Starship desintegra-se durante a reentrada! Voo 9 termina com mais sombras do que luzes

26 Comentários

O nono voo de teste da Starship da SpaceX demonstrou avanços significativos. Contudo, o desfecho para a gigantesca nave esteve longe do ideal. Apesar de alguns marcos alcançados, a missão não esteve isenta de problemas, o que adiou objetivos importantes…


Reutilização pioneira do Super Heavy

O foguetão mais imponente do planeta levantou voo às 18:37 locais do dia 27 de maio, a partir da Starbase, com um ligeiro atraso de sete minutos. A ignição foi exemplar, com todos os 33 motores Raptor a funcionar em uníssono. Foi a primeira vez que um propulsor Super Heavy foi reutilizado.

Este propulsor, o Booster 14, já tinha participado no sétimo voo de teste. Apesar de terem sido submetidos a restauro entre missões, 29 dos seus 33 motores Raptor já tinham sido utilizados. Um desses motores, identificado como o 314, realizou o seu terceiro e derradeiro voo.

Cerca de dois minutos e meio após a descolagem, a nave Starship acionou os seus seis motores e separou-se do propulsor Super Heavy. A SpaceX testou, pela primeira vez, uma manobra de rotação controlada do Super Heavy, destinada a otimizar o consumo de combustível, que foi executada com sucesso.

Posteriormente, o Booster 14 iniciou uma sequência de regresso à Terra mais arriscada que o habitual: adotou um ângulo de ataque mais pronunciado. Aos seis minutos e meio de voo, no momento em que o propulsor deveria reacender os seus motores para a aterragem, ocorreu uma explosão em pleno ar.

Dada a natureza experimental da manobra de retorno, uma falha catastrófica não era totalmente descartada, embora representasse o pior cenário possível nesta fase da missão. Os dados recolhidos pela SpaceX serão cruciais para analisar a ocorrência e evitar que se repita em voos futuros.

Starship alcança o espaço, mas os problemas persistem

Entretanto, o estágio superior, a nave Starship 35, prosseguiu a sua jornada para tentar, pela primeira vez em três tentativas, alcançar uma trajetória suborbital que a levaria do Oceano Atlântico até ao Oceano Índico.

Apesar de ter quebrado a sequência de falhas das duas missões anteriores – o voo 7 devido a uma ressonância harmónica que causou fugas de propelente, e o voo 8 por uma avaria de hardware num motor Raptor – a nave acabou por falhar. Este é o terceiro protótipo da segunda geração da Starship a ser perdido; todos os anteriores tiveram o mesmo destino.

Um dos principais objetivos deste voo consistia na libertação de oito modelos de teste de satélites Starlink de nova geração. Esta seria a primeira vez que a Starship largaria uma carga útil no espaço.

Esta operação, agendada para aproximadamente 18 minutos e meio após a descolagem, não pôde ser concretizada. A porta do compartimento de carga não abriu completamente, o que forçou o cancelamento desta etapa, à semelhança do que sucedeu no terceiro voo da Starship.

Starship da SpaceX

Starship perde o controlo no seu voo 9

Outra semelhança entre este nono voo e o terceiro voo reside no facto de a Starship ter perdido o controlo cerca de 30 minutos após o lançamento. A nave começou a girar descontroladamente após a SpaceX ter detetado uma fuga em alguns sistemas do tanque de combustível, muitos dos quais são vitais para o controlo de atitude do veículo.

A SpaceX perdeu o contacto com a Starship 35 durante a fase de reentrada atmosférica, concluindo assim uma missão com mais contratempos do que sucessos. A terceira Starship de segunda geração teve o mesmo destino das suas antecessoras: a desintegração.

 

Leia também:

Ex-trabalhadores da SpaceX sentem que Musk abandonou a empresa e imploram-lhe que volte

 

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Pelos vistos a política está a dar azar ao Musk 🙂

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mais uns milhoes deitados para o lixo, quem paga isto tudo? quem sustenta isto?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      A iniciativa privada os empreendedores e a democracia.

      Possível na América mas impossível em muitos países do mundo.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Subsídios aos privados através da NASA.

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Então devemos parar a pesquisa certo? Só no espaço ou de tudo em geral?

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Nunca lancei um foguete, mas como 19° VIGILANTE… Sei muito mais sobre o PLANETA-H4 que como os antigos legionários romanos ainda chamam indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA, do que todos da NASA, ROSCOSMOS, ESA, SPACE’X e outras juntas. A prova disso, encontra-se no meu comentário anterior, neste mesmo conceituado site PPLWARE. Confira. https://pplware.sitedev.pt/ciencia/novo-planeta-anao-detetado-nos-limites-do-sistema-solar-sera-o-x/

        A antiga NAVE que veio buscar Elias, já não necessitava mais, desses primitivos e explosivos foguetões propulsados…

        Isso é que dá, serem das ciências-ainda-a-avançar, e não das ciências-avançadas como eu.

        Se tivessem humildade, aprenderiam comigo, e conheceriam tudo sobre o que ainda chamam erradamente: de UNIVERSO MATERIAL.

