Tecnologia Retina Display explicada

183 Comentários

A Apple lançou recentemente o novo iPad. Um equipamento que traz mais alguns avanços num segmento em franco crescimento. A Apple não só desenvolve nos equipamentos electrónicos como inventa tecnologia.

Este novo tablet da empresa de Cupertino apresenta um novo ecrã, com uma tecnologia já presente no iPhone 4 e no mais recente iPod Touch, chama-se Retina Display. Vamos conhecer um pouco melhor esta tecnologia.


Esta tecnologia foi apresentada por Steve Jobs, no lançamento do iPhone 4. Ele explicou que esta tecnologia coloca 4 vezes mais pixeis no mesmo espaço físico do ecrã, esse é o segredo, aumentar os número de píxeis no mesmo espaço disponível.

Para trocar esta tecnologia em números podemos referir que o iPhone 3 veio com um ecrã de 3.5 polegadas que disponibilizava uma resolução de 480 x 320 píxeis. Isso equivale a ter 163 píxeis por cada polegada (ppp). No iPhone 4 e no iPhone 4 S, a Apple apostou também num ecrã de 3,5 polegadas mas agora com uma resolução de 960 x 640 (326ppp), o dobro do seu antecessor.

Já para o Novo iPad, a Apple colocou uma resolução de 2048 x 1536 num ecrã de 9,7 polegadas, o que equivale a ter 264 ppp. Em comparação o iPad 2 tem uma resolução de 1024 por 768 píxeis a 132 píxeis por polegada (ppp).

Mas qual a importância deste factor?

Qualquer coisa que seja imprimido de forma digital (dpi) ou que seja mostrado num ecrã recorre aos pixeis, são minúsculos quadrados que quando agrupados em conjunto formam imagens e caracteres. A quantidade de pixeis existentes num área determinam a luminosidade de uma imagem mais a área e determinam a que distancia os pixeis podem ser visíveis a olhos nu.

A essência da tecnologia Retina é colocar o máximo possível de píxeis mas que essa densidade não seja vista a olho nu, dobrando a quantidade de  píxeis mas diminuindo consideravelmente o tamanho de cada píxel, tão pequenos que o olho humano não o detecte.

Para conseguir isso, a Apple primeiro estudou o olho humano para concluir que a retina do olho apenas consegue ver, a uma distância de 30.48 centímetros cerca de 300 píxeis por polegada e apenas a 57 arcseg por píxel.

Esta afirmação sobre a capacidade da retina humana foi contrariada por Raymond Soneira, presidente da DisplayMate Technologies, este acredita que a retina humana permite ver 477 pixeis por polegada. Esta discussão não é nova, já o autor da obra Bad Astronomy, Phil Plait, que colaborou com a NASA na criação da câmara do telescópio espacial Hubble, acredita que uma pessoa com uma visão 20/20 não consegue ver uma resolução de 300 píxeis por polegada, e só com pessoas com uma visão superior é que consegue vislumbrar um píxel isolado.

Assumindo que um iPhone ou iTouch será visto a uma distância de aproximadamente 12 polegadas, a Apple desenvolveu um ecrã de 960 x 640 píxeis, 326 píxeis por polegada, ligeiramente superior ao que o olho humano é capaz de detectar. Isto significa que o olho nu não deve nunca ver os píxeis, e só deve ver o texto suave e imagens.

Com isso e depois dos resultados conseguidos nestes primeiros iDevices, a Apple trouxe para o iPad a mesma tecnologia Retina. São mais 44% de saturação de cor, e uns fantásticos 3,1 milhões de píxeis. Tudo nas mesmas 9,7 polegadas. Tem quatro vezes o número de píxeis do iPad 2, e um milhão de vezes o de um televisor HD.

Mas conseguiremos tirar proveito desta resolução?

Obviamente que tudo irá depender do que colocaremos no iPad para ser mostrado no ecrã retina. Se estivermos a ver fotografias no Facebook que alguém as colocou com baixa qualidade, não será o ecrã que fará milagres. Se fizermos o upload para o iPad de um vídeo com resoluções baixas, não iremos tirar proveito dos 3,1 milhões de píxeis.

A verdade é que a tecnologia cria necessidades e as necessidades são preenchidas com soluções talhadas à medida. Assim não será de admirar que em breve esteja disponível software e serviços que tirem total proveito deste resolução. [via]

Este “trunfo” que a Apple lançou poderá não ser o motivo para que o utilizador prefira um iPad de terceira geração, pois muita gente ainda prefere ouvir música em equipamentos de baixa qualidade a ter algo de alta fidelidade, assim como noutros dispositivos e consumo de alta qualidade e o consumo genérico são uma oferta e é o utilizador que avalia o proveito versus o custo. No caso deste recurso, o ecrã Retina, também será o utilizador Apple a avaliar se vale o investimento.

Partilhar:
Tags:

Comentários

183

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ikari-pt
    Ikari-pt

    importante referir o fabricante e real developer desta tecnologia, Samsung…

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não é verdade, a Samsung é fabricante de parte da estrutura que compõe o ecrá, quem desenvolveu e patenteou o Retina foi a Apple.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Tudo muito bonito… pena que agora para desenhar apps para o ipad preciso de um monitor novo para não andar sempre a fazer scroll…. já para não falar no tamanho dos assestes que essa resolução vai ocupar na memoria ui ui…. Na minha é escusado e dava mais jeito um ecran que conseguisse ler melhor a chapa do sol…

      2. Avatar de omaciel
        omaciel

        Claro que foi a Samsung que fabricou o ecra. Isso de “parte da estrutura” e treta…

        1. Avatar de Vítor M.

          Tens de ler mais, pois não estás correcto… nem um pouco.

          http://en.wikipedia.org/wiki/IPad#Hardware

          Ora lê no final quem fabricou o display.

          1. Avatar de omaciel
            omaciel

            mas esses fabricantes sao do ipad 1 e nao do novo…

          2. Avatar de Vítor M.

            Lê bem, vê no final o texto 😉 procura a página do iPad de terceira geração e vê quem fabricou o mesmo.

          3. Avatar de Eu mesmo

            a LG é que desenvolveu a tecnologia por detrás do Retina Display, e tem um exclusivo de produção para a Apple…

            o que é que a Apple desenvolve? só software e provavelmente a maioria é em outsourcing para a India…

          4. Avatar de Vítor M.

            Mentira. A LG produziu uma tecnologia que foi “desenhada” pela Apple. A Apple tem patenteado o sistema e, como é obvio, precisa de um “fabricante”. Esta malta insiste em tirar mérito a quem o tem… mas só porque sim, é que apenas o fazem por pura teimosia, mais nada, nem dominam a informação e toca a “amandar” uns bitaires 😉

          5. Avatar de Eu mesmo

            desafio-te a encontrar as patentes entao

          6. Avatar de Eu mesmo

            lembro-te q a LG tem muitos anos de desenvolvimento de tecnologia na area, a Apple tem 0, pensas q basta pegar em 2 centenas de engenheiros e desenvolver em 2 anos tecnologia revolucionária num sector onde n se tem know how ou experiencia? estás a iludir-te

            q outros produtos anteriores ao retina display teria a apple desenvolvido antes entao?

          7. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            @ Eu mesmo
            A tecnologia por detrás do ecrã do iPhone 4 e 4S foi desenvolvida pela LG, mas a LG não é fabricante exclusivo – há mais companhias que fabricam esses ecrãs para a Apple

          8. Avatar de Vítor M.

            @Eu mesmo

            A Apple é detentora da tecnologia que é chamada de Retina, esta tecnologia é “fabricada” por quem a Apple entender. Lembro que já esteve ao cargo da LG, no iPhone 4 e neste iPad de terceira geração foi a Samsung que produziu para a Apple.

            Claro que nenhuma produz sozinha toda a componente “retina”, existem marcas que produzem partes dos componentes, como é o caso da Sharp.

            Além disso, a Apple, como deixei nos links em cima, socorre-se a vários fornecedores de hardware.

            Portanto, é incorrecto dizer que quem “produziu” a tecnologia Retina Display foi a Samsung… ou a LG.

      3. Avatar de wiiware
        wiiware

        a Apple só inventa patentear o que coisas que já existem há anos ? Essa tecnologia já é usada pela philips nas TVs desde 2005 mas com outro nome PixeilPlus , e a Samsung já usa essa tecnológica nos ecrãs superAmoled e nas TVs LED há alguns anos …
        A Apple gosta de Enganar e patetear o que já existe Enfim nunca pior….

        1. Avatar de Vítor M.

          Olha… cá está outro que se lembrou de mandar umas bojardas. Fica “ca tua”…. 😉

          1. Avatar de Rui Palmeira
            Rui Palmeira

            apple fanboy detected -.-

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Na realidade a Sharp contribui muito mais para o desenvolvimento do ecrã do que a Samsung!
      http://www.displaymate.com/iPad_ShootOut_1.htm
      Diria, no entanto, que o ecrã foi desenvolvido por coordenação da Apple com base em certas tecnologias – basta pensar que dificilmente se irá ver este tipo de ecrãs noutros produtos no futuro próximo, e que há várias companhias a fabricar o ecrã, a Samsung é só uma delas!

