Thunderbolt 3: 40 Gbps agora com conectores USB tipo C

43 Comentários

Por estes dias realiza-se em Taiwan a Computex 2015, uma feira tecnológica que reúne os maiores fabricantes tecnológicos de todo o mundo como por exemplo a Microsoft, Intel, ASUS, NVIDIA e Kingston.

A Intel anunciou recentemente a nova versão da tecnologia Thunderbolt, que adoptou conectores USB tipo C, e que agora oferece velocidade de transferência que podem chegar aos 40 Gbps.

thunderbolt-3-680x363


A Intel anunciou a próxima geração da tecnologia Thunderbolt. Com o dobro da velocidade do Thunderbolt 2, a versão 3 desta tecnologia usa conectores USB Type-C  (presente no novo MacBook da Apple), iguais a outros cabos USB. Isto quer dizer que se tivermos uma dispositivo com uma interface USB tipo C, mas com suporte para Thunderbolt, então é possível garantir velocidades de transferência superiores. A única diferença entre os cabos Thunderbolt 3 e os cabos USB-C, em termos estéticos, será o ícone.

Com esta nova versão da tecnologia Thundebolt podemos, por exemplo, ligar simultaneamente dois ecrãs 4K ou então fornecer até 100 watts de energia para carregar um portátil. Com o Thunderbolt 3 podemos também criar uma rede peer-to-peer a 10 Gbps para transferência de dados.

Thunderbolt3

A Intel revelou que os primeiros equipamentos com esta tecnologia chegarão ao mercado já no final deste ano.

Via Intel

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Agora só falta a Apple apresentar computadores com isto, e por no mercado…

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      A Apple já tem, os últimos modelos saíram com este formato. Foram alias os primeiros a lançar com este formato.

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Têm USB-C, mas não têm Thunderbolt 3…

      2. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        o mac book tem usb-c mas não tem thunderbolt e muito menos thunderbolt 3, só a partir do skylake é que isso vai estar no mercado. de qq maneira, quem compra um mac book não precisa (nem dá uso) a uma ligação com um débito grande como o thunderbolt. o modelo é para gestores e pessoas que precisem de uma grande capacidade de mobilidade e bateria. o mac book pro, por exemplo, já deverá ter, visto que é virado para o mercado profissional. modelos diferentes para publicos-alvo diferentes.

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          O MacBook Pro já tem Thunderbolt 2 e irá receber o Thunderbolt 3 quando este estiver disponivel que è Mais para o fim do ano, aposto que via ser o 1° a ter, o MacBook 12″ possivelmente também irá receber na próxima actualização! Já estou a ver os próximos a serem mt mais finos que os actuais e a só terem destas portas.

          1. Avatar de luis verdasca
            luis verdasca

            sim, tem o 2. eu estava a referir-me ao thunderbolt 3.
            espero que os proximos mac book pro não sejam mais finos. nem isso tem qualquer sentido. há que garantir uma ventilação adequada. o actual mac book pro aquece bastante e uma nova versão, com um processador que aqueça menos, deverá ter a mesma espessura para voltar a ter temperaturas baixas. além disso, é preciso uma bateria que aguente um i7 com uma placa grafica dedicada.
            por mim, até podia ser mais espesso e com a ram encaixada em vez de soldada.

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            O próximo macbook pro vai ser mais fino, o quanto vai depender de o quanto a Apple vai conseguir encolher a logicboard para libertar área para a bateria e obviamente das questões térmicas. Os Mac(portáteis) desde que são feitos de alumínio sempre foram portáteis “quentes” muito por culpa do material de que são feitos que é um bom condutor de calor!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não faz muito sentido a Apple ir já atrás dum MacBook Pro mais fino quando acabou de lançar o MacBook e continua com o MacBook Air. O MacBook Pro vai necessitar de ventoínha e bateria bastante maior durante muitos anos, de modo que não há muito por onde reduzir a espessura

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Creio que a Apple terá interesse em uniformizar esta característica em todos os aparelhos desde que o processador suporte. Daí usar o Thunderbolt 2 mesmo no MacBook Air e no Mac mini…

      3. Avatar de Flame
        Flame

        Sabes ler?

