Xpeng teve de abrir o fato do seu novo robô humanoide para provar que não era um humano!

23 Comentários

O mundo da robótica tem surpreendido a cada dia, reconhecendo nos humanoides, especialmente, um grande potencial. Se já tínhamos visto robôs a fazer acrobacias e a ajudar nas tarefas domésticas, o IRON da Xpeng precisou apenas de desfilar para entusiasmar os espetadores e incendiar as redes sociais.



Parece saído de um filme de ficção científica, mas é tão real que tirou o sono à equipa de robótica da Xpeng, que estava demasiado agitada para dormir, conforme contado, após mostrá-lo ao mundo, durante o evento AI Day, em Guangzhou, na China.

Depois de meses de preparação para a estreia pública, a equipa da empresa chinesa viu o desempenho do robô humanoide tornar-se viral online, levantando inclusivamente dúvidas sobre se não era, na verdade, um ser humano.

De nome IRON, o robô humanoide desfilou de forma tão realista que o fundador da Xpeng, He Xiaopeng, decidiu abri-lo, ao vivo, num evento posterior ao da sua apresentação, por forma a provar que não se tratava apenas de um humano vestido de robô, mas de uma máquina a sério.

IRON, o robô humanoide hiper-realista da Xpeng

Conforme partilhado num comunicado sobre o robô humanoide e outras novidades, o IRON tem uma coluna vertebral humanoide, músculos biónicos e uma pele flexível totalmente coberta, suportando personalização para diferentes formas corporais.

Com 82 graus de liberdade em todo o corpo, os seus movimentos são naturais, suaves e flexíveis, capazes de realizar ações de alta dificuldade, como andar em passarelas.

O Xpeng Next-Gen IRON foi, segundo a empresa, pioneiro na aplicação de baterias totalmente sólidas na indústria, alcançando leveza máxima, densidade de energia ultra-alta e segurança.

Citando, “em comparação com o IRON de primeira geração, o Next-Gen IRON alcançou atualizações abrangentes na estrutura biónica, sistema de inteligência e arquitetura de energia, e conseguiu ‘antropomorfismo ultra-realista’ tanto na aparência quanto na interação de pensamento”.

O XPENG Next-Gen IRON está equipado com três chips Turing AI, com um poder de computação efetivo de 3000 TOPS e, ao mesmo tempo, é o primeiro a ser equipado com o physical world large model de primeira geração da Xpeng.

Assim, conversando, caminhando e interagindo, o IRON concretiza as três inteligências.

Relativamente à segurança, “os dados de privacidade não saem do robô”, conforme prometido pela Xpeng.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    porque é que lhe meteram mamas?

    1. Avatar de Jg
      Jg

      O andar também é de mulher… nos robôs felizmente não há confusão de género. Ou é sim ou sopas, apesar de ser a maior das modernices mesmo assim é assexuada. Mas acredito que rebarbados milionários já estejam a fazer encomendas de meninas e meninos robô de tenra idade.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não é difícil entender o porquê…

    3. Avatar de Eu
      Eu

      Foi para disfarçar os sensores de toques frontais superiores! 😀

    4. Avatar de +1
      +1

      Com tanto homem a virar mulher, assim o trabalho fica já feito.

    5. Avatar de Alberto Grijó
      Alberto Grijó

      Vende melhor com 🙂

    6. Avatar de P
      P

      Tem mais autonomia…

  2. Avatar de Max
    Max

    Não digo … a febre dos robôs humanóides é continuação da febre da IA. Acrescenta-se-lhe formas femininas para dar um certo fetichismo – e está feito, diz o post que até há dúvidas se não se tratava de um ser humano.
    Falta essa coisa de se saber para que é que serve – que um robô com rodinhas e parafusos, mais barato, adaptável e fácil de reparar não possa fazer.
    Musk diz que não, que vai produzir 10 milhões de Optimus por ano.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Para os chineses seria muito mais fácil “fabricar” robôs destes com uma pessoa dentro!
    Eles são tantos que até daria para exportar muitos deles dentro de fatos. 😀
    Podiam servir de criados domésticos de dia, e depois durante a noite podiam comer à vontade, estariam em modo de “carga da bateria”.

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Se o Krilin comeu, a gente também come…

    1. Avatar de Pedro Pragal
      Pedro Pragal

      Era um cyborg ou seja uma pessoa com partes roboticas e nao um robot.

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Melhor comentário até agora!

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Extraordinário, nunca tinha visto um robô a movimentar-se como um ser humano. Parabéns aos investigadores.

  6. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Faz lembrar o video “the dope show”, quem sabe sabe!

    1. Avatar de Ric Silva
      Ric Silva

      Deves te achar muito inteligente e portador de um conhecimento superior tu…. Apenas por ter visto o video musical do um cantor. Enfim….

  7. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    o robot da xpeng tem mamas? são os reservatório de óleo do robot? 😀

  8. Avatar de Bruno J.
    Bruno J.

    Com IA, e evolução de robot s, em breve a maioria dos seres humanos não serão precisos, já vemos como são as fábricas modernas, e centros de Amazon por exemplo, talvez eles não entendam,.se não houver salários não há economia, ninguém compra… Uma quadratura do Circulo…

    1. Avatar de majpa
      majpa

      Primeiro, a evolução dos modelos de IA e dos robôs humanoides ainda está muito longe de substituir os seres humanos, se é que algum dia isso acontecerá!
      Quanto ao mercado de trabalho, tudo muda com o passar das décadas. Há apenas dez anos, não existiam profissões como Youtuber, Influencer, Gestor de Comunidades, Criador de Conteúdos Digitais, Especialista em SEO, Streamer, Analista de Dados, Programador de Apps, Engenheiro de Prompts, Gestor de Tráfego Pago ou Designer UX/UI. Hoje, todas estas funções são comuns e até essenciais em muitos setores.
      Ah, e em relação aos Robôs humanoides, podes ter a certeza de que o Estado (principalmente os sociais-democratas) os taxará como se fossem um trabalhador!
      Queres ter um para limpar a casa? Sim, compras e depois pagas mensalmente ao Estado um valor (IMI, IUC) porque estás a “roubar” um trabalho humano.

      1. Avatar de @nother1
        @nother1

        Não digas isso muitas vezes ou vou ter de livrar do aspirador…

    2. Avatar de andre
      andre

      não haja duvida de de que queremos um futuro onde não precisas de trabalhar, esse futuro passa por um caminho em que empregos terão que inevitavelmente desaparecer, pessoas alocadas a outras necessidades que tambem serão mais tarde substituidas por robots, etc…. até ao futuro onde 90% da humanidade nao precisa de trabalhar, tem tudo o que necessita, e os outros 10% trabalham em funções de gestão por um extra.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Se nesse futuro tudo poder ser fornecido, alimentação, roupas e outros haveres, sem ser necessário dar nada em troca, então sim.
        Mas, na realidade vai haver sempre uns privilegiados e outros que passam fome, porque não são da elite!

  9. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Os da Tesla nem foi preciso abrir. Via-se logo que eram controlados remotamente por seres humanos.