      1. Avatar de Rufo
        Rufo

        Levar a tecnologia que existe ao extremo e uma coisa. Inventar e outra!

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Tens uma noção de invenção muito estranha!
          Os LCD existem há décadas, vais me dizer que desde então não se inventou nada no ramo dos LCDs?

  2. Avatar de cmd

    O novo iPad é simplesmente fantástico, tou a pensar seriamente em comprar um.
    Uso o meu MBP mais de metade do dia, acham que um iPad daria jeito?

    1. Avatar de Vítor M.

      Vais ficar ‘agarrado’ ao iPad… vale cada euro que pagares por ele. 😉

      1. Avatar de cmd

        Thanks.
        E achas que mesmo tendo o Mac o iPad vale a pena?

        1. Avatar de manito
          manito

          Tenho um MBP e agora o novo Ipad, e acho que vale a pena, tanto que pondero seriamente vender o MBP e usar em exclusivo o Ipad. Penso que dentro pouco tempo cada vez mais irá aparecer as versoes de software profissional para o Ipad.

        2. Avatar de André Pato
          André Pato

          Tenho um MPB, comprei o novo iPad na sexta : 100% contente !
          Valeu muito a pena, ja so uso o computador para trabalhos para a escola ou para WebDev. Toda a familia usa aqui em casa. 5 estrelas !

          Retina display é qualquer coisa !

          1. Avatar de Daniel©
            Daniel©

            tambem tenho um mac e um ipad dos novos e super satisfeito para ler livros é algo de espetacular 🙂

        3. Avatar de Rui
          Rui

          @cmd,SIM vale a pena ter os 2 🙂
          Eu tenho os 2 e não me arrependo. Se podia poupar uns trocos, SIM, mas não era a mesma coisa 😀

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Continuou a achar que uma tablet devia ter o tamanho de uma folha A4 apenas faço tensões de comprar se alguma vez sair com este tamanho.
            Passam-me muitas pelas mãos e continua a não me atrair acho pequeno demais, por enquanto vou-me mantendo com o meu portatil.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @Mario, com formato A4 tens um ecrã de 14. Não é um bocado grande demais? O conceito de tablet é para ser leve e pequeno, tanto que no maximo (que eu saiba) tens ecrãs de 10.1

            São opiniões… para mim o formato de 9 a 10 é excelente, mas inicialmente achava que 7 era o ideal.

  3. Avatar de João "ZyLoR" Santos
    João “ZyLoR” Santos

    Brace yourselfs Apple fans are coming!

    1. Avatar de Tauuuu
      Tauuuu

      “Brace yourselves”… Apple haters que não sabem escrever inglês are comming!

  4. Avatar de Rena
    Rena

    E tiro o meu chapéu à equipa de marketing da apple.
    Brincam com o cérebro de muita gente. 🙂

    1. Avatar de manito
      manito

      Nem precisam de se esforçar muito, basta os utilizadores experimentarem todas as ofertas no mercado e decidirem pela melhor experiençia.

      1. Avatar de Vítor M.

        De facto a Apple elevou o iPad de terceira geração a um patamar onde a concorrência terá alguma dificuldade em alcançar. Principalmente ao nível da resolução do ecrã. A ver vamos como responde o tal mercado concorrente…

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Já o disse num outro post, mas quando peguei no prime depois do novo ipad, parecia tudo tão basso. Era como quando antigamente saltavamos de monitor a cores para um monocromático.

          Mas também já disse não fiquei WoW, mas depois quando olhava para a concorrencia, perguntava-me porque não era tudo assim

          Quando saltamos para os ecrans a cores também havia quem se questionava para que queriamos um ecran a cores

          Mas vai haver sempre aquelas pessoas, que o que lhes importa são specs. E poder estar sempre a fazer tunning sobre o sistema operativo, quando este quase que deveria ser secundário. São gostos

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            @Hugo, eu estava a querer dizer isso mesmo. Quem me desiludiu em termos de display foi o Prime.

        2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
          Arcadiy Kulchinskiy

          lol Vitor, a sério? Por amor de Deus, já viste o novo ASUS Transformer Prime?

          Se não viste, então aconselho ver. iPad enfia uma merda de ecrã com ultra resolução, mas de resto continua uma porcaria como era.

          Sinceramente.

          1. Avatar de Vítor M.

            Se já vi?

            Deixa chamar aqui o Hugo Cura que ele já te traz isso para veres… estás a brincar verdade?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Oi?

            @Sergio, o ecrã do Prime foi uma desilusão para mim. As cores estão esbatidas, com saturação ridícula… até o meu Galaxy Tab P1000 reproduz cores mais vivas.
            Foi o que mais me desiludiu no Transformer Prime.

            Depois, a nível gráfico, o Tegra 3 consegue reproduzir efeitos que o A5X não consegue, é um facto, mas no geral falta mais trabalho (essencialmente de desenvolvimento de software/jogos) para que seja tirado o partido máximo do Tegra 3 (poucos jogos o fazem). Alguns efeitos desses efeitos podem ser vistos/comparados no Riptide GP e Shadowgun.
            Quanto a isso, o A5X aparenta conseguir mais rapidamente conteúdos apropriados e que tirem o seu máximo partido.

            @Arcadiy Kulchinskiy, ainda há alguns dias peguei no Prime (que ainda aqui tenho, análise para breve) e levei-o para mostrar à malta aqui do Pplware, o Vítor incluído. Pego nele, abro o Glowball para mostrar à malta… puff, *force close*. Deixou-me logo ficar mal. Abri o GTAIII, fechou sem qualquer mensagem. LOL…
            Não era que o quisesse gabar, mas ali perdeu logo algum mérito. Reiniciei e tudo funcionou novamente.

            Periféricos funcionam que é “um mimo” e a fluidez do ICS é muito boa.

            Em termos de qualidade de construção é muito bom (embora falhe um ou outro pormenor) e o conceito “transformer” pode ser bastante útil, dependendo do tipo de trabalho pretendido.

            No iPad… bem, o que menos gosto é o iOS, a falta de flash LED e o som mono. Embora seja o SO onde costumam surgir as melhores aplicações (ou em primeiro lugar), o que é excelente, tem nele todo características que me demovem. Se posso fazer as coisas como gosto, porquê fazer como “alguém acha que vou gostar”? Esta é a minha filosofia.

          3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            @Hugo Cura – Obrigado e parabéns pelo comentário. Muito completo e bom. Talvez estou a fazer conclusões precipitadas, apenas toda a vez que usei produtos da Apple, senti-me “preso” que nem um macaco numa cela. E vi, todos os mitos da Apple a caírem perante os meus olhos (tipo o facto de não bloquear, dar erros, ser rápido, etc…). Entretanto comecei, pela experiência própria, com uma filosofia bastante céptica. Mas tenho que dar mais uns toques na iPad 3 para ver se não serei tão rude quanto à marca.

            @Vitor M. – “Sempre a mesma treta, falam falam falam falam mas nunca tocaram nos equipamentos que dizem mal… nem mesmo nos que dizem bem!!!” – pá, tu és vidente mesmo. A verdade é que eu também, só por acaso, sou uma pessoa que interessa-se e pesquisa sobre novas tecnologias. Sobretudo estudo e faço tese sobre isso. (não directamente sobre hardware, mas sobre um serviço on cloud), portanto não comeces com: “más pesquisas/não sabes nada”, pois não és único aqui inteligente. Apresenta argumentos, como fez Hugo Cura a ver se iluminas a minha mente. Se não andamos aqui às voltas do género “Eu sei mais – eu tenho razão.”. Vá lá!

            Já toquei em ambos e achei o que achei. Achei que Apple engana bem utilizadores impondo preços pelo produto que oferece. Apesar de ser o OS onde sai, como Hugo falou, as melhores aplicações, sai porque aí está, muito marketing e muita adesão. É como se fosse um ciclo vicioso. Mete tanto prestígio na samsung, por exemplo, e logo vês se não é “android?” que terá as melhores aplicações.

          4. Avatar de Vítor M.

            Mas queres mais argumentos? Além do artigo, deste e de tantos outros, além do que te disse nos comentários, o Hugo deixou-te desarmado e tu vieste com o argumento que não te expliquei o que queria dizer? Ó tenta novamente 😉

            E mais, sabes que leio há muito tempo a tua evolução neste tipo de argumentação… quem diz isto “Achei que Apple engana bem utilizadores impondo preços pelo produto que oferece.”… desculpa mas nitidamente tem ainda muito a palmilhar.

          5. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            LOOOOOL

            Ai lês há muito tempo? xD parabéns. Afinal estou no Big Brother e tenho fãs, ou então a verdade pica-te muito.

            “(…)e tenho, desde sempre, o iPad, este último desde há uns dias… se achas que sabes mais do que eu… parabéns” – Mas sim, evidentemente estou a lidar com um Apple Priest (para não dizer fã), e toda a minha argumentação é invalida.

            A cena é, enquanto que Hugo Cura deu alguns factos, tu disseste, basicamente o seguinte: “Apple é melhor porque é melhor, porque é evidentemente melhor porque o resto é uma bosta comparado com Apple porque eu assim falei!”

