10 Empregos com mais oferta na área da informática em 2016

53 Comentários

O desemprego continua a apresentar números assustadores em Portugal. A área das tecnologias de informação continua a ser uma boa aposta e até 2020 serão precisos 15 mil informáticos só em Portugal.

No entanto, dentro das TI, qual a melhor área para se conseguir emprego em Portugal e no mundo?

tech_00


De acordo com uma lista publicada pela Computerworld UK, com dados relativos a inquéritos feitos a 182 responsáveis pela área das TI no mercado mercado norte-americano, as profissões preferidas para 2016 assentam essencialmente na área da cloud, programação e arquitetura de sistemas.

TOP 10 empregos com mais oferta na área da informática em 2016

1) Arquitetura de TI

De acordo com o estudo, 42% dos responsáveis pela área das TI responderam que vão procurar profissionais nesta área este ano. Basicamente os profissionais que dominam esta área têm conhecimentos ao nível da definição e orientação de projectos.

2) Programadores de aplicações

Sem grandes surpresas, os programadores de aplicações continuam a ser os mais “procurados” nesta área. De acordo com o inquérito realizado, mais de 40% dos responsáveis pela área das TI têm ideias de contratar alguém com este perfil.

3) Gestores de projecto

Os gestores de projecto aparecem na terceira posição com 39%. De referir que esta profissão estava na segunda posição do ranking do ano passado.

4) Big Data

Cada vez mais a procura por profissionais que dominem “novas” áreas tecnológicas tem aumentado. Cerca de 36% dos respondentes vão procurar profissionais com conhecimentos nesta área.

5) Business intelligence/análise de sistemas

Cerca de 34% dos respondentes referiram que vão contratar profissionais com competências na área do Business intelligence/análise de sistemas ou seja, profissionais capazes de trazer “inteligência” e novas estratégias para o segmento dos negócios.

6) Help Desk

Apesar de ser uma função “básica” dentro das muitas profissões que existem na TI, os serviços de Help Desk continuam a ser fundamentais em qualquer empresa. De acordo com o inquérito, 30% dos entrevistados vão procurar profissionais com tais competências.

7) Administrador de base de dados

No caso dos administradores de bases de dados, estes terão uma procura na ordem dos 25%. De acordo com o estudo, é importante que os administradores de base de dados tenham conhecimentos ao nível do Oracle, SQL, DB2 e Hadoop.

8) Administrador na área da segurança

Sem grandes surpresas também aparecem também na lista os administradores dedicados à área da segurança. De acordo com o estudo, a procura vai ser na ordem dos 25%.

9) Cloud/SaaS

A Cloud veio mudar muita coisa no mundo da tecnologia e nesse sentido profissionais que dominem esta área precisam-se! 25 % dos respondentes referiram que vão contratar alguém com este tipo de conhecimentos.

10) Programador para a Web

Por fim e não menos importante estão os programadores para a Web. Apesar da tendência na área da programação estar mais virada para o desenvolvimento de aplicações móveis, os programadores que dominam tecnologias para a Web continuam a ter muitas ofertas de empresa. Segundo o estudo, 24% dos entrevistados diz que pretende contratar profissionais nesta área já este ano.

E está assim definida a lista das 10 profissões na área do TI que terão mais saída em 2016. Todos sabemos que a área das tecnologias não sofre muito com o desemprego mas a verdade é que há áreas com mais saídas que outras.

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rúben
    Rúben

    Sendo verdade ou não, Segunda-Feira começo a trabalhar, sendo o meu primeiro emprego, e é numa dessas áreas descritas.

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Nota de rodapé: Big data e Business intelligence não são propriamente áreas específicas da informática apesar de serem desenvolvidas pela utilização intensiva de sistemas de informação.

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Sigsegv
      Sigsegv

      nao entendo onde quer chegar. A informática em si é uma área de suporte logo também se pode dizer que o desenvolvimento de aplicações não é específica da informática na medida em que as mesmas são usadas para potenciar várias actividades económicas. O bi está na mesma situação que qualquer aplicação informática.

  3. Avatar de Insatisfeito
    Insatisfeito

    Têm ideias de contratar, mas ou é por estágios do IEFP ou a pagar 600€.

    1. Avatar de YUP
      YUP

      é um bocado por aí.

      1. Avatar de José de Barros
        José de Barros

        Isto, quando não é por “caridade”, ao oferecer um estágio não remunerado!

