma área com valores atribuidos mesmo assim e outros porque queixam-se mas também se acumudarão e estão a contribuir para definir o valor.

    1. Avatar de rui
      rui

      No meu caso:
      (1260*14)/12 = 1470€
      Licenciado a trabalhar no Estado, com menos cerca de 1000€ que a média que eles falam…

      1. Avatar de José da Apatia
        José da Apatia

        E isso é antes dos impostos ou é o que levas para casa. É que o que levas para casa não é o salário bruto, mas sim o líquido. O bruto é aquele que tens na folha de vencimento *antes* de pagares IRS, Segurança Social ou CGA e ADSE.

  31. Avatar de Jota
    Jota

    Tenho um mestrado, no entanto recebo de base, a fortuna de 830€. Com 20 anos de antiguidade 🙂

  32. Avatar de rui
    rui

    FALSO.

    Sou TSDT (Técnico Superior de Diagnostico e Terapêutica) com licenciatura e trabalho num grande Hospital de Lisboa.
    O Valor bruto (índice 15) é cerca de 1260€. Depois dos respetivos descontos fico com menos de 900€ líquidos.
    Ou seja quase metade do que o INE diz.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      e é falso porquê?

      1. Avatar de rui
        rui

        Sabes fazer contas?
        Eu não chego nem de perto ao valor médio de 2400…..

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          pois, eu aprendi a média, a mediana e a moda no 5º ano, mas tu com licenciatura ainda não sabes a diferença e vens classificar um artigo como falso com base na tua falta de racicionio.
          assim não admira que ganhes 1260€, também não te pagava mais.

          1. Avatar de rui
            rui

            Já vi que sabes tudo, incluindo matematica. O artigo fala média. O que a mediana e moda vem para aqui????

            Deves ser o Rei da tua rua, com as tuas mentiras….

            Não mereces mais resposta da minha parte. Fica com a tua já que te achas o maior…

            Fim de citação

        2. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          1260 é mais metade de 2410

      2. Avatar de rui
        rui

        Desde já com muita pena minha…
        🙂

    2. Avatar de José da Apatia
      José da Apatia

      Falso, para ti. Um valor médio pressupõe que há pessoas que ganham esse valor, mas outras que ganham acima (potencialmente muito) e abaixo (também potencialmente muito). Os médicos, por exemplo, desde que estejam em regime de exclusividade e não estejam a fazer especialidade, ganham todos mais que essa média, por exemplo: https://www.sindicatomedicosnorte.pt/conteudos/7986/tabela-salarial-em-2023/

  33. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Informação baseada em médias é para encher notícias e criar discussão. Estudar para ter um vencimento superior é uma falácia que continua muito propagada.

  34. Avatar de JR
    JR

    Valores muito baixos, o Miguel Sousa Tavares diz que um jovel licenciado ganha 2700€ no primeiro emprego