            Um bocado mau para o dono de um blog tão bom e tão visitado. Acho que devias lembrar da imparcialidade dos que fornecem informação, se não isto aqui torna-se pouco fiável. 😉

          6. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Desculpa!? Merda de ecrã? Os especialistas consideram ser um dos melhores ecrãs no mercado, e não se referem ao mercado de tablets, mas ao mercado em geral de monitores.
            O ecrã está optimamente calibrado, sem a sobressaturação da qual muitas companhias têm abusado para espantar os clientes – Samsung. E o detalhe de imagem é fantástico.

          7. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            @Eduardo – não disse “mer… de ecrã” do género que ecrã é uma merda. 🙂 Disse “mer… de ecrã” do género meteram APENAS um ecrã bom e *boum*, tem-se uma maquina do futuro.

            A ideia que quero transmitir é que independentemente o que a Apple mete no seu aparelho, pessoas interpretam como um pico de evolução tecnológica, enquanto que não é. Enquanto saiu iPad 3, existiam muitos aparelhos com características melhores(ñ falo do ecrã). Mas mal a Apple mete uma coisinha, que toda a gente dá-lhe um valor como se fosse uma coisa completamente do outro mundo.

            É como falei para Vitor, amanha a Apple mete uma porta USB no seu próximo iPad e toda gente vai falar que é uma grande inovação do tipo “Apple está a ser friendly e a adaptar-se para outras interfaces!”, sem se lembrar que isto já existia há muito tempo. Porquê raio que se a Apple tem uma política contra cabos, usa um cabo específico só para Apple e não um cabo universal (usb, hdmi)? Afinal um computador (e iPad é no fundo um computador) tem que se versátil, não é? A Apple está completamente conservadora em termos disso e eu acho isto errado. Afinal todos os aparelhos têm uma norma para ser mais fácil comunicar entre si, e a Apple teima contra isso, é tipo um “hipster”.

            Sim, não há nenhum aparelho com 2k de resolução, mas há outras inovações que existem de outras marcas que não têm tanta atenção e que são completamente desvalorizadas. Estás a ver onde quero chegar?

            Apple tem é um marketing brutal (admiro bastante), mas muitas pessoas não percebem isso e só vêm a Apple a frente.

            Abraços! 🙂

          8. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            @Gerson – isso lá é verdade.

          9. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            @Gerson – lá isso é verdade. Mas também é lógico. Mesma coisa como Windows e Linux. Mac ou iOS sabem perfeitamente para que hardware vão, por isso que são afinados até a perfeição. Windows e Linux não fazem a mínima para que hardware vão e é isso que eu admiro no Windows e Linux, conseguem adaptar-se à qualquer máquina. (Claro que com problemas mas isso é lógico).

            Eu ainda estou a espera que Microsoft e Canonical faça a sua linha de hardware (computadores) e deixem ser exclusivamente empresa de Software.

            🙂

        3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
          Arcadiy Kulchinskiy

          Claro que estou a falar a sério.

          Com o poder de argumentar e poder de marketing que a Apple tem, amanha eles enfiam um USB no seu tablet e pessoal vai começar a achar completamente inovador, futurista e genial.

          Lembras-te do artigo que vocês meteram aqui sobre TV que suporta resolução 4K? Minha pergunta é, qual é a inovação? Só porque é primeiro a meter uma ultra resolução?

          Quando a LG fez telemóveis com visor 3D incorporado, ninguém falou nada. Mas acredito que se fosse a Apple a fazê-lo, iam agora a rezar para isso.

          Eu só me lembrei do Asus porque só poracaso é mais barato, tem specs muito melhores em todos os aspectos (ok tirando a resolução de ecrã), a bateria dura 12h (extendível até 18h) e vem com Android acima de tudo.

          A Apple criou uma quase seita à própria empresa (e parabéns à Apple por isso) que consegue fazer com que o pessoal veja a Apple no patamar de tecnologia e inovação. Eu não percebo como é que vocês não vêem isso.

          1. Avatar de Vítor M.

            Sempre a mesma treta, falam falam falam falam mas nunca tocaram nos equipamentos que dizem mal… nem mesmo nos que dizem bem!!!

            Ok… eu, como referiu o Hugo, conheço o que referes, já li bastante sobre o mesmo em vários “analistas” e tenho, desde sempre, o iPad, este último desde há uns dias… se achas que sabes mais do que eu… parabéns 😉 não tenho tempo a perder, está a fugir ao assunto… já vais nas TV’s e nós começamos nos tablets.

            Não vale a pena, eu nunca disse que a Apple criou a roda, eu apenas disse e repito, que a Apple colocou a roda num veículo e servi-o ao utilizador… que por acaso precisava de algo com rodas… só isso.

            Podes argumentar com a porta USB (que vai desaparecer), podes argumentar com o fim das drives ópticas (que a Apple foi a primeira a banir), podes argumentar com o fim das drives de disquetes (que a Apple foi a primeira a banir)… tudo para justificar a falta de dinamismo das outras marcas, mas contra factos não há argumentos.

            A Apple desde há uns anos para cá tem suportado as suas políticas na realidade dos mercados e não na realidade dos stocks. Lembro-me do presidente da Intel há uns anos dizer: deveria sair a cada 8 meses um novo sistema operativo, para absorver a tecnologia que anda sempre à frente…. poucas marcas são assim capazes de evoluir, de apresentar desafios ao mercado com passos largos, que obrigam o futuro a ser considerado no presente.

            Porque convergiu o mercado dos smartphones ao que a Apple projectou com o iPhone? Porque é que actualmente 3 em cada 5 portáteis vendidos são Macbooks? Porque serve o iPad de guia ao mercado tecnológico?

            Enfim, há muito que poderíamos expor como realidade… que poucos estão dispostos a ver… tudo por questões de stocks…

          2. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Não confundas as coisas!
            O interessante do ecrã é a densidade de pixéis – que é uma medida de resolução para muitas áreas – e não o número de pixéis.
            Podes ter um televisor de 4k, mas a sua densidade deve ser idêntica ao do iPad antigo – os televisores são para ser vistos à distância.
            Quanto aos ecrãs 3D devem ser um dos maiores embustes tecnológicos dos últimos tempos. A tecnologia está simplesmente ainda muito longe de agradar, e tem vários problemas – são ecrãs que cansam a vista.

          3. Avatar de Gerson
            Gerson

            Mas a questão é, para que ter tanto horsepower se o SO não tira partido dele. E a apple é inteligente nessa parte, pois faz os upgrades minimos a nivel de hardware(de maneira a que o SO possa tirar partido dele). E esse sempre foi o ponto fraco do andrioid e por isso as melhores apps estão no IOS (e outra coisa a apple preocupa-se até com o design das aplicações, se forem ver o twiter para ios e android o para ios tem uma interface muito mas userfriendly. Sem falar k o controle de apps no android é uma vergonha. Enfim….Dá mesma maneira k dizem que a apple faz lavagem a cabeça do pessoal, o mesmo digo da google que põe um motor de ferrari num fiat, e o pessoal fica todo maluco porque tem um motor de ferrari debaixo do capo. Por isso é que até numa simples exportação de video em HD o iphone 4s(800mHZ cpu) dá porrada ao galaxy nexus (1.2 GHZ cpu). Não é so hardware que conta é preciso que SO esteja optimizado

        4. Avatar de RCS
          RCS

          Até parece que FullHD num ecrã de 9.7 não chega..

          1. Avatar de Vítor M.

            Repara que eu termino o meu artigo com essa mesma questão, apenas com palavras diferentes… tudo chega e tudo falta dependendo dos fins… verdade?

          2. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Pega num e noutro e depois vem cá dizer se chega ou não!
            As diferenças saltam à vista.
            As pessoas não usam os tablets só para ver filmes, muito pelo contrário, passam muito do tempo a ler, e um ecrã destes faz diferença no texto.
            O Full HD foi pensado para televisores que se vêem a metros de distância, não dando para entender que isso sirva de medida para o problema nestes ecrãs – definição/resolução/densidade!

          3. Avatar de Vítor M.

            Eduardo… sem dúvida.

  5. Avatar de xivi
    xivi

    Brace yourselfs, os aziados do costume are coming!

    1. Avatar de Vítor M.

      Outra vez?

      Lê bem o texto se não tem a fonte.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Sim tem um “[via]” no penúltimo paragrafo, eu tinha reparado.

        Ainda assim, tratando-se de um artigo traduzido e em que a fonte não é apenas uma referência, esta merece os devidos créditos.

        Quanto ao “outra vez” não percebi. Fiz um find na página e acho que não informei repetidamente.

        Cumps

        1. Avatar de Vítor M.

          Outras vez, quis dizer “meter outra vez”. Quanto ao estar no penultimo parágrafo… bom é ali que deve estar, a partir daquele ponto, não é mais do artigo original, é a minha opinião pessoal.

  6. Avatar de NoBodyCares
    NoBodyCares

    iTouch????

    Não será iPod Touch????

    1. Avatar de Vítor M.

      Na gíria, abrevias e chamas-lhe… iTouch 😉

  7. Avatar de Rui
    Rui

    É o ecrã deste iPad que gostava de ter…
    Tenho o iPad 2, mas se me sair o euromilhoes compro um destes 😀

  8. Avatar de Tiago S
    Tiago S

    Só uma correção…não é imprimido mas sim impresso..penso eu..