    2. Avatar de PT
      PT

      Tendo em conta que somos a China da Europa a nível de salário sera mesmo essa a razão para contratarem independentemente da area que escolheres. Deviam mesmo era fazer uma matéria onde descriminavam os sítios do mundo em que “valorizam” esse tipo de trabalhos e não saber o que é necessário para portugal.

    3. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Claro!

      Mas há mais requisitos:
      – Têm que dominar as 10 áreas…
      – Dominar o inglês, francês, espanhol e alemão…
      – Ter viatura própria e estar disponível para deslocações (não pagas) …
      – Trabalhar em horário rotativo e aos fins de semana…
      – Licenciatura, idade até aos 25 e 10 anos de experiência…
      – Ser um asno!

      1. Avatar de NT
        NT

        Por acaso acho muita piada a isso
        – Licenciatura, idade até aos 25 e 10 anos de experiência…
        Tipo aos 15 anos a trabalhar ja com licenciatura. A isso e que se chama Eng.
        O pior e que ja vi varias vezes essa mesma lenga lenga 🙁

        P.S. Desculpem la a falta de assentos e/ou banco mas estou num pc com teclado em ingles e nao posso mudar.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Essa é que é essa. Além do desemprego nesta área não ser zero, como gostam de fazer crer, a realidade dos números ao fim do mês (que é o que interessa, digam o que disserem) é muito, mas muito triste, comparada com outras profissões, algumas bem menos exigentes.

    5. Avatar de CMLS
      CMLS

      Mas sempre será melhor que estar em casa a receber 0… Acho eu.

      1. Avatar de PMS
        PMS

        É uma questão sensível.

        Tu em casa a receber 0 estás a dar prejuízo e não estás a produzir, é mau.

        Mas é desmotivante, mau para a auto-estima, para a motivação, para a felicidade…… seres uma pessoa de valor, que acrescenta valor à empresa e depois recebe um ordenado péssimo. De certa forma, estás a cansar-te, a trabalhar “de graça” para outros (os patrões) lucrarem quase de graça com a tua qualidade.

        1. Avatar de CMLS
          CMLS

          Concordo, em parte, contigo.
          Mas…
          Quando vais a uma entrevista de emprego acho que as hipoteses de seres seleccionado para a vaga aumentam bastante se a tua resposta a pergunta “O que tem feito profissionamente nos ultimos tempos?” for algo do genero “Tenho trabalhado nestes X projectos que estao implementados com sucesso” em vez de algo como isto “Nao tenho feito nada de relevante”.
          Ou sera que estou errado?

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Podes sempre responder que tens andado à procura de projectos interessantes e a aprender novas tecnologias e que entretanto para pagar as contas tens trabalhado numa caixa de supermercado. De certo que é menos exigente que ter um mundo de responsabilidades em cima e receber menos que a Sra da limpeza.(não menosprezando a classe).

      2. Avatar de André
        André

        Discordo totalmente com a tua opinião.

        A área da informática é uma das áreas em que a procura é muito superior à oferta. Como tal, se o pessoal se recusasse a receber os míseros 600 € (que são apenas mais 85€ que o salário mínimo), as empresas seriam obrigadas a pagar bem mais, para poderem manter o negócio.
        As empresas de consultoria são o exemplo da ganância e do aproveitamento da ingenuídade dos recém licenciados/ mestres. Algumas só pagam o estágio do IEFP e depois cobram mais de 15€/ hora aos clientes. Com isto, o cliente está a pagar menos que o justo, mas mesmo assim a empresa está a ter lucro com o estagiário.
        Na minha opinião, o estágio IEFP não deveria ser aplicado na área da informática.

        1. Avatar de CMLS
          CMLS

          Se a procura, por parte dos empregadores, é maior que a oferta, por parte dos trabalhadores… tens razao os salarios deviam subir. Mas a realidade é outra infelizmente.

          As empresas de consultoria sao uma m#!*a… tens razao. Mas tambem sao uma porta de entrada no mercado de trabalho, eu comecei numa e aprendi muito nos diferentes projectos onde me puseram. Pagavam me 1000e e cobravam 5000e ao cliente (e o Estado ganhava perto de uns 2000e com diferentes taxas e impostos).

