Transmissão de dados no futuro será através de lâmpadas?

53 Comentários

Todos os dias aparecem novidades tecnológicas. A Internet é, nos dias de hoje, um excelente veículo para apresentar ao mundo projectos como o que vamos conhecer hoje.

No final do ano passado apresentamos aqui o projecto LVX – Internet sem fios transmitida por luzes (aqui) que segundo o CEO da empresa LVX “a tecnologia LVX suporta actualmente taxas de transmissão na ordem dos 3 Mpbs, estando já previsto para 2011 taxas superiores para concorrer com as tecnologias sem fios actuais”.

Recentemente, Harald Haas demonstrou durante uma apresentação no TedTalks como é possível passar informação através de lâmpadas. Vamos ver como funciona.

Harald Haas

Vocês sabiam que nós temos cerca de 1,4 milhões de torres a funcionar como bases de transmissão rádio para dispositivos móveis? …. e que no mundo existem cerca cinco mil milhões de dispositivos móveis actualmente operacionais que geram cerca de 600 terabytes de dados todos os meses? Impressionante não é!

No entanto, a comunicação através de ondas rádio tem algumas limitações como a capacidade, eficiência, disponibilidade e segurança. Foi nesse sentido que que Harald Haas decidiu investigar a possibilidade de aproveitar os lâmpadas LED para transmissão de informação.

A apresentação, disponível em vídeo, do investigador Harald Haas tem já cerca de 443.157 visualizações e é de facto impressionante ver para onde caminhamos a nível de tecnologia. O vídeo tem disponível legendas em PT (Brasil).

Depois de verem o vídeo anterior, gostaríamos de saber a vossa opinião relativamente à seguinte questão:

Será que a transmissão de dados no futuro será através de lâmpadas?

Homepage: TED Talks

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    No futuro tudo é possível, quando lá chegarmos saberemos XD

    1. Avatar de Stênio
      Stênio

      Boa Observação.

  2. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Muito interessante!

  3. Avatar de Almada
    Almada

    para isso estude k bem precisam

  4. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Uma tecnologia que poderá complementar outras já existentes atualmente.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    No futuro existirão mulheres simples que não complicarão a vida de um tipo.

    1. Avatar de Artic
      Artic

      Não me parece que consigamos chegar a esse ponto.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pois também acho que não 🙁

        1. Avatar de Papimigas
          Papimigas

          Hehehehe, isso é pura ficção…

          1. Avatar de PapaRolas
            PapaRolas

            Ficção? Como funciona a fibra óptica? Decerto que um pouco de leitura fazia-te bem!

          2. Avatar de CF
            CF

            Ele estava a falar das mulheres…

    2. Avatar de Azrael
      Azrael

      Off Topic: Apoiado. 🙂
      On Topic: Talvez, quem sabe. A luz neste momento é a coisa que viaja mais rápido, por isso. No futuro ate poderá aparecer algo ainda mais rápido. 😉

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Uma coisa é a velocidade da luz, outra é a capacidade do meio de transmissão (a chamada largura de banda). Toda a radiação viaja à velocidade da luz.. porque é tudo luz.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Eu vou corrigir o que acabaste de dizer…
          Toda a luz existente (visível e não visível, pertence ao expecto electromagnético.
          Assim, por aqui poder-se-à imaginar a possível manipulação destas ondas radio-eléctricas.

    3. Avatar de Ana
      Ana

      No futuro poderás sempre arranjar um homem, já que não te sentes satisfeito com as mulheres. 🙂

      1. Avatar de JM
        JM

        Gostei dessa… mulher

      2. Avatar de Vítor M.

        Eii… essa deixou marcas… 😀 deve estar ainda gajo…

      3. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        Boa boa… xD

      4. Avatar de PapaRolas
  6. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Gostei. O senhor vai ter muitos obstáculos pela frente postos pelos grandes senhores dos espectros. Já se sabe como são estas guerras.

  7. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Certamente que é uma tecnologia que irá vingar no futuro, mas em conjunto com outras tecnologias, incluindo a comunicação por ondas rádio. Não me parece possível que toda a transmissão de dados seja feita apenas através do espectro visível, principalmente quando falamos de transmissão de longo alcance.

    Esta tecnologia será muito útil principalmente em hospitais, aviões e outros locais ou situações em que a transmissão por ondas rádio possa trazer inconvenientes!

