10 factos sobre a família Nokia Asha

40 Comentários

A Nokia, depois de tempos menos bons e onde andou a fazer algumas experiências que não deram o resultado esperado, conseguiu voltar ao sucesso e aos excelentes equipamentos a que nos tinha habituado.

Para além da séria Lumia, que se integra de forma perfeita com o Windows Phone, a Nokia apresentou também recentemente a série Asha. Estes equipamentos, de gama mais baixa, têm estado a conquistar o seu mercado e são já casos de sucesso em muitos países.

asha_1

A família Asha trouxe de volta à Nokia os equipamentos de gama média, que tanto sucesso fizeram no nosso país, que podem ser uma solução para todos os que procuram um equipamento com boas capacidades, mas sem as “complicações” e o preço de um smartphone.

Apesar de (quase) todos conhecermos os equipamentos da família Asha e as suas capacidades existem pormenores que desconhecemos e que mostram bem a penetração que estes conseguiram ter nos mercados onde estão disponíveis e que os tornam um caso de sucesso.

Sabia que a gama Nokia Asha é líder em 25 mercados? E que vendeu 16 milhões de equipamentos em 6 meses? Conheça melhor a família Nokia Asha e a sua importância na democratização do acesso à Internet, às aplicações e aos serviços móveis.

1- Asha significa “esperança” em híndi. Também quer dizer “aspiração”, refletindo o desejo dos seus utilizadores, que procuram nestes equipamentos o primeiro acesso à Internet móvel.

2- Os smartphones Asha Touch alcançaram o 1º lugar em 25 mercados.

3- No 4º trimestre de 2012 foram vendidos 9,3 milhões de telefones Asha Touch; e no 3º trimestre de 2012, tinham-se vendido 6,5 milhões – ou seja, perto de 16 milhões em apenas seis meses!

4- Existem atualmente 675 milhões de terminais Nokia Asha e Nokia Series 40 no mercado.

5- A família Nokia Asha é composta por 14 elementos, dotados de um design muito cuidado, ao nível dos materiais e das cores, que são vendidos em 132 países espalhados por todo o mundo.

asha_2

6- A gama Asha contribui, de forma muito importante, para o objetivo da Nokia de ligar o próximo bilião (mil milhões) de pessoas em todo o mundo, quebrando a principal barreira no acesso à Internet: o custo.

7- Os equipamentos Nokia Asha Touch foram reconhecidos como smartphones (pela IDC, GFK), porque disponibilizam, a preços acessíveis, acesso à Internet, redes sociais, mensagens instantâneas, e-mail, loja de aplicações, jogos, mapas e fotos.

8- A Nokia Store dispõe de mais de 32.000 aplicações para terminais Nokia Asha.

9- O Nokia Asha 311, que é completamente táctil, possibilita conversar através do WhatsApp, consultar as redes sociais, como o Myspace, Twitter ou Facebook, e dispor de um “cicerone” gratuito, graças ao Nokia Mapas. E o Nokia Asha 205 integra um botão de atalho para aceder mais rapidamente ao seu perfil do Facebook.

10– O Nokia Xpress Browser, integrado nos dispositivos Asha e utilizado por mais de 60 milhões de pessoas, permite comprimir os dados transmitidos até 90%, reduzindo os custos totais da conexão.

A aposta da Nokia nesta familia de equipamentos está a provar-se como uma das mais acertadas. Não sendo equipamentos de topo conseguem dar aos seus equipamentos muitas capacidades que os aproximam de smartphones mas a um preço mais reduzido.

Homepage: Nokia Asha

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    11 – Os dispositivos asha (c/ plataforma symbian belle) têm o trafego https/http monitorizado pela nokia ( http://bit.ly/XSIS0q )

    1. Avatar de doubilus
      doubilus

      OS ASHAS TEM S40 E NAO SYMBIAN BELLE

      1. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        S40 ISSO NAO È ANTERIOR AO S60(3rd)?

        1. Avatar de doubilus
          doubilus

          O S40 NÃO É PARTE DO SYMBIAN!! O S40 EXISTE DESDE O INICIO DO SYMBIAN!! NÃO SÃO A MESMA COISA

    2. Avatar de doubilus
      doubilus

      e o teu androidzinho ou iphone nao sao monitorados? e o teu face tbm nao!?

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bons telefones para baixo preço. E o Lumia 520 vem ai tb e teremos Windows Phone 8 a partir de 129,90€
    A Nokia a voltar aos tops.

    ps: vem já a malta odiosa criticar-vos por fazerem este artigo, lol

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      129,90€ sem IVA infelizmente…

      1. Avatar de NoBodyCares
        NoBodyCares

        Com IVA fica a 159,77€

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Aos poucos parece que a Nokia começa a ganhar terreno novamente. Tive no passado vários Nokias e recentemente adquiri o Lumia 820 e só posso dizer maravilhas, a qualidade é algo patente nos telemóveis/smartphones Nokia.

  3. Avatar de dajosova
    dajosova

    Asha que troco o Android por um Nokia?
    “Jamais”… 🙂

    1. Avatar de Balearic Soul

      Não podes fazer essa comparação, são segmentos completamente diferentes, voltados para outro tipo de utilizadores.

