100 dias depois, 57% dos americanos dizem desaprovar Elon Musk

25 Comentários

Na Casa Branca há cerca de três meses, Donald Trump tem contado com a ajuda de Elon Musk, para aconselhamento. De acordo com uma nova sondagem, a maioria dos americanos não aprova esta presença do empresário no Governo dos Estados Unidos da América (EUA), desaprovando-a.

Imposto Elon Musk

De acordo com a sondagem realizada pelo Washington Post-ABC News-Ipsos, apenas 35% dos americanos aprovam a forma como Elon Musk está a lidar com o seu trabalho na administração de Donald Trump, com 57% a desaprovar o empresário e 46% e desaprovar fortemente.

Relativamente a Donald Trump, quase três meses depois de assumir a liderança de uma das mais importantes potências mundiais, apenas 39% dos americanos aprovam o trabalho que está a fazer, enquanto 55% desaprovam.

Uma sondagem realizada pela CNN no fim de semana revelou números muito semelhantes, com uma aprovação de Trump de 41% – a mais baixa de qualquer presidente recém-eleito nos primeiros 100 dias, desde a década de 1950.

 

Americanos desaprovam Elon Musk, mas perspetivas são díspares

Os números de aprovação de Elon Musk foram melhores entre os homens americanos, com 38% a dizerem que gostam do que ele está a fazer, enquanto 56% dos homens não gostam.

Entretanto, a popularidade do empresário junto das mulheres é curiosamente abismal, conforme relatado, com apenas 29% a dizerem que aprovam o trabalho do bilionário no Governo dos EUA e 60% a dizerem que o desaprovam.

Além disso, a popularidade de Musk foi mais elevada entre as pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 64 anos, aproximadamente a Geração X, embora mesmo essa geração não goste assim tanto dele.

Apenas 42% dos inquiridos da Geração X dizem aprová-lo, enquanto 52% dizem desaprová-lo.

O bilionário foi menos popular entre as pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, com 62% a desaprovarem-no e apenas 25% a dizerem que o aprovam.

Extremamente impopular foram as respostas de pessoas com formação académica avançada: 66% dos americanos com diplomas de pós-graduação desaprovam Musk, mas não houve nenhum grupo demográfico, discriminado por nível de educação, que gostasse do que Musk estava a fazer.

Por sua vez, 55% dos americanos sem diploma universitário dizem desaprovar as coisas que Musk está a fazer.

Analisando por origem, apenas 11% dos negros americanos aprovam Musk, com 74% a desaprovarem-no; apenas 26% dos hispânicos aprovam Musk, com 64% de desaprovação.

Quanto aos americanos brancos, Musk tem melhores resultados nas sondagens, ainda que continue a não ser propriamente popular: apenas 43% aprovam o empresário, com 50% a desaprovarem-no.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Esses 57% vêm dos mesmo local dos 70% de odiavam Trump e amavam a Kamala?

  2. Avatar de cendosura
    cendosura

    E, no entanto, quem tem familiares ou conhecidos a viverem ou trabalharem no EUA tem notícias de que o apoio a Trump tem vindo a crescer a cada nova eleição e que até agora, entre quem votou nele, não há qualquer desilusão perante o seu trabalho (ou o dos seus homens de confiança) nem arrependimento em terem votado nele.

    Aqui o que há a registar é que sondagens vindas, por exemplo, da CNN mostrem tanto apoio popular a Donald Trump, uns incríveis 41%. Incríveis porque, como vem da CNN, fazendo o devido “desconto”, isso deve dar uma aprovação de para aí à volta de 55%. É como com as sondagens que vamos tendo por cá em relação a certo partido, é sempre preciso fazer um “desconto” para termos valores mais aproximados à realidade.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A própria Fox News também está a anunciar o mesmo tipo de sondagens.
      Mas isso vale o que vale. Daqui a meio ano talvez se inverta.

    2. Avatar de Max
      Max

      Nada como ter familiares e conhecidos nos EUA para saber se o apoio a Trump tem vindo a crescer. E nada como palpitar e passar a taxa de aprovação de Trump da sondagem da CNN de 41% para 55%.
      Mas o que não falta nos EUA são sondagens, para todos os gostos, todas vão no mesmo sentido. O que diz a média das sondage feitas por dezenas de entidades diferentes:
      – 27/janeiro – percentagem de aprovação 52%; de desaprovação 43%
      – 30/abril (100 dias de governo) – aprovação 44%; desaprovação 52%
      https://www.nytimes.com/interactive/polls/donald-trump-approval-rating-polls.html

      1. Avatar de cendosura
        cendosura

        O Max pode dar-me as sondagens que quiser mas dificilmente haverá alguma que acerte ou esteja sequer perto, as eleições assim o têm comprovado.

