SpaceX: Acompanhe aqui o teste do modelo SN8 da futura Starship

28 Comentários

A SpaceX tem a ser preparada a sua Starship, que elevará todos os seus planos para a futura exploração espacial. São vários protótipos a serem criados e a serem preparados para garantir que tudo está perfeito e pronto a ser usado.

Um dos testes mais importantes está prestes a acontecer. Será um voo simbólico, mas que garantirá muito. É o primeiro voo suborbital e que mostrará que o SN8 está no bom caminho. Será que é desta que este teste acontece? O teste acontece dentro de minutos e tudo poderá ser visto aqui.

SpaceX SN8 Starship teste voo

Esteve marcado para o passado fim de semana o primeiro e grande teste da Starship. Depois de alguns voos de baixa altitude, que provaram que os motores funcionam de forma perfeita, este será muito maior e muito mais preciso.

O SN8 vai voar até uma altitude de 12,5 km e fazer assim uma primeira abordagem suborbital. Será a prova de que este foguete está pronto para voos mais altos e que será muito em breve o início dos voos mais altos e quem sabe o primeiro passo no caminho para Marte

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Vamos lá ver o foguete a voar!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Alguém desceu depressa demais…

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas ele tinha como aterrar? Ele não levantou de um suporte que ficou no terreno? Ao contrário do que acontece com os Falcon Heavy Boosters eu não me apercebi dos suportes de aterragem.

        1. Avatar de Vasco Nogueira
          Vasco Nogueira

          a versão anterior tinha um suporte que rodava por baixo da “saia” do foguetão.
          um sistema mais simples.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Tem. Tem patas retrácteis, que estendem antes de pousar.

        3. Avatar de Ze Rosquinhas
          Ze Rosquinhas

          Eu tenho acompanhado um pouco o desenvolvimento da starship. Tal como o guerreiro disse aquilo tem “patas” retracteis. O teste foi um sucesso a para quem tem acompanhado uma excitação incrivel. faltou combustivel na aterragem. o fogo verde que se ve ao aterrar provavelmente é da má combustão. mas na maior parte um grande sucesso.

          1. Avatar de Vítor M.

            Pois, não consegui perceber na descida as patas a serem ativadas, como acontece nos Boosters, mas faz sentido.

            Pelo que percebi, e pelas expectativas que tinha lido, correu muito bem, a manobra de o devolver vertical no pouso foi espetacular.

            Segundo li hoje de manhã, deveria de facto ter tocado no solo com muito menos velocidade, não fosse uma perda de pressão num dos tanques de combustível.

            Mas lá está, até nisto a SapceX é diferente, mostra ao mundo os seus testes, quer falhem, quer sejam um sucesso.

  2. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Era suposto incendiar-se?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Bateu depressa demais. O Elon Musk disse que houve redução na pressão de um tanque, que originou isso. Suponho que seja um problema relativamente fácil de ser solucionado pela equipa. De resto correu tudo bem. O protótipo SN9 já está a ser preparado.

      1. Avatar de Vítor M.

        Aquela manobra de o devolver vertical para aterrar é qualquer coisa!

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          +111111

  3. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    estoirou

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Funcionou às mil maravilhas: Voou, aterrou e ainda se dividiu em peças para facilitar o transporte e arrumação.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ao menos não utiliza aqueles químicos hipergólicos altamente tóxicos. Suponho que podem já começar de imediato a retirar os destroços.

  5. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Teste impecável para a finalidade que era!
    E ainda terminou com uma Desmontagem Rápida Não Planeada!

  6. Avatar de Nick
    Nick

    Quando vi os plásticos a pegarem fogo, pensei: são amadores, só pode.

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente não foram os plástico a pegar fogo, poderia haver ali “combustível” por consumir e que escapou para aquele local. Rapidamente foi consumido e não me pareceu haver qualquer outro incidente desse episódio.

  7. Avatar de Kolas
    Kolas

    Está bem entregue e dá cá uma confiança….

    1. Avatar de Rui
      Rui

      é por isso que é um teste ahah

  8. Avatar de Tuga
    Tuga

    Musk, we have a problem!

  9. Avatar de Shout
    Shout

    “O SN8 vai voar até uma altitude de 1,5km “….não falta aí um 2 a seguir ao 1? 😉

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Esta nave é promissora, leva qualquer um numa viagem rápida para outro mundo.

  11. Avatar de TSLABull
    TSLABull

    Que trabalho impressionante da equipa SpaceX! História a ser feita!

  12. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    “…o primeiro passo no caminho para Marte” Tretas, os EUA já têm base espacial conjunta com extraterrestres em Marte:
    https://www.dn.pt/mundo/amp/ex-general-israelita-extraterrestres-existem-e-ja-criaram-connosco-uma-federacao-galatica-13118425.html

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu não sei que tipo de bebida esse general anda a consumir, mas é boa… ele consegue ser muito mais esquisito que eu na escolha. Essa bate mesmo muito forte!

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Para além da proeza, é admirável a transparência da SPACEX em mostrar os seus feitos, corram bem ou mal!!!!!!