      1. Avatar de Telmo Sousa
        Telmo Sousa

        Também podem consultar aqui se ajudar:
        http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=294

        1. Avatar de Vítor M.

          Portanto, o papel foi impresso, mas foi imprimido de forma digital, verdade?

          1. Avatar de umjoao
            umjoao

            Errado!
            Para ser mais correcto as duas formas são uzadas em contextos diferentes. Ex: o documento foi impresso e ele imprimiu uma força na bola.
            É uma excepção nos participios duplos.

      2. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        o correcto é impresso, na forma como foi escrita a frase! é a forma usada com os verbos ser e estar

        1. Avatar de Vítor M.

          Pode ser que sim… ou que não, como está escrito e tendo em conta alguns “especialistas”… poderá estar correcto como escrevi.

  9. Avatar de Bónus Betclic

    O que eu adorava era um ecrã destes no meu iMac! Isso é que era. 🙂
    Já não deve faltar muito…

  10. Avatar de Tony_tha_Mastha

    A minha camara Nikon p300 tem um ecrã de 3″ com 450 ppi 😛
    A diferença é que a Nikon não manda foguetes a dizer que tem retina display e coisa que o valha.

    1. Avatar de The Man
      The Man

      lol meu deus que tamanha barbaridade… o que é isto….

      1. Avatar de Tony_tha_Mastha

        Barbaridade? Vai lá perguntar ao google quão bárbaro é o que escrevi.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      LOL, ecrã fabuloso! a minha P100 tem metade 🙁
      A Nikon não manda foguetes a falar do retina display mas manda foguetes sobre outras coisas. Como em tudo na vida, cada um puxa a brasa à sua sardinha 😉

      PS: excelente máquina a P300!

  11. Avatar de haha
    haha

    Muito legal, pena que a Apple esqueceu que maior resolucao significa apps ou conteudo arquivado mais pesado e ela acabou nao aumentando essa capacidade no New Ipad…podia ter aumentado…é a Apple, melhora uma coisa de cada vez.
    Provavelmente o melhor é esperar a concorrência fazendo algo melhor.

    1. Avatar de aver
      aver

      Espera sentado, cara. Vai demorar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora bem, tenho aqui o meu… ou foi sorte ou não vejo qualquer problema. Quem o tiver que se acuse sff….

      Ainda não vi nenhum iDevice que não tivesse, por parte da imprensa, um problema nalguma coisa, se não é da antena, é do ecrã, e vice versa 😉

      1. Avatar de Rick
        Rick

        Não querendo aqui criar nenhuma flame war ou parecido…
        Eu vou responder à guerra que está lá em cima de uma forma simples, pessoal e relacionada com este comment.

        Corrijam me se estou enganado…

        Porque que o steve jobs, quando o antennagate foi descoberto, em vez de resolver o problema, tentou com algumas técnicas de marketing baratas, demonstrar que terminais de outras marcas sofriam de problemas similares?

        Só demonstra o tipo de empresa em que trabalha.
        Podia simplesmente ter solucionado o problema, mas não era suficiente, pelos vistos…

        Eu não tenho nada contra ninguém. Acho bom que desenvolvam sempre novas e melhores tecnologias.
        No entanto, sendo eu um utilizador de um transformer, digo neste momento que não o trocava por um ipad.
        Simplesmente porque acho que este me enche mais as medidas.

        Tenho vários amigos com ipads, e super contentes com eles. Todavia não entro em comparações, simplesmente ajudo-os no que posso.

        Detesto essas guerras de comparação que só me lembram politica e futebol…

        Cada sistema tem os seus ideais e pronto… Cada um usa aquele que se adapta a si.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ui… tens de ir ler os nosso muitos posts técnicos sobre a questão da antena, verás que ele não usou nenhum esquemas, apenas usou técnicas normais e que outras marcas também usam e repara… eu tenho um iPhone 4 e nunca, em condição alguma, sofri desse tal antennagate…. foi uma flame que criaram para prejudicar a marca.

          Cada um usa o que quer/pode, eu sempre disse isso 😉

          1. Avatar de Rick
            Rick

            Por acaso ja tive oportunidade de ver um com o problema. Ou seja, ele existia, agora se em toda a produção ou não, já é outra história….
            Mas vou ser imparcial. Também ja tive a oportunidade de ver um sensation com o mesmo problema…

            São coisas que acontecem, independente da marca/modelo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Todos os telefones sofrem de atenuação, uns mais que outros, verdade, mas o iPhone tem uma antena que supera grande parte dos equipamentos concorrentes, mesmo com atenuação superior aos demais, ainda assim consegue valores tão bons ou melhores que os outros. Por isso o caso foi por água abaixo, com o passar do tempo e o esquecimento da imprensa sensacionalista.

    2. Avatar de João Ramiro

      Estão a “tentar” criar um escândalo como o do Antennagate

    3. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      O ecrã já foi testado por especialistas e a resposta é clara, é um dos ecrãs mais bem calibrados no mercado!
      http://www.displaymate.com/iPad_ShootOut_1.htm
      Por isso, esse artigo baseia-se na percepção de algumas pessoas que preferem as imagens que outro tipo de tonalidade.
      Por exemplo, muita gente diz que os ecrãs dos produtos da Samsung dão óptimas cores, mas em quase todos os casos dão imagens sobressaturadas que pouco têm a ver com a realidade. O que é que é melhor?

  12. Avatar de Rafael

    Eu sou daqueles que acha que um smartphone faz o mesmo que um table, só posso é ter o smartphone no bolso em vez de ter que andar com uma mala atrás por causa de um aparelho que nem é smartphone, nem portatil.

    Ainda dizem que há crise, gente que quere mudar do Ipad2 para o novo iPad por causa de um novo ecra e novo processador.
    è que nem o 4G da apple dá em portugal

  13. Avatar de PFMBX
    PFMBX

    Sim, um novo display é uma grande adição ao ipad…
    Pena não se dignarem sequer a ter suporte de flash no browser!

    1. Avatar de João Ramiro

      Digo te uma coisa, a ti e a todos os que criticam essa “falha”, faz jailbreak, no cydia instala um tweak chamado “frash” e depois conta-nos como foi essa experiência. façam isso e tirem as teimas

      1. Avatar de JardadoDemonio

        Uma questão:
        Eu compro um Ipad ou um Iphone.
        Para ter o telemovel “como deve ser” sou obrigado a fazer jailbreak?
        N sei fazer jailbreak, posso ir a uma AppleStore e eles ensinam me?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Boas,
          Depende do dinheiro que tiveres e daquilo que quiseres gastar. O objectivo de cada um é diferente.
          Não és obrigado a fazer o jailbreak para teres um telemovel como deve ser. Na app store tens 500 mil apps e dessas, imensas são gratis. Tenho cerca de 300 apps e só comprei um jogo, o FIFA 2012 por 0,79€.
          Para fazer o jailbreak, não é numa applestore, tens de o fazer no teu PC ou um amigo que o saiba, mas a tarefa é facil.
          Saudações

        2. Avatar de João Ramiro

          Esse talvez seja o ultimo sitio onde te ensinem a fazer um jailbreak, existem milhentos tutoriais na internet 🙂

          a definição “como deve ser” varia de pessoa para pessoa, para muitos nem sequer é preciso fazer jailbreak para ter um iPad ou iPhone “como deve ser” 🙂

      2. Avatar de The Man
        The Man

        Browser Puffin do market sem ter jailbreak tem fullflash 🙂

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Não te preocupes, daqui a nada todos vão ter o mesmo problema!

    3. Avatar de sheldon
      sheldon

      O fato de não ter suporte ao flash, já foi explicado várias vezes. Inclusive a Adobe não irá continuar com o desenvolvimento do Flash para tablets e smartfones. A tendência agora é a utilização do html5, como vem fazendo o google com o youtube.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Eu queria um Tablet e não vou comprar Ipads por causa do Flash, mesmo que pudesse utilizar os tais jailbreaks que já li funcionam bem nuns sites e mal noutros. Não é confiável.

        A mim não me interessa se a tendência é o html5, pois eu não vivo no futuro mas no presente e no presente utilizo/visito uma esmagadora maioria de sites com flash(aliás, nem fazia ideia de quanto ele estava presente em quase tudo que visito), logo o Ipad não é solução.

        Se me dissessem que o flash quase não se utiliza, ainda fazia sentido isso, agora existe flash em tudo e mais alguma coisa, ainda vai ser preciso muito tempo, até desaparecer e aí sim pensar num Ipad.

        Quem utiliza o Ipad não o faz para navegar pela net? Até parece…já que alguns não sentem a falta do flash…

        1. Avatar de Tiago Dias

          Joao,

          Não indo contra o que disseste, aconselho-te a experimentar mesmo navegar num iPad.

          Eu também tinha algum receio que isso acontecesse.. sentir frequentemente a falta do Flash.. mas isso não acontece!