      1. Avatar de Vide
        Vide

        Isso do “são segmentos completamente diferentes” não é verdade.

        Há Nokias Asha a preços de smartphones Android.
        A grande diferença é que o Android é uma interface que funciona e o Asha acha que é, mas não é!

        Mesmo quem seja da “velha guarda” e nunca tenha tido um touch, habitua-se facilmente a um Android e desespera com um Asha…

        1. Avatar de Francisco Vieira
          Francisco Vieira

          1000% errado.
          Comprei um para desenrascar enquanto não compro o Lumia 920 e digo de caras é um equipamento excelente.

          1. Avatar de Vide
            Vide

            Ainda bem que gostaste 😀

            Qual o modelo que compraste?
            Já tiveste algum equipamento com Android ou iOS?

            Em princípio compraste um 308 ou superior, porque os 305 e 306 como têm um touch panel resistivo são, na minha opinião, para por de lado.
            Há Androids com touch panel resistivo e bastam 5 segundos de utilização para ver a diferença.

            Ainda que seja um modelo com touch panel capacitivo e a navegação seja melhor, falta-lhe o multitasking. Tantas aplicações disponíveis e ter de voltar sempre à estaca 0… Asho que não!

            Já os Nokia Lumia com Windows 8, esses sim são de outro campeonato e a outros preços. Mas também têm rivais à altura com outros OS.

            Continuo a achar que as pessoas compram estes Asha porque são Nokia e gostam de fiabilidade.

          2. Avatar de doubilus
            doubilus

            (resposta ao vide)
            mas o resistivo do 305 e 306 é diferente.. já tiveste um na mão?

          3. Avatar de Vide
            Vide

            já utilizei um asha 305, e o resistivo é diferente.. digamos que é bastante “resistivo” 🙂

            por exemplo este resistivo foi lançado há mais de 3 anos e considero que é muito menos “resistivo” que o asha 305:

            https://pplware.sitedev.pt/high-tech/htc-tatoo-conhecido-por-click-a-partir-de-outubro/

      2. Avatar de NLLS
        NLLS

        se fossem iguais, o que comparavas?

    2. Avatar de Joji
      Joji

      Mas eu Acha/o que ja troquei android por WindowsPhone à muito tempo..

    3. Avatar de zelig
      zelig

      Eu infelismente comprei um samsung android dual sim á 3 meses e já me apeteceu partir isto milhares de vezes.

      Estou desesperado para que saia um NOKIA DUAL SIM windows phone, mas se calahar vou comprar um ASHA dual enquanto espero.
      O android é uma bosta

      1. Avatar de Dimms
        Dimms

        Zelig concordo a 1000% contigo! Android é uma valente bosta, comprei um samsung galaxy s plus no ano passado e jurei que nunca mais, está cheio de bugs, o sistema de registo de chamadas é uma vergonha etc etc etc.
        Android comigo é duas vezes na vida, A primeira e a ultima!!

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Zelig tambem mudei para um Lumia 820 pelos mesmos motivos, fartei-me de Android lento cheio de bugs a crashar constantemente ( enfim o que dizer da publicidade enganosa…). De agora adiante posso admitir outros ecossistemas para além do windows phone mas Android não será um deles certamente!

        1. Avatar de Diogo R.
          Diogo R.

          A minha unica experiencia com android foi num SII dum primo meu, usei-o durante 2 dias, net, apps e msgs e adorei o desempenho (achei manhoso o sistema de updates em background) mas de resto não tenho queixas de bugs/lags

      3. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        Eu estava com ideias de adquirir um galaxy S duos, é esse que te referes? Qual era a razão de “queres partir o telemovel”?

      4. Avatar de M. Pires
        M. Pires

        Uma simples dica: no momento encontra-se esgotado e penso que deve voltar ao mercado a partir de 25 deste mês (era para sair amanhã mas as entregas atrasaram-se dada a procura), o Bq Auaris 4.5, dual sim, por € 179,90 IVA incl. Não conheço o equipamento (apenas de imagem e característricas técnicas) mas tenho um tablet Bq Elcano e estou muito satisfeito com ele. http://store.bqreaders.com/pt/aquaris.

    4. Avatar de diogo
      diogo

      Em tempos eu dizia: eu! trocar um nokia por outra marca??! Não, nunca.

      Tenho um samsung nexus s

  4. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Eu confesso que Android tem os seus beneficios, mas em termos de fiabilidade, ainda considero Symbian melhor que Android.

    Isto só mostra que Symbian e Nokia ainda funcionam no mercado.

    1. Avatar de doubilus
      doubilus

      os ashas nao tem symbian!! mas sim s40, informen-se

      1. Avatar de Alves
        Alves

        O S de S40 quer dizer Symbian, portanto é o OS Symbian S40, ó mal informado!

        1. Avatar de António Silva
          António Silva

          Primeiro de tudo: a letra “S” do S40 não é de Symbian, mas sim de Serie. Isso porque o S40 é um sistema operativo, tal como o Nokia Belle ou Windows Phone, porém com a construção um pouco mais leve e simples, desenvolvido para levar às pessoas a sua primeira experiência com aparelhos mais inteligentes.

