Todos os seus cartões num único? Sim, é possível

22 Comentários

Cartões… cartões… e mais cartões!!! É no supermercado, no posto de abastecimento, na loja de desporto, na farmácia, na pizzaria, na escola, na empresa… são os cartões de identificação, de promoção ou de tostão. Raios, e se houvesse só um cartão para tudo?

Sim, isso já é possível, com o cartão electrónico Swyp.

imagem_swyp00


O Swyp não é um sistema único no mundo, contudo, esta empresa está a desenvolver um cartão de alta tecnologia que permite armazenar todos os seus cartões, sejam eles de crédito, promocionais ou outros, num único cartão.

imagem_swyp01

Este cartão é um dispositivo metálico com um ecrã embutido, onde serão apresentados todos os cartões que pretende utilizar, bastando para isso alternar entre cartões através dos botões presentes no canto inferior direito do Swyp.

imagem_swyp02

Para fazer Upload dos seus cartões, basta fazer uma digitalização aos mesmos, utilizando para isso um leitor específico que é conectado ao seu smartphone.

Em conjunto com este leitor, a empresa desenvolveu também uma aplicação de acompanhamento, onde lhe é permitido armazenar e gerir os seus cartões e até mesmo visualizar recibos sobre as transacções realizadas.

imagem_swyp05

 

Actualmente, o Swyp permitirá ao utilizador armazenar até um máximo de 25 cartões, quantidade esta superior aos seus concorrentes, pois a Coin só permite o armazenamento máximo de 8 e a Plastc um armazenamento máximo de 20 cartões.

Mas este cartão tem ainda mais vantagens. Ao nível da segurança, caso o seu smartphone esteja a uma distância superior a 6 metros em relação ao seu cartão electrónico, ele será desactivado automaticamente, de forma a manter as suas informações totalmente seguras.

Para além disso, o Swyp terá ainda uma bateria recarregável embutida, embora ainda não esteja claro se o seu carregamento poderá ser realizado sem fios.

imagem_swyp04

Actualmente, ainda faltam algumas funcionalidades interessantes a este cartão, funcionalidades que estão presentes nos seus concorrentes, como é o caso de suporte para NFC ou até mesmo da tecnologia chip-and-pin. Contudo, o preço praticado poderá compensar.

Os seus concorrentes directos actualmente estão a praticar preços entre os 100 e os 150 dólares, enquanto o Swyp está a ser vendido em pré-venda por 49 dólares.

Mas existe um senão, quando for lançado oficialmente, o que está previsto para o outono, este dispositivo terá um preço que rondará os 99 dólares.

Conseguirá o Swyp competir com a sua concorrência directa?

imagem_swyp03

Estes tipos de cartões únicos estão a ser comercializados apenas nos Estados Unidos da América, mas podem ser utilizados em qualquer país desde que o sistema de leitura permita ler bandas magnéticas.

Como sabemos o mercado nacional, em grande parte dos dispositivos, funciona de modo reactivo, o que nos poderá dizer que mais tarde ou mais cedo este cartão poderá entrar em circulação.

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tozé
    tozé

    Já tinha tido uma ideia parecida…
    mas nunca avancei :s

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Quem nunca pensou nisto?
      A diferença está em quem avança e quem se mantém na mesma…

      1. Avatar de Fernando Jorge
        Fernando Jorge

        huuummmm…
        Eu nunca me tinha lembrado disto!!! 😛

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Já são 2 ou 3 projectos do mesmo, todos falharam.
      Vamos esperar para ver. que dava jeito, dava…

  2. Avatar de zombie
    zombie

    Vitor M,

    Para a semana, vai haver um…”parto”! E acho, que a “maternidade” vai começar pungente! Dp, respondo ao email.
    Xi

  3. Avatar de Ruben
    Ruben

    Para mim vejo dificuldades:
    supermercado: código de barras
    escola: banda magnética
    banco: NFC(limitado) e chip

    Dificilmente vou algum dia ficar so com 1

    1. Avatar de JDuarte
      JDuarte

      Quanto a NFC/RFID é simples. A não ser que o sistema requeira algo mesmo muito específico, há tags/chips da Mirafe e outros que suportam várias aplicações separadas (pelo menos 16). Só era necessário tem a aplicação de pc ou smartphone e um terminal para escrever num espaço de memória livre do chip.
      Um bom exemplo disso é o cartão de cidadão, que tem espaços de aplicações vazios. Há poucos anos na minha universidade durante a exposição do trabalho de uma unidade de investigação ofereceram-se para colocar a autorização de acesso aos parques de estacionamento no cartão de cidadão.

