Afinal quanto vai custar uma viagem a Marte? SpaceX já tem o preço calculado

53 Comentários

Os planos da SpaceX estão traçados e bem definidos. O seu objetivo é aterrar em Marte dentro de alguns anos, marcando assim o início de uma nova corrida ao espaço e ao planeta vermelho.

Há ainda uma grande dúvida sobre como e quando esta viagem da SpaceX vai acontecer. Algo que a marca calculou recentemente foi o preço que cada viagem vai custar. Não é barato, mas é um valor a pagar para se conseguir este salto.

SpaceX Marte preço viagem Elon Musk

O preço a pagar pela SpaceX por uma viagem a Marte

A informação relativa ao preço que terá de ser pago pela SpaceX veio do seu homem forte, Elon Musk. Numa conferência, apresentou o que o Starship e o Super Heavy vão ter de consumir para que saiam da Terra.

O valor que Elon Musk referiu está na casa dos 2 milhões de dólares. Este não foi um valor que tenha justificado, mas referiu que só em combustível vão ser perto de 900 mil euros. Há depois de ter ainda em conta os restantes custos operacionais existentes.

Elon Musk referiu ainda que este é um valor mais baixo que o de um tradicional foguete de dimensões reduzidas. Claro que neste caso da SpaceX existe uma vantagem óbvia. Tanto o Starship como o Super Heavy vão ser reutilizáveis.

SpaceX Marte preço viagem Elon Musk

Elon Musk apresentou o futuro desta viagem e os seus custos

Com os seus mais de 100 lugares, o Starship é uma ideia única da Space X. Fará uso do Super Heavy para rumar ao espaço, sendo totalmente reciclável para futuras missões. Estes 2 estão ainda a ser construídos para iniciarem os seus testes.

Todos estes dados surgiram na apresentação feita por Elon Musk no evento Space Pitch Day da Força Aérea Norte-Americana. Aqui falou de vários temas, tanto sobre os carros da Tesla como da sua a paixão por foguetes recicláveis.

O valor agora apresentado é apenas uma previsão de Elon Musk, mas mostra que a Space X vai ter de suportar este custo. Não se sabe se assumirá o valor de forma total ou se terá alguma ajuda do governo para o conseguir.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cortano
    Cortano

    “mas referiu que só em combustível vão ser perto de 900 mil euros.”

    Então mas não são eléctricos?

    1. Avatar de fc
      fc

      e hoje em dia paga-se pouco de “luz” em algum lado. 🙂

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Na Amadora não existem contadores de “luz”!! 😉

        1. Avatar de jo
          jo

          existem puxadas

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Os gajos estão a fazer uma puxada da Amadora 😀

    2. Avatar de Thiago
      Thiago

      Lol elétricos.

    3. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      Só funciona com explosão, a electricidade não explode, queima

    4. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      Só funciona com explosão.

    5. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      Só funciona com explosão.

    6. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      Só funciona com explosão

  2. Avatar de Tsan
    Tsan

    2 milhoes a dividir por 100 = 20mil custo por pessoa? Nao percebi bem

    1. Avatar de Renato Gomes
      Renato Gomes

      2 milhões vezes 100. Isto é, um paga a viagem os restantes 99 pagam o lucro.

      1. Avatar de James
        James

        Foi exatamente o cálculo que fiz… Onde é que alguém pretende perder dinheiro??? E ainda faz contas que o governo ajude

    2. Avatar de António
      António

      Serão 2 milhões por passageiro, 20 000 são trocos.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        E o lucro da empresa, e tudo o que implica a construção da nave não conta ? Realmente estes comentários destes débeis mentais deixa muito a desejar

  3. Avatar de Treta
    Treta

    Mais conversa fiada. Este tipo não fecha a boca?

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Este artigo não tem ponta por onde se lhe pegue. O Musk estimou 2 milhões de dólares como custo variável (i.e., excluindo custos de desenvolvimento) de lançar a Starship + Superheavy para uma órbita baixa terrestre (LEO – Low Earth Orbit). Estes custos não têm NADA a ver com o custo das missões para Marte.

