Suécia tem a primeira estrada eléctrica do mundo

55 Comentários

Os impactos negativos para o meio ambiente e para as alterações climáticas causados pelo transporte de mercadorias terrestre estão mais do que analisados e comprovados.

Cientes desta realidade, a Siemens e a Scania desenvolveram um novo conceito de estrada, uma estrada eléctrica, onde se pretende que os camiões não consumam nada mais que electricidade.

Electric road hybrid truck


A estrada eléctrica situa-se perto da cidade de Gävle na Suécia e é fruto de uma parceria única que exemplifica o caminho para o transporte livre de combustíveis fóssies. A Siemens desenvolveu a tecnologia para electrificar a estrada e a Scania está a fornecer camiões equipados com um sistema de cabos eléctricos, preparados para circular nesta zona sem gastar qualquer combustível fóssil.

A estrutura eléctrica encontra-se num troço de 2 km da estrada E26 que continua a permitir a circulação comum de veículos normais.

Já os camiões desenvolvidos pela Scania permitem alternar o tipo de energia a que são movidos. Circulam normalmente com motor a diesel e ao chegar a este troço ligam os cabos que integram ao sistema eléctrico.

Electric road hybrid truck

É certo que o projecto é ainda incapaz de gerar resultados positivos no impacto ambiental, contudo, este é “um passo importante para o percurso na procura do transporte livre de combustíveis fósseis”, tal como referiu Claes Erixon, da Scannia, e é expectável que os custos de transporte de mercadorias diminuam cerca de 50% com este tipo de sistema.

Scania

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aqui em Portugal num instante roubavam as linhas elétricas para vender o cobre

    1. Avatar de Juliano
      Juliano

      Engraçado, aqui no Brasil não seria diferente..!!

    2. Avatar de Bobafet
      Bobafet

      Sim, porque os comboios não as usam

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Ou as linhas eléctricas pelo país fora…

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Comboios com linhas eléctricas? Só se for metropolitano.

        Sim, também roubam linhas do metro a toda a hora, sobretudo aqui no Porto, que vai até à Póvoa de Varzim.

      3. Avatar de O Tal
        O Tal

        Nem os elétricos.

    3. Avatar de Tretas
      Tretas

      Asneiras. Pelos vistos a energia que gastas em tua casa deve ser comprada em sacos na mercearia. Enfim… mania de escrever parvoíces.

    4. Avatar de sm
      sm

      Gostava de ver malta a roubar estas linhas… havia muitos que lá ficavam agarrados

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Mas o cara era ou é eletricista!

    5. Avatar de paulo
      paulo

      nossa, quanta semelhança !!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Avatar de aa
    aa

    Lisboa e Coimbra ainda têm muitas ruas com cabos usados por electricos e troleys.
    Em Lisboa muitos carris foram arrancados ou cobertos com alcatrão.
    Nas ultimas decadas caminhou-se para os combustíveis fósseis e abandono dos transportes movidos a electricidade.

    1. Avatar de manuel
      manuel

      Esqueceste de referir que o Porto também já teve troleys.

      1. Avatar de O Tal
        O Tal

        Braga também teve troleys e elétricos.

    2. Avatar de Pirata
      Pirata

      E no Porto também havia troleys.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Havia e há! 🙂

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Eléctrico = trolley

      É normal que façam isso, os veículos destes não precisam nem querem os carris, e os cabos valem muito em metal…

    4. Avatar de Joana
      Joana

      Não necessáriamente, em Lisboa, em concreto a area toda da baixa Pombalina está a ser recuperada, inclusivé os carris para posteriormente entrar em circulação.

    5. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Que coisa asquerosa

  3. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Aplaudo a iniciativa mas não são os primeiros… Em lublin (Polonia), e provavelmente outras cidades, já existe este sistema para os transportes públicos à já uns anitos. Os autocarros funcinam como electricos na cidade e zonas mais afastadas, que não têm estes fios condutores, usam o motor diesel

    Cumprimentos

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      +1 não é rocket science.

    2. Avatar de MR
      MR

      Não é preciso ir à Polónia. Basta ir à Coimbra pra ver autocarros (com rodas de borracha) a circular movidos por electricidade que é fornecida por linhas eléctricas que existem por cima das estradas por onde circulam!

    3. Avatar de maxim
      maxim

      na moldavia a maior parte do trasporte publico nas cidades é de trolleybus, e isso existe lá há decadas, quando eu era puto já haviam lá uns quantos a desmancharem-se xD

  4. Avatar de RJCA
    RJCA

    Camiões híbridos a meu ver seria o futuro…

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      Híbridos para quê? Cada vez mais é possível ter um veículo totalmente elétrico. Só existirão híbridos enquanto as baterias ainda forem fraquitas.

      1. Avatar de RJCA
        RJCA

        E fazes quantos quilómetros com carrinhos eléctricos nos dias de hoje? Vais fazer o mesmo em camiões de longo curso? Dream on…

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Tudo é possivel, porque nao fazerem linhas como se usa nos comboios por cima das autoestradas? Pode carregar as baterias ou ir ligado a rede e fora delas usa a energia acumulada, basta quererem.

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Já fazes centenas de quilómetros com uma só carga!

          Com camiões, ainda mais fácil, porque há mais espaço para meter baterias!

