100 mil alunos vão ter computadores mas depois têm de os devolver

25 Comentários

Finalmente os computadores do Ministério estão a chegar às escolas. Uma das medidas ao nível da educação em Portugal é a distribuição, este mês, de 100 mil PCs com internet e com tipologia diferenciada. Existem ainda alguns problemas para resolver, mas a informação é que já começaram a chegar as escolas.

Ao contrário do que muitos pensavam, os computadores vão ser cedidos aos alunos que depois os têm de devolver.

Portugal: 100 mil alunos vão ter computadores...mas depois têm de devolver


100 computadores começaram a ser entregues aos alunos do secundário

Ao todo são mais de 100 mil computadores que vão ser disponibilizados pelo Ministério da Educação. Segundo a TSF, as primeiras máquinas vão ser entregues aos alunos do ensino secundário que pertencem ao escalão A da ação social escolar.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, em declarações a TSF referiu que…

Nesta primeira fase, irão chegar às escolas cerca de 100 mil computadores. É uma cedência temporária que se irá efetivar para os alunos ao longo de um ciclo de estudos [1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário]. No final, terão que entregar os computadores cedidos pelas escolas

Portugal: 100 mil alunos vão ter computadores...mas depois têm de devolver

Filinto Lima revela ainda que, depois dos estudantes, o Ministério da Educação deveria também virar as atenções para as escolas, que possuem equipamentos desatualizados, e para os professores, que são obrigados a trabalhar com os computadores pessoais.

Muitas das escolas tem PCs obsoletos, já muito antigos, e necessitamos de um novo plano tecnológico educativo. Sabemos que está previsto, aquilo que se pede é que a chegada desses PCs às escolas decorra no menor espaço de tempo possível

Também não esquecer os professores, que usam os seus PCs pessoais. Parece-me que devem ter direito a usar computadores da sua entidade patronal, que, neste caso concreto, é o Ministério da Educação

Por esclarecer estão as máquinas da MEO. 1/3 das máquinas pode não chegar este mês isto porque, segundo a MEO, o regulador tem de  desbloquear a atribuição de novos números. Por outro lado, a Anacom pediu “mais esclarecimentos” e diz que o pedido está “em análise”. O investimento estipulado para o programa, que visa a “universalização da escola digital”, é de 400 milhões de euros.

Leia também..

COVID-19: Que se passa com os 100 mil computadores para as escolas?

 

 

 

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Mateus
    Diogo Mateus

    Acho que a ANACOM já autorizou a MEO a criar a nova gama de números.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Já estavam autorizados desde Setembro. A MEO é que queria usar este projecto para conseguir lançar o 5G ainda este ano, pois já tem 400000 clientes nos tarifários 5G e tem de estar a oferecer a diferença de preço para os tarifários normais.

    2. Avatar de Peace
      Peace

      São uns chorões, a culpa é sempre dos outros.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Cofres cheios, e é só negociatas.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Qual é o SO dos computadores?

  3. Avatar de Tony
    Tony

    Hum… devolver? Mas o estado não ia cobrar uma nova taxa ao povo para ajudar no material de quem mais precisa?

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Sim, a taxa do eu preciso de 1 e tenho de ir comprar, e ao mesmo tempo tenho de pagar outro para quem não tem. No fundo preciso de 1 e pago 2, deve ser a promoção da Black Friday.

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        Não dizes coisa com coisa.

  4. Avatar de eu2
    eu2

    Podiam fazer como os manuais escolares. Todos os anos têm de devolver para dar para os alunos do ano seguinte.

  5. Avatar de Petrus
    Petrus

    Pelo menos, deverá impedir certas pessoas de os venderem nas feiras como fizeram com os Magalhães.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Muitos aconteceu-lhes isso… eram levantados numa manhã, de tarde já estavam a ser vendidos.
      Mas, o maior problema, foi a destruição, provocada pelos jovens que não os sabiam usar. Desde o partir as patilhas das tampas, até ao rebentar com as portas USB, por tentarem ligar, à força, cabos que não eram de lá.
      Cheguei a ver um que o jovem, de 14 anos, furou o trackpad com uma faca para “facilitar o mover o dedo”, veio reclamar um computador novo que aquele não funcionava.
      Muitos dos computadores dados desde o início da pandemia, vão parar a pessoas que não os sabem usar.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Isso são alunos do secundário, atualmente é complicado não saberem usar um a essa altura do campeonato, visto que provavelmente já tiveram que fazer muitos trabalhos em word e powerpoint na escola. Se não souberam talvez seria altura de haver umas aulas obrigatórias de TIC, nem que seja para mostrar os básicos.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          1º, 2º e 3º ciclos, mais ensino secundário. Está na notícia.