        1. Avatar de José Bonifácio Boni.
          José Bonifácio Boni.

          Aos inteligentíssimos de PORTUGAL, que honram a inteligência do conde D. NUNO ÁLVERES PEREIRA, proponho:

          Vamos fundar uma UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS AVANÇADAS em PORTUGAL E BRASIL?

          Para os alunos que queiram aprender, exceto os mais afortunados:

          Nada podemos cobrar.

          Navegar é preciso
          Não mais por mares desconhecidos e violentos
          E sim por vastos mares
          Do verdadeiro conhecimento.

          PORTUGAL e também os inteligentíssimos portugueses
          Necessitam voltarem ao que eram
          Nos meados de mil e quinhentos.

          1. Avatar de José Bonifácio Boni.
            José Bonifácio Boni.

            Na minha opinião, De 1.500 DC até 1.700, PORTUGAL, foi a maior potência da Europa.

            O Brasil, país continental, de ponta a ponta falando a mesma língua, é a maior prova disso.

            No Brasil, Portugal derrotou e expulsou os franceses, holandeses e espanhóis.

            Espanhóis, que se borravam de medo de D. NUNO.

            Onde estão os inteligentes e valentes de Portugal?

          2. Avatar de jaquim
            jaquim

            andas a tomar os cumprimidos errados?

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Diria que o falcon 9 o starlink pagam isto sem grandes problemas o falcon 9 tem o monopolio dos lançamentos mundiais

  3. Avatar de bastião
    bastião

    pois vá lá e faça melhor!
    você que reclama do Elon e das SpaceX. quero ver fazer melhor!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A forma como ele faz as coisas é insustentável!!! o tal visionário, com o dinheiro dos outros.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        O dinheiro é dele

      2. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Chama-se empresa? Tu investes na empresa e a mesma têm um CEO e um conselho de administração, eles por consequente gerem a forma como o dinheiro é gasto, simples. Funciona assim com maior parte das empresas…
        Tal como a Tesla já teve em risco, a Space X igual. Quando o conselho de administração decidir que não há capital para mais, não há mais lançamentos…

        Porquê que tentam sempre fazer do homem um bicho papão?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não é sustentável esta forma de fazer as coisas!!!! nem ha 70 anos haviam tantos falhanços na mesma area e nunca se tinha feito nada semelhante!!! Para mim e claro não o posso provar, existe mais alguma coisa por trás, nenhuma empresa do mundo consegue sobreviver a tantos falhanços!!!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            A prova disso é o falcon 9 teve muitos falhanços e agora tem o monopólio dos lançamentos o falcon 9 financia isto facilmente.
            Tu achas que isto não é sustentável mas estar 20 anos a desenvolver um foguetão é sustentável, é claro que quando for lançado a primeira vez está a 100% mas até lá são anos e anos de custos a spacex gosta deste modo de trabalho começar desde cedo a testar as coisas ambos os métodos funcionam

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          A space x é financiada e só é possivel devido aos contratos que tem com o estado.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pois claro, lucros para o privado, mas os prejuizos para o estado!!! Assim é espectacular ter uma empresa senhor Musk!!!! O visionário!!!

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            A spacex tem muitos contratos sem ser do estado

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Sim deve ser por isso que tem o monopolio dos lançamentos com o falcon 9

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O Super Heavy explodiu, da mesma forma que 3 outros tinham explodido, anteriormente: A SpaceX precisa ventilar o casulo, que é 10%, do tamanho necessário, para a quantidade de motores. Tem tentado arranjar forma de reduzir a pressão. Assim, despejaram 80%, do oxigénio e 85% do azoto, em voo. Durante essa ventilação e redução de peso, uma parte (ou um motor) soltou-se. Quando foram ligar os 13 motores, para aterrar (estava previsto ser uma “soft landing”, na água), tudo explodiu, no momento da ignição. Parece ser o mesmo que já tinha acontecido em 5 voos: casulo não aguentou e explodiu.
    No caso da Ship, tudo volta a apontar, para o sistema de motores, de vácuo. Nos 2 voos, anteriores, foi quando ventilavam, que explodiu. Desta vez, não fizeram, a ventilação. Aproveitaram testar as portas e notaram que os motores estavam, demasiado quentes (aos 16 minutos, do voo). Nesse momento já sabiam que mal reduzisse velocidade, ia despenhar-se.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não acertaste em nada posha, este super heavy já era retilizado ou seja já tinha voada uma vez esta já foi a 2º e nunca foi planeado aterra lo novamente o objectivo era puxa lo ao limites dos limites e foi isso que aconteceu. A Ship ficou sem controlos de reacção não teve nada a ver com os motores provavelmente tinham uma fuga nos tanques e perderam muita pressão para puder usar os reactores.
      E ainda no ultimo voo o super heavy aterrou direitinho nos braços

  5. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    As empresas do Musk são todas um grande FAIL!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Nota se pela spaceX que tem o monopolio dos lançamentos mundiais

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Mais um inovador (e dispendioso) espetáculo de fogo de artifício oferecido pelo Mr. Musk.
    Sempre a festejar, o moço. 🙂 🙂 🙂