    2. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Alem de que mts supermercados não tem leitores ópticos para telemóveis, ou seja o código de barras no ecran n é reconhecido….e la vai á vida esta ideia, espero no futuro que isso mude, eu tenho os meus cartões todos no smartphone mas n consigo usar em todos os locais.

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        My bad n vi o vídeo e percebi q o cartão era mesmo virtual =P afinal é físico. Já é um avanço gostei da ideia.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        exactamente, o cardmobili tem esse problema ao usar por exemplo o cartão do continente… como não lê o código no telemóvel vai dar ao mesmo :/

  4. Avatar de Pablo
    Pablo

    Ora bolas…eu tenho 25 cartões todos com descontos e promoções diferentes é gasóleo, continente, pingo doce, norauto, maxmat etc…etc…todos eles com super descontos.

    Mandei fazer carteira a medida para que a qualquer momento mostrar cartão direto.

    oh!vou ficar zangado se modarem o sistema.

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    é algo que muitos de nós já tínhamos pensado em alguma maneira de juntar tantos cartões.. Andar com a carteira no bolso e com tanto cartão, ela fica volumosa e por vezes é desconfortante ao andar ou sentar. É a primeira versão, mas com certeza que com o tempo este equipamento ficará cada vez mais complexo

  6. Avatar de Filipe Neves
    Filipe Neves

    É pena que o cardmobili nao tenho vingado no,mercado 🙁

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Vai dar para o torto, eles ainda usam polegadas xD

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    E quando ele fica preso na caixa multibanco ou posto de gasolina? Lá ficamos sem todos os nossos cartões!

    E quando o perdermos? Lá ficamos sem todos os nossos cartoes!

    E quando me gamam o cartao? Lá ficamos sem todos os nossos cartoes!

    Não acredite que funcione!!!

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Tu és deveras inteligente *slow clap*

    2. Avatar de AS

      Leu a notícia? A mim parece-me que não! 😀

    3. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Se calhar continuas a ter os cartões originais certo?
      Se queres ser “prevenido” compra dois destes, um para usar e outro de backup…

      Mais! Podes fazer um novo de forma instantânea a qualquer momento (os cartões podem ficar em cópia digital)!
      Podes dizer isso dos teus outros cartões “reais”? Eu por exemplo tenho de esperar para receber os meus do banco…

  9. Avatar de Anónimo

    Na realidade é uma boa enovação.no entanto deixou-me sempre muintas dúvidas quanto à segurança!.Será que o sistema por ser tão prático…não permitirá…ou seja,ao mudar automáticamento de uns para os outros não poderão ser CUPIADOS???.

  10. Avatar de João Silva
    João Silva

    Pelo que vi no vídeo, parece-me que este “multi-cartão” está concebido apenas para o mercado americano, onde a maioria dos cartões ainda não usa chip, mas apenas banda magnética. O sistema aproveita uma das vulnerabilidades dos cartões com banda magnética, a sua fácil clonagem, para armazenar cópias dos vários cartões. Na Europa, os nossos cartões bancários têm um chip, colocado precisamente para impedir a clonagem. A não ser que os bancos emissores dos cartões colaborassem no projeto, não vejo viabilidade neste produto para a Europa.

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Exatamente com o chip este projecto deixa de ser viável, mas para os restantes cartões de promoções e cupões já serve pois esses são geralmente de banda magnética, sempre é melhor andar com 2 cartões(este + banco) do que com 20
      Mas continuo achar q o futuro é no smartphone e acabar com a carteira por completo.

  11. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Acredito que isto é uma boa ideia. Mas para chegar a Portugal ainda vai ver forte oposição da CNPD e dos bancos… Porque será? :p