        1. Avatar de ue quiser
          ue quiser

          – Trump, no primeiro mandato (2019-2020), em que obteve 46,1% do total de votos, teve uma taxa de aprovação no início do mandato entre 41% e 45% (dependendo das fontes) e terminou entre 34% e 41%. Aos 100 dias estava com uma taxa de aprovação entre 39% e 41%. Perdeu a reeleição, contra Biden, obtendo 46,9% do voto popular.
          – No segundo mandato (2025-2029), em que foi eleito, com 51% do voto popular, no início estava com uma taxa de aprovação (média das sondagens) de 52% que caiu para 44% ao fim de 100 dias.
          A conclusão que se tira está de acordo com o post – nunca nenhum presidente, incluindo Trump, teve uma queda tão acentuada na taxa de aprovação ao fim de 100 dias de governo.
          Isto é objetivo, não depende da opinião de familiares e conhecidos que se tenha nos EUA. Por que é que, tendo perdido as eleições em 2020 as conseguiu ganhar em 2024, cada um pode encontrar as explicações que entender. Mas não deixa de ter perdido as eleições ao fim do primeiro mandato – embora Trump (& arruaceiros) ache que não, que foi gamado e por isso se preocupa, antes de mais, em se vingar.

          1. Avatar de cendosura
            cendosura

            “– nunca nenhum presidente, incluindo Trump, teve uma queda tão acentuada na taxa de aprovação ao fim de 100 dias de governo.”, também nunca um presidente americano foi tão vilipendiado como Trump pela mesma comunicação social americana que nos “informa” destas sondagens.

          2. Avatar de Max
            Max

            Por certo não te estás a referir à Fox News como vilipendiando Trump, que fez uma sondagem que deu:
            Percentagem de aprovação aos 100 dias: 44% aprovam, 55% desaprovam.
            Trump atacou ferozmente a comunicação social, que se pode dizer que, em geral, não tem por ele grande simpatia. Mas também tem comunicação social favorável, como a Fox News e televisões e rádios locais, para além da maior rede social (X).
            E tem o apoio dos bilionários que o apoiam e são donos de grandes meios de comunicação social como Bezos (Washington Post) e Patrick Soon-Shiong (los Angeles Times).
            https://www.foxnews.com/official-polls/fox-news-poll-first-100-days-president-trumps-second-term

  3. Avatar de Manuelhorta
    Manuelhorta

    Se for como a sondagem que a Kabala ia ganhar…

  4. Avatar de Marcio Braga
    Marcio Braga

    Como que “…39% dos americanos aprovam o trabalho que está a fazer, enquanto 55% desaprovam”, se foi Trump que ganhou às eleições e não Kamala. A conta não fecha.

  5. Avatar de Terry
    Terry

    Eu aprovo e digo mais: Portugal precisa de Musks e menos Mortáguas para este país a avançar e não recuar no tempo.

    1. Avatar de Joao Patinho
      Joao Patinho

      Porque? Temos praia sol e subsidios para todos, trabalhar para que? Ha que aproveitar a praia man, os alemaes que mandem o guito

      1. Avatar de cendosura
        cendosura

        Foi essa a mentalidade do Costa. o tal que deu de frosques mal teve oportunidade.

        1. Avatar de CromossomaXY
          CromossomaXY

          Costa e Barroso, os yes-men da UE, que por serem obedientes tiveram prémios de altos cargos na estrutura, apesar de serem uns incompetentes!

  6. Avatar de X
    X

    O homem mais rico do mundo quer ficar ainda mais rico tirando-nos direitos e dignidade, quem apoia esta criatura é masoquista.

    1. Avatar de cendosura
      cendosura

      “tirando-nos direitos e dignidade”, não confunda as suas pretensões ou as do seu grupo com as pretensões de outros.

    2. Avatar de CromossomaXY
      CromossomaXY

      Se me dissessem que iam contratar alguém para eliminar tudo o que é despesismo, fraude e aldrabices do governo, eu diria que ontem já era tarde… Mas enfim, a culpa é dos carros dele!

      1. Avatar de X
        X

        Propaganda para enganar os tapadinhos, na realidade é apenas concentração de riqueza nos mais ricos cortando os impostos e os serviços, nem mais nem menos.

        1. Avatar de cendosura
          cendosura

          Então o X pensa que cortar impostos faz concentrar a riqueza nos mais ricos?!
          Os ricos, exactamente por serem ricos, terão sempre margem de manobra para lidar com impostos. Os pobres é que se veem aflitos com os impostos cada vez mais asfixiantes que lhes são… impostos. Não só os pobres perdem poder de compra com podem até perder os empregos pela asfixia económica que provem dos impostos cada vez maiores e em maior número.

          E quando os serviços se baseiam em inutilidades que não beneficiam a população, claro que há que cortar, contando nestes serviços poupa-se dinheiro ao Estado e, imagine só, também aos contribuintes, aumentando-lhes o poder de compra.

  7. Avatar de João
    João

    O que impressiona é a quantidade que aprova.

  8. Avatar de X
    X

    musk devia de usar a base maga para fazer adubo para marte!

  9. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Ele nem foi eleito e nem é político. Que pesquisa bizarra e tendenciosa.

  10. Avatar de Paulada na xarecax
    Paulada na xarecax

    Estamos em Portugal, estamos na Europa, eu pessoalmente não quero saber dos indígenas

  11. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Sondagem feita pela CNN, portanto, está tudo dito. The masters of fake news and upholders of Dems!

  12. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Portanto, a conclusão que se pode tirar das sondagens que dão uma queda de popularidade do presidente é que ele não está preocupado com as mesmas nem com ser popular! O foco dele é reparar o que está lixado, como a imigração ilegal e a economia, sabendo que terá de ser duro no início para depois melhorar (são milhões de biliões de dólares de dívida). As tarifas que impôs são apenas uma arma negocial, de forma a tentar levar os países a renegociar as mesmas!