          Mas claro, há sites em que sim, há a falta do flash..e o teu tipo de utilização pode sentir mais essa falta, mas de qualquer forma, antes de pores a ideia de parte e dizeres que é impossível navegar no iPad por não ter flash, aconselho-te a experimentares mesmo 😉

  14. Avatar de jpmferreira
    jpmferreira

    De facto o novo display é impressionante pois tanto pixel em 9,7 polegadas é obra! Uma coisa é certa os meninos da apple sabem fazer objectos “must have”.
    Mas… …aumentaram o peso, a temperatura de funcionamento.
    Eu gostaria de ter ouvido dizer… conseguimos isto tudo e ainda reduzimos o peso, creio que a meta que deveriam apontar era as 500gr. mas enfim talvez daqui a 1 ou 2 versões quem sabe.

  15. Avatar de Simão
    Simão

    Uau que maravilha o novo iPad chegou com “novas velhas” tecnologias (da APPLE claro), vamos lá ver uma coisa, tem um ecrã melhorado tudo bem,então e o resto? não interessa?
    Vejam só estas desvantagens: http://www.gsmarena.com/apple_ipad_3-review-739.php
    Mas numa coisa ele é bom, no inverno dá um bom aquecedor vejam só: http://www.gsmarena.com/apple_ipad_3-review-739.php (tambem lá têm as vantagens)
    Depois disto tudo ainda vale a pena comprar só por causa de um ecrã novo? Atenção não quero de forma alguma inferiorizar este novo iPad acho apenas que se trata de mais um qualquer no mercado e não do melhor como muita gente afirma só porque sim..

    1. Avatar de aver
      aver

      Como o iPad 2 era o melhor tablet antes do 3 faz sentido fazer comparaçōes com ele.

      – iiPad 3 – mais 0,7 mm e 50 gr.

      Motivo – bateria quase com o dobro da capacidade, necessária para alimentar o novo chip CPU/GPU, necessário para movimentar um ecrã com 4x mais pixels, mantendo a autonomia (duração da bateria do iPad 2.

      Quanto à temperatura máxima na parte de trás do tablet após uma hora a jogar, comparando também com tablets Androide, em graus centígrados:

      – iPad 2: 34,4
      – iPad 3: 37,7
      – Asus Transformer Prime: 35
      – Samsung Galaxy 10.1 LTE: 36,7
      – Temperatura normal do corpo humano: 36,5 – 37,5

      Quanto à concorrência a coisa não anda a correr nada bem, com o Tegra 3 a ser pior que o Snapdragon 2 em vários aspectos. O novo mito já é o Snapdragon 4. As maiores felicidades para a concorrência que o pessoal do Androide merece.

      http://www.pcworld.com/article/252504/not_so_hot_new_ipad_heat_levels_comparable_to_android_tablets.html

      1. Avatar de aver
        aver

        … Depois de jogar uma hora e e ligado ao carregador de bateria. Sem estar a carregar é menos (parte de baixo do quadro,)

    2. Avatar de John
      John

      Posso dizer que me deste o meu sorriso matinal.
      Mandas duas machadadas e depois, ai não quero inferiorizar..

      Muito bom 🙂

  16. Avatar de teko
    teko

    andar a discutir que um tem ipad ou android e que o teu e melhor que o dele. que se lixe. desfe que de para navegar na net e fazer as mesmas coisas. serve. 😀

  17. Avatar de Marco Faria

    Eu ainda me questiono porque é que acontece sempre a mesma porcaria neste Blog.

    Uma noticia como esta, de carácter informativo, devia ser discutia nos comentários do ponto de vista tecnológico, mas não, forma-se uma guerra contra a Apple, bem como noutros posts contra outras marcas.

    Não sejam “mesquinhos”… Todos estes comentários parecem “conspirações” do género da igreja em que somos “forçados” a acreditar no que os outros acreditam.

    Porque é que não demonstram as informações e deixam que cada um tome o seu partido?!
    Enfim cada vez menos dá vontade de visitar o pplware por causa destas “infantilidades”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Marco… em todo o lado há adeptos de uma facção e de outra, é a vantagem de poderem escolher… depois há uns mais esclarecidos sobre a sua decisão do que outros. Uns dizem porque gostam de estar de um lado, outros dizem porque não gostam do outro lado… sem nunca lá terem estado… é uma condição… talvez educacional… não sei. Mas estas trocas de argumentos e de “acaloradas” tentativas de razão, servem também filtrar conhecimentos e aparece muita informação boa, temos é que a saber usar 😉 e nós temos sabido fazer isso.

  18. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    Alguém sabe dizer se a Apple irá lançar um iPad com um modulo 4G que seja compatível por estas bandas?

      1. Avatar de aver
        aver

        Em 2013 já saem os tablets Tegra 3 LTE ?

          1. Avatar de aver
            aver

            Que há um Galaxy Tab LTE (dual core) já sabia, é um dos que “aquece” mais., na tabela que referi acima.

            Perguntei por um tablet Tegra 3 quad-core.

          2. Avatar de Hugo Cura

            Por acaso o que aqui tenho até é 8.9.
            Mas… estamos a falar de 4G ou Tegra 3? Por o iPad 2012 não ter LTE 800 tu argumentas com “também não há tegra 3 LTE?” Que tem isso a ver??

            Eu pego em equipamentos Samsung e ligo-me ao LTE europeu e australiano. Com que equipamento Apple fazes isso?
            Vais fazer no iPhone 5 lá para o final do ano e no iPad em 2013… e já vais com sorte, pois agora não o fazes 😉

          3. Avatar de aver
            aver

            Eu pego num iPad quad-core e não tenho LTE na Europa e na Austrália, tenho nos EUA. Haverá na versão de 2013.

            Pego num tablet quad-core Tegra 3 e não tenho LTE na Europa, na Austrália, e nos EUA. Não tenha agora e o mais certo é não vir a ter.

            Mas com tanta história sobre o LTE (e sobre a inexistência de um chip que permita ao Tegra 3 funcionar com LTE) gostava de tirar isso a limpo.

          4. Avatar de Hugo Cura

            Pois, que tu deves precisar é nos EUA 😆 Vai pra lá vai…
            Volto a frisar que o iPad 2012 não é quad-core. A designação “dispositivo de X-core” é sempre relativa ao CPU.

            Sabias que já em abril vai sair o HTC One X Tegra 3 LTE nas mesmas condições do iPad?

  19. Avatar de Eu
    Eu

    O grande problema do Ipad 3 é o processador. apesar do processador ter duplicado a performance relativamente ao 2, o número de pixeis quadruplicou, isto quer dizer que uma aplicação em fullscreen nativa no ipad 2 terá o dobro dos FPS que no Ipad3.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Não olhes para specs. Experimenta

  20. Avatar de Raimundo
    Raimundo

    “Tem quatro vezes o número de píxeis do iPad 2, e um milhão de vezes o de um televisor HD.”

    Atenção, tem 1 milhão de pixeis mais que um televisor HD, não um milhão de vezes.

    Não sou fanboy de nenhum marca mas gosto que a Apple lance novos produtos. Trazem inovações tecnológicas e faz com que a concorrência acompanhe a esta rápida evolução. Assim temos boas alternativas a preços mais competitivos.

  21. Avatar de Rufo
    Rufo

    O Marketing da Apple tem de funcionar. Alias eles marketing ate tem demasiado. E se calhar nem precisam de andar a fazer campanhas pura e simplesmente porque os “i” qualquer coisa sao sempre falados. Depois surgem por ai seguidores que andam sempre na mesma o novo “i” vai ter isto e aquilo e mais o outro. Depois andam a volta das keynotes afinal nao tem o que eu queria. Durante umas horas estao decepcionados mas depois fazem uma festa a volta de um ecra que tem tanta importancia como o tempo que faz nas ilhas Caimao. Digam-me alguem que no seu juizo perfeito anda a ver se o ecra e retina ou latrina ou andrina display. Numa Tv talvez isso faca diferenca por causa do HD. Num pc para milhoes de pessoas acham que isso faz diferenca. A maior parte das pessoas so precisa do pc para andar no facebook, youtube e pouco mais.
    De resto como a moda e andar a mostrar a vaidade toda… pegam nos computadores e iPads e vao para os cafes da moda para mostrar status.
    Enfim comprem apple mas antes perguntem ao guru da apple deste site. Ele sabe de tudo e muito mais que os outros. Nos outros somos uns totos nao sabemos nada e nem sequer sabemos investigar. Sobretudo se gostarem de qualquer coisa destas fora dos “i” e porque nao percebemos de nada.

  22. Avatar de Rufo
    Rufo

    “A verdade é que a tecnologia cria necessidades”
    Quanto a mim nunca tive necessidades de nenhum tablet porque simplesmente o que os fabricantes criaram foi uma forma de fazerem mais dinheiro com qualquer coisa que se faz muito bem com um bom laptop. Ok… um tablet e mais leve que um desktop e mais portatil mas so isso… de resto tem mais desvantagens tecnicas do que vantagens.

  23. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    estou desiludido!!!!! (não é que estivesse nos meus planos comprar o novo iPad ou qualquer outro iDevice), mas depois de ler o artigo, fiquei a saber que mais uma vez a Apple anda a enganar os seus clientes… e o mundo inteiro…
    Afinal o iPad (3) não tem ecrã retina! pois, segundo o que consta no artigo para isso tem de ser pelo menos a 300ppp e também diz no artigo “Já para o Novo iPad, a Apple colocou uma resolução de 2048 x 1536 num ecrã de 9,7 polegadas, o que equivale a ter 264 ppp”…

    ou seja ainda falta qualquer coisa para ser retina!!!

