A verdade vem sempre ao de cima

48 Comentários

Ora depois de ontem o Pedro Simões ter apresentado um vídeo sobre um spot cómico de publicidade ao browser proprietário IE8, não poderia ficar atrás como escritor de software livre do Pplware.

Queria hoje dar a resposta com um vídeo que não só fosse bem conseguido como inteligente.

Por isso escolhi o vídeo seguinte de publicidade a Linux, que é natural que alguns dos nossos leitores talvez já o conheçam mas creio que a larga maioria o irá visualizar pela primeira vez.

Este vídeo é, na minha humilde opinião, o melhor spot publicitário alguma vez criado para fazer publicidade ao sistema do pinguim. Claro que como geralmente o melhor marketing vem das empresas (não será a Microsoft uma grande máquina de marketing? 😉 ) e este só poderia vir de uma das empresas que mais dá apoio ao software livre, a Red Hat.

A empresa norte americana, concebe um spot inteligente de cerca de 3 minutos, que fala um pouco desde a origem da terra até aos dias de hoje, passando por épocas marcantes da nossa civilização. Bem, como terão hipótese de observar ao longo da nossa história algumas pessoas simplesmente não deveriam fazer previsões 😀 . E mais não digo, vejam o vídeo e deixem a vossa opinião.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Muito bom!
    Nunca tinha visto este video e está muito bem pensado!

  2. Avatar de dc
    dc

    Simplesmente…

    BRUTAL!

    Um dos melhores anúncios que já vi.

    Como se diz nos bairros, “Ganda dica!”

  3. Avatar de Diogo.AOS
    Diogo.AOS

    O vídeo está excelente.

  4. Avatar de A friend
    A friend

    A mais pura verdade…
    Excelente video.. 😉

    Só acrescentava que a competição é um dos motores do sucesso!

    O Linux é excelente e forçou os outros sistemas a melhorarem, daí hoje em dia ser-se dificil dizer que este sistema é melhor que aquele 😉 …em todos eles há sempre um “mas..”

  5. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Sim, gostei, gostei mesmo, está muito bem pensado e trabalhado. 🙂

  6. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Alguém sabe o nome da música ou foi feita de propósito para o vídeo?
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Não tenho a certeza, mas parece ser uma remix propositado para o video, talvez o som principal seja extraido de algo… mas os sons relembra-me bastante os efeitos que a “GrooveBox” da Roland fazia 😀

    2. Avatar de rui jorge

      Podes tentar com o shazaam no iphone descobrir qual é a musica 🙂 good luck

  7. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Já tinha visto.

    Excelente.

  8. Avatar de Gomes
  9. Avatar de rui jorge

    640k é o limite dos pc’s? Aquele bill não acerta uma lol bom, antes ele q o corno do balmer lolol

    1. Avatar de A friend
      A friend

      pois..640k … mas vá todos cometemos erros..ehehe…
      embora não goste muito das “politicas” da Microsoft… mil vezes o Bill Gates, que o fala barato que lá está agora…que mais parece um vendedor da TV Shop cada vez que abre a boca pra vender o seu produto…

  10. Avatar de Gota
    Gota

    Grande spot… A verdade está nesse vídeo!

  11. Avatar de Pedro Machado Santa
    Pedro Machado Santa

    Rui, de acordo, mas temos que dar crédito ao spot da Microsoft, por ter metido lá o Charlie The Unicorn e o Powerthirst… Está demais. Por outro lado, o IE sucks. 🙂 O Firefox é uma plataforma brutal, e o meu browser de eleição por causa dos plugins e o Chrome é o mais rápido e o melhor browser general purpose.