    Bom artigo! 😉

  8. Avatar de Zé

    Era porreiro ter wifi onde quer que houvessem lampadas… 🙂

  9. Avatar de Gab
    Gab

    Esta tecnologia, já e antiga. O que são os comandos das nossas televisões ???? Não transmitem dados, numa luz que não e vizivel ao olho humano »»»

    1. Avatar de Filipedgb
      Filipedgb

      Infravermelho, se não me engano…Uma forma engraçada de verificar isso é por exemplo ligares a câmara do telemóvel e apontares para a lâmpada do comando…quando clicares nalguma tecla vais notar a luz através do telemóvel, isto porque a câmara do telemóvel detecta infravermelho. Claro que, se o vês no ecrã do telemóvel já não está a ser emitido infravermelho mas sim radiação visível, pelo que pode dizer-se que não estás a ver o que o comando está realmente a emitir, mas sim uma reprodução 😛

      Abraço

      1. Avatar de Filipedgb
        Filipedgb

        Clarificação: o comando emite sempre infravermelho, o telemóvel é que não (ou até deve emitir, mas não o vês naturalmente).

    2. Avatar de STP
      STP

      Não viste o vídeo todo pois não?

      E os comandos da tv é infravermelhos! Não é de espectro de luz visível.

    3. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Mas aqui a aplicação é feita através do espectro visível e com uma velocidade de transmissão de dados muito superior.

    4. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      O wi-fi também usa “luz não vizível ao olho humano”. Chamam-se ondas rádio.

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Corrente electromagnética.

  10. Avatar de carlos
    carlos

    a transmissão de som através de luz hoje em dia não é uma coisa difícil de fazer, por isso penso que a transmissão de dados também não será nada de outro mundo.

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Um comentário feito na hora. Não deixa de ser interessante, mas o que ele não disse (pelo menos tentou omitir) é que a tranmissão é que esta tecnologia é para a comunicação entre a lampada e o no nosso terminal. A questão é: como levar a informação até à lampada. Dirão que temos o powerline. Sim, mas é eficiente? Podemos usar em qualquer lado?
    Não é como ele disse não temos as lampadas já instaladas, porque necessitariam de adaptação.

    MAS

    Não deixa de ser um conceito interessante que será amadurecido com os anos. É uma tecnologia que poderá ser empregue em muitas coisas, como foi menciona. Será um óptimo complemente.

    Agora é preciso amadurecer os conceitos

  12. Avatar de Filipedgb
    Filipedgb

    Futuro? Já existe código morse há mais de cem anos… 😉

  13. Avatar de Charly

    Se pensarmos um pouco, se o futuro é usarmos lampadas led por exemplo em casa, imaginemos ter internet em toda a casa usando apenas todas as lampadas que existem nela 😀 …. um aparelho de transmição, onde não estraga o visual da casa, nao é necessario cabos nem nada do generos, apenas um PC … futuro e’ o futuro

  14. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Excelente artigo , esta tecnologia é de facto interessante e como já foi dito terá de ser combinada com as tecnologias de espectro já existentes , de qualquer das formas evitava-se de facto a sobrecarga actualmente existente , talvez desta forma os lobys não funcionem de forma redutora e esta tecnologia venha a conhecer a luz do dia .

    Muito bom artigo @Pedro Pinto

    Aceita os meus cumprimentos

    Serva

  15. Avatar de Miguel Amador
    Miguel Amador

    Levanta-me a questão. E onde não há luz? Hoje em dia, podemos estar na praia e estamos com acesso à internet, telemóvel. Podemos ter os telemóveis no bolso, e eles continuam a comunicar. Como poderá estar tecnologia ultrapassar isso? Em termos de conceito realmente o que eles fazem é alargar a largura de banda por modelação espacial. A transmissão de luz é tão banal, desde os controlos remotos, até às recentes linhas de fibra óptica. Mas se o senhor conseguiu patentear esta tecnologia, acredito que em breve estará rico, caso se consiga massificar a tecnologia, ainda que como complemento às actuais redes sem fios.

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Certo é que a tecnologia led apareceu e avançou a sua aplicação em muitas áreas. Em todas as casas já estava nos tele comandos, mas agora na tv de lds com uma imagem espectacular e começa a aparecer em força nas lâmpadas da simples iluminação, quer doméstica quer industrial com consumos muito inferiores aos actuais. E nestes tempos de poupança energética decerto vai se expandir rapidamente. Porque não também na transmissão de dados de som e imagem sem fios?
    Partilho a opinião geral. Era muito disponibilidade de net em todo o lado.