        3. Avatar de PV
          PV

          Nova bateria da Tesla garante autonomia para mais de 600 km

      2. Avatar de Quintasx
        Quintasx

        Numa auto estrada de três viam poderia se perfeitamente utilizar a faixa da direita apenas para este tipo de veículo e as restantes para o resto… 200kms numa viagem de 1000 por ex é uma poupança grandita num camiao

        1. Avatar de sm
          sm

          Por experiência, a poupança é enorme já nos carros.
          Nos camiões, como uma solução destas, as empresas poupariam oceanos de dinheiro.
          Isto não é só benefício para o ambiente, é o mais inteligente de se fazer, caso os seres inteligentes estejam no meio.
          O problema é que são os outros que estão nas cadeias de decisão…

  5. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    Isto vai quase tudo dar ao mesmo, de onde vem essa energia eléctrica? Não digo para meia dúzia de camiões mas para milhões, será que a produzida sem prejudicar o ambiente chegava= Ou seria necessário mais umas centrais nucleares?

    1. Avatar de ivo
      ivo

      os motores electricos são mais eficientes

      poderia vir da nuclear e seria melhor para o ambiente sim, se tivermos coragem de pensar a longo prazo

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Na passada semana, a energia solar e hidroeléctrica chegou para abastecer 105% do consumo nacional.
      Só destas duas, a EDP conseguiu colocar na rede todo o consumo do país e ainda vendeu a Espanha. E foi uma semana quente em que milhares de aparelhos de ar condicionado estiveram a trabalhar várias dezenas de horas.

    3. Avatar de P
      P

      Uma central elétrica, mesmo a produzir energia a partir do diesel, é mais eficiente que o motor de um carro a produzir energia

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Mas vais ter de ter mais linhas de distribuição, problema ambiental das baterias entre outros. Não se pode olhar só parapara um lado.

        Já agora uns defendem as hídricas outros são contra as hídricas. Nem os ambientalistas se entendem.

        1. Avatar de sm
          sm

          As baterias não sofrem de qualquer problema ambiental.
          Muito pelo contrário, em relação aos combustíveis fósseis.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Lol.. sempre na vanguarda mas temo que seja tarde demais para salvar o que já está podre. Welcome to planet earth.

  7. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Acho que não é bem isto que se deveria fazer… A investigação nas baterias do futuro sim.

  8. Avatar de Vítor
    Vítor

    Afinal os tempos antigos eram bem modernos! Já se usou tanto disto no passado.

  9. Avatar de F.Palma
    F.Palma

    Isto são gotas de água no lóbi oceânico do petróleo, à semelhança de outros projectos que ficaram pelo caminho, muitas décadas atrás.

  10. Avatar de lmx
    lmx

    Boas,
    Isto é um bom principio para camioes que circulam nas cidades..
    No entanto inter-cidades, penso que para já, o melhor será talvez motores a gas..

    Vi uma implementação na Russia, e achei que tem pernas para andar..
    A MacDonald’s lá tem uma frota enorme de camiões tir, para transporte alimentar, são movidos a gas.

    Permite resolver a curto prazo o problema da autonomia dos electricos.

  11. Avatar de Henrique
    Henrique

    Sistema não tem nada de novo, e não resolve problema nenhum.

    Então como é que se muda de faixa?

    1. Avatar de John Pistols
      John Pistols

      Dás o pisca e viras o volante….

      1. Avatar de RJCA
        RJCA

        Nos dias de hoje fazer pisas dá muito trabalho 😈

        1. Avatar de RJCA
          RJCA

          “piscas” desculpem. Estes sites deviam permitir editar os comentários…

  12. Avatar de Dave
    Dave

    Coimbra tem mais de 2km de estrada com linhas electricas para os autocarros electricos de transporte de passageiros.
    «Suécia primeira estrada do mundo» ???? Antes de colocarem um titulo destes, por favor conheçam minimamente o vosso pais.

  13. Avatar de José Nogueira
    José Nogueira

    Boa!
    Só vejo positividade nessa ideia.
    Todo o caminho que se possa percorrer sem poluir deve ser bem aproveitado. Estou farto de chegar a a casa e ter de limpar o pára brisas coberto de fumo preto. Experimentem e vejam se tenho ou não razão.
    Um pano branco húmido e passar no vidro. Espantou-se?

  14. Avatar de Pauliee
    Pauliee

    Primeiro do mundo para o pplware, em 2007 tive em atenas e ja tinham isto para os autocarros e taxis

  15. Avatar de Fercos
    Fercos

    Esta tecnologia já existe há muitos anos, não é novidade. Não vejo nada de inovador e ainda por cima em 2 Km de estrada, deve ser uma poupança do arco da velha!!!!!!!!!!!!

  16. Avatar de ULHT sucks
    ULHT sucks

    Uma solução perfeita para o Ramal da Lousã, que sete anos depois ainda continua à espera do “metro”…

  17. Avatar de Hilton
    Hilton

    Nos anos 50 e 60 em Sao Paulo – Brasil , era muito comum os autocarros a circular com um sistema totalmente electrico com cabos semelhantes a este , em meio a autocarros e carros movidos a combustivel fossil (sumo de dinosauros) , assim como electricos semelhantes aos usados em Lisboa .

    1. Avatar de Joana
      Joana

      Não à muito anos atrás, lembro de ver auto carros electricos a circular nas guias dos electricos 😛

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Penso que há pessoas que não leram o artigo….

    Este artigo mostra um sistema híbrido (diesel e electricidade) para camiões. Os troleis e os eléctricos já existem à MUITOS anos, mas esses apenas utilizam ou utilizavam a electricidade para se moverem, era necessário existir uma linha eléctrica desde a origem até ao destino. Se isso não acontecesse, os veículos paravam.

    Neste sistema da Scania e a Siemens, adaptaram camiões com parte eléctrica. Como ainda é um projecto, não pode estar distribuído a nível mundial, pois como em todos os testes é necessário obter resultados e verificar se existe um custo-beneficio.

  19. Avatar de KillerX
    KillerX

    Mesmo assim gasta na mesma.