Primeiros táxis sem condutor já circulam em Singapura

22 Comentários

Os veículos autónomos são cada vez mais uma presença habitual nas estradas em alguns países do mundo. Ainda não estão autorizados a circular de forma completamente autónoma, mas em breve isto poderá mudar.

A utilização destes carros será muito focada nos transportes e isso esta já a começar a acontecer. Os primeiros táxis autónomos começaram a circular em Singapura e vão ser o futuro.

táxis

Há cada vez mais interesses em criar sistemas de transportes assentes em veículos autónomos. Empresas como a Uber estão a preparar a sua oferta neste campo, eliminando o elemento humano. A ideia é simplificar a utilização destes sistemas e automatizar todos os processos.

Singapura foi agora a primeira cidade do planeta a criar um sistema de táxis que operam em veículos autónomos, dando assim início a um conjunto de testes alargados para verificar a viabilidade deste conceito.

Os carros usados vão ser da empresa norte americana NuTonomy e vão ser compostos por Renault Zoes e Mitsubishis i-MiEV. Estes vão operar de forma gratuita e vão ter trajectos pré determinados dentro de um raio de 4km.

táxis

Os testes da NuTonomy vão permitir avaliar estes sistemas e garantir que até 2018 vão existir uma frota de táxis a circular em Singapura. A própria empresa tem interesse nestes testes para fazer evoluir todo o seu software e assim melhorá-lo.

Este cenário será o mais visto no futuro. A Google, a Uber e muitas outras estão a investir na forma de criar não apenas veículos autónomos, mas também em sistemas automatizados de transportes.

Ainda há muito caminho pela frente, mas estes primeiros testes mostram que este é o caminho que deve ser seguido e que muito em breve esta será também uma realidade.

Associated Press

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zlatan
    Zlatan

    interessante, agora ate os Taxistas vão perder o emprego? ou seja cada vez há mais gente no mundo e menos trabalho devido a tecnologia, humm quando metade do mundo não tiver trabalho vai haver uma grande guerra para sobreviver, espero já não estar vivo nesse tempo em que tecnologia faz tudo e as pessoas ficam de lado

    1. Avatar de Player1
      Player1

      sim porque os carros constroem-se sozinhos, fazem a manutenção por eles próprios…
      por cada taxista que perde o emprego há um funcionário a ser contratado pela fábrica que constroi estes carros.

    2. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Talvez transformar a Terra num “planeta Espelho”! Já leu este livro? Só assim!

    3. Avatar de Quack
      Quack

      E quem é que cria esses carros autónomos? Antes precisavas de 1 taxista para conduzir 1 carro, agora precisas de quantas pessoas para criar o software, corrigir e fazer manutenção a tudo o que um carro autónomo envolve?

      Mas já agora, qual é a tua sugestão? Que se pare a tecnologia apenas para manter as pessoas ocupadas? Há 100 anos atrás não havia a tecnologia que há hoje, no entanto, os empregos continuam aí.

      Dantes também se demorava dias para ir a uma praia/rio, perdia-se quase o dia todo para pescar uns poucos peixitos e plantar batatas e perdias outro tanto tempo para manteres a tua “tenda”. Hoje tens tudo, casas não faltam, supermercados cheios de comida pronta a comer e transportes que te levam à praia em minutos. O que antes se demorava 1 ou mais dias a fazer, agora faz-se em minutos. Sugeres que se acabe com isso também?

      É normal que o ser humano queira arranjar formas autónomas de preencher as tarefas medonhas e repetitivas que ninguém quer fazer e assim ter tempo livre para o ocupar de formas que realmente quer ou, quiçá, apenas desfrutar a vida enquanto a tem.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        “E quem é que cria esses carros autónomos? Antes precisavas de 1 taxista para conduzir 1 carro, agora precisas de quantas pessoas para criar o software, corrigir e fazer manutenção a tudo o que um carro autónomo envolve?”