  12. Avatar de rui jorge

    Apesar de tudo, e de concordar plenamente que o Linux sempre foi um melhor OS que o windows, julgo que a longo prazo não será a tendência, mas sim um rival com pouca força…. Isto porque hoje em dia um sistema operativo é mais do que isso, é um sistema integrado, com telemóvel (win+win mobie, mac ox X + iphone), e tambem com a respectiva plataforma web..

    o linux acaba por ficar um pouco isolado , e com o passar dos anos os OS’s concorrentes acabaram por estar já à altura, e melhor em vários aspectos (Sobretudo integração de bom software próprio)..

    O linux pode ainda ser o melhor, mas não é perfeito, e as outras marcas também evoluem. Será que não está a ficar para trás?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para trás?

      Neste momento, o Linux continua a dominar no mercado dos servidores, e começa a aproximar-se cada vez mais do mercado dos desktops.

      Agora é que o Linux está a começar a crescer, mas tendo em conta a posição do windows no mercado, obviamente que é uma tarefa difícil e morosa.

  13. Avatar de aver
    aver

    Segundo o vídeo, …o Linux está na linha de continuidade de Martin Luther King e Mahatma Ghandi. O Einstein, não se sabe a que propósito vem, mas deve ser para dar o toque de génio, … porque os burros, que não aprendem com as asneiras e ficam o resto da vida agarrados a elas (como o Bill Gates) estão do outro lado.

    É esta parte doutrinária, de quem tem por missão salvar a humanidade através de um sistema operativo, que menos aprecio nos profetas do Linux.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      @aver

      Concordo bastante com este comentario menos com a parte da burrice do Bill Gates… a burrice não está nele… está em quem alimenta o produto que ele vende… ou seja, todos nós…

      Mas não sou a favor que o Windows seja o pior sistema, só acho que que lhe falta pormenores e detalhes que os outros se asseguraram mais em forçar, como segurança e estabilidade..

      Sempre fui mais a favor dos sistemas Unix ( mac e linux ) mas reconheço que o Windows não é um sistema que fique atrás.. simplesmente precisava era de uma “maozinha” mais inovadora.. e um espirito diferente, a lidera-lo…

      Windows 7 ..finalmente… está a conseguir atingir muitos desses objectivos, falta ainda algumas arestas a limar, como é obvio.. ( a nivel de sistema/segurança) mas, felizmente e ao fim de tanto tempo já começa a haver uma mudança na Microsoft, por isso é que digo.. a rivalidade e competição são os motores que movem a evolução, e se a Microsoft está melhor, devemos aos seus rivais 😉 … e claro.. vice versa…

  14. Avatar de Juliano Almeida

    Aquela do bill gates dizer que 640k chegava, fogo coitado, ele também disse que a Internet ia ser uma moda passageira LOOOOL

    http://www.scrolling.pt.vu

  15. Avatar de Guilherme de Sosua
    Guilherme de Sosua

    epa esse anuncio esta qualquer coisa…

    conseguiram passar toda a mensagem pretendida, quase nao referindo a onde queriam chegar… muito bom mesmo, e sem duvida uma excelente argumentação por tras de todo o enredo 😉

    cumps!

  16. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Já tinha visto antes mas realmente este vídeo está muito bem conseguido 🙂

  17. Avatar de Kayn
    Kayn

    Truth happens.
    ‘nuff said.

  18. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Nunca tinha visto o vídeo.

    Excelente! 5*

  19. Avatar de clinis
    clinis

    Não conhecia o vídeo, está muito bom.

    Também não conhecia aquela frase do Gandhi, gostei

  20. Avatar de Juliano Almeida

    OffTopic – Já Viram o novo Macbook? o MacBook Wheel?
    MacBook Wheel – http://www.scrolling.netii.net/?p=505

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      bela brincadeira…

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Para quem gosta do estilo… o melhor é sintonizar a fonte : The Onion News Network – http://www.youtube.com/user/TheOnion

  21. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Adorei!

