Starship da SpaceX explode novamente durante o seu oitavo voo de teste

13 Comentários

A SpaceX perdeu mais uma Starship, com o oitavo voo de teste da nave a terminar numa explosão, tal como aconteceu no sétimo. A causa exata ainda está por apurar…


Os primeiros minutos da missão decorreram conforme planeado

A empresa lançou o foguetão a partir da sua base no Texas, nos Estados Unidos, às 23h30 (GMT) de dia 6 de março. O primeiro estágio, designado Super Heavy, conseguiu regressar e foi capturado com sucesso pelos braços mecânicos da torre de lançamento, marcando a terceira vez que a SpaceX alcançou este feito.

O segundo estágio, conhecido como “Ship”, deveria ter libertado quatro satélites fictícios durante o voo de teste, antes de despenhar-se no Oceano Índico cerca de 50 minutos depois. No entanto, oito minutos após o lançamento, a nave perdeu vários motores Raptor, o que resultou numa perda de altitude e culminou numa explosão sobre o mar das Caraíbas.

Diversas testemunhas do incidente registaram o momento e partilharam vídeos dos destroços a atravessar o céu.

Starship Flight 8 BROKE APART During Launch!
byu/Busy_Yesterday9455 inspaceporn

Ainda não foi encontrada a causa exata da explosão da Starship

Segundo o TechCrunch, a SpaceX revelou anteriormente que a explosão do sétimo voo de teste teve origem em fugas de propelente, que resultaram em incêndios. Para evitar uma repetição do problema, a empresa implementou medidas adicionais ao incluir novos sistemas de limpeza e válvulas de ventilação.

A empresa publicou no X que a Starship sofreu uma “desmontagem rápida não programada” durante a fase de ascensão. Contudo, ainda será necessário analisar os dados do voo para determinar a causa exata da falha.

Num comunicado divulgado no seu website, a SpaceX indicou que ocorreu um “evento energético na secção traseira da Starship” antes da ascensão, o que levou à perda dos motores. O contacto com a nave foi completamente interrompido cerca de nove minutos e meio após o lançamento.

Devido à presença de detritos espaciais, a Administração Federal de Aviação (FAA, originalmente) suspendeu temporariamente voos com partida e chegada a alguns dos aeroportos mais movimentados da Florida. A entidade também declarou ao TechCrunch que exigiu à SpaceX a realização de uma “investigação de incidente” para determinar a origem da falha.

 

Leia também:

Restos de um foguetão da SpaceX caíram num quintal polaco, após “reentrada descontrolada”

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Nuno
    Paulo Nuno

    O Starship flight 8 tem o maior numero de cameras de monitorização, acho que uma filmou o que aconteceu.
    No youtube canais especializados referem que na sala de controlo, uma das mesas, no monitor é apanhada a explosão (mas não divulgada oficialmente).
    A 7 minutos e 30 segundos da descolagem existe uma sequencia de imagens entre o exterior da nave e os 6 motores. As gravações devem estar em ficheiros separados, mesmo que nos tenhamos visto a edição em direto,
    Outra referencia é que este voo tinha uma licença especial, devido ao acidente do voo 7, agora existem 2 acidentes em investigação. Por não espero o fight 9 antes de Agosto.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A SpaceX passou as imagens de 4 câmaras. A lateral direita, captou, a primeira explosão, em 3 motores. Foi no momento de serem desligados. Por outro lado, a Ship 8, estava 4km abaixo, de onde chegou a 7, quase 2 minutos a mais, de voo. Os comentadores, da SpaceX, notaram, que estava a viajar, a velocidade inferior, logo após, a separação.
      Por isso, a SpaceX terá dados, onde é entendido, o porquê.
      Mas, a razão será que a S8, já estava pronta, quando a S7 explodiu. Poucas mudanças foram feitas, tanto que, uma das grelhas, da cauda, caiu, quando foi testada, 3 dias antes, da data. Daí o adiamento, por mais 5 dias. Voltaram a montá-la, sem retirar, do Super Heavy.
      E ainda há mais: é que já estão 11, construídas, prontas a voar.