          Os estagios do IEFP sao uma m#!*a… tens razao. Mas sao outra porta de entrada no mercado de trabalho. No entanto, jamais deveriam ser usados no esquema de trabalhador-mediador-cliente pela razao que indicaste. E, para as empresas que tratam os estagiarios como descartaveis, so podiam ter outro estagiario atraves do IEFP se, e so se, dessem emprego ao estagiario anterior ou provassem inequivocamente que ele nao era bom o suficiente ou o estagiario anterior escolhesse sair do estagio/rejeitar a proposta de emprego permanente.

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      Que diferença lhe faz ser estágio do IEFP? Recebe o mesmo e no fim se o seu trabalho tiver sido bom ainda lhe oferecem contrato.

      1. Avatar de eu
        eu

        Oferecem oferecem… Por vezes mas penso que a maior parte é venha outro estagiário agora

    7. Avatar de Lopes
      Lopes

      Comecei a programar num estágio.
      Já acabou o estágio ha muito e continuo a programar.
      Acho que é de aproveitar os estágios como porta de entrada no mercado de trabalho.
      🙂

      1. Avatar de CMLS
        CMLS

        Alguem com uma boa atitude!!! Parabens!!!!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        desde que seja exactamente isso, uma porta de entrada. Mas sei de situações que os estagiários são como funcionários até ao fim e depois… rua e venha outro. “Carne para canhão”

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Na minha opinião, estas não são bem as 10 áreas dentro das IT’s com mais ofertas de trabalho.

    Ressalvo que a minha opinião é orientada por números e não por tendências.

  5. Avatar de joaocarlos
    joaocarlos

    oferta? nao será procura? Perguntaram a tarbalhadores e nao empregadores!

    1. Avatar de Abilio Matos
      Abilio Matos

      Trabalhadores que são responsáveis por áreas de TI, logo responsáveis por contratar novos trabalhadores?

      É que até o Director Geral é um trabalhador. 🙂

  6. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Por favor expliquem-me o ponto 4) Big Data, em que dizem: “Cerca de 36% dos respondentes vão procurar….”. Mas que raio de coisa é essa de respondentes??? Tal quisessem dizer inquiridos….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Rui,

      Um bocadinho de pesquisa, não? https://www.priberam.pt/dlpo/respondentes (é a mesma coisa que inquiridos)

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Pedro, o Rui estava a comentar o facto de ser um bom artigo. Obrigado.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Brasileiro? Tens isso no dicionário PT

      2. Avatar de Rui Afonso
        Rui Afonso

        Erro meu que não conhecia o termo. Aliás, não só o Priberam mas também o velhinho Dicionário Prático Ilustrado de 1960…. Sendo assim, está bem escrito, mas não me soa nada bem. Do tipo: foi matado / foi morto… Receei que fosse algo da nossa ex-Presidente da Assembleia da República, ou seja, algum inconseguimento!

      3. Avatar de Rui Afonso
        Rui Afonso

        Sendo um pouco irónico, diria que, respondente não é sinónimo de inquirido. Eu posso ser inquirido, e não responder! O número de respondentes será igual ou inferior ao número de inquiridos.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          pessoa que responde às perguntas que em exame ou em juízo lhe são dirigidas.

          “respondente”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/respondente [consultado em 08-01-2016].

          Ainda não percebi qual a tua dúvida? É brasileiro, não é inquirido…estás a deixar-me baralhado!

          1. Avatar de Rui Afonso
            Rui Afonso

            Olá Pedro, vou utilizar uma linguagem informática: 1-Não conhecia o termo respondente, mas como podes ler no meu comentário das 12:15 pesquisei no Priberam e Dicionário em papel de 1960. 2- No comentário das 12:26 afirmei que eu posso ser um inquirido e não ser um respondente. Ex: posso inquirir 100 pessoas, e só responderem 70, ou seja, as restantes 30 foram inquiridas mas não são respondentes. Temos 100% de inquiridos mas só 70% de respondentes. Estatisticamente é muito diferente. Um abraço e continuem com o bom trabalho.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            certo. Abraço 🙂

          3. Avatar de Pedro Simões
            Pedro Simões

            Eu que sou brasileiro entendo bem. Também fiquei confuso com as perguntas do Rui.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nota: Gosto da imagem, isto porque tem alguém com dois produtos da apple e mesmo assim precisa de um bloco de notas… LOL

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E o ecrã está desligado.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Isso é para poupar a bateria..
        Um expert em TI como ele já não precisa de ecrã, até porque faz mal à vista

    2. Avatar de Tony
      Tony

      Melhores reparos de sempre! 🙂

    3. Avatar de André X
      André X

      No bloco de notas tem os contactos que estavam no android que tinha antes de pedinchar dinheiro e obrigar os pais a ficarem “tesos” porque o vencimento dele “só” dá para as despesas, férias e copos.