  22. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    belo post, belo video…
    Comentarios apaixonados mas que não se podem levar a sério quando se fala que Bill Gates é burro, que é isso e coisa e tal…
    O Linux JAMAIS chegará aos níveis de aceitação que a Microsoft e a Apple, em menor escala, conseguiram. Falta ACESSIBILIDADE. A nível técnico é o melhor, mas para a maioiria dos usuarios comuns ele não existe. É muita pretensão, no momento, pensar que o Linux chegará sequer a encostar nos resultados da Microsoft, em termos de sistemas operativos ou operacionais.
    Vou ainda mais longe O MUNDO É XP..isso mesmo. A grande maioria dos usuarios, aqueles que não frequentam foruns técnicos, que navegam por twiteres e orkutes da vida, nem sequer sabem da existência do WIN 7.
    O nível do usuario comum, sem querer ofender, é baixíssimo. Falo pelo que conheço no Brasil, ainda que sejamos um dos paises que mais fomentam o software livre, mas isso só a nivel técnico. A grande massa, o povão se chama Microsoft Windows XP.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Não achas que te estás a percipitar ao dizeres “já mais”? O video destaca vários exemplos disso. Eu também tenho as minhas dúvidas que tal aconteça, mas não me arrisco a dizer “já mais”, tal como os maus exemplos do video…

      1. Avatar de carlos rajas
        carlos rajas

        @JOão, eu não disse “já mais”, eu disse “jamais”, pelo menos assim é o portugues daqui do Brasil. Valeu !

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    @Offtopic

    Olá sou o Pedro e tenho 12 anos e sou apoiante de software livre 🙂
    Estou a comentar este post por um live cd do ubuntu 🙂 Pq nao consigo instalar!

    Quando vou a instalar nos 42% Para e Da erro no. 5

    vejam o texto do erro

    O instalador encontrou um erro ao copiar ficheiros para o disco rígido:

    [Errno 5] Input/output error

    Isto deve-se normalmente ao facto de um disco ou leitor de CD/DVD defeituoso, ou a um disco rígido defeituoso. Pode ajudar a resolver o problema se limpar o CD/DVD, gravar o CD/DVD numa velocidade inferior, ou limpar as lentes do gravador de CD/DVD (kits de limpeza são encontrados facilmente em lojas de informática), ou verificar se o disco rígido é antigo e necessita de ser trocado, ou mover o sistema para um ambiente mais fresco.

    http://img530.imageshack.us/img530/5316/capturaecra.png

    O meu laptop é o Hp6720s que comprei a 3 anos atrás.

    Please ajudem-me e se me disserem para ir ao forum digam-me o link dele sff

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ja limpei o disco

      SPECS do laptop:

      T2390 @ 1.86 Ghz
      2 GB ram
      x3100

      1. Avatar de carlos rajas
        carlos rajas

        Pedro, logo quando o ubuntu aparece, ele tem algumas opçoes…tipo, instalar o ubuntu….usar sem instalar….memory test e outra que se não me engano é para verificar se a midia tem erros…se escolher essa opção saberás se teu disco está com problemas (o cd onde vc gravou o sistema) aí é só gravar de novo em outra midia em velocidade baixa, 4x.

    2. Avatar de aver
      aver

      O guia de “Instalação do Ubuntu num instante” pode ajudar.
      http://glua.ua.pt/Suporte/Ubuntu?action=AttachFile&do=get&target=iuni.pdf

  24. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    com vc fez as partiçoes do disco ? coloque aqui no site…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Todo o disco foi para Ubuntu nao tenho swap nem nada. 🙁

      Nao sei como formatar 1 disco no ubuntu

  25. Avatar de o_unico
    o_unico

    Faltou a Afirmação do Francis Fukuyama sobre o fim da história.

  26. Avatar de phoenux
    phoenux

    Sem dúvida um excelente clip… Um dos meus favoritos é este: http://www.youtube.com/watch?v=R6km674iUwc

  27. Avatar de Jonatas dos Anjos
    Jonatas dos Anjos

    O video é muito bom!!! Agora tem um grade erro!!! Na parte em que fala que o homem nunca irá voar e aparece a imagem do protótipo de avião dos irmãos Wright e não o Alberto Santos Dumont, pai da aviasão, com seu 14 Bis. Lembrando que desde daquela época já exista o espirito colaborativo do movimento open source, pois Santos Dumont nunca patentiou suas invenções para não limitar a evolução das ideias!!!

