Vodafone apoia surdos com serviço Serviin

11 Comentários

Por Rui Silva para o PPLWARE.COM

E se agora fosse possível ligar para um determinado serviço em videochamada usando a Lingua Gestual Portuguesa?

Como todos nós já sabemos, as novas tecnologias têm tendência a facilitar e ajudar toda a população, incusivé as pessoas portadoras de deficiência. Nesse sentido, foi apresentado um serviço destinado aos surdos, em parceria com a Vodafone, unicamente para seus clientes. Ou seja só poderá usufruir dele a preços mais acessíveis, quem tiver um número da Vodafone, se tiver um número de outra operadora, poderá utilizar o serviço mas a preços tabelados para as chamadas de dados. Vamos conhecer este serviço.


Chama-se Serviin – Serviço de Vídeo Intérprete e funciona da seguinte forma:

A pessoa liga para o 12472 e é atendido por uma operadora de telefone que domina a Lingua Gestual Portuguesa. É estabelecida uma conversa entre a pessoa que ligou e a operadora.

Entretanto, este serviço serve para entrar em contacto com outras empresas ou instituições que aderiram a este serviço e manter uma conversa a três entre a pessoa que ligou, o intérprete (operadora de telefone ao serviço da Serviin) e a empresa a quem se deseja contactar.

Quem é que já aderiu ao serviço e que instituições posso já ligar usando este serviço?

  • Liberty Seguros
  • Hospital Santa Maria
  • Emergência Médica
  • Comércio Local
  • Táxi

Como é feita a taxação do impulso de uma chamada?

  • Tem o custo de 0,01€ / min.

Onde e como é que posso usar este serviço?

Para usar este serviço, deverá usar um dos dois requisitos:

  • Possuir um telemóvel 3G equipado com câmara frontal e ter o serviço de videochamada activo na sua rede operadora ou então nas instituições acima referidas, no balcão de atendimento ao público, o surdo poderá usar o vídeo-telefone para aceder ao Serviin.

Homepage: Portal do Cidadão Surdo

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tfae
    tfae

    Muito boa iniciativa, o mais complicado será arranjar no dia-a-dia um apoio para o telemóvel que consiga captar a gesticulação.

    1. Avatar de Rui Pinheiro

      TFAE, não percebi o seu comentário. Já há bastante tempo que existem no mercado e agora cada vez mais acessíveis, telemóveis com câmara frontal que permitem efetuar videochamada.

      É através desta funcionalidade que este serviço consegue funcionar.

      1. Avatar de megabyte
        megabyte

        Acho que tfae estava a se referir ao facto dos telemóveis não trazer nativamente suporte para se aguentarem fixos numa posição enquanto gesticulas alguma coisa.

        1. Avatar de RCS
          RCS

          Exacto, também me pareceu isso. Dantes ainda havia o Nokia N97 que era perfeito para isto. Agora a alternativa é encontrar uma capa que traga incorporada um “pézinho tipo moldura”.

        2. Avatar de tfae
          tfae

          Exacto.
          É que segurar no telemóvel enquanto se gesticula a Língua Gestual não deve dar lá grande jeito…

          1. Avatar de Rui Pinheiro

            Ah! 🙂 Sim, nesse caso, é realmente um “extra” que apesar de até ser um interessado, não acho que deva vir incluído como parte do produto (a menos, claro, que o fabricante faça questão!).

            Penso que é algo como as capas ou os teclados que se ligam por cabo: deviam era fazer um adereço adaptável a qualquer telemóvel, algo tipo “moldura” em que encaixas o telemóvel e este fica de pé (vertical ou horizontal).

            Isto é interessante mesmo para outras coisas… como por exemplo, para ter ao lado do portátil enquanto trabalhamos e controlamos o telemóvel pelo portátil… dá jeito estar de pé.

    2. Avatar de MLeite
      MLeite

      Excelente iniciativa.
      Isso é que seria uma excelente aplicação, captar a gesticulação e interpreta-lá.

      Só é pena que funciona de segunda a sexta e entre às 9h-17h.
      Ao menos tem um custo justo.

  2. Avatar de Rui Pinheiro

    A notícia tem uma incorreção. Não é Linguagem Gestual Portuguesa, mas sim, Língua Gestual Portuguesa.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_Gestual_Portuguesa

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Rui Pinheiro,
      De facto, é verdade, é sim “Língua Gestual Portuguesa”. Obrigado pela atenção. Pedimos desculpa pelo mau hábito da confusão entre “Linguagem” e “Língua”. Como tal já procedemos à sua correcção.

  3. Avatar de Vitor Costa
    Vitor Costa

    OFF TOPIC:

    Olá Vitor M. para quando um tutorial de como usar o back to my mac? desde routers diferentes etc? configurações…
    Imac + macbook air através de time capsule perfeito e simples, agora ligar de outro router hummm difícil…

    Cumprimentos.

  4. Avatar de Grupo First

    Muito obrigado pela divulgação do Serviin.

    Grupo First