    4. Avatar de int3
      int3

      Eu também uso um bloco de notas para desenhar esquemas e ideias rápidas… qual é o mal?

  8. Avatar de André X
    André X

    Na maior parte dos casos ou Querem sempre com experiência entre 2 a 5 anos, ou que saibam fazer tudo e BEM. O que é muito improvável encontrar um especialista em váreas áres da informática, o mais comum são “suficientes” especialistas em 2 áreas, “bons” especialistas em duas áres é muito raro.

  9. Avatar de Pereira
    Pereira

    Estou incluído numa dessas areas, felizmente abri os olhos e meti a carta de demissão… Engordar Gordos? Nunca mais….

  10. Avatar de Tiago Relvas
    Tiago Relvas

    Acho que agora o essencial é obter formações numa área especifica e não a saltar de área.
    Concordo com o André X e mesmo a recém-Licenciados pedem logo experiência de trabalho sabendo mesmo que se acabaram de graduar.

  11. Avatar de PP
    PP

    Já trabalhei na 2 e na 3 (por esta ordem) e agora trabalho na 1, não posso propriamente dizer que estou a começar, porque já levo uns anos disto… só para terem ideia, no 2 trabalhei muito com Clipper 🙂

  12. Avatar de Jeremias
    Jeremias

    Pplware,users a fãs da tecnologia. Tenho um problema em mãos.

    Eu acedo á minha rede wi-fi de casa com sucesso,mas depois deixo de estar conectado a ele apesar de estar a dois metros do meu router. Qual a soluçõ para este problema? Obrigado a quem me ajudar.

    1. Avatar de ACMSEBR
      ACMSEBR

      JEREMIAS vai neste link faz o cadastro ler as regras e divirta-se.

      http://forum.pplware.com/

      😀

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só uma nota: hadoop não é uma base de dados.

  14. Avatar de zezinho
    zezinho

    o problema dos ordenados, é o facto de o pessoal nao se saber vender…e ai começa uma bola de neve nos ordenados..
    A não ser que a oferta de emprego seja para alguma area muito especifica, ai sim pagam bem por haver pouca gente especializada

    1. Avatar de ACMSEBR
      ACMSEBR

      Estava a criar um texto sobre isso: gente especializada.

      É a grande e real diferença.

      1. Avatar de int3
        int3

        Eu sou especializado em Redes e Sistemas. Não sou propriamente o “informático” ou que é o que for. Estou a acabar o CCNA, já tenho o CCENT, e é nisto que conta bastante no CV. Mostra que se é especializado na área!

        1. Avatar de tezouro
          tezouro

          Espero que tenhas melhor sorte que eu que cheguei há dois anos a ir a uma entrevista onde queriam CCNA a pagar 650€! (tinha o CCENT e perdi a motivação para me candidatar ao CCNA).

  15. Avatar de JorgeM
    JorgeM

    Continuo a achar que a nossa profissão não é valorizada quanto devia. Desde, não preciso de um informático, “está tudo na NET”, a oferecer 600€ a licenciados e ainda obrigam os licenciados a passar cabo, etc,etc. Só chamam o informático depois de terem feito asneira, porque está tudo na NET. Não vejo isto em outras Licenciaturas, ex: arquitetura, Gestão, até nos diversos ramos da saúde. Mas todos precisam do informático, só não o valorizam. Ainda não descobri é o porquê?
    Quanto aos estagiários, é um problema. Após 6 meses por ex, quando o estágiario poderá começar a “render”, vai embora. Depois temos informáticos em caixas de supermercado, etc. Não há uma aposta no licenciado em informática, nem é valorizado.
    Depois é os anúncios em que pedem experiência de 2 anos, quando não dão a primeira oportunidade, e tem de ser craque em AD, SQL server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, mongodb,msriadb, dot net, c#, redes, office, Photoshop, Corel Draw, Linux, aix, etc etc. É um oportunismo a toda a prova.
    Na área política, ainda não vi nenhum informático. Arquitetos e Advogados é aos montes. Enfim, com ou sem estágio, ou se tem sorte ou, já foste.