    1. Avatar de Vítor M.

      Certo certo. Então mostra os custos que têm a ver com as missões a Marte. Para tirarmos aqui as teimas e tal.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não estou a perceber a questão. O Musk deu uma apresentação onde mencionou que o custo de lançamento de uma starship+superheavy para uma missão para uma órbita baixa terrestre eram 2M, que inclui 900k de combustível. Não percebo como é que daqui se faz um artigo sobre o custo das missões para Marte. Isto não tem nada a ver com missões a marte. A Starship+superheavy também vai ser utilizada para lançamentos comerciais para várias órbitas terrestres, em complemento ao Falcon 9 + Falcon Heavy. By the way, a SpaceX não vai “suportar” esse custo, dado que ele se está a referir a lançamentos comerciais para uma órbita terrestre, serão os clientes a pagar o preço dessas missões. O artigo pega numa informação que o Musk deu para uma coisa, e relaciona-a com outra que não tem nada a ver.

  5. Avatar de ze
    ze

    O mais importante ele não referiu, quanto fica se for em primeira classe?

    1. Avatar de NM
      NM

      Há uma coisa ainda mais importante do que o dinheiro é que uma viagem a Marte na tecnologia dos dias de hoje é apenas de ida, não tem volta!!!

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Sabes o que dizes?

        1. Avatar de NM
          NM

          Não sou eu que digo, foi um programa que vi salvo erro no canal Discovery…
          O recorde de estadia na estação orbital é pouco mais de 1 anos, que é quase o tempo de chegar a Marte!
          Ir ao espaço não é para qualquer um, senão já tinham ido…
          Para mim não é certamente pois ainda à dias já fiquei enjoado no Alfa Pendular! :}

      2. Avatar de Vitor Santos
        Vitor Santos

        Não tem ida nem volta, com a tecnologia existente!
        Não conseguimos sequer ultrapassar os 400km de altura,
        E conseguimos essa proeza, porque criamos um modo de propulsão que impulsiona a nave até àquela altura ajudada pelo atrito das moléculas de ar!
        Para lá da órbita alta da terra não existe atrito, nem tecnologia para fazer movimento nenhum, nem em direção a Marte nem a lado nenhum!
        Acredito que depois das experiências que estão a ser feitas no LHC se descubra a tão desejada partícula de Deus, ou matéria negra, como quiserem chamar!
        E depois de descobrir o que está entre todos os corpos celestes, talvez arranjamos maneira de conseguir criar propulsão para Viajar no espaço!
        Talvez sejam precisos mais 100 anos para isso acontecer!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Sabes o que é a lei da inércia?

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Ir em primeira classe para a morte… neste caso o dinheiro faz realmente a diferença 😀

      1. Avatar de ze
        ze

        Isto não é a viagem mirabulante dos colonos de marte, essa sim é só viagem de ida, esta tem ida e volta.
        Pessoalmente não me importava de ir numa só de ida, este planeta já deu o que tinha a dar.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Então só será daqui a muitos anos mesmo.

          1. Avatar de Manuel da Cruz
            Manuel da Cruz

            Menos de 300 anos é já amanhã

        2. Avatar de Vox Lux
          Vox Lux

          A culpa não é do planeta, é do ser humano! Vamos ver se vais gostar mais de Marte -_-

    3. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      E nem diz se se tem direito ao comer, o mais certo é de ter de se levar de casa, e a mala de porão quanto custa e que peso se pode levar? Antes de reservar é preciso saber isso tudo.

    4. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      E nem diz se se tem direito ao comer, o mais certo é de ter de se levar de casa, e a mala de porão quanto custa e que peso se pode levar? Antes de reservar é preciso saber isso tudo.

  6. Avatar de Manuel Moreira
    Manuel Moreira

    A terra é plana com um domo acima. Nada entra nada sai. Biliões de dolares apoiados numa mentira. O povo delira e aplaude!