    1. Avatar de aver
      aver

      Porquê ? Tens uma visão 30/20 ? Consegues distinguir os pixels no iPad 3 ?

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        nada disso, só estou a constatar o que está escrito… de resto eu até vejo mal!!!

        1. Avatar de Vítor M.

          Manuel, no artigo fala em várias posições de vários especialista e explica isso mesmo, onde alcança a retina humana o pormenor 😉

          Abraço.

        2. Avatar de aver
          aver

          Experimenta com uma lupa a ver se consegues distinguir os pixels. Vai ter que ser uma lupa já com grande ampliação. Digo isto porque experimentei.

      2. Avatar de Vítor M.

        Hehehe 😀 excelente 😉

  24. Avatar de Daniel Gonçalves
    Daniel Gonçalves

    Pelo que percebi do artigo, foi feito um estudo ao olho humano… chegaram à conclusão que a partir de 300 dpi o olho humano não consegue distinguir pixeis e portanto fizeram um ecrã com uma densidade superior.

    Foi a Apple que desenvolveu o painel? Ou apenas a patente cobre o estudo deles, especificações e nome? Pergunto isto pois não há nada aqui que me diga que a Apple inovou tecnologicamente relativamente a ecrãs.

    Faz-me lembrar a metáfora já utilizada… pegar na roda e fazer uma aplicação dela diferente, se calhar em vez de a meter num carro.. que tal meter num relógio.
    Não quer dizer que tenham desenvolvido a roda mas apenas ter feito uma aplicação diferente da mesma.

    Se for esse o caso é inovação na aplicação… não na tecnologia.

    Também não me admirava que a Apple(neste caso) ao concluir o estudo apenas se tivesse virado para a LG ou Samsung e tivessem dito: “Olhem, precisamos de um ecrã com estas especificações”
    E depois ter sido tecnologia da Samsung ou LG que permitissem o fabrico de tal ecrã.

    Preciso de esclarecer que antes que me tratem como um apple hater, que não o sou. Gosto dos produtos Apple e para o utilizador final acho que possuem soluções muito práticas.

    Acredito que cada pessoa sabe o que é bom para ela e não há necessidade de discutir gostos ou utilidade pois somos todos diferentes.

    Já tive o Iphone 4 e 4S na mão por diversas vezes e é um prazer utilizar.

    Outra coisa que me faz confusão:

    Encontram tanta gente a mandar “bitaites” sobre o ecrã.. ao inicio era samsung… depois passou a ser LG… no entanto a contra-argumentação não passou de “Não é porque não o é” o que de facto não esclareceu ninguém.

    A Apple desenvolveu o painel e as tecnologias que permitiram o seu fabrico ou não? Esta é a pergunta que ainda não vi respondida e se calhar a mais importante relativamente à discussão.

    Se sim, parabéns à Apple pois gosto bastante dos ecrãs deles. Se não, também não faz da Apple o diabo… Apenas estou curioso.

    Se não souberem ou não quiserem responder, também há google. Apenas poupariam o trabalho a gente que realmente quer ter conhecimento. (Que acho que é no que o pplware se baseia, informar.)

  25. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    As discussões no nosso Blog acontecem porque deveria ter-se dado mais atenção ao censos que foi feito acerca dos visitantes regulares , com isto o que quero dizer é que os títulos dos artigos têm de ser elaborados de forma a não gerar toda esta polémica , claro que eu depois de ler todos os posts , vejo que de um lado e do outro o calor sobe , mas eu diria que acaba por ser inevitável .

    Quanto aos pixeis do novo Ipad são o dobro do Ipad 2 e não 4x como foi indicado .

    Quanto ao display que parece ser uma das novidades do novo Ipad eu diria que quando forem usados displays OLED então é que vamos ter qualidade á seria .

    http://en.wikipedia.org/wiki/OLED

    Continuo completamente perplexo como é que se continua a comprar Ipads 1 ,2 , novo(s) , sem que sejam melhorados de uma forma significativa alguns aspectos como o som que continua a ser mono , não tem uma porta para expansão de memoria , não tem saída HDMI etc , etc .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      Resolução do novo iPad: 2028 x 1536 = 3.145.728 pixels
      Resolução do iPad 2: 1024 x 768 = 786.432 pixels

      3.145.728 / 786.432 = 4, ou seja, o ecrã tem 4x mais pixels.

    2. Avatar de Bónus Betclic

      Pega num papel e num lápis e desenha um quadrado com 1cm x 1cm. Que área tens? 1 cm2 certo?
      Agora desenha um quadrado com o dobro das dimensões, ou seja 2cm x 2cm. Que área tens? O dobro ou o quádruplo?

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      O som é mono, como o meu rádio de pilhas há 20 anos? É este o produto maravilha e inovador? As pessoas são exigentes em tanta coisa e aceitam som mono? Essa tá boa…

      1. Avatar de Vítor M.

        Liga uns headphones e depois vês. Para que queres um iPad a bombar som pelas colunas? O Som do iPad pela coluna é para algo “pontual”. Ou tens algo decente para ouvir música, ou então usa uns headphones.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso não é argumento!
          Tanto o Galaxy Tab P7100 (o tal mais grosso que saiu antes do iPad 2) como o Galaxy Tab P7500 têm um altifalante em cada lado, visto na horizontal. Vale a pena ouvir a reprodução num destes aparelhos (ou outros simulares) pois está muito bem conseguida!

          Quantas vezes surge a necessidade de abrir um vídeo ou uma música, para conhecer e “ver o que é”? Vale a pena ter o aborrecimento de ir buscar uns auscultadores ou simplesmente desfrutar de um som stereo sem incómodos?

          Por o iPad não ter não quer dizer que seja a melhor opção… é um fail, um dos pontos fracos a apontar. E o Transformer Prime “sofre” do mesmo.

          1. Avatar de Vítor M.

            E achas que tens vantagem em ter um som estéreo, de baixa qualidade num tablet? Entendes ser uma vantagem?

            Eu não, ter um bom som via headphones é muito mais enteressante.. Ou ter via AirPlay, isso sim é importante e existe no iPad.

            Ter duas colunas para ‘abrir um vídeo’?

            De facto não será isso relevante. Na minha opinião 😉

          2. Avatar de Hugo Cura

            Vendo as coisas dessa forma, para quê então um altifalante? Sendo assim usava-se exclusivamente auscultadores 😀

            Resumindo, é melhor ter som mono ou stereo? Acho que é indiscutível.
            A não ser que alguém diga que o som mono do iPad é melhor que o som stereo dos outros 😉

          3. Avatar de Tiago Dias

            Concordo com o Hugo, o som stereo é uma mais valia 😉 Não descurando, claro, o som por phones, mas uma coluna de cada lado, para essa situação dos vídeos, é um ponto + 😉

          4. Avatar de tvz
            tvz

            Estás a brincar certo!!!??
            um som mono é melhor que um som estéreo? Peço desculpa mas isso é ser completamente “fanboy”

          5. Avatar de Hugo Cura

            Oi? Quem disse isso? 🙂

          6. Avatar de Vítor M.

            tvz alguém disse que um é igual ao outro? Acorda aí a mente sff 😉

            O que foi dito, por mim, é que a mais valia num tablet ter som estéreo ou mono não é praticamente nenhuma, o ganho não é nada de extraordinário, pois é pontual o uso das colunas para se fazer sentir a qualidade de uma em comparação com a outra.

            Mas, caro tvz e outros que tal, o Novo iPad tem som bastante bom, segundo a critica, mesmo não sendo estéreo o som é muito melhor que os das versões anteriores.

            Mas ok, já sei porque o amigo não o compra… é a coluna de som em falta verdade? É chato de facto!!!!

          7. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Como é que tu queres realmente desfrutar do som com umas colunas minúsculas de baixa potência?
            Se nem com os portáteis se consegue ter bom som das colunas, como é que queres isso com tablets?
            Stereo poderá ser melhor que mono, mas no somatório de tudo a sua importância será tão pequena que diria ser quase irrelevante se é mono ou stereo, ainda mais quando para ter sempre stereo precisas de 4 colunas para colmatar as 2 orientações possíveis.
            As colunas mono até podem ser melhores que stereo, tudo depende da qualidade que cada caso providencia… Num aparelho destes poderá ser bem melhor apostar numa coluna maior e mais potente do que em duas pequenas que dividem a potência e perdendo nitidez…
            Não quero dizer que o iPad tem melhor coluna – não sei até pode não ter – mas é preciso pôr as coisas em perspectiva e saber as limitações que estes dispositivos têm!

          8. Avatar de Hugo Cura

            Tudo certo, mas repara no que eu disse:
            “Quantas vezes surge a necessidade de abrir um vídeo ou uma música, para conhecer e “ver o que é”?”

            É óbvio que servirá para situações pontuais, não para desfrutar por tempos longos.