  2. Avatar de Joao A
    Joao A

    o thunderbolt foi uma revolucao que nao pegou mas este type C sera no futuro mto util. Mais uma criacao da apple para revolucionar o mercado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eles agora foram inteligentes ao adoptar conectores USB tipo C 😉

      1. Avatar de Joao
        Joao

        ainda não são muito usados mas futuramente será o standard. Sem duvida uma excelente jogada no macbook 12 e quem sabe num ipad pro?

      2. Avatar de iNTEL
        iNTEL

        Viva

        Até parece que foi a Apple que desenvolveu o Thunderbold ou o conector USB Tipo-C e mais me rio se pensam que pelo facto de terem USB-C têm automáticamente Thunderbolt…. O thunderbold é da Intel (houve até alguns motherboards Intel que tinham portas Thunderbolt) assim como foi a Intel a grande fonte de desenvolvimento do USB Tipo-C

        Cumprimentos
        Jorge

        1. Avatar de Joao
          Joao

          a apple criou e inovou com o type c e o thunderbolt..se n podes ter apple azar

          1. Avatar de iNTEL
            iNTEL

            Caro João

            Se tivesses cuidado com o que dizes investigavas primeiro, antes de dizer asneira.
            http://en.wikipedia.org/wiki/Thunderbolt_(interface)
            flexible optical fiber cabling developed by Intel partners and at Intel’s Silicon Photonics lab. It was initially marketed under the name Light Peak,[5] and after 2011 as Silicon Photonics Link.[6] However, it was discovered that conventional copper wiring could furnish the desired 10 Gbit/s per channel at lower cost.

            E sobre o USB Type-C procura em http://www.usb.org/developers/usbtypec/ e vê se vês Apple em algum lado.

            Ai que chatice, tenho um iPad mini, 1 MAC mini, 2 pc’s, 2 tablet Android, 1 telefone Android e outro Windows phone 8.1.
            Não sei do que falo. Tu é que tens o azar de não ter a tech que eu tenho e conheço há longos anos…. só sou um eng cota que trabalha em tecnologia há mais de 30 anos

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Caro Intel

            Se lesses mais umas linhas terias lido:
            This copper-based version of the Light Peak concept was co-developed by Apple and Intel. Apple registered Thunderbolt as a trademark, but later transferred the mark to Intel, which held overriding intellectual-property rights.[7
            Quanto à usb-c

            http://9to5mac.com/2015/03/14/apple-invent-usb-type-c/

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Intel
            A Apple participou no desenvolvimento do Thunderbolt com a Intel, daí tb ter sido a primeira (e durante bastante tempo) a usar.
            Quanto ao conector USB-C, se procurares na documentação verificarás que a Apple foi das empresas que mais engenheiros teve envolvidos no desenvolvimento do conector, havendo mesmo quem diga que a Apple teve um papel fundamental no seu desenvolvimento.

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            A Apple foi um dos contribuidores do conector USB Type-C e do Thunderbolt. Não foi quem criou e inovou estas tecnologias.

      3. Avatar de Nunes
        Nunes

        Creio que foram mais do que inteligentes! Segundo consta a primeira versão era suposto ter usado um conector USB, mas o organismo responsável pelo USB não aprovou esse uso.
        Mas agora com a Intel e a Apple a terem um peso enorme no desenho do novo conector USB-C, certamente que se precaveram para que fosse possível usar no novo Thunderbolt podendo inclusive transportar sinal USB ao mesmo tempo!

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Sim a primeira versão do Thunderbold era para usar o conector USB, mas USB-IF não permitiu porque este era uma versão modificada do conector original. O Thunderbolt 3 não vai usar uma versão modificada do conector USB Type-C, porque este já foi preparado para tal.

          De notar que a Intel sempre teve grande peso no USB-IF.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            A Intel tinha perdido algum peso e talvez interesse na definição do rumo do USB, como se pode constatar pelo imenso tempo que demorou a implementar o USB 3 no seu chipset

    2. Avatar de EJ
      EJ

      O que é a criação da Apple?

      1. Avatar de DJ
        DJ

        Não alimentes o troll.
        Ele deve pensar que a Apple faz à mão todos os componentes e monta-os numa fábrica que respeita os direitos humanos.

      2. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        USB-C e Thunderbolt.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          A tecnologia é também da Intel,e se não me engano é agora propriedade da mesma, a Apple apenas tem a patente do nome.