        Não me digas que pensas que existe apenas um táxi e um taxista numa nação inteira. Mas que argumento sem lógica alguma.

        1. Avatar de Quack
          Quack

          Convém usares a inteligência, supondo que a possuis.

          É preciso explicar-te ou consegues lá chegar se perderes 3 minutos do teu tempo?

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se é para maltratarem e enganarem os clientes como fazem agora, mais vale ficarem desempregados. Talvez encontrem um bom emprego a fazer a manutenção destes carros, uma vez que não vão ter que lidar com pessoas, coisa que eles não sabem fazer!

    5. Avatar de Rodericum
      Rodericum

      Tem razão. Num mundo onde o mais importante é ganhar dinheiro, a tecnologia tem efeitos nefastos para a humanidade. Não que a evolução tecnológica seja um mal em si, antes pelo contrário, mas é necessário retomar a evolução civilizacional interrompida pelo neoliberalismos (leia-se capitalismo desregrado).

    6. Avatar de Coiso
      Coiso

      adeus a escolas de condução também.

  2. Avatar de Bruh
    Bruh

    Testes huh? Antes lá, do que cá.

  3. Avatar de cocas
    cocas

    Os portageiros já foram despedidos, os taxistas são os que se seguem. Outras profissões, num futuro próximo, serão também destruídas pela ganância da economia ultra liberal. Vamos ter um sociedade interessante. As pessoas não trabalham e, consequentemente, não tem rendimentos. E as autoestradas ficam desertas, os táxis do futuro circulam vazios e ….

  4. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Cada vez mais arranjam formas dos humanos não serem precisos para nada. E depois não querem que o desemprego vá aumentando por todo o lado. Já pensaram em formas de compensar isso?

  5. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    O polícia a multar o carro por estar mal estacionado ou por ter parado onde não devia. Até os polícias vão ficar com menos trabalho. Lol

    1. Avatar de Quack
      Quack

      Mas por que razão iria o carro estacionar incorrectamente ou parar onde não deve?

      1. Avatar de abaptista
        abaptista

        Que falta de sentido de humor….!!!!!

        1. Avatar de Quack
          Quack

          Exacto, até porque toda a gente percebe que o que ele escreveu na net é humor, todos captamos isso. Quem não o fizer e questionar tal afirmação, é porque tem falta de sentido de humor. Muito bem visto, caro Abaptista Holmes.

          1. Avatar de Coiso
            Coiso

            nice haverá mais mortes com a falhas de componentes…

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Sem discutir a qualidade do humor, que é subjectiva, creio que é bem óbvio a tentativa de fazer piada.

            Também é válido que não tenhas entendido.

          3. Avatar de Quack
            Quack

            Uma tentativa falhada, portanto. Se não há humor, não sei como entendê-lo, mas pronto, talvez seja aí que entra a subjectividade e para alguns, pelos vistos, acharam aquele comentário bastante cómico, de dar gargalhas profundas, imagino.

            Bem, com licença.

  6. Avatar de Filipe Neves
    Filipe Neves

    A ver se amanhã apanho um… 🙂

  7. Avatar de Tony
    Tony

    Visto o filme, jogos vorazes, é isso que vai acontecer com a humanidade…..
    Uma sociedade com apenas duas classes, uma muito rica e outra muito pobre. Os pobres servirao como diversão para os ricos.
    Temos que evoluir sim, mas socialmente, esquecendo essa busca desenfreada e inescrupulosa pelo lucro, lucro, lucro……..
    E o resto que se exploda!

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Vcs vem para o país dos outros para deixa paí de família sem emprego e fala q é melhor pode ser para vc mais para os pai q não tem emprego não é isso q ele pensa vcs não tem coração só pensa em ganhar dinheiro espero quando vcs more leva tudo .deixa taxista sem o pão de cada dia é fácil né para vcs q ganhar muito q DEUS tenha a mesma piedade q vcs estão tendo em tira o pão da boca de milhares de família obg