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Tem razão, desculpe, mesmo assim nesse caso, há que começar a ensinar esses desde de pequenos como usar um computador, nem que seja só abrir o zoom, se bem que talvez assim tão pequenos um iPad talvez seria o ideal por ser simples e de fácil utilização, também não são tão caros e pelo preço haverá de engatar menos que um portátil com um Celeron.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pessoas sem capacidade economica para pagar desastres” com os PCs não sei se vão arriscar a assinar o termo de responsabilidade o inerente ao levantamento da máquina!

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Temos pena, as pessoas têm de ser responsáveis por usar aquilo que lhes emprestam. Se estragam têm de pagar novo.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Medida ridicula.
    Todo mundo anda com iphone y galaxys de 400 e mais euros. Não tem dinheiro para pagar um laptop financiado pelo governo de 200 euros.
    Esta cultura de gratituidade é o que destroi este Pais.

    1. Avatar de PML
      PML

      Tudo o que é de borla não se dá valor… Vão ser uns milhões deitados ao lixo.

  8. Avatar de alc
    alc

    Portugal é um país rico… Eu não vejo isso aqui no Luxemburgo e nem na Alemanha…. No entanto Portugal está arrebentar por todos os lados e os portugueses fugir de PT… Ao contrário da Alemanha, que tem omens qualidade de vida…. Enfim!

    1. Avatar de Becas
      Becas

      Uma coisa te digo. Fica por aí mas depois não venhas a correr para cá. Boa sorte.

      1. Avatar de alc
        alc

        Pq deveria ficar por aqui? Caso não saibas, Portugal tb me pertence…. Não sou de Portugal de favor…. Os meus antepassados tb lutaram para que essa terra fosse hoje portuguesa….
        Não estou contra Portugal… Estou contra o sistema…. São 2 coisas distintas… Muitos do que fazem Portugal sistema, nem portugueses deveriam ser… Não, não sou racista! Mas tb nao me venham dizer que Portugal não me pertence…
        Quanto ao assunto em causa, tb não sou cego e nem burro… Sou realista!E nesta altura, (desde há muitos anos), são mais os que correm de Portugal (sistema) dos que correm para Portugal… Não é por acaso que a população portuguesa cresce mais no estrangeiro do que em Portugal em termos proporcionais… Aqui no Lux ela cresce na ordem dos 3% anuais… Há quantos anos em Portugal não vê esse nº mesmo somando os IMIgrantes? Se fosse por Portugal nação e não sistema, a maioria teria regressado… E não venhas dizer que estamos a fugir das nossas responsabilidades de fazer crescer o país… As remessas dos emigrantes, consome superar qualquer industria portuguesa, excepto o turismo! Ou seja, contribuimos muito mais de que a maioria dos que vivem em Portugal para o crescimento do país… E para não falar do emprego que se não fosse a emigração, Portugal estaria mesmo muito mal por não conseguir absorver tanto emprego que afetaria a todos, inclusive aos que vivem em Portugal, pois todos estariam a disputar as mesmas vagas…. A nivel de impostos… Mesmo eu não estando em Portugal , tb pago IMI, IRS, IVA e taxas em Portugal… Mais que uma boa parte da população…

        1. Avatar de alc
          alc

          *consome=consegue!

  9. Avatar de Mike
    Mike

    Desde quando os miúdos dão valor a algo oferecido? Aliás, na maior parte dos casos, nem os pais dão valor. Mais uma fatura para o camelo pagar, para os miúdos destruirem.

  10. Avatar de nicole
    nicole

    ouve uma altura que o governo deu computadores as crianças sem se estar nesta pandemia agora que os deviam dar não dão as crianças que precisam deles para ter aulas e consultas e não tem . vão emprestar para crianças com problemas estragam tem que pagar um novo o governo devia dá-los