Última hora: Detido português que era administrador do RaidForums

16 Comentários

Um português, residente em Lisboa, foi detido no âmbito da Operação Tourniquet. Esta operação, coordenada a nível internacional pelo European Cybercrime Centre da EUROPOL, foi o culminar de um ano de investigação meticulosa que envolveu a intervenção de autoridades policiais de vários países e que permitiu identificar um suspeito português.

O português detido é  um dos principais administradores do “RaidForums”, um dos maiores fóruns de hackers do mundo.

Última hora: Detido português que era administrador do RaidForums


Na sequência da divulgação efetuada pelas autoridades norte-americanas e pela Europol, referente à Operação TOURNIQUET, a Polícia Judiciária confirma que, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), participou na investigação, que culminou com as detenções de vários suspeitos, as quais ocorreram na Europa e nos Estados Unidos da América, refere a PJ num comunicado publicado no seu site oficial.

Com efeito, desde o início da investigação que foram recolhidos e partilhados elementos que relacionam os administradores do mercado ilegal “RaidForums”, considerado o maior fórum de hackers do Mundo, cuja comunidade congregará mais de meio milhão de utilizadores, com uma atividade ilícita que consistia na comercialização de credenciais para acesso a dados confidenciais exfiltrados ilicitamente, casos, entre outros, dos registos de eleitores dos EUA.

Segundo revela a PJ, parte da operação que foi desenvolvida em território nacional, com intervenção do MP através do DCIAP, contou com a colaboração da EUROPOL e de alguns serviços dos Estados Unidos: casos dos US Secret Service (USSS), Federal Bureau of Investigation (FBI) e US Internal Revenue Service (USIRS), tendo sido realizadas várias buscas domiciliárias que conduziram à apreensão de bens materiais de elevado valor monetário e de um acervo de bases de dados que permitirão determinar a total abrangência dos factos, recolha de prova, eventual recuperação da informação exfiltrada e cabal incriminação dos autores.

Última hora: Detido português que era administrador do RaidForums

Através desta plataforma, que foi criada em 2015, eram comercializados cartões de crédito, acessos a contas bancárias assim como dados de utilizadores e as passwords necessárias para o acesso a essas contas. Estas informações, segundo a Europol, foram obtidas ao longo dos últimos anos em “violações de dados pessoais” realizadas em ataques online.

Segundo Edvadas Sileris, chefe do Centro de Cibercrime Europeu da Europol “A disrupção sempre foi uma técnica chave na acção contra ameaças online. Por isso, atacar fóruns que armazenam enormes quantidades de dados roubados deixa os criminosos com problemas. A Europol vai continuar a operar com os seus parceiros internacionais para tornar o cibercrime mais complicado”.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Última hora? Segundo a noticia em outro site, a detenção foi em Janeiro, embora só agora tenha sido divulgada. E o sujeito segundo essa mesma noticia morava em Londres e não em Lisboa. Confirmado no comunicado do DoJ https://www.justice.gov/opa/pr/united-states-leads-seizure-one-world-s-largest-hacker-forums-and-arrests-administrator

    1. Avatar de LG
      LG

      “Defendant DIOGO SANTOS COELHO (a/k/a “Omnipotent;’ “Downloading,”
      “Shiza,” and “Kevin Maradona”), was a Portuguese national who resided in Portugal.” … não Londres pelos vistos.

    2. Avatar de LG
      LG

      …e esse link é de hoje “Tuesday, April 12, 2022”

      1. Avatar de Diogo Raminhos
        Diogo Raminhos

        Se leres o artigo diz – “Coelho was arrested in the United Kingdom on Jan. 31” – portanto ele foi sim, detido no final de Janeiro.

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    E quando irão fazer o mesmo aos criminosos cá?
    Já sei, é Alzheimer por todo lado.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O que este senhor alegadamente faz também o torna um criminoso.
      Não invalida que outros também sejam, mas um crime é sempre um crime e quanto mais criminosos existirem atrás das grades melhor.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Convém não ocultar informação, afinal parece que houve fraude nas eleições.

    https ://cnnportugal.iol.pt/policia-judiciaria/cibercrime/pj-ajuda-a-desmantelar-esquema-de-viciacao-das-eleicoes-norte-americanas/20220412/62558a380cf2f9a86e9e0e73

    1. Avatar de Micas
      Micas

      Mas não tinham sido os russos a viciar as eleições nos EUA?

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Foi detido porque envolveu a policia internacional, porque se fosse pela PJ portuguesa, era elevado a herói!

  5. Avatar de João
    João

    Ao darem a noticia da prisão na RTP1, ontem dia 12 de abril, acharam que era boa ideia mostrar o cartão de cidadão do alegado pirata informático. Está tudo doido?

    1. Avatar de Vítor M.
    2. Avatar de pipapapigrafo
      pipapapigrafo

      É ironico uma vez que este pirata informático andava a vender os dados de outras pessoas.

    3. Avatar de EstouraBilhas
      EstouraBilhas

      Desde que no caso dos mails do benfica divulgaram o link para descarregar o torrent com o arquivo de outlook, já nada me surpreende…

    4. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Mostraram porque é Tuga branco.
      Não foram entrevistar os papás e avós nem sei como.
      Se fosse de uma minoria era logo racismo para cima.
      Depois não querem que as pessoas digam que os media estão sob controlo de alguém.
      Claro que não estão…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  6. Avatar de Wilma Dickfit
    Wilma Dickfit

    Só podia ser tuga

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mais outro que tinha uma “linda profissão”…