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Sabes qual é a definição da palavra contribuidor? A Apple nem sequer foi a empresa que mais engenheiros contribuiu para o projecto, mas pronto, nem que tivesse lá apenas um engenheiro no meio de 1 milhão, era na mesma uma invenção da Apple.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Tendo em conta os rumores e o facto de ter desenvolvido o Lightning, eu diria que a contribuição pode ter sido bastante importante!

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Os rumores assentam todos, no numero de engenheiros que a Apple disponibilizou para o projecto do USB Type-C. Tal como disse a Apple, a Apple não foi a empresa que mais engenheiros contribuiu para o projecto. A Microsoft que é uma empresa maioritariamente de software contribuiu apenas dois menos engenheiros que a Apple. Para ter em perspectiva os engenheiros da Apple não chegam a 7% do numero total de engenheiros envolvidos no projecto.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            os rumores não é só pelo número de engenheiros!
            O John Gruber foi até que lançou o rumor com mais impacto baseando-se nos contactos que tem!

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            Sim, um rumor lançado que não tem nenhum tipo de fundamento em factos!

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            se é um rumor por definição não tens acesso a factos que o provem, apenas à credibilidade da fonte, que por sinal é bastante alta dado o seu historial!

    3. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      pegou mas, tal como no firewire, o mercado é o profissional e não o caseiro. fala com qualquer profissional do video, por exemplo. o firewire era o interface de eleição e o thunderbolt é o sucessor.
      o formato usb é bom para coisas de baixo débito e sem necessidade de controlador como ratos, teclados, webcams e discos flash (as “pen” usb) pequenos. no entanto, para equipamentos que precisam de um desempenho superior (e para quem não quer entupir o processador com transferências de dados) o firewire (e, agora, o thunderbolt) são as melhores opções, sendo que o eSata também é uma excelente opção.
      eu diria que, provavelmente, o proximo Mac Book Pro sairá com thunderbolt 3 e skylake. lá para novembro, talvez.

  3. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Lá porque a Apple foi a primeira a implementar não que dizer que foi a única a desenvolver. Alias o thunderbolt foi criado pela Intel com a ajuda da Apple, não é exclusivo Apple até porque já ha mainboards da asus a muito tempo com Thunderbolt bem como já ha boards da Asus com USB-C

  4. Avatar de Mikes
    Mikes

    Finalmente caminha-se para uma uniformização dos conectores! Boa

  5. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    Apple com um conector universal? O jobs deve estar a revirar-se na campa.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      talvez as mesmas que deu quando lançou o primeiro iMac em 1998, que usou USB para substituir as velhas portas que a Apple usava até então!

  6. Avatar de Vitor M. (Migalhas)
    Vitor M. (Migalhas)

    Os 3.1 ha os 3.1-A e 3.1-B sendo que o B é que dá os 10gbps não é?

    Se a 3.0 ja saiu a tanto tempo e ainda é raro ver pens 3.0 a venda, não quero imaginar a type C, so se criarem adaptadores type-c » USB em que liga-se o adaptador a pen (por ex) e depois a usb do pc

  7. Avatar de Miguel Luis
    Miguel Luis

    Porque não utilizar Thunderbolt como Standard? Até para pen-drivers, discos externos, adaptadores de vídeo e som, etc… além de suportar velocidades até 40 gbps? Gosto muito mais dos conectores do Thunderbolt, além de serem simples, são ultra pequenos e mais fáceis de utilizar que o USB…

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Por uma questão de custos! O thunderbolt é mais caro! Mas agora que o thunderbolt 3 inclui ubs 3.1 pode ser que isso se torne realidade!
      Na Apple isso vai ser uma realidade o thunderbolt 3 vai passar a ser o conector eleição para tudo exceto nos ios devices!

  8. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    Bom mesmo seria manter o padrão em todos os gadgets.

    Se vai mudar e para melhor que seja para o beneficio de todos.

  9. Avatar de Sangue e lágrimas
    Sangue e lágrimas

    No dia em que isto começar a aquecer é que vai-se ver bem quem são os apologistas deste ou daquele. Uns mandam para o ar a Apple outros vão pela Intel, e assim vai mais uma guerrinha.