        2. Avatar de doubilus
          doubilus

          o S é de symbian em que planeta!? informa-te xD.

  5. Avatar de ricky
    ricky

    As pessoas tendem a olhar para os mercados desenvolvidos apenas. Contudo, nos mercados em vias de desenvolvimento, designadamente em Africa e na Asia existem milhoes de pessoas para as quais este telefone será a solução ideal, pois oferece uma boa relação preço qualidade.
    Tenho um Asha 303 e apesar de reconhecer muitas limitações, para o preço a que se apresenta é muito bom.

  6. Avatar de Off topic
    Off topic

    Como é que se chama o plugin do WP que utilizam para as imagens dos post terem o botão fechar e fundo preto ?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Lightbox.

      Mas aconselho a utilizar o fancybox, o lightbox já não é atualizado há imenso tempo…

  7. Avatar de Vicio
    Vicio

    se não falarmos que usar um Asha 306, depois de ter um 5210, desesperava ao tentar arrastar a imagem do ecrã e só conseguir após varias tentativas, ao navegar na lista de contactos ligava para quem não queria, ao navegar nos menus entrava em aplicações que não queria porque em vez de deslocar os items assumia o toque nesse mesmo icon, entre outras coisas que me fizeram voltar ao 5210 e encostar o Asha… talvez seja bom…
    vendo barato (quase oferecido) um Asha 306 (sem cartão de memória) 😀

  8. Avatar de Manel
    Manel

    Ai esta uma empresa que esta a tentar voltar a ribalta! Quem quer entrar tem de fazer por isso!(teve o que é apelidado de late entry)
    Estão a tentar chegar as massas e ganhar quota de mercado, e agarrar um pedaço!
    Duvido é que se possa fazer um maior alarido, porque se ja tem tantos utilizadores, a pergunta é aonde? Lider de que mercados?
    Sera que paises como Portugal tem fortes telefones concorrentes e por isso não os lançaram ca?
    O facto do nome indicar um significado em hindi podera significar que o mercado deles é noutro continente?
    O mercado Asiatico não é parecido com o europeu nem o americano, que são os mercados de ponta dos smartphones, dai que não acredito que seja assim tao bom!
    Existem telefones a esse preço e mais baratos que talvez tenham maiores capacidades ja no mercado! Seja samsung, Lg, whatever..
    Ligando esta a outra noticia, a Apple não é deste segmento de mercado, mas este segmento esta a aproximar-se a olhos vistos, se não se “poem a pau” ainda tera smartphones de 100euros com as mesmas capacidades de um iphone de 600euros!
    E não! Não seria a primeira vez na historia da Apple ter um produto de referencia de mercado e perder mercado ao ponto de quase fechar!
    Mas desta ja não podem chamar de volta o salvador Steve!
    (que deus o tenha)

  9. Avatar de F.R
    F.R

    Se a nokia ainda continuar com este S.O nunca mais vai conseguir recuperar, o mercado android já está tão sólido que dificilmente consegue superar.
    Asha abaixo de 100€, isso também já se encontra androids a esse preço, e em termos de S.O não tem nada haver, dá 10-1 ao S40. android é um s.o mais “alagardo” não é como um burro com palas (S40), ainda assim considero o S40 um s.o “sólido”, sem aquele erros típicos do android.

  10. Avatar de NLLS
    NLLS

    Tenho um é bastante bom mas e pena a bateria não servir

  11. Avatar de 007
    007

    Se calhar torna se dificil falar dos básico quando o luxo, repare se com telefone de 500 euros, é tema porque toda gente compra. Parece que compra, porque na verdades são os jornalistas e comentadores que querem demosntrar que são talentos do conhecimento. Isto para dar o exemplo é como nos carros. Se repararem os carros ou os testes a carros são normalmente a automóveis sorreiais, que ninguem compra mas que é caeo e isso suscita interesse.
    Bom dia a todos

  12. Avatar de retlaw
    retlaw

    Há uma coisa importante mas que as pessoas descuram: a durabilidade da bateria. E não existe comparação ter um “feature Phone” S40 da Nokia ou um Android. Tudo bem, com o Android posso fazer muito mais, tenho muito mais apps mas tb o S.O. é muito mais exigente e puxa muito mais pelo sistema.
    Logo, a bateria vai-se muito mais rapidamente.
    Os processadores são melhores, têm mais capacidade, processam com mais rapidez, e lá se vai mais uma vez a bateria em muito menos tempo.

    Ainda bem que não somos todos iguais e nem precisamos todos do mesmo. Durante uns tempos já tive Android’s mas agora virei-me para um mais maneirinho Nokia Asha 206. Consulto a net e as redes sociais e a bateria aguenta-se em média bem mais tempo do que em qualquer Android. Cheguei à conclusão que não necessito de Android se quase tudo que vejo têm a ver com informação e noticias. E para isso não necessito de apps, tenho a net.

    E para algumas pessoas que não têm paciência para estar sempre a carregar o telemóvel a bateria é um factor importante.