    Obrigado pelo artigo.

  17. Avatar de jp
    jp

    Ridículo!!!

    Basta colocar um objecto qualquer opaco que deixamos de ter sinal. Isto vamos ter que andar com o dispositivo móvel na cabeça como se fossem painéis solares!!!

    Pode ter futuro mas não é em aplicações tão universais como o orador diz!!!

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    No futuro?? Isso já faziam os nossos antepassados, que transmitiam informação com sinais de luz. E actualmente também em último recurso.

  19. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Esta tecnologia será uma solução para complementar outras, nada mais.

  20. Avatar de Roscas
    Roscas

    Boas…

    Não é nada de novo … quem já nao teve um telemovel com infravermelhos para comunicar com outros dispositivos??? Nao estou a ver como ás lampadas ja instaladas podem ser convertidas … bidireccional de dados nao me parece k foi tida em conta 🙂 Mas é um principio 🙂

  21. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    Acho simplesmente rídiculo,

    comparar uma tecnologia com alguns problemas (ondas-rádio) com outra com ainda mais problemas (luz)

    Talvez num futuro longínquo estes problemas sejam resolvidos e as ondas rádio substituidas por comunicações via luz.

    Para já esqueçam esta tecnologia.

  22. Avatar de Sagit
    Sagit

    Ficou uma coisa por explicar ou pelo menos que dificulta mais as coisas…
    ora como disse o “Roscas” precisamos de um fluxo de informação bidirecional, para isto teríamos de ter uma uma luz no telemóvel, ate aqui como foi dito no vídeo temos o atual flash, mas teria de existir um receptor em cada lâmpada… implica mais investimento do que a vulgar lâmpada led.(para já não falar na posição que teria de ser colocado o atual flash)
    E será que esta tecnologia funciona num solarengo dia de verão?

  23. Avatar de Francisco A.
    Francisco A.

    Depois vem as lâmpadas de 1Gb , 2Gb, 4Gb … 1Tb LOL

  24. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    Interessante o conceito, mas de pouco uso.
    É focada, uni-direcional, e pelo que percebi, a câmara para recepcionar as ínfimas variações da luz, não pode ser uma câmara qualquer, como as que temos a 50Hz, o que implica grandes custos de adaptação, não é só trocar as lâmpadas e colocar um adaptador modular.
    E como já foi indicado aqui, só funciona onde há lâmpadas.
    Ter o aparelho no bolso, desliga qualquer comunicação.
    Ter o aparelho ao contrário, desliga qualquer comunicação.
    Ter o dedo inadvertidamente sobre o receptor, desliga qualquer comunicação.
    etc…

  25. Avatar de Tiago
    Tiago

    E se a Apple patentear a luz?

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      LOL provavelmente ja tentaram 🙂

    2. Avatar de lindo
      lindo

      ahahahahaha gostei!

    3. Avatar de Vítor M.

      😀 nunca se sabe, las lâmpadas são patenteadas, existem N de patentes, olha esta lista 😉

      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Edison_patents

      Temos de saber o que vale “a patente” e desde quando vale esse conceito de propriedade intelectual.

  26. Avatar de kendimen

    Muito interessante! “Let there be light” 🙂

  27. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    O inconveniente de redes sem fios por luz em relação a por ondas radio deve ser o facto de o emissor e o transmissor terem que estar em constante visual, a menos que eles usem infravermelhos ou raios gama (falando de cor alguns penso que passam paredes sem grande problema)… pelo que fico um bocado duvidoso em relação aos possiveis problemas de saude que isso poderia trazer..
    Redes sem fios atravez de luz ja não é um tema assim tão novo… se olharmos para as telemoveis antigos que funcionavam por IRda, eu inclusive ja acedia a internet atravez dessa tecnologia com o meu antigo samsung c100…

    Deixo aqui a minha ideia 🙂

    Cumprimentos

  28. Avatar de Diogo
    Diogo

    Muito interessante, mas o facto de ter as luzes sempre ligadas nao fica nada barato, e penso que outro problema que ele tambem nao fala, ora se estiver-mos de costas para a luz teoricamente vamos interromper o fluxo de dados, ou com qualquer outra sombra, ou seja fica inutilizavel

  29. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto é bom para aplicações específicas, mas para uso global tem muitos problemas…

  30. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    – O vizinho esta a roubar net! Apaga as luzes!!!