            Se puderes, quando puderes, utiliza um Galaxy Tab 10.1 e coloca conteúdos em reprodução. Se o agarrares de frente, na horizontal e com as duas mãos, podes ainda fazer com que o som faça reflexo nas mãos.

            Depois diz qual dos sons preferes… e é claro que isto não é um ponto que marque a decisão na escolha de um ou de outro.

          9. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            @ Hugo
            se é para ver tanto faz se é stereo ou mono, o que tu queres é uma coluna com potência suficiente e boa nitidez… a própria dica que dás só demonstra como pouca diferença faz, pois reflectir o som leva a perda de qualidade embora permita “aumentar” o volume.

        2. Avatar de tvz
          tvz

          Vitor
          Bem, dizes “E achas que tens vantagem em ter um som estéreo, de baixa qualidade num tablet? Entendes ser uma vantagem?” logo aqui assumes\entendes que o som estéreo de outros tabletes é de baixa qualidade, mas logo a seguir dizes “… o Novo iPad tem som bastante bom, segundo a critica, segundo a critica, mesmo não sendo estéreo…” então o som mono é de melhor qualidade que um som estéreo peço desculpa mas não concordo.
          “Mas ok, já sei porque o amigo não o compra… é a coluna de som em falta verdade? É chato de facto!!!!”
          Errado não compro porque um tablet seja ipad ou qualquer outro, não é útil para qualquer pessoa e eu neste momento não tenho necessidade de nenhum.

          1. Avatar de Vítor M.

            Lê bem, na minha opinião não vejo vantagem nenhuma no som estéreo ou mono num tablet. Simplesmente desde que seja um som perceptível para os poucos momentos que o usamos sem auscultadores… está óptimo, ou então eles que coloquem ali umas bang and olufsen, ou umas Bose… entre outras 😉

            A critica, sim a malta que vai a esse pormenor, diz que o som melhorou, desde a versão 1 do iPad. Pessoalmente, como tenho os três modelos, noto mais clareza no som, mas lá está… não é aquele o som que eu gosto de tirar do iPad.

            Tenho algo que compensa:

            http://bit.ly/H3PeMr

            Portanto, se entenderes o que quero frisar com o pormenor de ser ou não importante… decisivo numa compra… verás que tenho razão.

          2. Avatar de tvz
            tvz

            Vitor M
            Ok de acordo é a tua opinião\preferência por isso não é criticável, cada um com os seus gostos, desde que num possível lançamento de um new ipad 5 que venha com som stereo isso não seja considerado uma grande evolução 😉

        3. Avatar de tvz
          tvz

          Eduardo
          Pequenos pontos a corrigir
          1-o som será sempre estéreo só com 2 colunas não são precisas 4.
          2-já viste o tamanho das colunas de um portatil?
          “Num aparelho destes poderá ser bem melhor apostar numa coluna maior e mais potente do que em duas pequenas que dividem a potência e perdendo nitidez…” um som mono mistura todos os sons numa só coluna causando sempre mais vibrações e menos qualidade de som por isso é que houve uma evolução para stereo e para mais canais

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Desculpa!!!?? Como é que ficas com som stereo se usares o tablet noutra orientação?? As colunas sem dúvida que continuam a “transmitir” o mesmo som mas para o utilizador o som só aparece dum único lado ficando sem qualquer efeito stereo.
            As colunas num portátil serão sempre melhores que estas não achas? E neste tipo de aparelhos antes de chegar à problemática que levantas, tens os problemas inerentes a colunas pequenas e de baixa potência. Uma coluna maior nesta gama é mais capaz de oferecer maior nível de nitidez de som do que duas colunas pequenas.

          2. Avatar de tvz
            tvz

            Euardo
            Segundo a tua dedução isto
            http://bit.ly/H3PeMr
            deixa de ser estéreo se o colocares na vertical?
            Volto a perguntar já viste o tamanho das colunas de um portátil ?

          3. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Tu sabes o que é efeito estéreo?
            Se para o ouvinte o som só vier dum único lado não tens qualquer efeito estéreo.
            Não penses que consegues tirar dumas colunas minúsculas a qualidade de som que te permite falar em canais, etc, etc… simplesmente não têm potência, nem conseguem a nitidez, só mesmo o efeito estéreo é que seria perceptível para a maioria.
            Se achas o contrário, então imagino que irás substituir a tua aparelhagem pelo tablet, consume menos e até é mais engraçado e funcional.
            Quanto à tua pergunta, pergunto-te se já viste o tamanho das colunas nos tablets??

  26. Avatar de Santos
    Santos

    🙂

    Qualquer artigo relacionado com a Maça podre para uns, muito bonita para outros dá nisto…

    Até chegarem a criticar palavras do texto, concentrem-se no essencial, embora escrever em bom português seja importante, até mesmo com a porcaria do acordo em alguns casos…

    Postura do Huga – Excelente…

    Postura do Vítor – Deves tentar ser mais isento e justificar, embora o que dizes não seja de todo mentira, se não vais acabar por incendiar o post e depois é só malta a enviar mais cavacas para a fogueira 😉

    Vá lá digam mal com razão e bem com razão…

    A maça tem defeitos, mas também tem virtudes, ambos os lados já deviam ter percebido isso…

    Quem procura informação/opinião, acaba por ficar ainda mais confuso 😉

    No entanto parabéns pelo vosso trabalho equipa pplware… e haja liberdade de expressão 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Santos 😉 sabes que estes artigos são os que atraem mais adeptos de várias facções. Depois em eu justificar… repara, tenho milhares de artigos escritos… tu, na tua consciência acreditas que preciso de estar sempre a justificar o que afirmo? Eu opino, deixo muito material para verificarem, solicito aos meus colaboradores a opinião tudo para informar correctamente. Somos uma equipa e partilhamos resultados, experiências, equipamentos… por isso achas mesmo que tenho de repetidamente estar a argumentar com “coisas” de outros lados? 😉

      Acredito que de forma inteligente tu verás que tenho razão.

      Quando dizes “A maça tem defeitos, mas também tem virtudes, ambos os lados já deviam ter percebido isso…” tens muita razão, na verdade muitos criticam porque acham que a Apple tem de ser perfeita e… isso é utópico. Não concordas?

      Abraço.

  27. Avatar de Manito
    Manito

    O speaker do Ipad novo é stereo, apesar de ser um só.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se assim for, é a mesma coisa que encostar 2 ear-phones no mesmo ouvido. O stereo só o é pelo delay entre os 2 altifalantes, que é capaz de criar a envolvência no som.
      O iPad 2012 tem som mono.

  28. Avatar de mago
    mago

    É impossível lançar uma notícia que se possa relacionar com a Apple que não dê “barulho”! Deixem-se de fanatismos e vejam as coisas como elas são… andam a discutir o sexo dos anjos!! Eu não gosto da Apple, mas sei reconhecer as suas vantagens, tal como apontar os seus defeitos. Este novo iPad (creio que oficialmente eles não lhe chamam 3(?), trouxe uma mega resolução que, apesar de todas as vantagens que possa ter, me deixa algumas dúvidas; será que os developers vão produzir apps com aquela resolução, passando a haver apps HD e “normais”?. Um vídeo em Full-HD vai ser ‘pouco’ para tirar partido do ecrâ, o que fará os vídeos dispararem o tamanho… será que há espaço para tanto?

    A ver vamos, avanços tecnológicos requerem sempre tempo para maturação, acho que este vai demorar ainda um bom bocado a sedimentar…

  29. Avatar de Santos
    Santos

    Sim é certo o que dizes… 🙂

    Além de tudo, o cozinhado interesse finaceiro, marketing… leva a situações que não são do agrado de todos… o porquê de um dual core nesta altura, se eventualmente poderia ser um quad core e outras coisas que uns equipamentos tem e outros não têm… não se pode agradar a gregos e troianos ;)e nenhuma marca está isenta de defeitos, bugs… é preciso é humildade para os admitir e o 4G deveria ter sido admitido de forma diferente… mas enfim…

    Cada utilizador é um utilizador e o que é bom para um pode não ser para outro…

    A guerra até é engraçada, mas depois apareçem por aí uns fanáticos de parte a parte lol

    Abraço e continuem…

  30. Avatar de Serva
    Serva

    @Aver ,

    As minhas desculpas tens razão , são 4x de facto , já fui verificar o NR. de linhas com que tinha feito os cálculos e estavam erradas .

    Fiz os cálculos a partir desta página , mas mal feitos

    http://www.apple.com/ipad/specs/

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      É de facto uma conta esquisita. Parece que duplicando o ppi duplicam os pixels do total do ecrã, quando quadriplicam. Que todos os teus ou os meus erros/enganos tenham as mesmas consequências. Dito de outra maneira, que todos os males sejam esses.

      https://pplware.sitedev.pt/apple/the-new-ipad-hands-on-primeiras-impressoes/comment-page-1/#comment-517919

  31. Avatar de Anon
    Anon

    Fixe, fixe era um Mac com este ecran!! Para quando?

    1. Avatar de Bónus Betclic

      Não deve faltar muito. O OS X Lion já tem icons preparados para isso, com o dobro da resolução.