    1. Avatar de JCFB
      JCFB

      Encontrámos o terraplanista

    2. Avatar de NM
      NM

      Por acaso já utilizes-te o Google earth?

      1. Avatar de Manuel Moreira
        Manuel Moreira

        Bom filme!

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Não podem fazer a conta só o combustível
    .. e o valor gasto na tecnologia, na pesquisa, nos materiais… E o mais certo e ser usado uma ou duas vezes e ficar arrumado…. E depois claro, sendo o primeiro a fazer isso, claramente que põe o preço que quer, e só vai quem pode e quer…. Eu mesmo que pudesse não ia

  8. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Tem bar aberto e piscina? Vai para em alguns planetas para visita antes do destino? Condições piores que um cruzeiro não alinho.

  9. Avatar de Carlos Teixeira
    Carlos Teixeira

    Se calhar sai mais caro pagar cada viagem de cada vez que precisam ir ao espaço alugam aos Russos a cápsula primitiva.

    1. Avatar de Manuel da Cruz
      Manuel da Cruz

      Carlos, já não podem alugar porque eu já reservei a nave para min, para eu vender lugares e já meti o preço, só falta esperar pelos telefonemas, mas ainda posso esperar 99 anos 3 só depois pensarei se hei-de baixar ou aumentar o preço, mas menos de 3 milhões mais o consumo, nada, não estou para fazer prendas.

  10. Avatar de Rlagrante
    Rlagrante

    Eu quero é ir para Namek o resto é conversa

  11. Avatar de Manuel da Cruz
    Manuel da Cruz

    Carlos, já não podem alugar porque eu já reservei a nave para min, para eu vender lugares e já meti o preço, só falta esperar pelos telefonemas, mas ainda posso esperar 99 anos só depois pensarei se hei-de baixar ou aumentar o preço, mas menos de 3 milhões mais o consumo, nada, não estou para fazer prendas.

  12. Avatar de Manuel da Cruz
    Manuel da Cruz

    Visto o preço que é, a mala de porão com 20kg deve de ir a 1,5 milhões ou mais. (é barato)

  13. Avatar de Manuel da Cruz
    Manuel da Cruz

    E em que hotel se vai estadia, temos que reservar ou já está incluído no preço, duvido isso, se eles abrirem falência entretempo, como se faz para voltar? Pode-se fazer navostop, ou é proibido? Haverá Navoxi? Poderá-se fazer compartilha de naves?

  14. Avatar de antonio ferreira
    antonio ferreira

    E é preciso que não se enganem no caminho, senão a conta do combustível aumenta..

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      No espaço nao se gasta combustível mas ok

  15. Avatar de Rui Camacho
    Rui Camacho

    Há uns dias eu li também num artigo que lá mais para a frente, quem quiser ir viver para Marte paga qualquer coisa como 80 mil, e fica pago o regresso. É a cena da colonização.

  16. Avatar de Manuel da Cruz
    Manuel da Cruz

    Já me informei e se houver greve nos agentes da navesporto em Marte, contactei o Elio Musco e ele disse-me que já prevê isso. Não haverá problema nenhum.

  17. Avatar de Vasco Napoleão
    Vasco Napoleão

    Desejos de ficção-científica de Elon Musk. Daqui a 200 anos talvez, mas no médio prazo não haverá milhares de veículos espaciais, nem cidade em Marte. Ainda não se regressou à Lua quanto mais à Marte. Já chega de achar que tudo o que este tipo diz é realista.

  18. Avatar de adriana alves
    adriana alves

    tem muita gente poderosa turbilhonaria ,a resposta está chegando ,o futuro está aqui ,nos voltamos ao pó e retornamos na barriga de novo .existem muitos mistérios .começando com nós mesmo ..

  19. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    900mil para combustível,sobram 1.1 milhão, que dará para pagar a meia dúzia de engenheiros que seguirão a nave cá da terra durante 1 ano (passe o exagero, claro). Não sei que custos são estes.