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      @bela observação Jonas… 😉 Alias, para os americanos isso nunca terá validade pois eles não reconhecem o Santos Dumont, inventor do relogio de pulso, entre outras, como o verdadeiro a realizar um vôo relativamente longo. Deixa lá, o que importa é o que importa.

  28. Avatar de OMFG
    OMFG

    a minha opniao é que o linux é um excelente sistema operativo para aqueles que querem testar invantar hackear algo, mas é um pessimo S.O no que toca ao dia a dia o seu kernel é rapido mas muito erratico ! e acreditem se um erro acontecer la se vai o sistema abaixo e esqueçam trabalhos por gravar ke ficaram sem eles.

    CONCLUSAO – se linux fosse uma mulher seria um caso de uma noite.
    se windows fosse uma mulher seria uma mulher pa vida.

    P.S- podem me chamar nomes, sim trabalho todos os dias com linux, não sou fanático por windows e repudio as acçoes do BILL !

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      OMFG

      A mim parece-me que não sabes do que falas.
      “no que toca ao dia a dia o seu kernel é rapido mas muito erratico ! e acreditem se um erro acontecer la se vai o sistema abaixo e esqueçam trabalhos por gravar ke ficaram sem eles” ??? Não sei no que andaste a mexer para teres esses erros tão prejudiciais! Se há coisas em que os GNU-LINUX são bons é na sua estabilidade e na segurança de acção que dão ao utilizador. Isto é, tu nunca conseguirás causar danos ao sistema se não passares, no mínimo, por uma request de password. E não digo mais porque este teu comentário pareceu-me descabido.

      De resto, também acho que os windows são mais “amigáveis” para os utilizadores normais, ainda mais porque estes utilizadores sempre estiveram habituados aos sistemas windows. Já os sistemas baseados em linux dão muito mais liberdade ao utilizador, no sentido em que consegue aproveitar melhor o potencial da sua máquina. Cada um usa o que quer e gosta.

  29. Avatar de Nuno Lebreiro

    Desconhecia o video, é simplesmente muito bom!
    Tal como o sistema operativo 🙂

  30. Avatar de J.C
    J.C

    A resposta não esta na escolha de um mas sim na possibilidade de escolher entre varios.

    Se só houvessem utilizadores de linux no mundo, o SO nunca evoluiria da mesma forma que tem feito nos ultimos anos. É a busca pela conquista e a buisca de ir atraz e de ultrapassar os outros que faz com que tudo evolua.

    Seja nas telecomunicações, nos carros, na corrida espacial, nos computadores, nos sistemasm informáticos.

    E até pelas guerras.

    Na realidade se não fosse por esta batalha constante que existe pelo poder e pelo interesse de dominar algo, ainda andava-mos a cavalo. E isso não seria necessáriamente mau.

    Este spot para mim embora interessante, vai contra aquilo que faz do linux o que ele é hoje. E o mundo informático em geral.

  31. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só faltava a célebre frase no final: (ano_atual+1) será o ano do Linux!!

    Faz bem, só passaram dos 1% recentemente. Até o Opera na sua condição está melhor colocado em seu nicho.

  32. Avatar de phoenux
    phoenux

    @hugo: relativamente à questão da cota de mercado do Linux, existem vários artigos que falam sobre a credibilidade das mesmas… No entanto aconselho a leitura de este artigo (fala mais sobre a vertente Mac, mas dá para perceber como funciona o estudo do grupo Net Applications – na qual se baseia esse número): http://arstechnica.com/apple/news/2009/02/mac-market-share.ars

  33. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Viva o Gandhi!

    Linux vai melhorando cada vez mais.