SpaceX recusou-se a mover satélite da Starlink que ia chocar com outro da ESA

23 Comentários

O espaço é a próxima fronteira e onde muitas empresas estão a começar a investir. A SpaceX é de todas a mais conhecida e a que parece estar mais bem posicionada para conseguir ter sucesso.

Uma das suas mais recentes façanhas foi colocar em órbita uma constelação de satélites de comunicações, a Starlink. Foi precisamente um destes satélites que obrigou a ESA a mudar a órbita do Aeolus. O caricato é que a SpaceX se recusou a mudar a órbita do seu satélite.

SpaceX Starlink satélite ESA chocar

Satélite da ESA em perigo de chocar com outro

Esta é uma situação nova, mas que se sabia ser inevitável. A colocação de satélites no espaço requer cálculos com grande grau de precisão e uma monitorização constante. Esta pretende controlar todas as operações destes objetos espaciais e evitar problemas para si e para os restantes.

Nesta segunda-feira, a ESA (Agência Espacial Europeia) recorreu a Twitter para anunciar que teve de alterar a órbita do seu satélite Aeolus. Este dedica-se à observação da Terra e foi obrigado a subir para evitar chocar com um satélite da frota Starlink.

A SpaceX recusou-se a mover o seu satélite da Starlink

Segundo o que é anunciado, a probabilidade desta colisão era de 1/1000, um valor demasiado elevado para estas operações. A ESA anunciou ainda que é muito raro fazer estas correções e que a mesma foi feita para segurança do seu satélite. As restantes situações resultaram de correções para evitar lixo espacial.

Esta parecia uma situação anormal, mas o que a provocou é ainda mais. Segundo informações obtidas, inesperadamente a SpaceX recusou-se a mover o seu satélite, colocando este problema nas mãos da ESA. Entretanto, a única opção da Agência Espacial Europeia foi mover o Aeolus.

Não são conhecidas as razões para esta recusa

Até agora não se sabe a razão pela qual a SpaceX se recusou a fazer a correção do seu satélite. Especula-se que a empresa terá pretendido testar o seu sistema de deteção de colisões. Cada um dos satélites da Starlink está equipado com proteções com o intuito de evitar este tipo de situações.

Com cada vez mais objetos no espaço, esta poderá ser uma situação cada vez mais comum. O lixo espacial é um problema real, mas também os muitos satélites ativos que estão no espaço precisam de se evitar e proteger.

SpaceX lança os primeiros 60 satélites de Internet Starlink

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze Carlos N
    Ze Carlos N

    Mandem abaixo esse satelite da SpaceX. Essa malta do Musk e companhia acham que sao os reis do mundo. Alguem tem de por ordem nisto.

    1. Avatar de Zé dos Azeites
      Zé dos Azeites

      Não eram eles que queriam levar armas para o espaço?

      1. Avatar de Mateus Vinícius
        Mateus Vinícius

        Não, lol

        1. Avatar de Zé dos Azeites
          Zé dos Azeites

          Que engraçado, temos um pro aqui que trabalha para a spacex… Já encontrei de onde tirei essa ideia, eles (ou o fundador) queria mudar uma lei para ser autorizadas armas no espaço mas foi obviamente rejeitada.

          1. Avatar de Mateus Vinícius
            Mateus Vinícius

            Vou querer a fonte disso aí.

      2. Avatar de Ze Carlos N
        Ze Carlos N

        Nao. Levaram foi um carro Tesla, ha uns tempos. Como um carro no espaco nao serve para nada, no final de contas, levaram lixo para o espaco.

        1. Avatar de Mateus Vinícius
          Mateus Vinícius

          Não diria que é lixo, e mesmo que fosse, não importa muito já que tá fora de nossa órbita.

          O que o pessoal esquece é que eles não lançaram o Tesla só pelo simples fato de lançar um carro no espaço, isso é imbecil. A SpaceX usou o Tesla pra chamar a atenção para seu novo foguete Falcon Heavy, tanto que isso ajuda não apenas a SpaceX e sim a indústria aeroespacial no todo, pq não é apenas a SpaceX que ganha com a publicidade.

  2. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    É muio simples de ver porque não moveram o satélite: porque não o conseguem fazer. Ou se conseguem é provável que dê asneira e eles o sabem.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Como nao conseguem ? ahah alguns starlinks ainda estao em orbit raise se nao percebes nada do assunto esta calado. Já agr todos os starlink têm sistema de deteçao de colisao e deviam-se automaticamente por isso nao ha razao de o desviar manualmente

      1. Avatar de Mateus Vinícius
        Mateus Vinícius

        Inclusive os Starlink já fizeram 16 manobras de desvio, inclusive o satélite Starlink 44 que ia colidindo com o satélite da ESA.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A SpaceX está no bom caminho para ver a sua licença de operação na Europa não autorizada, mesmo antes de a apresentar, a ir por este caminho…. também é um mercado pequeno, o Europeu, pelo que não deve importar.

    1. Avatar de Mateus Vinícius
      Mateus Vinícius

      Importa se a SpaceX ainda quiser realizar seu projeto Earth to Earth com o Starship.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Para mim a história está mal contada. Se não existem documentos oficiais, tudo se torna duvidoso. Diz que fonte tal e mail tal…

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Uma empresa privada Vs ESA agência espacial europeia financiada por vários países .
    Isto é grave .

    1. Avatar de gui
      gui

      A SpaceX não é apenas uma empresa privada, mas uma empresa privada da NASA e na realidade é a NASA que manda nas outras agências espaciais. A SpaceX vai servir de laranja para negócios não oficiais.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        O seu comentário é um disparate do princípio ao fim!

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Sim, pois, a NASA manda em todas as agências especiais. Manda até na Roscosmos e na CNSA. Tens provas disso?

  6. Avatar de RR
    RR

    e assim começa.. já faltou mais para os satélites se começarem a “nukar” uns aos outros.. o futuro o dirá..

  7. Avatar de Bruh
    Bruh

    O pessoal nesta zona de comentários tem de deixar de ver tantos filmes.

  8. Avatar de Artur
    Artur

    AH AH AH BOA BRUH

  9. Avatar de Cassio Luis Riboli
    Cassio Luis Riboli

    Daqui um tempo a ESA vai proibir sobrevoar satélites spacex na Europa

    1. Avatar de CDVRF
      CDVRF

      Os satélies estão no espaço.

      A ESA não tem jurisdição no espaço, apenas sobre o que se passa na estação espacial.