      1. Avatar de Pedro Pires
        Pedro Pires

        Starship Fails Again, Firefly’s Moon Success, & More Space Drama! NASASpaceflight
        https://youtu.be/sSDGxXQEFYY?si=Mk3Co8kOeAaAaiqV&t=390

        Em alguns canais referem que pode ser estrutural, por isso a FAA, em quanto a SpaceX não demonstrar que os problemas foram resolvidos, acho que não à mais voos.

  2. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    O Musk anda distraído a trollar no X e a manipular mercados através do Trump e agora a Tesla e a SpaceX estão a arder, literalmente. XD

    1. Avatar de Aziado
      Aziado

      Não digas isso, porque senão vem ai o “jorgeg” e diz que a culpa é dos comunas.

  3. Avatar de Max
    Max

    No 8º lançamento aconteceu praticamente o mesmo que no 7º, em janeiro.
    A seção inferior do foguetão (Super Heavy) separou-se ao minuto e meio de voo, voltou à base e foi agarrado pela torre. A cerca de 10 minutos de voo, a parte superior (Starship) explodiu.
    Era para “pousar” no Índico e explodiu por cima do Caribe. O objetivo é que venha também a voltar à base e ser agarrado pela torre, tornando as duas secções reutilizáveis, permitindo intervalos menores entre os lançamentos e torná-los mais baratos.
    No último vídeo do link vê-se o Super Heavy a ser agarrado. https://edition.cnn.com/2025/03/06/science/starship-launch-test-flight-8/index.html

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A explosão da Ship (atenção que a Starship é 25 vezes maior, que esta versão, só em 2038-2070 é que estará disponível, com a versão de 75 motores, do Super Heavy) também apareceu. Aos 8:17, é dada a informação MECO (desligar os 3 motores, principais), na câmara, superior, a apontar para trás, vê-se a explosão de 3 motores (seriam os 2 laterais e o central), que fez, a Ship começar a rebolar. A SpaceX foi obrigada a enviar o comando de auto-destruição.
      Já havia suspeitas, de algo errado. Depois de se separar, a Ship chegou a estar 400 milhas, abaixo da velocidade, da Ship 7, por quase 3 minutos. A aceleração não era igual, ao que 5, outras tinham feito. Os comentadores notaram isso, pois a simulação, dava velocidades mais elevadas, do que os dados reais. Daí que voou mais 2 minutos e explodiu 4260 metros, abaixo, de onde explodiu a 7.

  4. Avatar de Pp
    Pp

    Só quem anda muito distraído , com aquelas palhaçadas de recuperação do foguetão pelo braço mecânico , que na pratica não servem para nada para alcançar o resultado final , ida a Marte , é que ainda acredita que este sujeito é capaz de tal proeza . Falta-lhe muito , para chegar aos pés do von Braun , ao menos podia ser mais modesto e começar onde o outro acabou , mas não , ele acha que é muito esperto , coisa que eu não acho , e agora anda a despedir funcionários para poder estourar foguetões . É um típico exemplo dum “iluminado” dos nossos tempos. Vi uma entrevista com ele pelo Jordan Peterson e não gosto nada deste sujeito .

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Neste caso, foi a pressa.
      A Ship 7, explodiu, por não ter capacidade de expurgar, pressão, aquando desliga os motores. A Ship 8, explodiu, por excesso de pressão, ao desligar os motores.
      Se vir, o Super Heavy também sofre danos gigantes, logo acima dos motores, quando volta a usar, os motores, para ser capturado, pela torre. Já é a 3 vez, que os painéis superiores, são expelidos, pela pressão, ao aproximar, da torre.
      E a razão até é simples: A SpaceX construiu 15 Super Heavy e 22 Ship, até Dezembro, de 2024. Essas, foram feitas, com base na Ship2. Só tem feito, pequenas alterações (como o incluir folhas, de alumínio, das fins traseiras). Já a Ship 4, explodiu, quando estava a aterrar, no Índico, e desligou o motor. Situação igual, ao que se passou com a Ship 7 e Ship 8. A Ship 6, foi a única, que desligou, os motores, pela 3 vez, sem qualquer problema.

  5. Avatar de John
    John

    Nada que não estejamos todos esperando cada dia que passa

  6. Avatar de Rocky
    Rocky

    A sorte é que já foram a Lua

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Se há alguma coisa em que o Musk é especialista é em fogo de artifício milionário. 🙂 🙂 🙂

  8. Avatar de Rui
    Rui

    O Starship é a definição de insanidade.