  32. Avatar de Pisca
    Pisca

    Gostava muito de participar nesta discussão, mas não percebo nada destas tecnologias e ainda por cima uso oculos desde os meus 6 anos, já lá vão muitos, por isso apenas consigo ver os “cantos arredondados”, em pormenor e isso de facto é um avanço incrível

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehe… então já somos 2… 😉

  33. Avatar de loool
    loool

    A apple tem na sua pagina http://www.apple.com/pt/ipad/4g/ a indicação de o equipamento tem 4G, isto é falso?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não é *falso* mas não devia estar exposto dessa forma na página PT pois cá isso não funciona, ainda por cima a referir os 3 operadores!! Essa página sim, está bastante “enganadora”, não esclarece minimamente as limitações desse iPad e compromete bastante a credibilidade.

      1. Avatar de loool
        loool

        Sendo assim, quem adquiriu um ipad 3 wifi+4G no pressuposto que tinha 4G a funcionar em Portugal e afinal não tem, terá um bom argumento para devolver o equipamento alegando que não reúne os requisitos anunciados, alem de que, foi iludido por publicidade enganosa.

        1. Avatar de aver
          aver

          Eu adquiri um, na Worten.

          Os operadores lá presentes oferecem o cartão micro-SIM – Optimus, TMN, Vodafone, não sei se mais algum. Vem lá 3G bem escarrapachado.

          O que a Apple Store diz no site penso que é aviso suficiente. Mais o que diz o vendedor e o que diz o operador, há alguém que tenha ficado iludido por publicidade enganosa ?

          1. Avatar de Eu mesmo

            n devia fazer qq menção a 4G fora da america do norte, acho ridiculo como alguns consumidores aceitam isso assim, a diferença entre ter um tablet com capacidade 3G e 4G é demasiada

            má fé ou ignorancia é a unica razao para estar na pagina a dizer 4G

          2. Avatar de aver
            aver

            Por acaso 4G e 4G LTE não são sinónimos.

            Demonstra lá que a velocidade de 42Mbps, que o iPad pode utilizar na Europa, não é 4G. O que não é é 4G LTE.

            Em que local está escrito iPad WiFi + 4G LTE ?

          3. Avatar de aver
            aver

            Só uma curiosidade. Nos EUA, quando o iPAD está ligado a uma rede 4G o ecrã indica 4G. Quando está ligado a uma rede 4G LTE indica LTE.

          4. Avatar de Hugo Cura

            Isso são pormenores verdadeiros mas demasiado técnicos. Quem vai considerar isso na altura da compra? O que se conhece é 3G e 4G. Um utilizador não se vai instruir para saber o que é 4G LTE, 3G UMTS, HSPA, EDGE etc.

            O nosso país tem *4G*, é o que aparece na TV e na caixa do iPad.

          5. Avatar de aver
            aver

            O que o pessoal não sabe é o que é o 4G LTE. Também não me parece que lendo o teu post de hoje sobre o TMN 4G LTE ache que perde muito em não o ter num dispositivo portátil.

            Se havia alguém a pensar devolver o iPad WiFi+4G (a propósito, é o nome dele, não sei como é que se pode mudar) por não ter 3G LTE e ter 3G/3,5G deve ter mudado de ideias.

  34. Avatar de Serva
    Serva

    Nem todos sabem de tecnologia como nós , e se fores a pagina da Apple em Portugal mencionam o 4G e aí de facto é publicidade mais que enganosa .

    http://www.apple.com/pt/ipa

    Cumprimentos

    Serva

  35. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    vejam este Link ,na Austrália estão ser devolvidos Ipads ,

    http://www.publico.pt/Tecnologia/apple-aceita-devolucoes-do-novo-ipad-na-australia-por-nao-funcionar-nas-redes-4g-1539717

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      Ainda podia ser erro na tradução, mas não. O que está escrito é “Apple aceita devoluções” … se aparecer alguém que queira fazer a devolução.

  36. Avatar de Manito
    Manito

    IPAD HAS A STEREO SPEAKER SYSTEM
    http://www.youtube.com/watch?v=2nAIR6qtHa8
    Só para nao restar duvidas

    1. Avatar de Hugo Cura

      So what?…

      “That doesn’t make it stereo, necessarily”
      “The speakers are placed so close together, that you can’t hear the stereo effect”

      Não te enganes a ti próprio… isso ainda prova mais a inutilidade dessa “característica”.

      Acho que invoco a célebre frase “you just handle it wrong”, pois a forma correcta é mesmo como está nesse vídeo no minuto 6:00 😆
      E já agora o tipo enganou-se redondamente aqui (e durante 1min).

      Obrigado pelo vídeo.

      1. Avatar de aver
        aver

        Só posso comparar o som do novo iPad com o do iPad 1 e de facto melhorou muito. Quem tem o 2 também diz que melhorou. Agora comparar com o Galaxy Tab convinha pôr um ao lado do outro, não ?

        http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1344460

        1. Avatar de Vítor M.

          Já o fiz com o iPad 2, não é grande vantagem, repara, em “modos de se ouvir” o Galaxy Tab vibra mais, causando um ruído mais metálico. Dá mais som que o iPad 2 mas não é um som que te apeteça usar para ver um filme, ou ouvir música. Assim como no iPad 2 não é um som convidativo a estar mais do que uns minutos a ouvir aquele som.

          Como disse a alguns críticos audiófilos em comentários neste post, quem quiser ouvir um som decente, não será pelas colunas estéreo do Galaxy Tab nem pela mono do iPad que terão essa primazia.

          Mas sim, deve ser essa características que impede muita gente de comprar o iPad… a falta de som estéreo nos seus speakers 😉

          Agora, metam uns auscultadores da Apple e uns auscultadores da Samsung e aí sim, sintam a diferença, digam-me depois qual é o melhor som, até podem trocar de maquinas, assim têm a percepção da qualidade dos auscultadores e do som que é emanado de dentro de cada um dos tablets.

  37. Avatar de Manito
    Manito

    Pode não ser um tipo de stereo refinado com efeito dolby etc, mas está lá, existe e dá pro gasto. Só quis reforçar este aparte para nao haver duvidas em relação a ser stereo ou mono.

  38. Avatar de Gerson
    Gerson

    E outra coisa que esqueci-me de dizer o ponto forte do ipad não é propriamente o ipad mas sim o seu SO. Desde a sua fluidez até a sua interface é um dos melhores senão o melhor(Digo isso porque acho que o windows phone ainda tem que amadurecer um bocado apesar de ter uma interface muito atractiva faltam alguns features) juntamente com o seu ecosistema(a app store,itunes, ibooks,etc) torna o ipad um bom media center. E isso chega para maioria dos utilizadores que procuram um dispositivo facil de transportar onde possam ler os seus email, ver videos( onde a maioria já esta disponivel em HTML5, alias a propria adobe ja parou de desenvolver o flash para os dispositivos moveis, porque será?), e conectar-se nas redes socias, sem esquecer o mais importante tem que ser facil de se usar. E o android para os geeks pode ser muito facil de se usar mais acreditem o android é tudo menos userfriendly para a maioria dos consumidores(ou seja a vantagem torna-se desvantagem, como eu digo sempre a simplicidade por vezes chega e o android por ser muito personalizável tem um grau de aprendizado um pouco mais elevado). Sendo assim a maioria opta pela simplicidade e não se importa de gastar 10 euros num adaptador de cartões

  39. Avatar de Gerson
    Gerson

    Alias os engenheiros da google já forma criticados porque parece que quando eles fazem as interfaces pensam como engenheiros e não como consumidores. Pois tem lhes faltado aquele lado critico. Prova disso é como esta feita a organização dos widgets, no 4.0 o menu onde podemos escolher os widgets que queremos, ve-se que foram atirados para lá sem organização nenhuma

  40. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Esta historia do stereo só com uma coluna faz-me lembrar o sistema dolby sorround só com 2 colunas que supostamente deveria fazer o mesmo que 5 , resultado uma grande tanga .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      Já agora diz-me uma coisa. É suposto um tablet funcionar tanto na horizontal como na vertical. Supondo que as colunas estão em lados opostos, quando se roda, o stereo é apanhado com a “orelha de cima” e a “orelha de baixo” ?

  41. Avatar de Pisca
    Pisca

    Daqui a bocado ainda descobrem Dolby Surround com uma só coluna e equalizador incluído

  42. Avatar de manito
    manito

    Para quem se recorda, aquele sistema da BOSE 2.1 tinha um som muito melhor que a maioria dos 5.1, pena que custava uns 1300€… portanto as coisas sao relativas, ás vezes ir atras de specs muito altas pode ser um flop.

  43. Avatar de lolada
    lolada

    179 comentários!

  44. Avatar de Labrador
    Labrador

    Nao sei é como ha pessoas a dar dinheiro por uma coisa que nao vale mais de 200eur, O preço de um ipad da para comprar um carro com 4 rodas e 1 motor. 🙂

  45. Avatar de tiago
    tiago

    Comprei um ipad 3 mas já o despachei, felizmente comprei um asus e isso sim é um tablet muito superior ao obsoleto ipad!!!
    A única coisa que o ipad tinha de bom era a imagem, estava sempre a dizer memoria cheia até enervava , o som era horrível muito abafado sem definição, fechava-me as app do nada etc… resumindo produto muito fraco. Estou mais satisfeito com o meu asus.